Razões pelas quais a geladeira pode vazar pelo fundo e o que fazer a respeito
Se manchas suspeitas começam a aparecer na cozinha, a última coisa em que pensam é na unidade de refrigeração. As opções mais populares são vazamentos na máquina de lavar, lava-louças, água derramada acidentalmente. Para determinar por que o líquido está vazando do fundo da geladeira, você precisa observar os sintomas do problema. E só então tome medidas e ações dependendo da gravidade da situação.
Contente
- 1 Primeiros passos
- 2 As principais causas e métodos de sua eliminação
- 2.1 Tubo de drenagem desconectado
- 2.2 Reservatório de fluido quebrado (ou muito rachado)
- 2.3 Aquecedor do evaporador quebrado
- 2.4 Dreno do congelador entupido
- 2.5 O orifício de drenagem no compartimento do refrigerador está entupido
- 2.6 A porta do aparelho não se ajusta perfeitamente ao corpo
- 2.7 A geladeira não está instalada corretamente
- 2.8 O selo está danificado
- 2.9 vazamento de freon
- 2.10 Vazamento de óleo
- 2.11 Dano do termostato
- 3 Causas de condensação
- 4 dicas gerais de uso
Primeiros passos
Antes de começar a fazer qualquer coisa, você precisa descobrir qual é a origem do fenômeno desagradável.
As seguintes opções são sugeridas:
- A geladeira vaza, mas funciona.
- A unidade falhou, parou de funcionar normalmente.
Vamos começar com o segundo, como o mais difícil.Não será possível resolvê-lo sozinho, porque, provavelmente, uma das unidades principais do refrigerador (compressor, evaporador, relé) falhou. As reparações devem ser efectuadas numa oficina especializada.
A primeira opção não é tão deplorável: se for gerado frio na sala, significa que a geladeira continua funcionando. Resta localizar a origem do "vazamento" e eliminá-lo. Para fazer isso, faça uma inspeção visual do fundo, o espaço adjacente. Acontece que a geladeira em si não é "a culpada" de nada, e a água se acumula embaixo dela devido a um cano de aquecimento estourado, pratos derramados acidentalmente no chão e uma mangueira de jardim com vazamento.
Se o diagnóstico inicial foi feito, descobriu-se que o motivo está na unidade de refrigeração, passamos para a próxima etapa.
As principais causas e métodos de sua eliminação
Assim, formou-se uma poça embaixo da geladeira. Seria ingênuo acreditar que desaparecerá tão repentinamente quanto apareceu.

Você terá que fazer tudo, mas primeiro limite o alcance da solução de problemas:
- falha do evaporador;
- a drenagem está vazando;
- a vedação da bandeja coletora de condensado está rompida.
Cada problema de geladeira requer uma solução específica. Além disso, todos eles serão trabalhados sistematicamente com indicação dos métodos de eliminação das consequências.
Tubo de drenagem desconectado
Quando a geladeira é inspecionada por dentro e por fora, mas nenhum vestígio de líquido é encontrado, o tubo de drenagem pode ser a causa do vazamento. Se ele pular do bocal da bandeja de drenagem de condensado, a umidade que entra flui livremente para o chão, onde se acumula na forma de pequenas poças estéticas.
Reservatório de fluido quebrado (ou muito rachado)
O próximo "culpado" é a bandeja da geladeira, na qual o condensado deve ser recolhido. É feito de plástico e por vários motivos pode muito bem rachar, ficar inutilizável. E aqui nada pode ser feito - é necessária uma substituição.
Aquecedor do evaporador quebrado
As unidades modernas possuem uma função especial que evita o congelamento (Know Frost). Portanto, não precisam ser descongelados periodicamente, limpando o freezer do gelo acumulado nas paredes. Mas, se o aquecedor do evaporador falhar, a geladeira perde instantaneamente suas propriedades "mágicas", o líquido flui pelo sistema de drenagem para o tanque de coleta de água derretida, que tem um pequeno volume. Como resultado, a bandeja fica cheia e a umidade se acumula no fundo. Veredicto: o dispositivo deve ser substituído.

Dreno do congelador entupido
Encontrando-se na cozinha, os donos descobrem, surpresos, que a geladeira está vazando. Mas esse incômodo não é motivo de desespero: talvez esteja entupido um orifício no freezer, por onde o condensado é escoado para a unidade. O diâmetro é pequeno, então a linha geralmente sofre com a entrada de detritos.
O orifício de drenagem no compartimento do refrigerador está entupido
Uma saída de condensado entupida na câmara principal da unidade é outra causa provável de atividade úmida. Depois de limpar o orifício, a geladeira começa a funcionar continuamente. E não haverá mais poças no chão.
A porta do aparelho não se ajusta perfeitamente ao corpo
Uma porta sob pressão que está aberta há muito tempo, principalmente se não se encaixa bem no contorno, é um problema comum, fazendo com que a geladeira comece a "chorar".A explicação é simples: a diferença de temperatura interna e externa leva à condensação do ar frio, ao aparecimento de vazamentos. E já pode ocorrer um fechamento muito incorreto da porta devido à destruição da goma de vedação, instalação inadequada das pernas da geladeira.
A geladeira não está instalada corretamente
Inicialmente incorreto ou após rearranjo, a posição do refrigerador inevitavelmente levará a mau funcionamento. É uma porta que fecha mal, uma bandeja de drenagem de condensação torta.

Ajustar os pés na parte inferior não é em vão: deve ser feito de forma que a porta feche com o próprio peso. Mas, ao mesmo tempo, também não é recomendado encher demais a unidade desnecessariamente.
O selo está danificado
Não existem coisas eternas, portanto, se houver um problema chamado "porta mal fechada" da geladeira, sua raiz deve ser buscada na destruição do elástico colocado no contorno. A substituição é realizada por um mestre convidado em casa.
vazamento de freon
Nas unidades "antigas", operando por muito tempo, com o tempo ocorre vazamento do refrigerante - freon. Não será possível lidar com isso sozinho - você precisa chamar um especialista em serviço. Além de reabastecer o suprimento de gás, ele verificará a estanqueidade da linha, do circuito de evaporação e, se necessário, eliminará o estouro.
Vazamento de óleo
O compressor falha raramente, mas “corretamente”. Além do mau funcionamento, um dos sinais de problema no aparelho é a presença de manchas marrons embaixo da geladeira. A autocorreção não é recomendada, pois há uma grande probabilidade de falha em realizá-la com eficácia.
Além das causas naturais de vazamentos (a estanqueidade da caixa está quebrada), pode haver outras que o dono da casa, por baixa qualificação, falta de conhecimento, simplesmente perderá.
Dano do termostato
Quase imediatamente após a falha da unidade de controle de temperatura, ocorre uma quebra do compressor, que não suporta a operação em modos forçados. Os primeiros sinais: poças de água dentro da geladeira, nenhuma indicação no visor ou a luz não acende.

Causas de condensação
As gotas de água na superfície interna, nas paredes da geladeira não parecem perigosas, mas também têm um motivo. Com o tempo, pequenas gotas se acumulam em poças, se acumulam embaixo das caixas e nas prateleiras e interferem no uso do aparelho como pretendido.
Armazenamento de produtos líquidos sem cobertura
Os especialistas sugerem: Se aparecer água na geladeira, a causa deve ser encontrada dentro. Seja na própria unidade, seja nos produtos nela armazenados. Na câmara frigorífica, de acordo com a tecnologia, uma temperatura estável é mantida no nível de mais 5 graus, portanto, objetos mais quentes (e até quentes) que entram nela levam à formação de condensação. Isso é especialmente verdadeiro para produtos líquidos armazenados sem tampa em potes e panelas.
Guardar alimentos muito quentes
A parede interna do refrigerador reage imediatamente aos alimentos quentes colocados no compartimento. Faça uma experiência: coloque um copo de água quente na geladeira. Depois de alguns minutos, o recipiente esfria, enquanto a prateleira e as paredes suam intensamente, condensando a umidade.
Assim, "economizando" tempo para resfriar os alimentos cozidos antes de colocá-los na geladeira, as donas de casa zelosas prejudicam a unidade cara e reduzem seus recursos.
Temperatura excessivamente baixa no compartimento
Modos de resfriamento selecionados incorretamente, configuração de parâmetros forçados levam ao consumo excessivo de energia, à liberação de "excesso" de frio na forma de umidade, condensação, gotas. Alguns deles são coletados em um tanque especial, mas a maior parte se acumula nas paredes. Geralmente é suficiente limpar as paredes, prateleiras com um pano seco e também ajustar o resfriamento.

A porta da geladeira fica aberta por muito tempo ou não está bem fechada
Manuseio descuidado da unidade de refrigeração, batida da porta, fechamento incompleto são a chave para problemas futuros. Quando a geladeira liga com muita frequência, "suor", o líquido se acumula constantemente na bandeja de condensação, o motivo pode ser o seguinte:
- Os donos esquecem de fechar a geladeira.
- Há um problema com o imã puxando a porta (elástico).
Muitos fabricantes, tendo estudado os sintomas de mau funcionamento, equiparam seus aparelhos com um temporizador especial que ativa o sinal sonoro "Porta aberta". E se a integridade do lacre for violada, é necessária sua substituição imediata.
despressurização
Rachaduras, danos na borracha de vedação localizada ao longo do contorno da porta inevitavelmente levarão ao contato da atmosfera mais fria dentro do armário com o ar quente da cozinha. É necessário instalar imediatamente uma nova junta para não "aquecer" a geladeira e não "congelar" a peça.
dicas gerais de uso
Uma geladeira é um eletrodoméstico complexo.Seu desempenho e recursos dependem de um manuseio cuidadoso e do cumprimento das exigências de manutenção da unidade.
A unidade de refrigeração é inspecionada periodicamente por dentro e por fora, se necessário, os sistemas de drenagem são limpos. Após a compra, as permutações necessariamente ajustam a altura das pernas para que a unidade de refrigeração não balance, permaneça nivelada e a porta se abra facilmente.
Quando surgem fugas suspeitas, ruídos, avarias, é imediatamente realizada uma inspeção, identificando a origem. Se for impossível resolver o problema sozinho, convide o técnico de serviço. Atrasar os reparos levará inevitavelmente a custos mais altos.


