Que tipos de varões existem e como escolher a melhor opção
A cornija no design da sala não é apenas uma barra transversal para cortinas, mas um elemento decorativo que se encaixa organicamente no estilo geral. Diferentes formas de suportes são escolhidas dependendo do tamanho da sala, das janelas e do peso do tecido. Eles são de madeira, metal, escondidos. Para entender qual tipo de haste de cortina é melhor escolher, você precisa calcular seu comprimento e entender os métodos de montagem.
Classificação das variedades
Para escolher uma cornija, você precisa decidir em qual base ela será fixada - na parede ou no teto. Você também precisa decidir sobre o formato do estande - se ele fará parte do interior ou não deve se destacar.
Em vez de conectar
Os suportes para cortinas são divididos em dois tipos principais - parede e teto. Alguns modelos são adequados para qualquer lugar.

parede
Modelos populares não limitam a imaginação. Instalam-se em divisões com tectos altos e falsos. Estruturas de várias formas são fixadas na parede acima da janela ao longo de todo o comprimento.
Teto
Cornijas montadas no teto visualmente tornam a sala mais alta. Os colchetes largos adicionam solenidade ao design. Se o material da parede for frágil e não suportar o peso da estrutura e das cortinas, pendure um suporte de teto. Mas as pesadas cortinas de pelúcia terão que ser abandonadas, pois são projetadas para tecidos leves. As cortinas podem ser fixadas apenas de duas maneiras - em um trilho ou em um perfil.

Universal
Os suportes são colocados no teto ou na parede. Estes são suportes de haste ou blocos de corrente.
Por formulário
Suportes de várias formas são projetados para prender uma, duas ou três cortinas.
de cabos de aço
Suportes com cordas esticadas entre eles são presos às paredes. Os cordões metálicos são resistentes a tecidos pesados e são quase invisíveis.
A falha de projeto está escondida no mecanismo de tensão da corda. Eles cedem com o peso das cortinas, precisam ser apertados.
Braquetes de metal são usados em estilos de alta tecnologia, minimalistas e modernos.

De perfil redondo
Varão de cortina padrão com uma ou duas barras paralelas de diâmetros diferentes. As pontas das barras são decoradas com remates esféricos ou encaracolados. Os detalhes dos acessórios são cobertos com strass, esmalte. Tiebacks, anéis e ilhós para cortinas são feitos no mesmo estilo e nos mesmos materiais.
Cornijas redondas retas são penduradas no corredor, quarto ou cozinha, e as de canto são usadas no banheiro, para cortinas de chuveiro.
ferro forjado
As pesadas hastes de parede são feitas de ferro. Eles podem ser lisos, torcidos, com pontas cacheadas elaboradas. Os varões de cortina forjados são vendidos prontos ou sob encomenda.

trilho e perfil
Uma cornija em forma de pneu com uma fenda no centro é chamada de cornija de trilho. A cortina é fixa e se move dentro do pneu. Tira sólida sem enfeites adequada para cortinas e cortinas de tecido leve.
A cornija de perfil é uma peça de plástico inteiriça. As aberturas das janelas onduladas são feitas com perfis. A versão intermediária entre os tipos trilho e baguete é equipada com uma faixa que cobre os laços das cortinas. O painel estreito é decorado com tecido, folheado a ouro, padrões.
As cornijas dos trilhos e perfis são do tipo forro e ajudam a valorizar visualmente a sala. Eles podem ser integrados em um teto extensível e consistem em três fileiras. Além de cortinas e cortinas, esse design permite pendurar um lambrequim.
Com barra de pauzinho
A cornija é fechada na frente por uma larga faixa decorativa. Uma decoração bonita e barata para cortinas é feita de madeira, plástico. Os pauzinhos são decorados com gravuras, estampas, forrados com tecidos e couro. Uma luz de fundo é instalada sob a barra.

romano
A cornija consiste em um mecanismo para prender e levantar cortinas. Na frente, a estrutura é recoberta por uma faixa larga, semelhante a uma baguete. Cornijas românicas são instaladas em caixilhos de janelas.
Critérios de escolha
Os suportes para cortinas são selecionados dependendo da forma da janela e do tamanho da sala. Considere também os acessórios para pendurar as cortinas.
estilo de design
As hastes de cortina de trilho, forjadas e de madeira são frequentemente usadas em interiores. As barras de ferro são escolhidas sem enfeites ou com decoração floral, feitas em forma de ramo florido. Metais nobres são populares: latão, cobre escuro, ouro enegrecido e prata. A guarnição de plástico preto e branco pode ser combinada com cortinas de qualquer cor.

Configuração da Janela
Janelas padrão e assimétricas são projetadas com cornijas redondas. Uma janela em um telhado de mansarda inclinado pode ser coberta com uma cortina presa a uma haste com suportes de teto.
Para janelas de sacada, suportes de teto para trilhos e perfis são adequados, repetindo os contornos das aberturas. Além disso, você pode escolher dois tipos de cornijas para janelas de formas complexas: colocar uma cornija romana no centro e barras redondas ou perfis de teto nas laterais. Toda a estrutura será unida por um grande bastão de moldura.
tamanho do quarto
Uma cornija escolhida corretamente equilibra a sala:
- retangular, com janela em parede estreita, combinada com estrutura embutida no teto;
- uma grande sala de estar será embelezada com suportes de madeira, molduras com rica decoração esculpida e estuque;
- na sala do meio, quarto, escritório, os cordões vão sombrear a janela, sem destacá-la da composição geral.
Cornijas redondas são adequadas para pequenas e grandes salas de estar, quartos, cozinhas e banheiros.

peso do tecido
Estruturas de plástico são projetadas para tecidos leves - tule, organza.
Os suportes de metal e madeira suportam tecidos pesados.
Local de fixação dos beirais
A escolha do suporte da cortina depende da densidade da parede. Se o ponto de fixação for acabado com gesso cartonado, a cornija pesada irá danificá-lo. Portanto, os suportes de ferro não são aparafusados ao teto suspenso, substituindo-os por estruturas plásticas leves.
Tipo de material e produto
Seu preço depende do material da cornija:
- o plástico é uma base barata e leve para estruturas de teto. Modelos embutidos de várias formas criam a ilusão de uma cortina caindo do teto;
- madeira - as hastes clássicas suportam muito peso, são combinadas com pelúcia pesada, tapeçaria e tule leve;
- metal - suportes de cobre, latão, cromo e banhados a ouro são os mais duráveis e caros.
Pelo tipo de superfície, distinguem-se produtos foscos e brilhantes. Madeira, metal, couro são imitados em baguetes de plástico com a ajuda de revestimentos decorativos.

acessórios usados
Cornijas consistem em três partes principais:
- racks - são racks, cabides. Dois elementos principais suportam uma barra de comprimento padrão nas laterais. Estruturas longas com mais de 2 metros contêm suspensões adicionais no meio;
- base - barra, cordas, perfil;
- tampas de extremidade - elementos decorativos, instalados nos suportes laterais da lança.
Existem colchetes abertos e fechados. A barra é colocada acima dos suportes tipo aberto e pode ser removida a qualquer momento. Eles são fixados na parede e os suportes fechados também são fixados no teto. A barra está selada ali e não pode ser removida.
Para fixação de cortinas, use:
- ilhós;
- fivelas;
- cordas;
- ganchos;
- argolas;
- ímãs.
Os detalhes dos laços são adaptados aos tipos de suportes para que as cortinas possam ser facilmente removidas para lavagem.
Para o tipo fechado de cornija e cortinas de ilhós, também são necessários ganchos, caso contrário, o tecido não pode ser removido da haste enfiada nos orifícios.

Finalidade da peça
Ao escolher o tipo e a forma da cornija, a finalidade da sala é levada em consideração. Em instalações não residenciais, existem suportes de parede simples e tecnologicamente avançados. Nas salas de estar, o perfil do teto, a faixa da parede e as cornijas redondas manterão a atmosfera de conforto.
Considere também o design interior da sala.Mecanismos de cordas e trilhos, hastes de metal cromado se encaixam organicamente no corredor, quarto em estilo de alta tecnologia.
A cozinha em estilo provençal, a varanda, o sótão serão decorados com cortinas em todo o comprimento e largura dos caixilhos das janelas, pendurados em cornijas romanas ou mini.
Principais Fabricantes
Empresas russas e estrangeiras oferecem modelos de tetos e paredes de vários designs. Portanto, você deve se concentrar na possibilidade de fazer um pedido individual ou comprar um produto acabado com acessórios.
ÓTIMO
A empresa nacional fabrica e vende varões para cortinas redondos e perfilados. Estruturas de madeira e plástico estão disponíveis a preços acessíveis. O suporte de tamanho personalizado pode ser encomendado da fábrica.

ADICIONAR
Os produtos e acessórios da empresa de Moscou são apresentados no catálogo do site oficial. Eles se distinguem por um design original e revestimento de alta qualidade. Os modelos resistentes ao desgaste mantêm sua aparência original por muito tempo.
Olexdeco
No site de uma empresa de fabricação russa, você pode escolher e solicitar um modelo de alta qualidade para qualquer interior. As cornijas são entregues com um conjunto completo de acessórios. O comprimento é personalizado.

cessar
A fábrica francesa opera com sucesso há mais de 100 anos. Modelos elegantes em latão, madeira e aço inoxidável são apresentados em seis catálogos. Você também pode escolher anéis, ganchos, suportes para produtos. A qualidade francesa é mais cara que a qualidade russa. O modelo personalizado é produzido em 2-3 semanas.
Galeria Vilma
A jovem empresa foi fundada em São Petersburgo em 2010.Produtos de metal e plástico são populares devido ao seu design e cor originais. Para pegar uma cornija redonda em um tom da moda de cobre, chocolate ou ônix, você precisa ir ao salão da empresa.

Como calcular corretamente o comprimento
Para escolher um suporte pronto de acordo com o tamanho da janela ou para fazer o pedido, é necessário medir a largura da abertura da janela. Em seguida, adicione 15 a 40 centímetros de cada lado.
As hastes ao longo de todo o comprimento da parede são instaladas com um recuo das paredes laterais de 2 centímetros. Se o comprimento da cornija for superior a 2 metros, serão necessários suportes adicionais: suportes de parede - a cada 1,5 metros, suportes de teto - a cada 30 centímetros.
dicas de seleção
Como decorar janelas e de forma útil:
- os anéis, pontas e hastes devem ser do mesmo material. Madeira não combina com plástico;
- para grandes salas com tetos altos, são adequadas hastes de madeira forjada de grande diâmetro;
- tiras de plástico em imitação de materiais naturais permitem organizar um interior rico a um custo menor.
Outro critério para a escolha dos acessórios é o ruído emitido quando as cortinas se movem. O mais agradável ao ouvido é o golpe das argolas de madeira. As cortinas de tule presas com fitas movem-se silenciosamente.


