Tecnologia de pintura com tinta à base de água e regras para sua aplicação
A tinta à base de água é uma mistura de água com pigmentos corantes e pequenos elementos poliméricos insolúveis, que ficam suspensos na estrutura. À medida que a umidade seca, um filme de polímero fino, mas muito resistente, se forma na superfície pintada. Dá aos objetos pintados uma aparência atraente. Existem muitas vantagens em pintar com tinta à base de água. Nesse caso, é importante observar uma série de regras.
Contente
Vantagens e desvantagens da emulsão aquosa
Os corantes de polímeros à base de água incluem polímeros e aditivos. Estes incluem espessantes, enchimentos e outros ingredientes. Não se dissolvem na água, mas permanecem na composição na forma de suspensão.
As seguintes vantagens são características dos corantes à base de água:
- Alta velocidade de secagem. Em média, leva de 2 a 5 horas. Quanto maior a temperatura ambiente, menor o tempo de secagem. O regime de temperatura ideal é de +20 graus. Nesse caso, as configurações de umidade devem ser de 65%.
- Nenhum cheiro pungente.Após a reforma, um cheiro intenso de tinta pode permanecer na sala por muito tempo. Depois de usar uma emulsão aquosa, esse problema não ocorre mais.
- Facilidade de aplicação. A preparação a longo prazo não é necessária para usar a substância.
- Alto grau de elasticidade. Devido à composição especial, é possível eliminar o risco de rachaduras na superfície.
- Uma variedade de escolhas. Com a ajuda de pigmentos especiais, você pode obter uma tinta de qualquer cor. Existem principalmente materiais brancos ou incolores no mercado.
- Preço acessível. Isso é especialmente verdadeiro ao pintar grandes espaços.
Ao mesmo tempo, as tintas à base de água apresentam algumas desvantagens. As desvantagens significativas são:
- Capacidade limitada de limpeza de superfícies. Este procedimento só pode ser executado um determinado número de vezes.
- Dificuldades de aplicação no esmalte.
- Incompatibilidade com óleo secante ou solventes orgânicos.
- Impossível pintar o metal sem 1-2 demãos de primer.

Como escolher a tinta certa
A qualidade do reparo é influenciada por vários fatores. Nesse caso, o material de acabamento é de suma importância. Recomenda-se escolhê-lo de acordo com vários critérios. Considere o seguinte em relação à tinta à base de água:
- Cor;
- grau de brilho;
- a possibilidade de sair;
- parâmetros de higroscopicidade.

Cor
A tinta à base de água pode ter mais de 200 tonalidades. Ao mesmo tempo, é impraticável produzir tintas em uma gama tão ampla. Portanto, os fabricantes fizeram do branco a cor de base e, paralelamente, ofereceram corantes.
Misturando cores com uma base branca, é possível obter soluções de cores complexas que ainda não foram encontradas no mercado.Além disso, modificar as proporções dos diferentes pigmentos permite obter diferentes intensidades de tonalidade.
Você pode misturar a tinta com pigmentos na loja ou em casa.
O tingimento é usado para avaliar a aparência das paredes após a pintura, pois o tom do corante diluído não corresponde à cor do revestimento seco.
Para obter o resultado desejado, vale a pena aplicar a tinta diluída na parede em uma pequena área. Após 2-3 horas será possível avaliar o aspecto da superfície pintada. Se necessário, é permitido tingir a cor adicionando os pigmentos necessários ao recipiente de tinta.

Grau de brilho
A aparência da superfície é influenciada não apenas pela tonalidade escolhida da tinta, mas também pelo grau de brilho. As pinturas são as seguintes:
- Fosco profundo - eles parecem muito impressionantes e respeitáveis. Além disso, essa superfície não tolera limpeza úmida. Mesmo uma única exposição pode causar violação de textura no nível micro. Como resultado, manchas brilhantes se formam na superfície.
- Matte - eles ajudam a expandir visualmente a sala. No entanto, em tal superfície, todos os defeitos de coloração são mais claramente visíveis. Além disso, não pode ser lavado com um pano úmido.
- Semi-fosco - esconde perfeitamente as imperfeições na preparação das paredes para pintura. Esses corantes são caracterizados por alta resistência à abrasão. Eles lavam bem.
- Brilhante - acentua as imperfeições da superfície. Ao mesmo tempo, sair não apresenta nenhum problema particular.
- Semi-brilho - fácil de limpar.

Higroscopicidade
Os cômodos de um apartamento sempre diferem em seu nível de umidade. Todos eles podem ser divididos aproximadamente nos seguintes tipos:
- seco - inclui berçário, sala de estar, quarto;
- com alta umidade - este grupo inclui um corredor ou corredor;
- com umidade muito alta - isso inclui banheiro, cozinha, banheiro.
Para pintar superfícies em ambientes úmidos, recomenda-se o uso de tipos de corantes resistentes à umidade. Essa característica deve ser levada em consideração na compra do equipamento.

Facilidade de manutenção
De acordo com a facilidade de cuidado, as tintas diferem nas seguintes variedades:
- não é adequado para limpeza a húmido - estas superfícies só podem ser limpas com um pano seco ou aspirador de pó;
- lavável - é permitido o uso de pano úmido ou esponja para limpeza com detergentes;
- indeléveis - podem ser limpos exclusivamente com água limpa.

Variedade de composição
O tipo de corante é influenciado pelo tipo de polímero presente em sua composição. Existem 4 tipos principais de tintas à base de água:
- Acrílico - seu principal ingrediente é a resina acrílica. Esses produtos são muito resistentes à umidade. Graças a isso, eles podem ser usados ao ar livre. Esses revestimentos não desbotam nem racham. Eles podem ser lavados até 5000 vezes. Este tipo de tinta pode ser aplicado em superfícies de madeira, vidro, concreto e tijolo. Eles são licenciados para pintar metal e gesso com primer.
- Silicato - o principal ingrediente desses produtos é o vidro de água. A tinta pode durar 20 anos. Pode ser usado para qualquer revestimento mineral. Distingue-se pela sua permeabilidade ao vapor e ao ar. Ao mesmo tempo, a substância não fornece proteção de superfície em condições de alta umidade.
- Silicone - o componente básico é uma resina de silicone. Esta substância tem todas as vantagens dos corantes acrílicos e de silicato. Distingue-se por um alto grau de resistência a fatores atmosféricos, luz ultravioleta e infecções fúngicas.
- Látex - o ingrediente básico de tais formulações é o polímero de látex. É resistente à umidade, mas ao mesmo tempo permite a passagem de vapor e ar. A vida útil da superfície pintada chega a 15 anos. As tintas látex são ideais para uso interno e externo.

Como calcular a despesa
O consumo médio de corantes à base de água é de 200 gramas por metro quadrado. No entanto, parâmetros mais precisos dependem do tipo de composição:
- A emulsão acrílica tem um consumo padrão de 180-250 gramas por metro quadrado ao aplicar a primeira camada. A segunda camada precisará de 150 gramas de substância.
- Ao usar emulsão de silicone, vale a pena usar 300 gramas de produto por metro quadrado na aplicação da primeira camada. Para a segunda camada, você não precisará de mais de 150 gramas.
- Os corantes de silicato são menos econômicos no consumo. Na hora de aplicar a primeira camada, vale usar 400 gramas da substância. A segunda camada exigirá 300-350 gramas de fundos.

Além disso, as seguintes características afetam o consumo de tinta à base de água:
- Ferramentas usadas para pintar. A opção mais econômica é uma escova comum. O rolo tem um consumo maior. Porém, depende muito do acessório utilizado. Usar um rolo com uma fibra longa quase dobra o consumo de material. A pistola de pulverização oferece maior velocidade de trabalho. No entanto, pode ser difícil determinar o consumo da composição, principalmente para iniciantes.
- Temperatura do ar. Quanto maiores os parâmetros, maior o consumo de tinta. Isso se deve à rápida evaporação da umidade presente na composição.As baixas temperaturas têm um efeito semelhante, pois a argamassa não consegue aderir à camada de base.
- Umidade do ar. É muito difícil trabalhar em salas muito secas. Nessas condições, o consumo do corante aumenta significativamente. Isso se deve à absorção de uma grande quantidade de líquido pela superfície.
- A exatidão da preparação. O estágio principal é a aplicação de massa se a superfície apresentar defeitos significativos. Também é imperativo preparar o revestimento. É aconselhável fazer isso em várias camadas.
- Tecnologia de aplicação. Este parâmetro, via de regra, recebe um mínimo de atenção, mas também é considerado muito importante.

Ferramentas e materiais necessários para colorir
Para alcançar o resultado desejado, recomenda-se preparar uma série de ferramentas:
- um batedor ou broca com um acessório para mexer corante;
- pincéis - 2-3 pincéis chatos podem ser necessários para o trabalho, cuja largura é diferente;
- rolo de cerdas artificiais;
- um palete com plataforma nervurada;
- fita adesiva;
- alça telescópica.

Trabalho preparatório
Para obter o efeito desejado após a coloração, vale a pena preparar bem a bancada. Para isso, recomenda-se proceder da seguinte forma:
- Limpe e desengordure o revestimento. Nesse caso, é necessário levar em consideração seu tipo. Recomenda-se lavar o eixo com um agente especial e tratá-lo com um desengordurante. A cal deve ser lavada com uma esponja dura. Recomenda-se remover a tinta a óleo com secador de cabelo ou furadeira com bico. O papel de parede deve ser removido. Recomenda-se umedecer bem a emulsão aquosa antiga e removê-la com um raspador.
- Cubra a superfície com um primer. Isto é especialmente verdadeiro para produtos de metal.A tinta à base de água simplesmente não gruda sem um primer.
- Lixe a superfície. Isso exigirá uma lixa ou uma lixadeira com um conjunto de acessórios.
- Cubra as rachaduras. É permitido fazer isso com um corante para uso externo. Uma massa também é adequada para esse fim.
- Limpe a superfície do pó, trate com um agente anti-séptico e seque.

Preenchimento
Use um rolo para cobrir a superfície com uma camada de primer. Recomenda-se aplicar a composição em várias camadas e secar bem o revestimento. Isso permite minimizar os custos da tinta à base de água e aumentar significativamente os parâmetros de adesão.

Instruções de coloração
Para que a tinta à base de água fique plana e dure o máximo possível, é recomendável aplicá-la corretamente. Nesse caso, é importante levar em consideração uma série de características.
Preparação da pintura
Recomenda-se diluir a tinta com água antes de pintar. Uma textura mais fluida é necessária para criar a primeira camada.

Tingimento
Depois de diluir o corante, a cor deve ser adicionada à composição. É muito difícil fazer isso sozinho. Se não for possível recorrer a especialistas, basta branquear as paredes com tinta base. A cal também é adequada para o teto.
Se ainda precisar dar uma tonalidade diferente à tinta branca, é recomendável adicionar pigmento a ela e misturar com um misturador ou furadeira. Se você não tiver uma ferramenta especial em mãos, é recomendável levar um bastão fino.

técnica de pintura
A pintura de superfícies com tinta à base de água pode ser feita com diferentes ferramentas.

Escovar
Recomenda-se pintar áreas de difícil acesso com um pincel.Para isso, é mergulhado na tinta preparada e a substância é cuidadosamente distribuída nos lugares certos.

Rolar
Recomenda-se aplicar a tinta com rolo a partir do topo da parede. Recomenda-se mover gradualmente para o chão. Deixe o revestimento por 12-24 horas e aplique uma segunda camada.

pistola de pintura
No caso de usar esta ferramenta, recomenda-se cobrir todos os objetos que estão na sala com um filme. Antes de reabastecer a pistola de pintura, você deve estudar cuidadosamente as instruções.
A tecnologia de tingimento não é considerada muito complicada. Neste caso, as seguintes características devem ser consideradas:
- Reabasteça a ferramenta. Despeje a tinta no tanque e ligue o dispositivo.
- Configurar equipamentos. Para isso, recomenda-se apontar o bico para uma folha de papelão e borrifar a composição até formar uma nuvem espessa.
- Tinta spray. Nesse caso, o bico deve ser colocado perpendicularmente, colocando-o a 40-50 centímetros da superfície. Ao pressionar o botão, o dispositivo deve ser movido para cima e para baixo. Isso deve ser feito a uma velocidade de 1 metro em 5 segundos. Uma vez que a superfície esteja seca, uma segunda demão pode ser aplicada. Neste caso, é recomendável mover a pistola de pintura da esquerda para a direita. Se houver manchas ou estrias na superfície, a composição deve ser pulverizada novamente.

Características da pintura decorativa
A tinta à base de água pode ser usada para criar superfícies texturizadas interessantes - por exemplo, para obter gesso decorativo. Para obter o resultado desejado, primeiro aplique o tom de base da base. Nesse caso, vale a pena usar um rolo com pelo médio ou mais duro. Isso ajudará a preencher os sulcos.
Em seguida, com um rolo careca ou esponja, recomenda-se cobrir cuidadosamente os fragmentos salientes da superfície com a ajuda de um corante de tonalidade diferente. Isso ajudará você a obter o volume e os efeitos visuais de que precisa.

Regras para a manutenção da superfície pintada
Depois de pintar as superfícies com tinta à base de água, elas devem ser mantidas adequadamente. Nesse caso, é importante seguir certas regras. Tais composições não se distinguem por um alto grau de resistência, portanto a superfície requer um manuseio cuidadoso.
Para limpar as paredes, considere o seguinte:
- Primeiro remova as manchas visíveis. Devem ser limpos com uma esponja ou pano macio.
- Não esfregue no mesmo lugar. Isso levará a diferenças visíveis.
- Devem ser usados movimentos circulares suaves para remover a sujeira. Como resultado, a parede terá uma nova aparência.
O uso de tinta à base de água permite obter uma superfície bonita e uniforme. Nesse caso, é importante escolher a substância certa e observar rigorosamente as regras de sua aplicação.


