Qual a melhor forma de armazenar pêssegos em casa, princípios e regras

Os deliciosos e suculentos frutos do pessegueiro, dos quais existem mais de 300 variedades no mundo, amadurecem durante o verão e início do outono. Eles são caracterizados por uma rápida taxa de ganho de peso e maturação, portanto, colheita e armazenamento requerem atenção especial. Recomendações sobre como armazenar pêssegos adequadamente em casa e com perdas mínimas ajudarão a preservar a maioria das frutas nos próximos meses.

Regras e princípios gerais

Os pêssegos são colhidos em várias etapas à medida que amadurecem devido à sua textura delicada e à possibilidade de danos leves. Jardineiros experientes sabem que a colheita de pêssegos para armazenamento ou transporte deve ser feita no momento em que os frutos começam a mudar de cor:

  • frutas de polpa branca são melhor removidas quando a cor verde se torna creme;
  • variedades de polpa amarela - quando aparece uma cor amarela.

Pêssegos ligeiramente verdes ainda podem ser deixados para amadurecer e, para um transporte mais longo, você precisará de frutas firmes ao toque. Para consumo humano, colher da árvore quando estiver completamente macia e madura.

Os princípios básicos de uma boa conservação de pêssegos:

  • você não pode usar sacolas plásticas devido ao possível apodrecimento rápido da fruta;
  • espaço de armazenamento recomendado - geladeira, porão ou adega, varanda;
  • ao usar pêssegos para acelerar o amadurecimento de outras frutas, deve-se ter em mente que eles amadurecem mais rápido e começam a estragar;
  • os pêssegos não devem ser empilhados em várias camadas, porque sob o peso dos frutos inferiores se deteriorarão mais rapidamente.

Condições de armazenamento necessárias

Os pêssegos devem ser classificados antes de serem armazenados. Para qualquer sinal de machucado ou início de podridão, recomenda-se que sejam reservados para alimentos ou processamento (enlatados, geléia fervente).

Com longa vida útil, as frutas devem ser selecionadas periodicamente, descartando aquelas que começam a apodrecer para evitar a contaminação das frutas vizinhas.

Temperatura

A temperatura óptima para conservar os pêssegos é de 0...+5°. Este modo está previsto em compartimentos especiais da geladeira, destinados a verduras e frutas, e também é observado na adega. O período de armazenamento é de 2-4 semanas.

Quanto mais a temperatura se desvia para o calor (mais de +10°С), mais rápido a fruta se deteriora. Em condições ambientais, o amadurecimento é acelerado e o tempo de armazenamento é reduzido para 4-5 dias. Se a temperatura desviar para o frio, os frutos podem se deteriorar devido à baixa temperatura.

Umidade

A umidade ideal para armazenar frutas delicadas é de 90%. Com um valor menor, os frutos começam a secar e enrugar, com um valor maior, apodrecem.

A umidade ideal para armazenar frutas delicadas é de 90%.

Iluminação

Melhor ainda, os frutos são armazenados em um local escuro onde a luz do sol não entra.

Recipiente

Várias regras para escolher recipientes para armazenamento:

  • caixas especiais com células são ideais, nas quais pode ser evitada a pressão da camada superior sobre a camada inferior e danos prematuros aos frutos;
  • com grande colheita, é permitido o armazenamento em caixa especial com areia ao embalar frutas com papel;
  • ao congelar pêssegos, recomenda-se colocá-los em recipientes de plástico.

Como armazenar frutas verdes

Para transporte e armazenamento a longo prazo, é melhor colher pêssegos verdes. Frutos delicados conservam-se bem quando embalados em sacos de papel ou linho.

Um método é praticado para ajudar a prolongar este período. Consiste na utilização de uma solução de ácido salicílico e álcool 90% na proporção de 10 g por litro. O líquido deve ser untado com a fruta antes de ser guardado, e antes de ser consumido deve ser lavado em água corrente.

Saco de papel

Um método popular é preservar a fruta na areia, o que ajuda a prolongar o tempo de amadurecimento. Nesse caso, os pêssegos são dispostos em sacos de papel ou embrulhados em pergaminho. Os frutos são colocados em caixotes com 4 fileiras de altura e os vazios são cobertos com areia seca. O recipiente é colocado em uma adega ou despensa fria. Tempo de maturação e armazenamento - 2 semanas.

Para amadurecer os pêssegos mais rapidamente, é praticado um método de colocar maçãs ou bananas sobre eles. A liberação conjunta de substâncias especiais estimula o amadurecimento precoce das frutas vizinhas. O saco de frutas deve ser armazenado por 24 horas a +22°C em local escuro. Em seguida, verifique a maturação e leve à geladeira.

tecido de linho

Outro método é usar uma toalha ou guardanapo de linho ou algodão, no qual os frutos devem ser colocados a uma certa distância (não devem se tocar) com as mudas para baixo. De cima, a fruta é coberta com outra toalha, bloqueando a passagem do ar. Eles amadurecem em 2-3 dias.

De cima, a fruta é coberta com outra toalha, bloqueando a passagem do ar.

Métodos de preservação de frutas maduras

Pêssegos maduros não duram muito, então você precisa conhecer as regras para seu armazenamento.

À temperatura ambiente

A + 22 ... + 25 ° C, os frutos podem permanecer sem deterioração por apenas 2-3 dias.

Na geladeira

Pêssegos maduros podem ser armazenados na geladeira por até uma semana. Não é recomendado por um período mais longo devido à rápida deterioração.

Congeladas

Os pêssegos podem ser congelados de várias formas. A maneira mais fácil é colocar frutas maduras no freezer, embrulhando cada uma em um saco de papel.

A vida útil no estado congelado depende das condições de temperatura:

  • a -9 ... -12 ° - até seis meses;
  • abaixo de -13 ... -18 ° С - até 9 meses.

Junto

Regras básicas para congelar:

  1. Reserve frutas maduras inteiras
  2. Lavar com água sem retirar as estacas e secar.
  3. Coloque na geladeira por um dia.
  4. Em seguida, coloque em recipientes de plástico para armazenamento e feche com uma tampa.
  5. Coloque no congelador.

fatias

Da mesma forma, frutas fatiadas, dispostas em recipientes lacrados, são armazenadas no freezer.

A fruta fatiada é armazenada no freezer da mesma maneira.

Purê de batatas

Os pêssegos também podem ser congelados na forma processada - purê ou geléia. Para sua preparação, as frutas são lavadas e descascadas. As sementes devem ser retiradas, a polpa deve ser picada com moedor de carne ou liquidificador. Coloque em potes ou em forminhas de gelo e congele.

Murchado no forno

Variedades agridoces são adequadas para secar ou murchar. Processo passo a passo de secagem de pêssegos:

  1. Divida a fruta ao meio e retire as sementes
  2. Coloque a fruta em uma assadeira e leve ao forno.
  3. Secar por 3 horas a + 50°C.
  4. Desligue o forno por 6 horas.
  5. Em seguida, repita a secagem liga/desliga até secar completamente.
  6. Durante o processo de secagem, as frutas devem ser viradas e as assadeiras devem ser trocadas.

Recomenda-se armazenar esses frutos secos em temperaturas abaixo de + 15 ° C, em local escuro e seco com umidade não superior a 65%.

branqueado

Antes de colocar no freezer, o seguinte procedimento deve ser realizado:

  1. Lave as frutas.
  2. Escalde colocando por 20-30 seg. frutas em água fervente.
  3. Retire a pele e corte em quartos.
  4. Seque as frutas, coloque-as cuidadosamente em saquinhos e congele-as.

cristalizado

Frutas congeladas desta forma são ideais para assar. Por isso, precisam ser cortados em rodelas pequenas e colocados em qualquer recipiente, polvilhados com açúcar, tampados com tampa e colocados para congelar.

em calda

Para tal congelamento, são utilizadas frutas maduras, que começaram a deixar suco. Primeiro, um xarope doce é preparado na proporção de 600 ml de água e 350-400 g de açúcar. É levado a ferver, mexendo bem e ligeiramente arrefecido. As frutas são colocadas em um recipiente e despejadas com calda (não até o topo), deixadas de molho por 1-2 horas e depois colocadas no freezer.

Para tal congelamento, são utilizadas frutas maduras, que começaram a deixar suco.

em forma de geléia

Uma receita passo a passo para fazer deliciosas geléias ensolaradas:

  1. Lave 2 kg de pêssegos maduros, corte-os em rodelas, retirando as sementes.
  2. Incorpore em uma panela e cubra com açúcar, você precisa de um total de 1,5 kg.
  3. Esprema o suco de meio limão.
  4. Amarre a panela com gaze e deixe por 2 horas até que o suco apareça.
  5. Despeje o suco em outro recipiente, leve ao fogo e deixe ferver por 2-3 minutos.
  6. Despeje a calda quente sobre as frutas, acrescente água.
  7. Cozinhe por 5 minutos, retirando a espuma.
  8. Reserve e deixe de molho por 2 horas.
  9. Leve ao fogo e deixe ferver, mexendo delicadamente com uma colher.
  10. Cozinhe até ficar macio por cerca de 60 minutos.
  11. Disponha nos potes e enrole, vire os potes de cabeça para baixo com as tampas para baixo.

Armazenar em local fresco e escuro.

Como descongelar corretamente

A melhor maneira de descongelar é na geladeira. É necessário reservar a quantidade necessária de frutas em um prato à noite e colocá-lo na prateleira da geladeira, para que de manhã a fruta não perca a integridade e dê suco. Para preparar a compota, as frutas congeladas podem ser colocadas diretamente na água quente.Os pêssegos não perdem a elasticidade da polpa quando descongelados. No entanto, o recongelamento é inaceitável.

Métodos de preparação para o inverno

Existem muitos métodos populares e deliciosos para armazenar pêssegos para o inverno e preparar refeições deliciosas com eles. Estes incluem: secagem e branqueamento, fazer compotas, compotas, preparar xarope e fazer purês de frutas.

Quando enlatadas, todas as frutas podem ser armazenadas em local fresco e escuro por vários meses.

Erros comuns

Muitas pessoas não sabem que, se as frutas não forem armazenadas corretamente, elas tomam decisões erradas que aceleram o processo de deterioração e contribuem para a diminuição do sabor e das qualidades nutricionais.

Erros:

  • pré-tratamento deficiente, que leva ao crescimento de bactérias;
  • o conteúdo de todas as frutas na geladeira - a estrutura, a aparência e o sabor das frutas são perturbados;
  • compre pêssegos maduros (frutas verdes estragam menos e amadurecem em 2-3 dias);
  • armazenamento de frutas de vários tipos em um recipiente;
  • dobre as frutas em sacos plásticos.

dicas e truques

Para comer frutas frescas não só no outono, mas também no inverno, é preciso cuidar com antecedência. Ao decidir colocar frutas para armazenamento a longo prazo, é importante aprender a determinar o amadurecimento dos pêssegos e separá-los a tempo em verdes e já maduros, que precisam ser consumidos mais rapidamente .



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha