Como escolher o tamanho certo do assento do vaso sanitário, critérios para comprar um assento
Devido à grande variedade de acessórios para encanamento no mercado, pode ser difícil para os consumidores entender imediatamente como escolher tampas de vaso sanitário: por tamanho, formato ou outros parâmetros. Este produto melhora significativamente o conforto geral da casa. Ao mesmo tempo, para escolher a tampa certa para o vaso sanitário, é necessário determinar os requisitos do assento do vaso sanitário.
Principais critérios de seleção
Os bancos sanitários são selecionados com base nos seguintes critérios:
- segurança;
- conveniência;
- força;
- estética;
- dimensões.
Igualmente importante é a higiene do dispositivo. Em particular, antes de comprar, você precisa saber o grau de resistência da cobertura a ambientes agressivos.
Também é recomendável levar em consideração o tipo de material do qual o assento do vaso sanitário é feito. A vida útil do produto e a facilidade de uso dependem desse parâmetro.
Conveniência
Você pode decidir imediatamente sobre a conveniência da tampa apenas sentando-se no assento do vaso sanitário. Portanto, ao escolher um modelo adequado, deve-se atentar para aqueles que não fecham constantemente devido ao tanque localizado na parte traseira. Nesse caso, recomenda-se levar assentos sanitários ovais com tampa fina.
Segurança
A segurança do telhado é determinada por dois fatores: o tipo de material e as características dos fixadores. Os produtos de plástico são considerados os menos preferidos. Também não é recomendado levar assentos sanitários cuja superfície seja muito escorregadia.
Higiene
As cadeiras estão constantemente em contato com dejetos humanos, portanto, microrganismos patogênicos se acumulam sob a borda. Para combater as bactérias, são utilizadas formulações especializadas com componentes agressivos que afetam negativamente vários materiais.

Ao escolher um assento sanitário, você precisa escolher modelos que resistam aos efeitos desses fundos. Além disso, recomenda-se adquirir tampas de formato padrão, sem muitos nichos e orifícios onde possam se instalar microrganismos patogênicos.
Força
Os banheiros são usados ativamente todos os dias. Como resultado, as coberturas estão regularmente sujeitas a encargos acrescidos.
Para não ter que trocar prematuramente o assento do vaso sanitário, é recomendável adquirir um produto feito de materiais duráveis.
Estética
Para o banheiro, é recomendável selecionar uma tampa cujo design e cor combinem com o interior circundante.
Forma e tamanho
O tamanho do assento deve corresponder ou exceder ligeiramente o tamanho do vaso sanitário. É importante que, graças ao assento da sanita, o corpo não entre em contacto com a superfície fria da loiça. Os mesmos requisitos se aplicam à forma do assento, não é recomendado levar produtos com elementos salientes.
Que medidas devem ser tomadas
Antes de comprar um assento, você precisa fazer três medições: a largura, a distância entre os furos de fixação e do tanque até a borda.
Largura
Para encaixar o assento no vaso sanitário, meça a distância na parte mais larga do vaso. O resultado mostrará a largura de um determinado encanamento.

Espaçamento do furo de montagem
Para determinar este parâmetro, você precisa medir a distância entre os centros dos orifícios de montagem. Nesse caso, é permitido um erro de 2 milímetros.
Distância da borda da tampa até a linha reta entre os orifícios de montagem
Para medir este parâmetro com precisão, é recomendável traçar uma linha entre os orifícios de montagem. Em seguida, com uma régua presa à marca, meça a distância até o final do vaso sanitário.
variedades de materiais
As tampas dos assentos sanitários são feitas principalmente dos seguintes materiais:
- plástico (muitas vezes com adição de espuma de borracha);
- duroplast;
- ÁRVORE;
- Poliestireno.
A resistência e a vida útil do assento dependem diretamente do tipo de material.
Plástico
Os assentos de plástico têm as seguintes características:
- adequado para qualquer interior;
- diferem em uma ampla variedade de desempenho;
- são baratos;
- sustentável;
- não absorve umidade;
- não esfrie;
- não acumule germes.
Graças a essas propriedades, as capas de plástico se tornaram as mais populares.
Plástico com espuma de borracha
Nesses assentos, o fundo é de plástico e o tampo tem acabamento em espuma de borracha. Este último material oferece maior conforto. A principal desvantagem dos produtos com tal bandeja é que a espuma de borracha é capaz de absorver a umidade. Portanto, é recomendável instalar esses assentos em um banheiro com boa ventilação.

Duroplast
Ao contrário do plástico, este material contém componentes que impedem a fixação de micróbios. O assento de duroplast tem aparência de cerâmica, não tem medo de substâncias agressivas e é muito resistente. Essas qualidades tornam o produto caro.
Contraplacado, madeira, aglomerado e MDF
Os assentos de madeira se distinguem pelo aumento da resistência, incluindo o estresse mecânico, mas hoje praticamente não são usados.
poliestireno
As tampas de vaso sanitário de espuma são consideradas as mais acessíveis. Este material é leve, aquece bem e é conveniente de usar. Porém, devido ao fato de a espuma não tolerar cargas e tensões mecânicas aumentadas, esses assentos são instalados principalmente em banheiros de rua.
modelos modernos
Além dos assentos sanitários padrão, as lojas oferecem modelos originais com aquecimento, abertura automática e outras funções.
Microlift
Estes assentos são completados com um motor elétrico, por meio do qual as tampas abrem e fecham automaticamente. As cadeiras com microlift são feitas de diferentes materiais, incluindo metal.
Aquecimento
Os assentos aquecidos são fornecidos em modelos caros, complementados por um microelevador ou um chuveiro higiênico.
Bidé
Esses modelos se distinguem por um design conveniente e pela presença de uma torneira compacta, com a qual você pode realizar procedimentos higiênicos.Basicamente, essas tampas são complementadas com uma função de aquecimento de água. Com a ajuda desse assento sanitário, você pode economizar espaço no banheiro, pois não precisa alocar um espaço separado para a instalação do bidê.

"Esperto"
Os modelos "inteligentes" são significativamente mais caros que os anteriores. Isso ocorre porque esses assentos sanitários têm sensores montados no corpo. Quando uma pessoa se aproxima, os componentes eletrônicos integrados abrem automaticamente a tampa e, ao removê-la, fecham-na. Várias capas "inteligentes" caras também possuem outros recursos.
Características da seleção de uma cadeira de criança
Tradicionalmente, para as crianças, os assentos são adquiridos com capô, cujo tamanho é menor que as dimensões da tampa principal. Esses produtos permitem que a criança se acostume gradualmente com o banheiro. Alguns modelos seguem as formas anatômicas das crianças e são completados por um recipiente no qual as fezes são recolhidas.
Também existem no mercado assentos equipados com vários dispositivos: alças, degraus e outros. Essas adições aumentam a segurança da criança sentada no vaso sanitário.
Visão geral dos fabricantes
Na hora de escolher um assento sanitário, também é recomendável ficar atento à marca do produto. Existem fabricantes no mercado que fabricam capas duráveis e de alta qualidade há vários anos.
rocha
A empresa espanhola produz assentos sanitários em diferentes formas, cores e tamanhos. A Roca oferece uma garantia de 5 a 7 anos para seus produtos.
Cersanit
Os produtos desta marca são considerados os mais duráveis.Como no caso da Roca, a empresa polonesa Cersanit produz assentos sanitários em diversos formatos e tamanhos.

Jika
A empresa tcheca Jika apareceu recentemente no mercado russo, mas durante esse período conseguiu se estabelecer como fabricante de assentos sanitários confiáveis.
Gustavsberg
Esta marca sueca produz principalmente assentos com funcionalidades estendidas: assentos aquecidos, bidês e outros.
Como substituir
Para instalar corretamente a tampa no vaso sanitário, siga estas etapas:
- Remova o assento antigo desparafusando os fixadores. Os parafusos estão localizados na parte inferior do tanque de drenagem.
- Coloque a nova tampa no vaso sanitário, posicione-a na frente dos orifícios de montagem e aperte os fechos.
- Se produtos com funcionalidade estendida estiverem instalados, nesse caso, primeiro você precisará fixar a placa perto dos orifícios de montagem e, em seguida, aparafusar a tampa nos parafusos.
- Se necessário, um cabo de extensão deve ser conectado ao banheiro para conectar o aquecedor.
Se um bidê estiver instalado, uma mangueira separada com água fria precisará ser trazida para a torneira. Neste caso, instale de acordo com as instruções anexas.
Dicas e truques adicionais
Se a tampa antiga for fixada com parafusos de metal, com o tempo aparecerá um depósito na última, atrapalhando a desmontagem. Neste caso, recomenda-se usinar os fixadores com WD-40. Se isso não ajudar, você precisa cortar a porca usando uma broca de metal fina.
Idealmente, os assentos sanitários são complementados com componentes repelentes à água. Também é recomendável prestar atenção aos modelos com revestimento antibacteriano. Este último caso é especialmente verdadeiro para pessoas que têm crianças pequenas em casa.


