Como armazenar aipo em casa no inverno, os melhores métodos e condições
Os pecíolos e rizomas do aipo despretensioso são ricos em fibras e flavonóides, contêm ácido ascórbico e nicotínico, monossacarídeos e oligoelementos. O caule da planta remove o excesso de líquido, reduz os níveis de açúcar. Depende de como o aipo é armazenado se o vegetal perderá seu cheiro picante, não perderá sua composição única. O produto é valorizado não só pela presença de propriedades curativas, mas também pelo seu rico aroma, sem o qual os pratos e petiscos parecem insípidos.
Recursos de armazenamento de aipo
As folhas de uma planta herbácea em dachas e hortas são cortadas no final do verão. As verduras não murcham por algum tempo, mas no inverno são secas ou congeladas para posteriormente temperar as sopas. Antes de colher as raízes, que são desenterradas no final de setembro, é preciso verificar se há vazios, para isso basta pressionar em cima ou bater no tubérculo.
Se um toque tocar, é melhor não fazer uma cópia. A pele do rizoma de aipo deve ser lisa e não áspera.Os tubérculos são congelados, cortados em pedaços ou inteiros, em conserva, salgados.
Como manter folhas e pecíolos frescos
Os rizomas de aipo podem durar muito tempo sem estragar se armazenados em uma adega, onde a umidade é moderada, a temperatura não excede +2.
Na geladeira
As folhas da planta murcham rapidamente, para mantê-la fresca, cortadas do jardim, as folhas são lavadas, secas e embrulhadas em papel alumínio, colocadas na geladeira, onde ficarão por pouco mais de uma semana. Em recipiente de celofane ou plástico, o aipo perde o cheiro e murcha em 2 ou 3 dias.
No banco
Os caules de uma planta herbácea com folhas são colocados em uma tigela de vidro cheia de água. O líquido deve ser trocado diariamente, e as pontas dos pecíolos também devem ser cortadas com frequência. Se essas condições forem atendidas, os verdes não perderão sua elasticidade, não desbotarão por pelo menos 2 semanas.
Economize até a primavera
Para ter sempre aipo fresco à mão, no final de agosto - meados de setembro, desenterram os arbustos da planta, deixando um pouco de terra. A verdura é trazida para a adega, plantada na areia. Folhas e caules não murcham, tubérculos não apodrecem, não secam até a primavera.

Métodos de armazenamento raiz
O aipo pecíolo pode ser deixado na gaveta da geladeira por vários meses. Depois de desenterrar a planta, cortar as verduras, lavar os tubérculos na torneira, secar, colocar esse tempero em sopas, pratos de carne, a colheita das raízes não dura até a primavera.
Em uma caixa de areia
Os jardineiros que colocam batatas e beterrabas na adega sabem que o aipo também pode ser armazenado lá.Os tubérculos não apodrecem, secam, perdem componentes úteis, se, depois de retirá-los do jardim, colocá-los imediatamente na vertical na areia, sem adormecer nos pecíolos. O recipiente com as raízes é levado para um porão fresco, onde a temperatura é mantida no mesmo nível.
Em um saco plástico
Você pode armazenar os tubérculos de aipo de outra maneira, colocando-os em sacos grandes, cobrindo com uma camada de 20 mm de areia seca. Sacos de plástico são levados para o porão, a umidade não deve exceder 90% e a temperatura não deve exceder 1-2 ° C.
mistura de argila
As folhas de aipo são colhidas até que a planta floresça, é melhor desenterrar a raiz para armazenamento antes do congelamento, quando acumula o máximo de componentes úteis. Os tubérculos não se deterioram por muito tempo se forem embebidos em purê de argila e, quando secarem, colocados nas prateleiras do porão.Para proteger as colheitas de raízes de infecções fúngicas, elas são empilhadas em uma pilha, polvilhadas com terra, casca de cebola ou giz.
Como guardar para o inverno em casa
As folhas de aipo não perdem o sabor quando secas; o produto pode ser marinado e salgado.

Congeladas
Os vegetais cultivados em sua própria casa de veraneio ou jardim não perdem o frescor por mais tempo do que os comprados no mercado ou loja. Os vegetais de raiz conservam-se muito melhor do que os vegetais verdes, pelo que são congelados:
- As folhas são arrancadas dos caules, lavadas na torneira e estendidas sobre uma toalha.
- O aipo é picado como uma salada.
- Verduras picadas são colocadas em um saco plástico ou recipiente, certificando-se de que não entre ar.
As folhas devem estar bem secas, senão a água vai virar um bloco de gelo, e a parte vai virar uma massa pegajosa. É melhor colocar as ervas em um pacote pequeno para usar todos os temperos de uma vez e não dividir a mistura congelada em pedaços.
É conveniente armazenar o aipo picado colocando-o em bandejas de cubos de gelo, despejando água sobre ele e congelando-o.
Verduras picadas em pequenos recipientes são melhores para fazer sopa amassada. É necessário fechar bem os recipientes, caso contrário o tempero perderá seu rico aroma.
Salga e conserva
Se você pegou muito aipo, não precisa encher todo o freezer com ele. As folhas e caules da planta retêm componentes curativos e um cheiro picante quando salgados. O processo de aquisição não faz perguntas e é acessível a qualquer mulher:
- Os verdes são limpos de áreas secas e amareladas.
- As folhas e caules são bem lavados e picados com uma faca.
- O aipo picado é transferido para uma tigela funda, combinado com sal e bem misturado.
- Despejado em uma jarra de vidro, bem enrolado, levado para o porão, os recipientes com tampas de plástico são deixados na geladeira.
Ao preparar temperos para pratos dessa forma, deve-se observar as proporções. Um copo de sal é tomado por quilo de planta. Não perde suas propriedades úteis, o aipo em conserva pode ser armazenado por um ano ou até dois. Para deixar o ambiente mais gostoso, além de uma planta perfumada, você vai precisar;
- 2-3 dentes de alho;
- 2 cebolas;
- uma vagem de pimenta amarga;
- especiarias.

Os talos de aipo são cortados em pedaços, as folhas, separadas deles, são colocadas no fundo de um recipiente de vidro. Despeje o alho, o coentro e os dentes espremidos na prensa por cima.Os bulbos são descascados, cortados em grandes rodelas, os pimentões são retirados das sementes, esmagados em tiras e, junto com pedaços dos talos, colocados em um recipiente. 2 xícaras de água fervente são despejadas em uma jarra cheia de vegetais e mantidas por 2-3 minutos.
O líquido é decantado em uma panela, uma colher de sal, 50 g de açúcar são despejados, fervidos por 45-60 segundos e adicionado vinagre. Para 400 g de aipo, basta ½ xícara de conservante. A marinada resfriada é despejada em um recipiente com vegetais cozidos no vapor, tampado e armazenado na geladeira. Após três dias, os ingredientes são embebidos e o molho pode ser comido.
Mantém o sabor rico e o cheiro aromático do aipo quando marinado em azeite:
- Os caules da planta são liberados das folhas, lavados e triturados.
- Dois dentes de alho são colocados em uma prensa e prensados.
- Meio litro de água é despejado em uma panela, sal, botões de cravo, pimenta são adicionados, colocados no fogo e a marinada é fervida.
- Os talos picados são espalhados em um líquido quente, fervidos por cerca de 5 minutos.
O aipo resfriado é retirado da panela, colocado em um recipiente de vidro, no qual você pode adicionar algumas azeitonas, despeje um copo de vinagre, tempere com óleo de girassol aquecido a 50 ° C. Os pratos de aipo são cobertos, em local fresco, 500 g da planta são marinados por no máximo 2 dias.
Secagem
Se o vegetal secar ao ar sob um dossel, as vitaminas e microelementos são preservados, o aroma não desaparece. As folhas e caules são esmagados ou colocados inteiros em uma bandeja forrada de papel.O aipo seco é despejado em uma jarra ou recipiente, o recipiente é bem fechado, armazenado na cozinha ou na despensa, onde os raios do sol não incidem.

Os pecíolos e folhas adequadamente secos não ficarão cobertos de mofo, eles manterão sua cor verde por até 2 anos. Os tubérculos são melhor secos no forno a uma temperatura não superior a 50 ° C.
Dicas e truques adicionais
O aipo pecíolo pode ser cortado em pedaços, colocado em um recipiente de vidro e polvilhado com sal na proporção de 5 para 1. As mais deliciosas preparações vegetais são obtidas se colhidas na segunda quinzena de setembro, quando as folhas começam a amarelar. O aipo adora calor, congela com um pouco de geada e fica mal conservado.Em áreas onde não há invernos rigorosos, os tubérculos das plantas são simplesmente dobrados em trincheiras, polvilhados com uma mistura de areia e turfa.
O sabor das raízes melhora, os pecíolos ficam mais macios, quando um mês antes da colheita a planta é embrulhada em filme transparente. Os tubérculos danificados durante a escavação são descascados, cortados em cubos e secos em sala arejada, espalhados sobre papel, por duas semanas. Raízes secas são colocadas em recipientes bem fechados.


