Como pendurar um aquecedor de água na parede com as próprias mãos, os segredos da instalação e reparo de uma caldeira
Os aquecedores de água permitem que você não dependa do desligamento sazonal da água quente. Tais dispositivos são fixados na parede e conectados ao sistema geral por meio de tubos flexíveis. Antes de procurar uma solução para a questão de como pendurar você mesmo o aquecedor de água na parede, é importante decidir o local de instalação do aparelho. A vida útil e a eficiência da caldeira dependem diretamente disso.
Recomendações para escolher um local
A escolha do local de montagem, bem como a instalação da caldeira, depende do tipo de termoacumulador adquirido. Este dispositivo é dos seguintes tipos:
- Aquecimento indireto. Um dispositivo deste tipo pode ser colocado no chão ou na parede. Esta caldeira distingue-se dos outros esquentadores pela ausência de elemento de aquecimento integrado.
- Gás. Como o nome sugere, o dispositivo está conectado a uma rede de gás comum. Recomenda-se que este aquecedor seja instalado com a ajuda de especialistas terceirizados.
- Elétrico. O tipo mais comum de caldeira.Os elementos de aquecimento desses aquecedores só funcionam se o dispositivo estiver conectado à rede elétrica.
Ao escolher um local para instalação, é importante levar em consideração as dimensões da caldeira. Para salas pequenas, recomenda-se a compra de radiadores compactos.
Ao escolher um ponto de montagem, também é importante levar em consideração a localização das comunicações (água, eletricidade), a resistência das paredes e vários outros parâmetros.
Comunicação
Ao escolher um local para instalação, é necessário levar em consideração o comprimento do cabo através do qual o radiador é conectado à rede elétrica. Se um aquecedor de água a gás estiver instalado, ele deve estar localizado nas imediações do duto de ventilação. Também não é recomendado montar a caldeira a uma distância considerável do tubo de água fria.
armário sanitário
Os artesãos recomendam fechar a caldeira com um armário de encanamento. No entanto, se desejado, o dispositivo pode ser deixado aberto.
nível de umidade
Caldeiras não são recomendadas para instalação em locais de alta umidade. Em particular, é proibido instalar radiadores acima do banho, pois respingos de água podem entrar na fiação e causar um curto-circuito. O nível de umidade no qual a caldeira permanece operacional é indicado nas instruções.

Resistência da parede
Este parâmetro afeta diretamente a vida útil do aquecedor de água. Na hora de escolher o local para fixação do aparelho, deve-se lembrar que a parede deve suportar o peso não só da caldeira, mas também da água.
Tijolo
Paredes de tijolos são adequadas para a instalação de radiadores.Ao mesmo tempo, ao instalar o dispositivo, é necessário fazer furos para os suportes diretamente no material. O cimento que mantém o tijolo unido pode desmoronar sob altas cargas.
blocos de concreto
Esta opção é mais preferível para a instalação de dispositivos de aquecimento.
Ferramentas e materiais necessários
O tipo de ferramenta usada para montar o aquecedor de água é selecionado com base nas características das paredes. Neste caso, uma arma de construção é necessária em cada caso.

arma de construção
Esta ferramenta é utilizada para fixar as cavilhas, sem as quais é impossível pendurar o aquecedor.
perfurador
Uma broca de martelo é necessária se o aquecedor for pendurado em paredes de concreto para formar orifícios nos quais as buchas serão inseridas.
Furadeira elétrica
Uma furadeira elétrica é usada nos casos em que os furos são feitos em paredes feitas de um material mais macio que o concreto (gesso, tijolo, etc.).
Fechos
As fixações são geralmente fornecidas com o aquecedor de água.
ganchos de metal
São necessários suportes para fixar o aquecedor de água à parede. O comprimento desses ganchos depende do volume da caldeira.

Estacas
Cavilhas seguram os suportes na parede. Ou seja, esses fixadores absorvem parte da carga criada pela caldeira.
Portanto, ao comprar buchas você mesmo, deve-se dar preferência às de metal durável.
Tubos de alta qualidade
Para conectar a caldeira, você precisará de pelo menos dois tubos de cobre (não de metal), um dos quais fornece água fria e o segundo retorna água quente.
Parafusos
Os parafusos são necessários quando o radiador é pendurado na parede com uma camada de gesso.
O comprimento desses suportes deve ser superior a 10 centímetros.
Instruções e diagrama de fiação do dispositivo
Sem instruções e diagrama, é impossível conectar a caldeira à rede geral, pois o algoritmo de instalação do dispositivo depende diretamente do projeto do radiador.
cabo de rede
O cabo necessário para a ligação à rede é fornecido com a caldeira.
filtrado
Um filtro grosso é necessário se o aquecedor for instalado em locais onde é fornecida água contaminada (com partículas grandes).

conexões especiais
Os bicos também são fornecidos com o dispositivo e permitem a conexão dos tubos de alimentação e descarga.
Como consertar a caldeira corretamente
A instalação de um aquecedor de água de armazenamento é realizada de acordo com um único algoritmo, independentemente das características do projeto. Ao mesmo tempo, estes últimos determinam a ordem do trabalho. Ou seja, as caldeiras elétricas são ligadas à rede geral após a instalação, enquanto as caldeiras a gás requerem sempre a instalação de chaminé.
Na primeira etapa da instalação, o aquecedor de água é fixado na parede. Para fazer isso, você deve fazer o seguinte:
- Afaste-se do teto pelo menos 20 centímetros e aplique uma marca que mostre a borda superior do tanque.
- Na parte de trás do tanque, a distância entre a placa de montagem e o topo é medida.
- A partir da marca aplicada na parede, é necessário recuar até a distância obtida e traçar uma linha horizontal. Neste ponto, você deve usar o nível do edifício.
- Na faixa horizontal, determina-se o centro, a partir do qual é necessário medir metade da distância entre os suportes fixados na caldeira, em cada direção.
- A parede nos locais onde as marcas são aplicadas é perfurada a uma profundidade correspondente ao comprimento do fixador.

Ao final do trabalho, você pode pendurar o aquecedor de água na parede e começar a conectar o aparelho ao abastecimento de água e à rede elétrica.
Recursos para montagem em diferentes superfícies
Antes de prosseguir com a instalação do tanque de aquecimento, é necessário saber do que é feita a parede. Isso deve ser feito porque alguns materiais não são capazes de suportar o peso do dispositivo, enquanto outros exigem furos de grande profundidade.
espuma de concreto
Quando montados em concreto, podem ser utilizados elementos padrão se for instalado um aquecedor de água com peso total de até 50 quilos. Nos casos em que forem montadas caldeiras maiores, serão necessárias buchas de aço em espiral para fixar o dispositivo, que são reforçadas com um prato.
No entanto, em tais circunstâncias, os artesãos recomendam o uso de cavilhas adesivas que são inseridas na parede em ângulo.
Adobe
Para fixação em taipa de pilão, também é recomendado o uso de placa suspensa por âncoras longas. E então os fixadores que prendem o radiador são soldados à blindagem.
azulejo de cerâmica
O grau de fixação do aquecedor nas paredes acabadas com ladrilhos cerâmicos depende diretamente do nível de fixação deste último material. Um papel igualmente importante neste caso é desempenhado pela força do suporte principal. Se a instalação nessas paredes for planejada, os ladrilhos devem ser fixados da maneira mais segura possível, evitando o aparecimento de deformações.

Divisórias de gesso cartonado
Não é recomendado montar a caldeira em drywall. Este material não é capaz de suportar cargas aumentadas. A instalação é possível desde que, na fase de fixação do drywall, as chapas sejam formadas atrás das chapas às quais o radiador está fixado.Também é possível dispor a estrutura de suporte de carga na qual as âncoras são inseridas.
Bebida
A instalação sobre uma superfície de madeira está associada a certos riscos, uma vez que este material muda de configuração ao longo do tempo e se deforma por motivos naturais. Portanto, o radiador deve ser fixado em uma tela metálica pré-instalada.
Além disso, é recomendável colocar materiais não inflamáveis atrás da caldeira, o que evitará a ignição da madeira em caso de curto-circuito.
acompanhamento
Ao fixar no revestimento, é necessário colocar um material incombustível entre a caldeira e a parede. E recomenda-se fixar as âncoras nas quais o aquecedor de água está pendurado em vigas verticais ou tubos de perfil escondidos sob a guarnição de madeira.
gesso
Não é recomendado montar o esquentador em gesso. Caso não haja outra opção de instalação, a caldeira é fixada na parede por meio de dois trilhos metálicos, sendo um fixado no teto (viga de piso) e o segundo - por meio de buchas , na parede.

Tijolo e bloco de concreto
Recomenda-se que o aquecedor de água seja fixado em paredes de tijolos ou blocos de concreto usando um parafuso de ancoragem, pinos ou parafusos. Nesse caso, as paredes devem ser grossas o suficiente.
Login de comunicações
A conexão à rede geral de abastecimento de água é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- No ramal azul da caldeira (destinado a conectar um cano com água fria), é enrolado um cabo, que é lubrificado com um unipack.
- Um T é aparafusado no tubo de ramificação, ao lado do qual uma válvula de drenagem é instalada.
- A válvula de alívio é aparafusada na parte inferior do tee com uma seta apontando para baixo.
- Uma válvula de fechamento e um adaptador rosqueado estão instalados abaixo.
- A segunda parte da mangueira se conecta ao tubo de água fria.
Em seguida, uma válvula de fechamento e um adaptador, ao qual a mangueira está conectada, são aparafusados na mangueira vermelha. Este último é então conectado ao abastecimento de água.
Dicas e truques de especialistas
Para evitar sobrecarga na rede elétrica, é recomendável trazer uma linha separada para a caldeira conectada a um disjuntor de 16 amperes. A seção transversal é calculada com base na potência do dispositivo (1,5 milímetros para 3,5 quilowatts, 2,5 - 5,5, 4 - 7). Os aquecedores de água devem ser montados em paredes estruturais, uma vez que estas são capazes de suportar cargas maiores. Nos casos em que for montado um aparelho a gás, será necessária uma conduta de ar separada, que é fornecida diretamente à coluna.


