14 melhores maneiras de se livrar da condensação em tubos

O aparecimento de condensado na superfície dos tubos é considerado um fenômeno comum, que muitas pessoas enfrentam. Devido ao aumento da umidade, a superfície do metal corrói mais rapidamente e, portanto, é recomendável determinar com antecedência como remover a condensação nos tubos.

Razões para a educação

Antes de se livrar da condensação, você precisa se familiarizar com as principais causas de seu aparecimento.

Fonte de alta umidade

Existem várias fontes de aumento da umidade, devido às quais gotas de água aparecem nos canos.

Culinária

Cozinhar é considerado uma causa comum de aumento da umidade. Uma grande quantidade de vapor é gerada durante o processo de cozimento. Se houver um exaustor fraco na cozinha, que não consegue lidar com a remoção dos vapores resultantes, o vapor se deposita nas superfícies e ocorre condensação.

roupa molhada

Os especialistas recomendam secar as roupas lavadas ao ar livre.No entanto, no inverno, alguns decidem secá-los em um apartamento. A roupa úmida emite vapor frio após a lavagem, que se acumula gradualmente na sala.

Se a sala não estiver equipada com um bom sistema de ventilação, objetos úmidos aumentarão o nível de umidade.

Falha no abastecimento de água

Vapores de roupas úmidas e alimentos cozidos não são as únicas coisas que podem causar condensação nos canos de água. Há também outras razões para esse problema. Um deles é um acidente e irregularidades no funcionamento do sistema de abastecimento de água.

inundação do porão

A inundação do porão é uma causa comum de aumento da umidade. Na maioria das vezes, é inundado devido à impermeabilização do porão de baixa qualidade. Paredes desprotegidas colapsam sob a influência das águas subterrâneas, que gradualmente penetram no interior.

Defeito de construção

Existem vários defeitos que contribuem para o aparecimento de umidade e umidade nos tubos. Esses incluem:

  • rachaduras na parede;
  • a inclinação das paredes em relação ao eixo vertical;
  • rolamento de alvenaria;
  • desmoronamento de tijolos externos;
  • congelamento das paredes e aparecimento de gelo em sua superfície;
  • encolhimento das paredes.

problemas no banheiro

Características geográficas da região

Razões comuns para o aparecimento de condensação na superfície de ferro dos tubos incluem as características geográficas da área em que o edifício residencial está localizado. Entre essas características, destaca-se a proximidade de rios ou lagos, graças aos quais o nível de umidade aumenta significativamente.

Condições climáticas adversas

Às vezes, até mesmo as condições climáticas podem afetar a umidade interna.Condições climáticas severas incluem chuvas prolongadas e granizo combinadas com rajadas de vento aumentadas.

Ventilação ruim

A má ventilação é uma causa comum de condensação nos canos de água. Moradores de apartamentos com janelas de plástico que não abrem enfrentam pouca ventilação. Com as janelas fechadas, o sistema de ventilação funciona várias vezes pior.

Mau isolamento térmico

Algumas pessoas não pensam no isolamento térmico de um prédio ou apartamento residencial e, por isso, pode-se notar condensação na sala.

Para melhorar o isolamento térmico, as paredes são revestidas com materiais especiais de isolamento térmico, incluindo lã de vidro ou poliestireno expandido.

Queda repentina de temperatura

Uma forte flutuação dos indicadores de temperatura em um apartamento contribui para a formação de gotas de água nos canos. As quedas de temperatura aparecem devido ao aquecimento de baixa qualidade ou ao isolamento térmico deficiente, que não retém o calor.

condensado nas tubulações

Por que aparece com mais frequência no banheiro ou no banheiro

A condensação geralmente aparece no banheiro ou no banheiro. Existem cinco fatores que contribuem para o seu aparecimento.

Ventilação ruim

O banheiro e o banheiro devem ser bem ventilados para que não fiquem muito úmidos. Para isso, é feita uma abertura especial na parede interna, na qual é instalado um ventilador. Ele é o responsável pela circulação do ar dentro do cômodo.

Problema na válvula do tanque

Muitas pessoas enfrentam problemas de drenagem. Na maioria das vezes, eles aparecem devido à quebra da válvula de bóia instalada no tanque do banheiro.É bem simples resolver esse problema, basta comprar uma válvula nova e instalá-la no lugar da antiga.

Fugindo de vizinhos

Às vezes, o nível de umidade dentro do banheiro ou banheiro aumenta não por culpa do dono do apartamento, mas de seus vizinhos. Muitas vezes acontece que os vizinhos de cima têm um vazamento no sistema de abastecimento de água, devido ao qual gotas de condensado podem ser vistas nos canos.

Características do sistema de abastecimento de água

A superfície dos tubos pode ficar molhada devido à colocação inadequada do abastecimento de água. Por exemplo, podem surgir problemas se os tubos de abastecimento de água fria e quente estiverem muito próximos. A distância entre eles não deve ser inferior a dez centímetros.

o êmbolo está para baixo

Falha do mixer

Uma torneira quebrada aumentará a umidade dentro do banheiro. Os seguintes sinais ajudarão a identificar uma falha de peça:

  • tubos de refrigeração;
  • condensado;
  • vazamento de água.

Como remover

Existem várias maneiras de remover o condensado que aparece nos tubos.

Isolamento térmico

Não é segredo que o isolamento térmico de baixa qualidade contribui para o aumento da umidade. Portanto, você precisa cuidar do isolamento térmico da sala com antecedência.

poliestireno expandido

As paredes são frequentemente isoladas com um material como o poliestireno expandido. Os especialistas aconselham o uso de folhas isolantes feitas pela Nova Chemicals, Styrochem ou Penoplex.

lã mineral, lã de vidro

Você também pode envolver as paredes com lã de vidro ou lã mineral, que se vende em qualquer loja de materiais de construção.É necessário trabalhar com cuidado com esses materiais de construção, pois podem prejudicar a saúde.

As mãos devem ser protegidas com luvas de borracha, e uma máscara especial é usada para proteger o sistema respiratório.

lã mineral

Espuma de poliuretano

Muitas pessoas usam espuma de poliuretano para isolar paredes e tetos. Para isolamento térmico, é melhor usar material de célula fechada com melhores características. É capaz de proteger de forma confiável a sala de temperaturas extremas e alta umidade.

Espuma de poliuretano

Outro material comum para isolamento térmico é a espuma de poliuretano. É usado para isolar pequenas salas e eliminar rachaduras nas paredes.

Produtos químicos

Existem cinco produtos químicos que podem ajudar a remover a condensação dos canos.

"Stermisol"

O excesso de umidade pode ser removido usando Stermisol. É um isolante líquido muito utilizado na construção civil para impermeabilização de fachadas e tubulações de água.

"Corindo"

É uma tinta ultrafina de alta qualidade com propriedades de isolamento térmico.O corindo é aplicado nas superfícies secas dos tubos para protegê-los da alta umidade. A camada aplicada durará de 5 a 6 anos, após os quais deverá ser renovada.

"Teplomett"

Revestimento de isolamento de alta qualidade usado para isolamento térmico de tubulações de água. Antes de aplicar Teplomett, a superfície a tratar deve ser enxaguada, desengordurada e seca. O produto é aplicado em várias camadas.

agente térmico

"Astratek"

Composto isolante líquido utilizado no tratamento de cercas, paredes e tubulações. As vantagens do "Astratek" incluem sua resistência a temperaturas extremas e umidade.O líquido protege a superfície metálica da condensação e posterior apodrecimento.

"Ator de Metal"

Para isolamento térmico de estruturas metálicas, o Akterm Metal é frequentemente usado. Entre as vantagens de um líquido isolante de calor está sua resistência à umidade, bem como a baixas e altas temperaturas. O produto protege o metal do congelamento, corrosão e condensação.

Armadilha de flutuação

Às vezes, em vez de produtos químicos, são usados ​​purgadores de vapor.

Combinado

Os purgadores de vapor combinados são equipados com um elemento regulador especial, que regula a temperatura e a pressão da água nas tubulações.

Termostática

Os modelos termostáticos são usados ​​não apenas para remover o condensado, mas também para economizar energia. Esses produtos consistem em uma cápsula termostática integrada e um filtro.

Flutuador

Os modelos flutuantes raramente são usados ​​porque são os menos eficientes. Eles são instalados de forma que pouca condensação apareça nos tubos.

flutuador condensado

Verificação do capô

Em caso de alta umidade, é necessário verificar regularmente o desempenho do exaustor. Se começar a funcionar pior, você terá que desmontá-lo e limpar a sujeira do ventilador embutido.

dispositivo de ventilação

Se aparecer condensação nos canos de água do banheiro ou do toalete, deve-se providenciar ventilação. Teremos de fazer uma ventilação adicional para melhorar o fluxo de ar.

Medidas preventivas

Para evitar o aparecimento de condensação, é necessário abrir as portas periodicamente, pois isso melhora a circulação do ar na sala.

Grades de ventilação também são instaladas nas paredes ou portas. Na cozinha, pode-se instalar um exaustor mais potente para melhor absorção do vapor.

Conclusão

É necessário eliminar a condensação nos canos de água para que a superfície não comece a corroer. Antes disso, você precisa se familiarizar com os motivos do aumento da umidade e descobrir como remover a condensação.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha