Como dobrar de forma compacta a roupa de cama em um armário, os melhores métodos e regras de armazenamento

Uma boa anfitriã tem tudo em ordem em lingerie, é fácil encontrar qualquer conjunto. Se não houver muito espaço no apartamento, vale a pena saber como dobrar roupas de cama compactamente no armário, sem perder um centímetro de área sem rumo. Ao mesmo tempo, tudo deve ser prático, bonito, funcional. Conhecendo várias opções, fica fácil escolher a mais adequada para condições específicas e de acordo com suas preferências.

Métodos básicos de dobra

Quaisquer que sejam os conjuntos no armário - para crianças, um ano e meio ou para famílias, eles incluem pelo menos três elementos (capa de edredom, fronha, lençol). Se você dobrar cada um deles separadamente, obterá muitas coisas que não são fáceis de entender e obterá rapidamente o que você precisa.

As formas mais comuns de dobrar roupas de cama são:

  • clássico;
  • armazenamento em uma fronha;
  • vertical.

Clássico

Este método é considerado o mais comum. Após a lavagem e secagem, a roupa é passada a ferro. Com isso, além de adquirir um aspecto mais estético, também ocupa menos espaço.As fronhas são dobradas 3-4 vezes corretamente (de canto a canto), lençóis e capas de edredom - até 6 vezes. Os conjuntos são montados a partir de itens passados ​​a ferro e colocados em um armário em uma pilha ordenada.

A roupa de cama fica bem visível no armário, é fácil encontrar o conjunto necessário. As desvantagens desse método incluem a inconveniência de extraí-lo.

Vertical

O método é emprestado dos japoneses. Os itens de cama não são dobrados em retângulos, mas em rolos soltos. Depois de dobrar a capa de edredom ou lençol não 6 vezes, mas um pouco mais, eles obtêm um pacote, que é armazenado verticalmente, colocado em uma parte estreita. Não é difícil encontrar e dobrar os kits dessa maneira, mas eles exigem uma prateleira ou cômoda especial. Para um guarda-roupa padrão, esta opção de armazenamento de roupas de cama não é adequada.

Colocado em uma fronha

O método de armazenamento da fronha é conveniente de usar. Os elementos dos kits não se confundem, são muito compactos na prateleira e são fáceis de obter. Para colocar a roupa de cama em uma fronha, você deve:

  1. Passe-o com um ferro.
  2. Dobre cuidadosamente os lençóis e as capas de edredom para caber dentro da fronha.
  3. Dobre em uma única pilha.
  4. Coloque o conjunto em uma fronha, dobre as bordas e coloque na prateleira.

O método de armazenamento da fronha é conveniente de usar.

Em um elástico

Recentemente, as folhas elásticas se espalharam, o que é conveniente de usar, mas difícil de dobrar para parecer arrumado. De acordo com um dos métodos, você deve:

  1. Segure o centro do lado curto da folha e agite.
  2. Coloque-o em forma de rede em uma superfície plana.
  3. Dobre as bordas com um elástico no meio.
  4. Dobre duas vezes na direção do lado liso.
  5. Vire e dobre ao meio.
  6. Alinhe todos os cantos (um por um).
  7. Alinhe as bordas e dobre na cintura.

Método KonMari

O método foi desenvolvido e batizado com o nome de Mari Kondo, moradora do Japão. Ele prevê a distribuição racional do espaço para lavanderia em um apartamento moderno.

De acordo com seu método, você deve primeiro fazer uma auditoria completa das roupas de cama e remover aquelas que não são usadas devido à degradação ou inutilidade.

A roupa restante é classificada em três categorias: lençóis, fronhas, capas de edredão. Eles são armazenados em um armário na posição vertical, empilhados em pilhas separadas, acessíveis para visualização. A localização permite levar o item necessário sem atrapalhar a ordem geral.

Rolar

Este método é usado para armazenar conjuntos de linho em gavetas ou prateleiras profundas. A capa de edredom é dobrada em uma tira, e o lençol dobrado e a fronha são colocados por cima da mesma forma. Tudo é enrolado e colocado em uma segunda fronha. A posição vertical permite retirar os rolos sem destruir a estrutura e colocar um novo jogo de roupa limpa no espaço vago.

Este método é usado para armazenar conjuntos de linho em gavetas ou prateleiras profundas.

estante

O método é colocar a roupa de cama nas prateleiras não na horizontal, mas como livros em uma estante. Remover o conjunto necessário é muito conveniente e não afeta os vizinhos. O método é adequado para armários altos e estreitos com prateleiras frequentemente espaçadas.

Pacote

Você pode economizar significativamente espaço no gabinete com a ajuda de sacos de vácuo especiais. Depois de lavada, seca e virada do avesso, a roupa é cuidadosamente dobrada, colocada num saco e o ar é bombeado para fora. O plástico convencional não é adequado para esses fins.

Curativo

Uma bela adição ao linho dobrado em um feixe pode ser amarrá-lo com uma fita, uma corda decorativa, uma fita. O conjunto montado é fácil de alcançar e confortável de segurar nas mãos.

Cestas e recipientes

O interior do guarda-roupa parece muito organizado se cada conjunto de cama for dobrado de forma compacta e colocado em uma caixa, cesto ou recipiente separado. É conveniente tirar da prateleira, a ordem no armário não é perturbada se você tirar uma das caixas. Este método é aplicável quando o tamanho do apartamento e o closet permitem.

Regras para guardar roupa de cama no armário

Para garantir o armazenamento adequado da roupa de cama, não basta dobrá-la com cuidado, várias nuances devem ser levadas em consideração:

  • um conjunto e meio é dobrado separadamente dos conjuntos duplos;
  • apenas itens completamente secos são colocados no armário;
  • é melhor guardar a roupa de cabeça para baixo;
  • se forem colocadas folhas de papelão entre os conjuntos, será possível retirá-las da embalagem sem tocar nas vizinhas;
  • para manter a qualidade do tecido por muito tempo, escolha um local do apartamento protegido da luz solar direta;
  • roupa de cama de seda deve ser protegida de traças por meios especiais;
  • Periodicamente, você precisa se livrar de kits desgastados que se tornam inutilizáveis ​​e adquirir novos para substituí-los.

Manter sua roupa de cama segura não é suficiente apenas para dobrá-la com cuidado.

Condições de trabalho

Qualquer tecido tem uma vida útil, após a qual perde sua aparência devido ao desgaste. As propriedades higiênicas desse linho são significativamente reduzidas. Recomenda-se ter pelo menos três conjuntos diferentes para cada cama da casa.

A vida útil média dos têxteis é de cerca de 5 anos. Alguns tipos de tecidos são mais duráveis ​​e podem ser usados ​​por mais tempo do que o normal:

  • flanela de baixa densidade - até 5 anos;
  • chita grossa de densidade média - até 7 anos;
  • linho e algodão - cerca de 9 anos;
  • cetim, seda artificial - 10 anos;
  • seda natural - até 15 anos.

O tempo pode variar em função da intensidade de uso, da frequência de lavagem, da qualidade de manutenção do produto.

Dicas e truques adicionais

Para prolongar a vida útil de sua roupa de cama, você pode seguir algumas dicas:

  • a troca de roupa de cama deve ser feita pelo menos uma vez por semana;
  • não deve ser apertado durante a lavagem, para que não adquira cheiro desagradável e a sujeira seja mais fácil de remover;
  • antes de enviar o conjunto para o tambor da máquina de lavar, estude atentamente as etiquetas com informações sobre as condições de lavagem;
  • recomenda-se secar a roupa de cama ao ar livre;
  • O recurso 'Extra Rinse' ajudará a evitar manchas de condicionador;
  • se o kit não for usado por muito tempo, deve ser bem cozido no vapor a uma temperatura de cerca de 90;
  • sachês, toalhas borrifadas com perfume ou óleo essencial, sachês de ervas são usados ​​como perfumes para roupas de cama, além de condicionadores.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha