Como você pode pintar madeira semi-antiga com suas próprias mãos e com cuidado

O aumento na demanda por antiguidades levou os designers a pensar em como atender à demanda do consumidor por antiguidades a um preço acessível. Existem maneiras simples de transformar objetos modernos em objetos visualmente semelhantes a antiguidades. Para fazer isso, você precisa saber pintar você mesmo uma árvore semi-antiga em casa.

Visão geral dos métodos de envelhecimento de árvores

Para transformar capacetes comuns, produtos típicos em obras-primas antigas em casa, são utilizadas diversas técnicas de envelhecimento. Arranhões e rachaduras na superfície pintada dão aos itens novos uma aparência desbotada. Os vernizes de rachaduras e facetas são usados ​​para obter rachaduras artificiais. Para retratar arranhões, são utilizadas tintas acrílicas (em uma ou duas camadas), lixa, cera, pigmentos metálicos.

Pintando elementos de madeira

Antes de aplicar a tinta, a superfície de madeira do produto deve ser tratada para obter uma aderência de alta qualidade. A preparação envolve várias etapas:

  1. A camada antiga de tinta/verniz é removida. As conexões existentes são removidas do produto.
  2. A superfície é lixada com um agente abrasivo: primeiro grosso, depois fino.
  3. O pó de madeira é cuidadosamente removido.
  4. A árvore é impregnada com um primer anti-séptico para protegê-la do ataque de fungos.
  5. Rachaduras e lascas existentes não são tratadas para dar ao item uma aparência "antiga".

A tinta é pré-aplicada em uma pequena área discreta para garantir que o resultado após a pintura corresponda ao plano pretendido.

Criação do efeito de deterioração e desgaste

O método de escovação (intemperismo artificial) é frequentemente usado para móveis de madeira natural. Para obter o efeito surrado, você precisa de tinta acrílica e lixa. Para pintura, tons foscos são escolhidos para criar a ilusão de traços empoeirados. Um objeto com uma superfície preparada é tingido e seca bem. Em seguida, usando uma lixa de grão fino de qualquer formato (como sugere a fantasia), eles criam uma textura adequada. Remova os resíduos de lixamento e conserte o resultado com uma segunda camada fina de tinta.

pintura em madeira

A aparência de desgaste é imitada onde deveria ter aparecido ao usar os móveis. Para fazer isso, uma cera dura e escura é aplicada nesses locais com pinceladas separadas. Esfregar a cera nas fendas aumenta o efeito visual da antiguidade. O produto é envernizado com verniz transparente.

Use um verniz especial

Para objetos de madeira que possuem uma grande superfície sem desenhos ou decorações esculpidas, a técnica de decoração é a técnica de crackle. A essência das rachaduras é a formação de rachaduras em uma superfície de madeira.

Existem quatro maneiras de formar uma “rede” de rachaduras:

  1. Em um tempo. A tinta acrílica é aplicada ao elemento móvel (a cor das rachaduras depende de sua cor).Após a secagem, a camada pintada é coberta com verniz rachado, a largura das rachaduras depende da espessura da camada de verniz. Após a secagem completa, a superfície é pintada com tinta acrílica em tom fosco contrastante. Os esfregaços devem ser unilaterais, sem movimentos recorrentes, em uma única camada fina. Graças a esta técnica, são decorados móveis em estilo provençal ou campestre.

Para o craqueamento em uma etapa, são produzidas formulações, embaladas em pequenos cilindros de vidro.

  1. Para rachaduras em duas etapas, use embalagens de 2 frascos. Primeiro, uma composição é aplicada à camada pintada, depois outra. Quando a camada superior é coberta com rachaduras, elas são visualmente acentuadas por fricção de pastéis, tintas a óleo e pigmentos para combinar com o tom. A fase final é a aplicação de um verniz incolor não aquoso para preservar a textura.
  2. Utilização de vernizes facetados. O verniz facetado é uma composição corante à base de água, quando seca, surgem fissuras com a formação de fissuras. Pode ser incolor e colorido. Quanto mais camadas o verniz de faceta for aplicado, mais rachaduras se formarão. Decorator é usado para madeira não tratada e pintada.

Para praticar a técnica de decoração escolhida, é utilizada uma placa sem pintura.

A tinta é pré-aplicada em uma pequena área discreta para garantir que o resultado após a pintura corresponda ao plano pretendido.

Cubra a madeira com uma pátina

Normalmente, o termo "pátina" é usado em conexão com produtos de cobre. Significa o aparecimento de um filme de óxido verde na superfície do metal devido à exposição prolongada à umidade. Em conexão com a crescente popularidade das antiguidades, foi inventado um método de envelhecimento artificial acelerado dos elementos do mobiliário. Resistiu não apenas as fachadas de cozinhas, quartos, mas também folhas de portas, caixilhos de janelas e esquadrias.

As opções mais originais e bonitas são obtidas aplicando uma pátina em móveis brancos, o que permite criar uma decoração em estilo mediterrâneo clássico. A pátina da madeira é diferente da cor do metal. Com sua ajuda, eles imitam as superfícies de ouro, prata, cobre, bronze.

Na fase inicial da decoração é aplicada uma camada de base, para a qual pode utilizar 4 produtos de diferentes composições químicas e consistências:

  1. Massa. Contém cera natural e pigmentos metálicos. Adequado para madeira natural e MDF. É usado para obter o efeito de douramento e ferrugem leve.
  2. Verniz de acabamento. Dá à cor branca um tom amarelado.
  3. Tinta acrílica para móveis e fachadas esculpidas e com relevo em MDF e aglomerado.
  4. Tinta para fotos de madeira natural. Simula tons de cinza e esverdeados. Não vai bem com dourar, pratear, crepitar.

Ao encerar, a superfície preparada é pintada duas vezes com tinta à base de água (em uma camada) com intervalo de 24 horas. A tinta dourada ou prateada é aplicada na madeira seca com um pincel.

Após 10 a 15 minutos, a cera misturada com um pigmento (por exemplo, ouro) é esfregada com o dedo em uma pequena área e tratada com lixa de grão fino. O excesso de cera é removido. A composição é derramada no feltro e toda a superfície é polida. Esfolamento. Purificar. São pintadas com tinta dourada e por cima com tinta acrílica e, sem deixar secar, são lavadas com flanela. Em conclusão, todo o produto é envernizado.

Normalmente, o termo "pátina" é usado em conexão com produtos de cobre.

No segundo método, o verniz é aplicado em toda a superfície. Após a secagem, é coberto com uma tinta metálica.Após 30 minutos, o produto é tratado com esponja metálica ou lixa. Limpo do pó e revestido com verniz mate.

O acrílico é usado para resistir a áreas individuais ou a toda a superfície. Para decoração, a tinta mais adequada são os tons de branco, preto, azul, dourado e prata. O produto é pintado com uma camada fina e uniforme de tinta acrílica. Após a secagem completa, a superfície é lixada, polvilhada e envernizada.

A coloração é a maneira mais fácil de envelhecer artificialmente a madeira. Antes de aplicar o agente de impregnação, a superfície é tratada com uma escova de aço. Aplique tintas à base de água, à base de álcool e à base de óleo. O processo consiste em 2 etapas com intervalo de 24 horas. O resultado é manchado com cera ou verniz de goma-laca.

Os produtos cobertos com pátina têm maior resistência ao desgaste. A contaminação é menos perceptível neles. Eles são mais fáceis de limpar. Os produtos de madeira parecem mais elegantes e mais caros.

Coloração multicamadas

Para a coloração, a tinta acrílica é utilizada em duas tonalidades: mais clara para a camada de base e saturada para o acabamento. A camada de base é aplicada sobre uma fina camada de primer. Após um dia, com pincel seco, a superfície é pintada com uma segunda tonalidade. A camada de tinta não completamente seca é removida com um pano natural resistente. Cantos e fios terão uma cor mais escura, o que enfatizará a "idade" do produto. A etapa final da pátina é o envernizamento com verniz fosco.

A camada de base é aplicada sobre uma fina camada de primer.

Como envelhecer sua tinta no metal com as próprias mãos?

A superfície do metal é envelhecida de duas maneiras: pintura multicamada e uso de verniz craquelado.Primeiro, o produto é limpo de camadas antigas de tinta, desengordurado, preparado, o que garantirá uma boa adesão dos compostos de tingimento.

No primeiro método, a camada de coloração principal é aplicada à superfície. As ranhuras existentes são repintadas com tinta 1-2 tons mais escuros. Após a secagem, os cantos e saliências com pincel seco são pintados com tinta 1-2 tons mais claros. Por fim, o produto é coberto com verniz transparente.

Se for usado o segundo método, a superfície é coberta com tinta metálica. As pinceladas devem ser ligeiramente desleixadas. Após a secagem, aplica-se um primer craquelado, formando uma película densa e transparente, em seguida um verniz craquelado. As rachaduras formadas durante a secagem são “cobertas” com verniz transparente.

Características do pós-tratamento

Os produtos envelhecidos estão bem protegidos de influências externas:

  • Temperatura;
  • umidade;
  • detergentes quimicamente ativos.

Para manter sua aparência, é necessário limpá-lo com um pano úmido e sem fiapos. Os polidores destinados a esses fins são usados ​​para induzir um brilho nas superfícies.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha