Tecnologia de pintura Beehive, 5 tipos de composições adequadas e qual cor escolher
Os especialistas consideram a pintura das colmeias um procedimento muito importante. Com a ajuda de uma densa camada de corante, é possível proteger o material da influência negativa de fatores externos. Este procedimento permite aumentar o tempo de operação das estruturas. Ao mesmo tempo, é importante realizá-lo corretamente. Para isso, é muito importante ficar atento à escolha do corante e observar a tecnologia de sua aplicação.
Por que você precisa pintar colmeias de madeira
O tingimento de colmeias é considerado um procedimento bastante controverso. Alguns apicultores estão convencidos de que é necessário conseguir isso, enquanto outros veem os efeitos nocivos de tal impacto. Para entender a viabilidade dessa manipulação, vale a pena considerar as características importantes.
A coloração das colmeias protege de forma confiável o material de fatores externos. Isso é especialmente importante ao manter as casas de madeira ao ar livre. Se você escolher a tinta certa, ajudará a evitar o aumento da umidade da árvore, manterá os parâmetros normais de termorregulação e protegerá contra a umidade.
No entanto, o procedimento também tem uma série de inconvenientes.Muitos apicultores acham mais fácil para os insetos sobreviverem ao inverno com evidências não pintadas. O fato é que a maioria dos corantes atrapalha a troca de ar da caixa e impede a liberação normal de calor e umidade.
Isso causa uma mudança no regime de temperatura. Por causa disso, a condensação geralmente se acumula nas colmeias, nas quais fica muito abafada. Além disso, a escolha correta do corante é de grande importância, pois muitas substâncias representam uma ameaça aos insetos. Recomenda-se pintar as colmeias exclusivamente no exterior. As superfícies interiores devem permanecer naturais. Depois de um tempo, as abelhas os cobrirão completamente com própolis.
Qual tinta escolher
Hoje existem muitas tintas que diferem em suas propriedades. No entanto, nem todos são adequados para colorir colmeias.
Óleo

Este corante é considerado um tanto desatualizado. No entanto, ainda é usado com bastante frequência.
Acrílico

Este corante é à base de água e não perturba o microclima dentro da prova.
Serebryanka

Esta substância é pó de alumínio. Hoje em dia, raramente é usado para pintar paredes.Na maioria das vezes, o material é aplicado no telhado, pois ajuda a refletir os raios ultravioleta. Isso evita que a colmeia superaqueça.
vidro líquido

Este revestimento tem propriedades protetoras pronunciadas. Ao pintar colmeias, a substância deve ser aplicada nas paredes pelo menos três vezes. Ao mesmo tempo, é importante secar bem cada camada.
Mineral

Este tipo de tingimento pode ser feito à mão. Para fazer isso, você precisa levar os seguintes componentes:
- 1 parte de pó de tijolo;
- 1,5 partes de cinza de madeira;
- 1 parte de cal virgem
Esses componentes devem ser misturados e, em seguida, adicionar leite. Assim, é necessário obter uma massa cuja textura seja semelhante a um corante comum. Deixe a composição em infusão por 5-6 horas. Então é permitido adicionar cor e começar a colorir.
Qual cor escolher
As abelhas percebem as cores de maneira diferente dos humanos. De todo o espectro de cores, eles são capazes de distinguir apenas tons de amarelo, azul e roxo. Recomenda-se misturar essas cores com um enchimento branco.
É importante evitar manchar as colmeias com cores escuras, pois isso irá superaquecê-las e causar enxameação intensa. É permitido tornar as casas localizadas em locais sombreados um pouco mais escuras.

Uma combinação de tons ao pintar casas é considerada uma excelente solução. Na maioria das vezes, os telhados são brancos. Isso contribui para a reflexão total dos raios solares. Os alto-falantes próximos são pintados em cores diferentes.
Este método é eficaz e permite criar um belo apiário. Recomenda-se dar um tom mais claro aos fundos e telhados - o azul escuro seria uma ótima opção.
Como remover um cobertor velho
O corante antigo é deixado apenas se estiver firmemente preso à superfície e não diferir em lascas ou áreas danificadas. Em outros casos, é necessário limpar completamente a tinta antiga, caso contrário, levará ao descascamento do novo revestimento.
Para remover o hardware antigo, você deve usar os seguintes métodos:
- Usando uma tocha. Para isso, a superfície de uma casa de madeira deve ser bem queimada com chama para amolecer o revestimento antigo. Em seguida, o corante deve ser removido. Isso deve ser feito com uma espátula ou outro dispositivo pontiagudo. A tinta restante é removida com lixa. Se as colmeias tiverem janelas de vidro, recomenda-se que sejam cobertas com qualquer material incombustível.
- método mecânico. Raspar a tinta com um objeto adequado é permitido. Para isso, é permitido o uso de faca ou espátula de metal. Este método leva muito tempo. Portanto, é usado se a parte principal do corante sair sozinha.Depois disso, recomenda-se limpar a superfície do pó, prestando atenção nas ranhuras e costuras. Nesse caso, a madeira deve ser tratada com um primer especial.

Se as colmeias forem de madeira resinosa, devem ser limpas de resina. Isso pode ser feito por raspagem ou terebintina.
Tecnologia de pintura passo a passo
Para que o corante permaneça na superfície das colmeias por muito tempo, é importante seguir uma série de regras ao aplicá-lo:
- Antes de começar a pintar, é imprescindível remover quaisquer imperfeições da superfície - lascas, laços, rugosidade.
- Prepare as colmeias para o procedimento de coloração. Isso requer selar as rachaduras com massa e lixar bem o revestimento.
- Se as casas forem de madeira macia, a resina restante deve ser removida delas. Para isso, a terebintina é adequada. Também é permitido usar uma solução quente de bicarbonato de sódio.
- É importante fornecer acesso gratuito a todos os componentes da colmeia. Para isso, recomenda-se desmontar as casas e colocar fragmentos individuais em ripas de madeira.
- Antes de começar a pintar, a superfície da colméia deve ser tratada com primer. Se esta recomendação for violada, o revestimento terá vida curta.
- Só é permitido aplicar a tinta depois que o primer estiver completamente seco. Esta funcionalidade é válida para todas as camadas seguintes.
Os apicultores desaconselham tingir as colmeias com outras cores. Qualquer alteração pode desorientar as abelhas e causar gasto energético desnecessário.

Conselhos de apicultores experientes
Para que a coloração das colmeias seja bem-sucedida, recomenda-se seguir estas recomendações:
- Um composto acrílico para trabalhos de fachada deve ser aplicado nos elementos externos das colmeias. Recomenda-se a utilização de um primário especialmente concebido para um determinado material.
- As cores claras são adequadas para o teto e as paredes traseiras. Não use preto para colorir as colmeias.
- Não é recomendado pintar colmeias adjacentes nos mesmos tons.
A pintura de colmeias é considerada um processo complexo que requer seguir uma série de diretrizes. Para que o procedimento seja bem-sucedido, é importante escolher a tinta certa que não prejudique os insetos.


