Como escolher o desenho das cortinas do berçário para menino e menina, as melhores ideias
Não importa qual seja o objetivo da sala - ela deve ser aconchegante de qualquer maneira. Quando se trata de quarto infantil, uma série de regras e dicas são seguidas. Mesmo as pequenas coisas são muito importantes, porque o interior do berçário não deve ser apenas aconchegante, confortável, seguro, mas também moldar o gosto da criança. É por isso que a escolha das cortinas no quarto das crianças deve ser feita com toda a responsabilidade.
Regras básicas e condições de seleção
Para tornar a sala harmoniosa, preste atenção aos seguintes critérios ao escolher as cortinas:
- A criança precisa de sol, então o tecido da cortina não deve ser denso.
- A composição não deve incluir algodão, nem sintéticos, para que não enruguem.
- Freqüentemente, as cortinas se deterioram com a lavagem, então elas optam por tecidos caros.
- Eles compram 2 conjuntos de cortinas para o berçário - para o verão e para o inverno.
- Se houver várias janelas na sala, compre cortinas do mesmo estilo e cor. Se duas crianças moram em uma sala, o esquema de cores do tecido é usado para dividir visualmente a sala em várias partes.
As cortinas devem ser mais largas que as janelas para que o cômodo pareça maior. Certifique-se de que todos os fixadores estão seguros.
Quais são as opções
As lojas vendem diferentes versões de cortinas que vão agradar a todos os gostos.
Curto
Esta opção é adequada quando a criança constantemente puxa tudo em sua direção e toca com as mãos. Estas cortinas são fáceis de lavar e pendurar. Para diversificar o interior do quarto das crianças, compram vários conjuntos de uma só vez. As cortinas curtas atingem o nível do parapeito da janela ou da mesa, pois seu principal objetivo é esconder a criança de olhares indiscretos e impedir a penetração da luz solar. Por esse motivo, cortinas mais curtas não são compradas.

Entre este tipo de cortinas, existem várias opções:
- Francês. As cortinas são compostas por dobras horizontais, separadas por linhas verticais. Sua principal característica é que as cortinas estão levantadas e não se separam. Eles são feitos de tecidos translúcidos que cobrem seu próprio peso.
- Austríaco. Eles são adequados para grandes janelas fechadas e podem ser levantados. As cortinas parecem delicadas quando combinadas com sanefas e laços.
Rolar
As persianas rolo também são chamadas de persianas horizontais. São mais indicados para decorar quartos infantis a partir dos 5 anos. Para essas cortinas, o material de que são feitas não importa.
Toda a atenção é dada à transparência e densidade.

As persianas são um ótimo complemento para decorar o quarto de uma criança. Eles podem ser monocromáticos ou com a imagem de vários personagens de desenhos animados. Para quarto de criança, as cortinas com tecidos alternados são a melhor opção.
persianas
As persianas do quarto das crianças desempenham várias funções ao mesmo tempo: em primeiro lugar, protegem o sono diurno da criança e, em segundo lugar, no calor podem ser viradas para que os raios solares não interfiram nas crianças. Preste atenção ao fato de que as persianas podem ser verticais e horizontais. Eles giram ou ficam parados.

Uma opção universal são as persianas brancas, que combinam com qualquer interior de um quarto infantil. Além disso, eles irão expandir visualmente a sala.
Clássico
São feitos de tecido denso, que vai esconder o apartamento da criança de olhares indiscretos, além de escurecer o quarto dia e noite. Além disso, as cortinas clássicas têm uma função estética. Ao escolher esta opção, você pode prestar atenção às cortinas lisas e multicoloridas e às cortinas com imagens diferentes. O design original ajudará a criar joias.

romano
Atualmente, esta é uma das opções mais populares para cortinas de quarto de bebê. Tem muitas vantagens e também é fácil de anexar. As cortinas são um tecido inteiro que é ajustável com um cordão. A variedade de persianas romanas permite que você escolha a opção certa para diferentes designs.

Acessórios
Os acessórios para cortinas são divididos em 2 grupos - decorativos e funcionais. Ambas as opções não só podem ser compradas, mas também feitas com as próprias mãos, se você desejar, além de tempo livre. As opções mais comuns são:
- Lambrequins. Eles vêm em diferentes formas: retas, oblíquas e também semicirculares. As joias são feitas do tecido com o qual as cortinas foram costuradas ou do tecido associado a ele.
- Estilo. Na aparência, essa decoração lembra uma guirlanda. É usado em adição ao lambrequim.
- Cortar.Possui formato de gravata e fica localizado nas laterais.
- Fitas. Com a ajuda deles, vários tipos de laços são amarrados, assim como babados.
- Pincéis. Esses acessórios dão um toque final às cortinas. Muitas vezes são feitos à mão, pois são muito caros, mas são bastante simples de fazer.
Todos os acessórios são posicionados 1/3 acima da janela para uma aparência elegante.

Como escolher
O princípio de selecionar cortinas para um berçário é muito diferente de selecionar cortinas para qualquer outra sala.
para menino
As cortinas para o quarto de um menino devem ser práticas e incomuns. Na hora de escolher as cortinas, é muito importante levar em consideração a idade, as preferências de gosto e os interesses do dono do cômodo.
É preciso atentar para o fato de serem feitos de materiais inofensivos à saúde.
Primeiro você precisa perguntar à criança o que ela gostaria de ver em seu quarto. Se não houver preferências especiais, você deve prestar atenção às seguintes recomendações:
- Longas cortinas lisas, que serão acentuadas no interior da sala. As cores podem ser saturadas e calmas. Por exemplo, verde, limão, turquesa ou azul.
- Evite tons escuros, pois com eles o ambiente fica sombrio.
- Se a criança gosta de desenho animado, preste atenção nas cortinas com a imagem dos personagens.
- Eles próprios pensam no design das cortinas. O principal é que são fáceis de limpar e não se deterioram após a lavagem.

para meninas
Fazer um quarto para uma menina é uma questão importante, porque não é apenas um quarto, é um lugar onde a menina fantasia, se desenvolve e cresce. Este quarto é decorado com bom gosto, porque o senso de beleza é formado desde a infância.
Ao escolher cortinas, preste atenção aos seguintes recursos:
- Como as crianças nos primeiros anos de vida percebem melhor 7 cores, as cortinas escolhem exatamente esses tons.
- Para as meninas, as cores amarela, verde e roxa são adequadas.
- Cortinas de flores vermelhas causam agressão, o que afeta negativamente o caráter da menina.
- As decorações são apropriadas na sala, mas são penduradas o mais alto possível se a criança ainda for pequena.

características de idade
Para crianças pequenas, os tons pastéis são adequados, pois é necessário um ambiente harmonioso. É desejável que as cortinas sejam feitas de material natural.
O que é importante considerar:
- Ao crescer, as crianças se interessam pelo mundo ao seu redor, por isso a escolha das cortinas para na imagem do alfabeto, números ou animais. Os desenhos devem ser claros, mas não muito claros.
- Quando uma criança vai para a escola, esse se torna o motivo para trocar as cortinas. Nesse caso, atenção especial é dada a quem protege do sol e não distrai dos estudos com cores vivas.
- Quando uma criança se torna adolescente, ela recebe o direito de escolher as cortinas. E então cores brilhantes e extravagantes aparecem no interior.

Na janela de uma sacada
Nesse caso, são usados \u200b\u200btons pastel. É desejável que sejam vários tons mais escuros que o papel de parede do apartamento. Os lambrequins dão um charme especial, com o qual se cria o conforto do lar.
A maioria das pessoas usa persianas ou persianas romanas.

cores e estampas
As estampas florais são populares, o que adiciona sabor ao interior da sala:
- rosas - dão às cortinas leveza e ternura;
- papoulas - refresque o interior da sala;
- sakura - evoca emoções positivas;
- macieira em flor. Essa impressão refresca o interior, torna o espaço da sala mais espaçoso.

Exemplos de design
Se houver 2 filhos de sexos diferentes na família, a escolha recai sobre cores neutras. É importante levar em consideração a idade e as características psicológicas das crianças.Não é necessário orientar as cortinas para uma menina ou menino. Como alternativa, eles penduram cortinas monofônicas com padrões geométricos e outros padrões que se encaixam no design do quarto das crianças. As cortinas também são costuradas por conta própria a partir de remendos de cores diferentes. Eles pintam cortinas simples. Para isso, são utilizadas tintas a óleo.

Erros comuns
Todo mundo tem seus próprios gostos e preferências, então você não pode se limitar na escolha de cortinas, mas também não pode cometer os seguintes erros:
- Têxteis muito artísticos. Isso leva ao congestionamento interno.
- Tule e cortinas não combinam em densidade, o que leva a uma falta de harmonia na sala.
- Erros no cálculo de materiais.
- Número excessivo de itens. Parece sem gosto.
- Má escolha de cores. Desarmonia da sala.

Dicas e truques de designers experientes
Designers experientes dão as seguintes recomendações ao escolher cortinas para um berçário:
- As cortinas com padrão horizontal expandem visualmente a sala e, com uma imagem vertical, puxam-na para trás.
- Em uma sala com teto baixo, são escolhidos tecidos claros de tons claros.
- Cortinas compridas não são penduradas no quarto das crianças, os romanos ficam melhores.
- Cortinas escuras são penduradas em uma grande sala para torná-la mais aconchegante.Mas o tecido de tons claros fica ótimo em salas pequenas.


