Como repintar uma fachada de cozinha com as próprias mãos e a escolha de composições adequadas
Uma cozinha favorita instalada em condições de alta temperatura e umidade perde gradativamente sua aparência atraente, não agrada mais aos olhos com o brilho e a beleza das fachadas. Uma opção de orçamento para restaurar móveis é renovar a pintura. Vamos considerar as principais etapas do trabalho de restauração de fachadas de cozinhas - preparação, pintura - com um algoritmo de ações, possíveis dificuldades e sua solução.
Dificuldades na pintura
As fachadas são as partes da frente do conjunto da cozinha, portas, paredes frontais das gavetas. Quanto mais intrincado for o design, mais confortável e chique será o móvel, mas dificultará a pintura. Repintar os armários da cozinha parece simples à primeira vista. Quais dificuldades você precisa levar em consideração ao trabalhar com fones de ouvido:
- a necessidade de alocar tempo suficiente não é algo rápido;
- preparar um local de trabalho;
- estocar ferramentas para desmontagem de móveis e pintura;
- compre um corante de alta qualidade adequado ao material das fachadas;
- leve em consideração a proteção das partes decorativas do capacete, que não requerem pintura (vidro), prepare fita crepe, filme.
É preciso imaginar como ficará a cozinha na nova cor, se os móveis vão caber no interior da sala. Não vale a pena economizar na pintura - o trabalho em grande escala nos espera, a repintura é difícil. Os artesãos devem lembrar que não parecerão novas fachadas.
Qual tinta é melhor para fachadas de madeira
Demandas crescentes são colocadas em corantes de cozinha:
- Resistência à umidade;
- resistência a flutuações de temperatura;
- resistência à lavagem e exposição a produtos químicos domésticos.
Para repintar as fachadas, são adequados 2 tipos de tintas - esmalte e composições acrílicas.

As tintas acrílicas são usadas apenas para as áreas do capacete que não estão em contato com a pia, forno, fogão.
Os esmaltes automotivos são produzidos em diferentes bases, é melhor usar tintas acrílicas para fachadas.
aglomerado
O aglomerado é um material de vida curta que é destruído na cozinha pela umidade. A mobília do orçamento é feita de aglomerado. Normalmente tintas baratas são escolhidas para pintar fachadas, focando principalmente na paleta de cores, e não na qualidade.Nenhum elemento decorativo é feito em aglomerado, as fachadas são planas, sem fresagem. Ao pintar, é importante vedar cuidadosamente as extremidades das placas (bordas) por onde a umidade penetra, levando à delaminação do material.
MDF
Fones de ouvido com fachadas de MDF estão entre os tipos mais comuns em nossas cozinhas. Vários tipos de fresagem, vidros decorativos, assimetria são frequentemente utilizados nas portas. Ao pintar, a decoração é coberta com fita adesiva. Para MDF, qualquer tipo de tinta é usada, mas é melhor ficar com esmalte automotivo. A composição adere de forma confiável ao painel, o esmalte do carro é brilhante e rico, brilha ao sol. Ao pintar a fachada pode ser decorada com vidro e outros elementos.

madeira natural
Os capacetes de madeira parecem ricos e respeitáveis, mas a treliça precisa de proteção especial contra umidade, queimaduras e ar quente. Para pintar, usam esmaltes próprios, não mesquinhos, escolhem esmaltes de alta qualidade e caros para proteger a árvore de pragas e inchaço, subsidência e deformação das fachadas. Se a madeira não for pintada, geralmente são usados vernizes transparentes.
O que mais você precisa para fazer isso sozinho
Ao preparar adequadamente o conjunto de ferramentas, você pode evitar danos às peças do capacete durante a desmontagem e montagem e pintar com eficiência e rapidez. Para o trabalho você vai precisar de:
- uma chave de fenda para desmontar as frentes, um conjunto de chaves de fenda de diferentes perfis;
- um conjunto de pincéis, um rolo, um recipiente para tinta;
- tingir;
- na presença de grandes lascas e arranhões nas fachadas - massa, espátula;
- uma composição de primer correspondente ao corante;
- filme protetor;
- secador de cabelo para construção - para remover o revestimento de filme de produtos de aglomerado;
- lixa fina e grossa (triturador);
- solvente para remover manchas de graxa.
Para o trabalho, você precisará de óculos, luvas, macacão. Eles pensam nos elementos decorativos com antecedência - pode ser necessário um estêncil para desenhar desenhos, tinta de cor diferente, cola.
A fita crepe é utilizada para cobrir as partes da fachada que não necessitam de pintura, devendo ser armazenadas em quantidade suficiente.
Ao pintar, você pode alterar os acessórios - substitua maçanetas, dobradiças de portas, mecanismos de abertura com mau funcionamento. É melhor escolher elementos para os quais não é necessário fazer novos orifícios no fone de ouvido. Todos os componentes dos acessórios são adquiridos com antecedência.

Algoritmo de coloração em casa
Antes de iniciar o trabalho de repintura, é necessário preparar ferramentas e materiais para que não haja atrasos durante o reparo e entender claramente a sequência de ações.
Local de trabalho e preparação do produto
A primeira etapa do trabalho é a desmontagem das partes dianteiras. Eles são cuidadosamente removidos com chaves de fenda, chaves de fenda, tentando não danificar os fixadores e as fachadas. Os elementos removidos são marcados para facilitar a montagem posterior do capacete. Se as paredes laterais, cornijas precisarem de repintura, elas também serão desmontadas.
Prepare o local de trabalho, tendo em conta os seguintes pontos:
- é liberado espaço na sala para colocar todas as peças a serem pintadas;
- preparar mesas, banquinhos, caixas nas quais as peças serão colocadas horizontalmente para secagem;
- a sala deve ter boa ventilação, pois solventes, primers e tintas têm odor;
- no chão, a mesa de trabalho é coberta com uma película protetora para protegê-la da tinta;
- as janelas da sala são cobertas com mosquiteiro (no verão), mas estão abertas para ventilação;
- fornecer condições de temperatura recomendadas para trabalhar com o corante.
Detalhes decorativos, fechaduras, vidros são removidos das fachadas ou cuidadosamente cobertos com fita crepe.

Afiação
A remoção do revestimento antigo é o processo mais demorado antes da pintura das fachadas. Para uso profissional:
- secador de cabelo de construção para remover a película protetora do aglomerado ou MDF - a superfície é aquecida e a película é removida suavemente;
- a tinta é removida com lixa ou esmeril - primeiro estágio com granulação grossa, depois passam para materiais de granulação fina;
- para remover verniz, tinta, pode-se usar líquidos especiais;
- a última etapa é a retirada do pó e migalhas (use escovas secas de cerdas duras, aspirador de pó para soprar).
A poeira é limpa a seco e as peças são limpas com um pano úmido. Finalmente, as peças de madeira são tratadas com um solvente para remover manchas de graxa.
cartilha
Após a retirada do revestimento antigo, as fachadas são inspecionadas, verificando-se a presença de lascas e rachaduras. Se necessário, remova todos os defeitos com massa, pois após a coloração, até mesmo pequenas irregularidades ficarão perceptíveis.
O primer em MDF e madeira é feito em 2 camadas - primeiro com material isolante, deixado secar, polido.
Pela segunda vez, use um primer de poliuretano branco. Após a secagem, as peças são lixadas novamente.A superfície do aglomerado é nivelada e preparada.
Tingimento
A tinta é aplicada em 2-3 camadas, colocando as peças em superfícies horizontais para evitar manchas. Regras básicas:
- uma demão de tinta - uma fina, antes de aplicar a segunda, esperam que a primeira seque completamente;
- ao usar uma escova, os rolos funcionam apenas em uma direção;
- ao usar uma lata de spray, cubra cuidadosamente todas as áreas que não requerem pintura com filme.

A prontidão para aplicar a próxima camada não é verificada manualmente, mas de acordo com as instruções da tinta (o tempo de secagem está indicado lá).
Importante: a tinta é misturada regularmente durante o trabalho (a bola é sacudida) para que a camada fique uniforme, a cor é a mesma.
O fim
O verniz final é aplicado para aumentar a resistência das fachadas ao estresse mecânico, para proteger a pintura de lascas e arranhões. O verniz cria uma película fina e uniformiza a superfície. É aplicado quando a mancha endureceu. Escolha um verniz que combine com a tinta da base.
Ao aplicar o verniz, muito cuidado é tomado para que as partículas de poeira não estraguem o revestimento (são imediatamente removidas com cuidado com agulha ou pinça).
tratamento decorativo
A decoração dará ao conjunto de cozinha um caráter único e individual. É aplicado após a pintura, antes do acabamento da superfície. Opções de decoração:
- usar cores contrastantes ou diferentes tonalidades do mesmo tom na parte superior e inferior do capacete ou de forma refletiva;
- dê à camada de tinta uma textura especial - com pincel, pincel, esponja, selante;
- esmalte - o uso de esmalte para criar um esquema de cores complexo;
- crie padrões usando estênceis - prontos ou feitos à mão;
- escultura, pátina;
- elementos decorativos - strass, correntes, alças esculpidas, complementando os acessórios.
A decoração do conjunto de cozinha é realizada de acordo com o desenho geral da sala, levando em consideração a solução de estilo.

Características da escolha da cor
A tonalidade da tinta para a fachada pode ser selecionada no catálogo do fabricante ou você mesmo pode pintar a composição. A escolha de corantes é ampla. Ao pintar, a cor do fone de ouvido é frequentemente alterada, ajustando os móveis no interior da cozinha atualizado. Uma opção popular é usar diferentes tons da mesma cor em um design.
A cor é complementada por efeitos visuais:
- brilhante;
- embotamento - esconde as falhas da fachada;
- madrepérola;
- efeito de luz;
- coloração camaleão.
Ao usar adições visuais de cores, você precisa considerar a combinação com os detalhes da decoração da sala.
Erros comuns e suas soluções
Para atualizar as fachadas, você precisa alocar tempo suficiente; não será possível lidar com a tinta em 1-2 dias. Este é um dos erros mais comuns que você comete - querer acompanhar seu trabalho de fim de semana. Como resultado - preparação de baixa qualidade, descuido na pintura, aparência pouco apresentável. Pontos a lembrar para evitar possíveis erros:
- O revestimento antigo deve ser removido das fachadas - remova a camada de tinta, filme, desengordure cuidadosamente.
- Se, decidindo economizar tempo e esforço, a pintura for feita na hora, sem desmontar os móveis, o resultado será desastroso - irregularidades, manchas, arranhões. As nervuras e as aberturas estreitas não são pintadas, a base do capacete está manchada de tinta.É possível moer bem, iniciar a peça de trabalho apenas na posição horizontal.
- Lixar é uma etapa obrigatória antes da pintura. Após o lixamento, a aderência é fortalecida, a tinta adere melhor ao material.
- Após a preparação, preparação, retificação, as peças são lavadas do pó. Caso contrário, a tinta não ficará plana, as partículas de detritos brilharão através do revestimento. Para repintar, você precisará começar com lixar e preparar.
- Sem primer, a camada de tinta não adere à base, bolhas e descamação aparecerão rapidamente.
- O capacete não pode ser montado corretamente. Ao desmontar, as peças devem ser marcadas.

Antes de montar, é preciso aguardar o tempo recomendado pelo fabricante da tinta, certificar-se de que não só as fachadas não grudem, mas a camada esteja totalmente endurecida.
Dicas e truques adicionais
Conselhos de quem lidou sozinho com a pintura de fachadas:
- Você deve escolher tintas caras de marcas conhecidas, em mercados conceituados. A mancha barata perderá rapidamente sua aparência, falhará em proteger os móveis do ambiente hostil da cozinha e começará a descamar. As obras serão desperdiçadas. Normalmente 2 quilos de tinta são suficientes para pintar, você não deve economizar.
- Escolha sua cor com cuidado. Muitas pessoas não têm imaginação suficiente para descobrir como será a tonalidade desejada não em uma lata, mas em condições específicas e em uma grande área de fachadas. Pinte um pedaço de compensado ou uma porta, prenda-o a um capacete, verifique a impressão.
- Não vale a pena trabalhar na rua ou na varanda. Poeira, areia e pequenos mosquitos aderem à tinta.
Antes de iniciar o trabalho, é necessário ler as instruções de pintura - aguarde o tempo recomendado antes de aplicar a próxima camada, use verniz, primer recomendado pelo fabricante.
Pintar as fachadas de um conjunto de cozinha traz móveis antigos de volta à vida, muda a aparência do seu cômodo favorito do apartamento. O custo da reforma valerá a pena, a pintura prolongará a vida útil, devolverá o frescor e a limpeza à cozinha.


