Instruções e regras passo a passo do tipo faça você mesmo para instalar um vaso sanitário

Na vida de cada pessoa, pode surgir uma situação em que o encanamento quebra e é impossível chamar um mestre para substituí-lo. Se você tiver um incidente semelhante, não fique com raiva. Você mesmo pode alterar o encanamento se seguir rigorosamente as regras e regulamentos básicos. Vamos ver como instalar um banheiro de cerâmica com as próprias mãos e quais ferramentas você precisa preparar para isso.

Tipos e padrões

O mercado de equipamentos de encanamento está mudando com o tempo e constantemente oferecendo aos clientes novas configurações de vasos sanitários. Isso não deve ser assustado, porque, apesar da grande variedade, todos os equipamentos são fabricados com base em determinadas normas e padrões. Ao dividir os banheiros em grupos gerais, existem:

  • design em forma de funil;
  • WC com prateleira;
  • WC com parede posterior inclinada;
  • equipamento de descarga horizontal;
  • equipamento de descarga circular.

em forma de funil

As estruturas em forma de funil são consideradas uma das mais comuns no mercado e são muito procuradas devido ao seu design simples e higiene.

Este nome é derivado do design particular do vaso sanitário, que se assemelha a um funil. As desvantagens do produto incluem a alta probabilidade de respingos durante a operação.

Com prateleira

Banheiros com prateleiras são classificados como estruturas antigas que estão sendo desativadas. A prateleira evita a formação de salpicos durante o funcionamento, mas tem pouca higiene. Os resíduos são descarregados apenas sob a influência da alta pressão da água.

Com uma parede traseira inclinada

Banheiros com parede traseira inclinada substituem produtos similares por uma prateleira graças a um equilíbrio bem escolhido entre higiene e proteção contra respingos. Esses projetos são recomendados para encanadores profissionais e cidadãos comuns.

dreno horizontal

Banheiros com descarga pertencem à categoria de orçamento de encanamento. A água nesta modificação lava apenas uma parede, o que reduz a higiene. As vantagens são:

  • sustentabilidade;
  • a preço baixo.

As desvantagens incluem:

  • barulhento ao esvaziar;
  • fortes salpicos de água.

Banheiros com descarga pertencem à categoria de orçamento de encanamento.

Dreno circular

Em vasos sanitários com descarga circular, a água é direcionada em várias direções a partir da bacia, permitindo que quase toda a área seja tratada. O design é mais silencioso e prático para os modelos horizontais.

Anotar! Saber o tipo de vaso sanitário é necessário para não interferir no sistema de esgoto durante a substituição. Cada tipo tem seus próprios recursos de design, que podem estar completamente ausentes de outros produtos.

Ferramenta necessária

Depois que os proprietários decidirem o tipo de encanamento antigo, é necessário preparar as ferramentas para sua substituição. A maioria deles está disponível em todas as famílias, mas alguns itens terão que ser adquiridos em lojas especializadas.

Furadeira de impacto ou furadeira de impacto

Uma ferramenta importante ao substituir um banheiro, mas em alguns casos você pode ficar sem ela. A principal função da perfuratriz é desmontar a velha estrutura podre na qual o antigo equipamento estava localizado. Se sua destruição não for necessária, você pode fazer sem broca.

Conjunto de chaves de fenda planas e Phillips

Você precisará de chaves de fenda para remover o tanque do banheiro antigo e instalá-lo em um novo. Qualquer conjunto de ferramentas vendido em uma loja de ferragens serve, pois você precisará trabalhar com fixadores de tamanhos geralmente aceitos.

conjunto de chaves

Uma ferramenta indispensável, sem a qual você simplesmente não pode remover o vaso sanitário. Se um conjunto adequado não estiver em casa, você terá que comprá-lo na loja ou pedir emprestado aos vizinhos. Você vai precisar de:

  • chaves ajustáveis;
  • chaves abertas.

Uma ferramenta indispensável, sem a qual você simplesmente não pode remover o vaso sanitário.

Nível do edifício

O principal pré-requisito para a instalação correta do encanamento é a criação de uma superfície plana no local de montagem.

Para nivelar as diferenças de altura e ajustar uniformemente o banheiro, use um nível de construção.

Lápis simples ou marcador

Nenhum canteiro de obras está completo sem um lápis ou marcador. Claro, você pode medir as dimensões e os pontos de fixação necessários a olho nu, mas nem gagueje sobre a qualidade e durabilidade desse trabalho. Se você deseja fazer tudo de maneira correta e organizada, cuide das ferramentas de marcação.

faca de papelaria

Isso ajudará ao trabalhar com fita de alumínio e filme plástico. Na ausência dessa ferramenta, uma faca afiada comum serve. É menos conveniente de usar, mas não executa funções semelhantes com menos eficiência.

Roleta

A roleta é um equipamento importante; vale a pena comprar ou pegar emprestado de amigos. Ele será útil no futuro, ajudando você a medir com precisão o material de construção necessário ou determinar a distância até o objeto, com precisão de um milímetro.

Formão

O cinzel é útil para as seguintes operações:

  • eliminação do revestimento de cimento, utilizado em prédios antigos na instalação de ralos nos esgotos;
  • como um substituto econômico para uma broca de martelo, se uma ferramenta cara não estiver disponível.

Martelo

Usado em combinação com um cinzel para quebrar a base sobre a qual o vaso sanitário foi instalado. Não é recomendado o uso de martelo para trabalhos diretos com cerâmica, pois irá rachar rapidamente o vaso sanitário.

Anotar! Tenha cuidado ao remover e instalar novos equipamentos.

O impacto físico excessivo dividirá o vaso sanitário, causando custos adicionais ao orçamento familiar.

Usado em combinação com um cinzel para quebrar a base sobre a qual o vaso sanitário foi instalado.

além do mais

Além das ferramentas básicas, você precisará preparar consumíveis, que incluem:

  • fita metálica;
  • selante de silicone;
  • Fita FUM;
  • filme de polietileno;
  • forro de tecido absorvente de umidade;
  • recipiente para recolher o líquido.

fita metálica

É utilizado como auxílio para garantir o aperto nas juntas da conexão, não vale a pena economizar neste procedimento, pois em caso de vazamento os proprietários de apartamentos terão que gastar muito mais dinheiro com reequipamento de instalações e reparos.

selante de silicone

A ondulação é tratada com selante de silicone, com o qual o vaso sanitário é conectado ao esgoto. Ambas as extremidades da mangueira são lubrificadas para evitar qualquer risco de vazamento. Todas as juntas, para maior confiabilidade, são revestidas com fita metálica.

Fita

A fita FUM é um material de vedação com a ajuda do qual é assegurada uma conexão estanque de tubos com uma junta roscada. A fita é enrolada em uma camada densa na rosca do tubo, após o que é conectada a outros elementos do sistema de encanamento.

filme de polietileno

É utilizado na montagem da base do vaso sanitário, proporcionando vedação adicional. Uma opção de orçamento que é usada em casos extremos. Construtores experientes não recomendam o uso de filme plástico, pois ele se rasga rapidamente, perdendo suas propriedades protetoras.

É utilizado na montagem da base do vaso sanitário, proporcionando vedação adicional.

Borda em tecido absorvente

Um pano velho desnecessário será útil na hora de desmontar o encanamento, pois não será possível bombear totalmente a água do vaso sanitário e parte do líquido irá derramar no chão. Não é fatal, mas ninguém precisa de umidade excessiva no ambiente, é aconselhável enxugar a água o mais rápido possível. Além disso, um pano será útil em caso de vazamentos, se parte da estrutura estiver instalada incorretamente.

Recipiente para coletar o líquido

Qualquer prato que possa ser torcido com um pano úmido serve. Poderia ser :

  • bacia velha;
  • balde;
  • grande tigela de plástico;
  • uma garrafa com o gargalo cortado.

desmontando o velho

Desmontar um banheiro antigo é um processo trabalhoso. Quando devidamente organizado, o esforço envolvido é minimizado e o processo de substituição é bastante acelerado. Tente não se desviar do plano planejado e tudo ficará bem, sem incidentes.

É necessário desligar a água e drenar o líquido do tanque

A principal ação a ser iniciada ao desmontar qualquer tipo de vaso sanitário. Caso contrário, a água inundará o banheiro, prejudicando você e seus vizinhos. Antes de desmontar, prepare um pano e um balde para escoar o líquido que ficou nos canos.

Desparafuse a mangueira entre o tanque e o abastecimento de água

O tubo é desparafusado com uma chave comum, que você deve preparar com antecedência. Se a mangueira não estiver desconectada, você não conseguirá remover o vaso sanitário do vaso sanitário e conectar novos equipamentos. O processo é simples e não requer habilidades específicas.

Como desaparafusar os fixadores

Podem surgir problemas ao trabalhar com os clipes que prendem o tanque ao vaso sanitário. Devido à alta umidade, forma-se ferrugem, o que complica o processo de desmontagem.Para não gastar esforços desnecessários, molhamos os fechos com querosene. Depois de um tempo, desparafusamos com uma chave de fenda e uma chave inglesa.

Podem surgir problemas ao trabalhar com os clipes que prendem o tanque ao vaso sanitário.

Removendo fixadores

Os clipes prendem o vaso sanitário a uma base de concreto, evitando que ele balance e se desloque durante a operação. É necessária uma chave de boca para remover os suportes. Você precisa agir com cuidado, caso contrário, rachaduras se formarão na superfície da cerâmica.

Desconecte o dreno do esgoto

As ações ao desconectar o ralo do esgoto dependem do material de que é feito:

  • Derretendo;
  • dreno flexível;
  • um dreno de plástico.

Os menores problemas surgem ao remover o dreno flexível e o mais difícil é trabalhar com ferro fundido. O principal na hora de desconectar o ralo é fazer tudo com cuidado. A exposição severa danificará o material, o que afetará o custo final do reparo.

Destruição da pasta de cimento

Para substituir o banheiro em uma casa velha, você terá que trabalhar com um cinzel e um martelo, destruindo o revestimento de cimento. Serve para consertar o ralo e não permitirá desmontar o banheiro antigo.

Preparando-se para a instalação de um novo banheiro

A preparação para a instalação de um novo banheiro consiste em:

  • retirada dos entulhos deixados após a desmontagem da antiga estrutura;
  • verifique o nível da base sobre a qual o novo vaso sanitário será instalado.

Se a base estiver irregular ou com defeitos, é necessário destruí-la e fazer uma nova betonilha.

Telha

Para a beleza da sala, a base de concreto do banheiro é finalizada com azulejos. Você pode usar qualquer design e cor, desde que combine harmoniosamente com o interior circundante.

Telha

Se não houver dinheiro para ladrilhos, use ladrilhos de acabamento. Na maioria dos casos, é mais barato que os ladrilhos e não tão caro. Em casos extremos, pode-se prescindir do acabamento, pois, além da função decorativa, não carrega carga funcional especial.

Se você planeja substituir o ladrilho

Se você planeja substituir o ladrilho antigo por um novo, ele deve ser desmontado antes de instalar um vaso sanitário "novo".Depois que o encanamento for instalado em seu lugar, o trabalho de revestimento subsequente se tornará significativamente mais complicado. Para evitar isso, faça reparos após a desmontagem e construa um novo banheiro por último.

Se você planeja substituir o ladrilho antigo por um novo, ele deve ser desmontado antes de instalar um vaso sanitário "novo".

Se faltar o acabamento

Caso não haja acabamento, o trabalho preparatório é minimizado. Suficiente:

  • nivelar o terreno;
  • remover detritos supérfluos deixados após a desmontagem de equipamentos antigos.

Se ambas as condições forem atendidas, não hesite em prosseguir com a instalação.

Como instalar

A instalação do vaso sanitário é muito simples - basta repetir todas as etapas de desmontagem na ordem inversa:

  • recuperamos a cisterna e os sanitários;
  • coloque no lugar;
  • nos conectamos ao esgoto;
  • consertar;
  • nós nos conectamos ao abastecimento de água.

como marcar

A marcação para a reparação de novos equipamentos é feita da seguinte forma:

  • instalamos os sanitários em seu lugar;
  • coloque um manguito conectando o encanamento ao esgoto;
  • verificamos o tanque e o banheiro no nível;
  • através dos orifícios nas paredes do tanque e do vaso sanitário, delineamos os pontos de fixação;
  • coloque o banheiro de lado.

Perfuração de furos de montagem

Os orifícios de montagem são perfurados usando:

  • brocas para betão;
  • perfurador.

Primeiro fazemos furos para o tanque, depois - para o banheiro. Instalamos buchas nos orifícios perfurados.

Conectando os pinos

Ao instalar as buchas e parafusos que prendem o encanamento, lembre-se das seguintes regras:

  • faça todas as ações com cuidado, caso contrário a cerâmica rachará;
  • deve haver arruelas entre os parafusos e a cerâmica para reduzir a pressão sobre o material frágil;
  • não aperte demais os fixadores.

As cavilhas são cravadas com um martelo convencional.

Como instalar a tigela

Para evitar que o vaso sanitário balance durante a operação, é necessário instalar corretamente o vaso sanitário. Por isso:

  • marque com um lápis os limites de contato da tigela com o solo;
  • aplique uma camada de selador nas marcações;
  • aperte os parafusos com firmeza, mas com cuidado.

Para evitar que o vaso sanitário balance durante a operação, é necessário instalar corretamente o vaso sanitário.

Montagem da tampa e do assento

O assento do vaso sanitário e o assento são montados por último, fixados em fixadores especiais. O orifício sob o assento é feito de forma que o proprietário possa personalizar sua localização de acordo com suas próprias necessidades. Ajustar a tampa do vaso sanitário é extremamente simples e requer pouco esforço.

conexão de esgoto

O procedimento de conexão do esgoto depende da saída do banheiro. Acontece:

  • na parede;
  • no chão;
  • oblíquo.

tomada

Algoritmo de ações:

  1. Verificamos a coincidência da saída lateral do vaso sanitário com o cano de esgoto.
  2. Nós os conectamos com um manguito.
  3. Se o deslocamento estiver presente, em vez de um manguito, usamos uma ondulação.
  4. Processamos as juntas com selante de silicone.
  5. Nós nos conectamos ao esgoto.
  6. Fixamos no chão.

Solte no chão

Se a saída passar por um buraco no chão, então:

  • instalamos um flange de parafuso equipado com um retentor no orifício;
  • inserimos o cano de esgoto em seu centro;
  • instale a junta;
  • instalamos o banheiro;
  • nós giramos o manguito.

Anotar! O colar do flange deve se alinhar com a saída do encanamento e encaixar perfeitamente nele.

Oblíquo

A maneira mais conveniente de liberar, permitindo que você conclua o processo de instalação de forma rápida e sem problemas. Existem três maneiras de se conectar:

  • diretamente;
  • usando um tubo corrugado;
  • usando o manguito.

Escolhemos qualquer método adequado e conectamos o banheiro ao esgoto.

Como instalar o tanque

Para instalar o tanque no vaso sanitário, você deve:

  • recuperamos o aparelho;
  • tratamos a junção com o banheiro com selante;
  • instalamos a estrutura;
  • aperte os fechos;
  • instale a tampa.

ligação de água

A etapa final ao instalar novos encanamentos é conectar ao abastecimento de água e verificar a funcionalidade. Para fazer isso, fazemos o seguinte:

  • conectamos uma extremidade da mangueira ao cano de água;
  • o outro vai para o tanque do banheiro.

A etapa final ao instalar novos encanamentos é conectar ao abastecimento de água

As roscas nas juntas são tratadas com fita FUM.

Instalação de um banheiro com uma cisterna escondida

Esta opção é utilizada em soluções de design moderno, na decoração de banheiros e banheiros. O processo de instalação de dispositivos com tanque oculto é diferente do usual e requer consideração separada antes da instalação.

Instalando o quadro

A instalação do equipamento embutido começa com a construção de uma estrutura na qual o mecanismo de drenagem ficará oculto. A estrutura consiste em uma estrutura de metal, equipada com fixadores.

Penduramos o tanque

Depois que a estrutura é montada, o tanque é fixado. É necessário fazer tudo com cuidado, devagar, verificando cuidadosamente os pontos de fixação. As molduras dos autoclismos são feitas de acordo com um único esquema universal e são adequadas para autoclismos de qualquer tipo.

Montamos a instalação finalizada

Para montar uma instalação pronta para uso, você precisará de:

  • verifique a parede com um fio de prumo;
  • experimentamos a instalação no local de instalação e marcamos os furos para os fixadores;
  • fazer furos;
  • consertamos a moldura;
  • alinhar;
  • consertar.

Alinhamento do Fio de Prumo

Para nivelar o quadro usando uma linha de prumo, você deve:

  • prenda o fio de prumo na parede de forma que sua altura seja de 1,5 metros;
  • onde a linha de prumo toca o solo, desenhe uma linha. Deve estar paralelo à parede;
  • medimos a partir desta linha a distância necessária para acomodar o quadro e traçamos outra linha.

marcação

A marcação é feita com marcador ou lápis comum, que deve estar à mão na instalação de equipamentos complexos. O algoritmo de marcação é descrito acima.

Perfuração para fixações

Para fazer os furos você vai precisar de:

  • broca de concreto;
  • furadeira ou furadeira.

Aparafusar à estrutura de base

A estrutura da base é aparafusada à base com buchas, que são inseridas nos orifícios feitos pelo furador.

A etapa final ao instalar novos encanamentos é conectar ao abastecimento de água

Nivelamento de quadros

Para alinhar o quadro sob o banheiro de parede, você precisa usar o nível do edifício. Aplicamos na estrutura pré-instalada, após o que a ajustamos na posição desejada.

Como consertar você mesmo a instalação na parede

Para fixar você mesmo a instalação na parede, basta seguir a sequência correta de ações indicadas acima. Se tudo for feito da mesma forma, não deve haver problemas de instalação.

Anotar! O projeto de um vaso sanitário com uma cisterna embutida na parede é bastante complicado; se você não estiver confiante em suas próprias habilidades, confie a instalação a profissionais.

Como instalar corretamente o tanque

Para montar e instalar corretamente o tanque, você deve seguir as instruções do fabricante.A única nuance que precisa ser considerada ao montar tanques de qualquer configuração é conectar o tanque usando tubos de plástico. As mangueiras flexíveis têm uma vida útil menor e, se quebrarem, você terá que desmontar toda a seção.

Revestimento

Placas de gesso à prova d'água são usadas para revestimento. A espessura da folha deve ser de 1 centímetro, enquanto as folhas são empilhadas em duas camadas. A fixação é realizada com parafusos auto-roscantes especialmente projetados.

Instalação de banheiros

No final do revestimento do tanque embutido, resta apenas instalar o próprio banheiro. Por isso:

  • consertar o joelho;
  • tratamos articulações;
  • fazer a marcação;
  • instale e prenda a tigela;
  • conectamos o equipamento ao ralo;
  • exibimos o botão de drenagem.

Fixação do joelho

O joelho é preso com clipes de metal que acompanham o encanamento.

Tratamento de liberação com pomada técnica

É realizado antes da instalação temporária dos banheiros em seu lugar. Se isso não for feito, o equipamento não funcionará corretamente.

marcação

Assim que o vaso sanitário estiver no lugar, pegue um lápis e contorne-o. Também marcamos os locais dos furos para os fixadores.

Instalação de ângulos de montagem

Assim que a marcação é concluída, o vaso sanitário é removido e os fixadores incluídos no kit são instalados ao longo da borda da marcação. Com a ajuda deles, no futuro iremos fixar o vaso sanitário no chão.

Como colocar e proteger a tigela

Para colocar e fixar a tigela, você deve:

  • insira sua saída no tubo do ventilador;
  • prenda o banheiro no chão com clipes.

Conectando o tanque ao dreno

Este processo não é diferente de conectar um tanque convencional. O principal é não ter pressa e fazer tudo com cuidado.

Saída do botão de drenagem

O botão de escoamento é conduzido para um orifício na parede, previamente preparado durante a aplicação do revestimento. Você só precisa conectar o botão e verificar o desempenho do sistema.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha