Quais são as diferenças entre tintas látex e acrílicas, suas descrições e qual é a melhor escolha

As tintas de polímero são muito populares hoje em dia. Esses materiais se distinguem por uma grande variedade, facilidade de uso e excelentes propriedades decorativas. Ao escolher tintas látex ou acrílicas, você precisa saber qual é a melhor. Eles diferem em suas propriedades, composição, propósito. Há também uma diferença de preço e despesa. Todos esses parâmetros são muito importantes durante o trabalho de reparo.

Características e descrição das tintas

As tintas acrílicas e látex são muito populares hoje em dia. No entanto, esses materiais diferem em algumas características que certamente devem ser levadas em consideração.

Látex

O látex é entendido como um material natural obtido da seiva da seringueira. Isso garante a segurança do trem. Claro, também existe látex sintético. É um polímero que possui propriedades de adesão. O estireno-butadieno atua em seu papel.

Na verdade, o látex não é um material, mas um estado particular de uma substância ou uma mistura de componentes. Isso é chamado de dispersão aquosa. Ao mesmo tempo, as partículas da mistura ficam suspensas na água, o que permite uma perfeita adesão à superfície.

A tinta látex é resistente a manchas e não acumula poeira. Além disso, ajuda a formar uma superfície à prova de poeira. A substância é respirável e respirável.

Isto é particularmente importante para patologias pulmonares ou alergias. Além disso, esse recurso é importante quando há crianças pequenas em casa. Essa característica tem um efeito benéfico na aparência do revestimento. Nesse caso, as bolhas de oxigênio não se formam na superfície pintada.

tinta látex

As tintas à base de água baseadas em polímeros de estireno-butadieno têm muitas vantagens. Estes incluem, em particular, o seguinte:

  • Longo período de operação. Porém, é importante levar em consideração que em salas abertas o material pode desbotar rapidamente sob a influência da radiação ultravioleta. Portanto, a durabilidade é característica apenas para revestimentos que não são expostos à influência do sol.
  • Alto grau de resistência ao desgaste. Isso permite que mais do que o teto seja pintado. A composição também pode ser aplicada nas paredes.
  • Preço baixo. As tintas látex têm o menor custo entre todos os tipos de composições à base de água.
  • Alto grau de resistência à umidade. Ajuda na limpeza molhada. No entanto, isso não significa de forma alguma que as superfícies pintadas possam ser lavadas permanentemente. Além disso, não use esta substância em banheiros.
  • Excelente elasticidade. Com a ajuda de uma camada de inox, é possível esconder pequenos defeitos nas paredes ou no teto. O mesmo recurso se manifesta perfeitamente ao aplicar tinta no papel de parede.
  • Aspecto decorativo da superfície. O material ajuda a torná-lo sedoso.
  • Sem cheiro de umidade na aplicação. Observa-se ao usar análogos acrílicos.
  • Alto grau de adesão com diversos tipos de materiais de parede, inclusive porosos.

Ao mesmo tempo, as tintas látex apresentam algumas desvantagens. Estes incluem, em particular, o seguinte:

  • O risco de esgotamento sob a influência dos raios ultravioleta.
  • Exposição a fortes variações de temperatura. Portanto, as composições não são adequadas para aplicação em fachadas.
  • Risco de crescimento de fungos e bolores. Portanto, antes de aplicar essas substâncias, é necessário usar uma mistura de primer com adição de anti-sépticos.

Deve-se ter em mente que recentemente muitas empresas oferecem corantes de látex destinados ao trabalho de fachada. Eles contêm pelo menos o aglutinante principal, estireno-butadieno.

Látex

Acrílico

Esses materiais diferem em tipos. Isso inclui acrílico puro, caracterizado por alto grau de elasticidade, excelente resistência, resistência aos raios ultravioleta e temperaturas extremas. Este material oferece proteção confiável contra corrosão e possui excelentes características físicas. Essas tintas são muito caras, mas podem ser usadas em qualquer condição climática. Eles são adequados até mesmo para trabalhos de fachada.

Outra variedade é considerada tintas feitas com base em copolímeros acrílicos. Eles contêm vinil ou estireno. Tais composições são chamadas de acrilato. Eles não são tão caros e são caracterizados por sua versatilidade.

Tinta acrílica

As vantagens dos materiais acrílicos são:

  • Sustentabilidade.
  • Alta adesão a vários substratos.
  • Elasticidade.
  • Resistente aos raios UV.
  • Um grande número de tons.
  • Resistente a flutuações de temperatura. Nesse caso, você não deve ter medo do aparecimento de rachaduras na superfície.
  • Resistência ao gelo. O revestimento pode suportar temperaturas tão baixas quanto -40 graus. Ao usar aditivos especiais, esse parâmetro é de -60 graus. Portanto, as tintas acrílicas são adequadas para trabalhos de fachada.
  • Resistente a fungos.
  • Parâmetros de alta permeabilidade ao vapor.

Este tipo de material também apresenta algumas desvantagens:

  • Preço Alto.
  • A presença de um cheiro estranho. Este menos é considerado condicional, pois após a secagem o cheiro desagradável desaparece.

Tinta acrílica

As principais diferenças entre os materiais de pintura

Há uma clara diferença entre materiais acrílicos e látex. Assim, os acrílicos costumam ser descritos como mais resistentes e de melhor qualidade do que os feitos de látex. Além disso, são mais caros. No entanto, na realidade, as propriedades dos materiais são basicamente as mesmas.

Por composição e propriedades

Anteriormente, as pinturas tinham diferenças significativas de composição. Embora ambos os materiais sejam à base de água, a resina acrílica atuou como aglutinante em corantes acrílicos e látex ou leite de seringueira em látex.

Hoje, quase todos os fabricantes eliminaram o uso de látex natural. Portanto, os corantes, chamados de látex, contêm resinas termoplásticas artificiais que se assemelham a materiais acrílicos. Consequentemente, as propriedades das tintas são basicamente as mesmas. As capas são laváveis ​​e respiráveis. No entanto, há uma série de diferenças.

Tinta acrílica e látex

Com hora marcada

A tinta acrílica tem uma ampla gama de usos. Pode ser usado sem restrições.A composição pode ser aplicada em todos os materiais e pode ser utilizada em vários locais, inclusive no exterior de edifícios. Ao mesmo tempo, é proibido escolher substâncias de látex para trabalhos de fachada.

Além disso, não devem ser aplicados em ambientes com alta umidade.

De acordo com a resistência e durabilidade do revestimento

A durabilidade do revestimento é influenciada por vários fatores:

  • resistência ao desgaste;
  • resistência aos raios UV;
  • resistência à alta umidade.

Se você se concentrar nas condições operacionais ideais, os dois tipos de corantes diferem aproximadamente nos mesmos indicadores. Eles têm cerca de 20 anos, mas na prática os revestimentos acrílicos são mais duráveis. Substâncias de látex não são resistentes à exposição à luz solar e alta umidade.

Tingir

poder de ocultação

Este termo é entendido como a capacidade do corante em cobrir a tonalidade original da superfície. Para indicar este parâmetro, uma escala de 1 a 5. O indicador específico depende da proporção de aglutinantes e pigmento. Também é influenciado pelo tamanho e número de partículas.

As tintas acrílicas e látex são frequentemente classificadas no poder de cobertura da classe 2. No entanto, algumas empresas europeias também oferecem substâncias da classe 1. Esses materiais permitem dispensar a aplicação de 1 demão de tinta.

Tinta acrílica

Resistência à umidade e queima

As tintas diferem em seus parâmetros de resistência à umidade. É permitido limpar a superfície com látex com um pano úmido. Nesse caso, a substância acrílica pode ser aplicada em ambientes com alta umidade.

A resistência ao burnout também apresenta algumas diferenças. Substâncias de látex têm medo de raios ultravioleta. Eles desaparecem rapidamente quando expostos à luz solar. As tintas acrílicas podem permanecer em áreas abertas por 10 anos.No entanto, eles não perderão sua tonalidade original.

Para segurança de uso

Os corantes modernos são considerados inofensivos. No entanto, os materiais acrílicos e látex contêm componentes químicos. Portanto, ao usá-los, é importante observar as regras básicas de segurança e usar equipamentos de proteção individual. Isso ajudará a evitar efeitos negativos para a saúde.

corantes modernos

Custo e consumo de material por 1 metro quadrado

Os corantes de látex baseados em copolímeros de estireno-butadieno são mais baratos do que os materiais acrílicos. A diferença de preço é de cerca de 15-65%.

Ao mesmo tempo, não é necessário indicar números específicos, pois dependem de muitos fatores. Estes incluem, em particular, o seguinte:

  • popularidade da marca;
  • o número e tipo de componentes de estabilização;
  • tipo de cargas.

Ao realizar trabalhos de reparo, é imprescindível levar em consideração o consumo de material. Este parâmetro é influenciado pela elasticidade da substância. Quanto maior esse indicador, menos corante é gasto por metro quadrado. Ao usar tintas acrílicas, esse parâmetro é de 0,2-0,25 kg, para tintas látex - 0,15-0,2.

Tingir

O que é melhor?

Para escolher a tinta certa para paredes ou outros tipos de superfícies, é importante considerar o seguinte:

  • As tintas acrílicas são consideradas versáteis. Isso significa que eles podem ser usados ​​em ambientes internos ou externos sem restrições. Na presença de aditivos estabilizadores especiais, essas substâncias podem ser utilizadas em ambientes com alta umidade - na cozinha ou no banheiro. Os parâmetros de resistência à água geralmente são indicados na embalagem.
  • As tintas látex dificilmente podem ser chamadas de universais. Eles podem ser usados ​​​​exclusivamente para pintar interiores. Além disso, essas substâncias não são recomendadas para uso em condições de alta umidade ou mudanças bruscas de temperatura. Ao mesmo tempo, as tintas látex são mais baratas. Portanto, eles são frequentemente escolhidos para corredores e depósitos.

Posso misturar?

Os especialistas desaconselham a realização de tais experimentos. Os corantes industriais são distinguidos por composições verificadas. A interação de emulsões pode levar a reações químicas imprevisíveis.

Misture as tintas

O que os mestres aconselham

Em geral, os artesãos afirmam que os acrílicos são melhores que o látex. Eles se distinguem por altos parâmetros de resistência, resistência à umidade e confiabilidade. Portanto, havendo disponibilidade de recursos financeiros, recomenda-se a escolha de materiais acrílicos. Se o preço vem em primeiro lugar, as substâncias látex são consideradas mais preferíveis.

Tanto os corantes acrílicos quanto os de látex têm certas vantagens e desvantagens. Eles definitivamente devem ser levados em consideração ao escolher uma composição específica.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha