Como armazenar tomates em casa, regras, duração e métodos

Existem muitas maneiras de armazenar tomates. Para prolongar a vida útil da colheita, você precisa saber como armazenar adequadamente os tomates e como prepará-los.

Preparação para armazenamento: orientações gerais

Antes de deixar a colheita colhida para armazenamento, é necessário realizar uma série de etapas preparatórias. Incluindo:

  1. Inspecione os vegetais e descarte quaisquer espécimes rachados, podres ou deformados. Os tomates maduros e maduros devem ser enviados para processamento ou consumidos frescos.
  2. Classifique a colheita por variedade e tamanho. A temperatura de armazenamento é diferente dependendo da espécie, e os tomates grandes amadurecem mais rápido que os pequenos.
  3. Lave as frutas e deixe-as secar bem para que o processo de podridão não comece durante o armazenamento prolongado.
  4. Cubra os tomates com uma bainha protetora.Uma fina camada de cera ou uma solução de gelatina de baixa resistência ajuda a manter os vegetais frescos.

Quais variedades são adequadas para armazenamento a longo prazo

Entre a variedade de variedades de tomate, nem todas têm a capacidade de manter seu sabor e frescor por muito tempo. Qual variedade é adequada para armazenamento deve ser determinada ao escolher sementes ou mudas. Considerando as especificidades das condições climáticas, recomenda-se selecionar variedades zoneadas para um clima específico. Para armazenamento a longo prazo, as variedades mais adequadas são Long Keeper, Rio Grande, Masterpiece, Podzimny, Khrustyk F1 hybrid.

Regras e prazo de validade dos tomates

Dependendo de onde a colheita será armazenada, é necessário criar condições adequadas. Salas frias com baixa umidade são mais adequadas para tomates.

Na geladeira

Ao usar a geladeira para armazenar frutas, coloque-as no crisper onde as condições forem adequadas para prolongar a vida útil. Os tomates devem ser dispostos em 1-2 fileiras para não criar pressão nos vegetais inferiores.

Diante da dúvida - é melhor deixar o tomate na prateleira da geladeira ou não, vale a pena escolher um compartimento especializado para armazenamento, se possível. Se for possível guardar os tomates apenas na prateleira, é necessário embrulhá-los em sacos plásticos.

tomate enlatado

No porão

O porão para armazenamento de colheitas deve estar limpo e fresco. A vida útil da fruta depende diretamente de quantos graus haverá na adega. A temperatura ideal no porão pode chegar a 12 graus, o indicador de umidade é de 80 a 90%. Se a sala estiver muito úmida, os tomates mofarão e o ar muito seco enrugará e secará a colheita.Também é recomendável ventilar periodicamente a sala para circular o ar.

na sacada

Em casa, é permitido armazenar colheitas na varanda em temperaturas de 5 a 12 graus. Basta dispor as frutas em caixas de madeira descascadas, no fundo das quais se cobre um pano grosso ou papel. Você também precisa fazer forros entre cada camada de vegetais. As caixas podem ser empilhadas umas sobre as outras e o topo pode ser coberto com um pano para evitar a exposição direta aos raios ultravioleta.

É importante que o abrigo não obstrua a passagem do ar.

À temperatura ambiente

Muitos jardineiros mantêm a safra colhida em um apartamento e muitas vezes se perguntam a que temperatura os vegetais não se deterioram. Para frutas verdes, a temperatura máxima é de 20 graus, caso contrário, elas ficarão maduras demais e apodrecerão. Espécimes maduros requerem uma temperatura não superior a 7 graus.

Os vegetais devem ser verificados regularmente quanto à deterioração durante o prazo de validade. Separando os frutos podres a tempo, será possível preservar o frescor do restante da safra.

tomates em um recipiente

Como armazenar tomates corretamente

Diferentes condições de armazenamento são adequadas para tomates frescos, verdes, secos e outros.

Para preservar a qualidade, a aparência e o sabor da fruta, devem-se levar em consideração as especificidades de cada tipo.

Maduro

A temperatura ideal para tomates maduros é de 4 a 6 graus Celsius. Você pode colocar vegetais maduros na geladeira ou em gavetas. Recomenda-se usar a cultura para consumo fresco ou processamento algumas semanas após a colheita.

frutas vermelhas

Recomenda-se armazenar os tomates vermelhos em caixas rasas, empilhados com os caules para cima em 2-3 fileiras. Entre as fileiras é necessário despejar serragem e cobrir os recipientes com um filme plástico fino, que permita a entrada de ar fresco. Eles contêm tomates vermelhos a uma temperatura de 1-2 graus por até alguns meses.

tomates marrons

A variedade marrom de tomate é colocada em caixas de madeira de 10 a 12 kg cada. Para evitar que as frutas se toquem, elas podem ser embrulhadas em papel fino. As caixas são cobertas com uma tampa e mantidas a uma temperatura não superior a 6 graus.

colheita de tomate

Leite e vegetais verdes

Para que os tomates com leite amadureçam, devem ser deixados em uma sala a uma temperatura de 15 a 20 graus. Em temperaturas mais altas, os vegetais não produzirão matéria corante e terão um sabor menos suculento. Periodicamente vale a pena inspecionar a cultura e selecionar espécimes em maturação.

Armazenando tomates processados ​​para o inverno

Vegetais processados ​​também podem ser armazenados durante o inverno. Considerando o método de processamento, é importante observar as peculiaridades das condições de armazenamento.

alimentos secos

Recomenda-se armazenar tomates secos ao sol prontos para uso em sacos de algodão apertados. Você também pode preservar o sabor e o frescor usando um recipiente para alimentos com tampa selada como recipiente. Ao colocar legumes secos ao sol em um recipiente, você deve primeiro derramar azeite nele. O recipiente é colocado na geladeira ou no freezer, mas deve-se lembrar que ao descongelar os vegetais perderão a cor original.

tomate seco

Os frutos secos podem, por analogia com os frutos secos, ser embalados em sacos de algodão ou colocados em frascos de vidro esterilizados. Se desejar, adicione alho, pimenta, sal e outras especiarias ao recipiente. Em seguida, o óleo vegetal é derramado na jarra e o gargalo é coberto com filme plástico e tampa lacrada.

É permitido armazenar vegetais secos em caixas de madeira ou compensado, caixas de papelão e cestas de vime. Várias camadas de papel são alinhadas no fundo dos recipientes e colocadas em uma sala fria a uma temperatura de 0 a 10 graus.

tomate enlatado

Os tomates enlatados são armazenados em temperatura ambiente em local escuro ou em despensa. O prazo de validade máximo é de 12 meses.Se o prazo for violado, pode ocorrer uma reação oxidativa e a colheita perderá suas características de sabor.

armazenamento de tomate

Como acelerar o amadurecimento de vegetais colhidos verdes?

Geadas prematuras e outras circunstâncias nem sempre deixam a oportunidade de esperar até que todos os tomates estejam totalmente maduros. Depois de colher frutas verdes do jardim, você precisa usar vários métodos para amadurecer a colheita em casa.

Para que os tomates fiquem vermelhos mais rápido, pode-se retirar os arbustos do solo com as raízes. Em seguida, as plantas são penduradas no teto com as raízes para cima, para que os frutos continuem recebendo componentes nutricionais por algum tempo. Além disso, existem várias maneiras de deixar os frutos retirados dos arbustos para amadurecer. Para isso, é necessário criar condições ambientais favoráveis ​​​​e aplicar adicionalmente estimulantes de desenvolvimento.

Vodka

Durante numerosos experimentos, foi estudado o efeito do álcool etílico no processo de amadurecimento de vegetais, o que levou a um resultado positivo.A injeção com uma seringa de 0,5 ml de vodka em um tomate verde através da base do caule acelera o amadurecimento em 14 a 16 dias. A vodca injetada na fruta se decompõe e não afeta o sabor e a composição química. As sementes de tomate, nas quais o álcool é introduzido, são adequadas para cultivo posterior e não precisam ser processadas em uma ordem especial para obter bons brotos.

Etanol

Por analogia com a introdução de vodka em frutas, injeções de etanol podem ser usadas para acelerar o amadurecimento. Para um tomate de 100 g, usa-se 150 mg de etanol na concentração de 50 a 95%. Devido ao efeito da substância, o amadurecimento é acelerado em 10 a 14 dias. A composição química das hortaliças, cujo amadurecimento é estimulado pela injeção de etanol, permanece praticamente inalterada. As sementes dos vegetais injetados têm uma boa taxa de germinação e formam plantas saudáveis.

tomate enlatado

calor e luz

Permitir que os tomates colhidos amadureçam até ficarem vermelhos em casa é importante para criar um ambiente favorável. Os tomates de maturação técnica, que ainda não adquiriram uma tonalidade vermelha, amadurecem mais ativamente no calor e com boa iluminação. A melhor forma é espalhar a fruta em um parapeito de janela aquecido, onde a luz natural entra ao longo do dia.

Não é recomendado deixar vegetais de maturidade diferente para amadurecer no mesmo local. O melhor resultado é obtido se a colheita for classificada antecipadamente.

Para que os vegetais mantenham seu alto sabor e suculência durante o processo de amadurecimento, é necessário garantir a presença de gás etileno. A substância é secretada ativamente por todas as frutas e vegetais maduros.Para aumentar a concentração de etileno junto aos vegetais deixados para amadurecer, recomenda-se:

  • coloque vários espécimes bem maduros nos tomates;
  • adicione maçãs ou bananas maduras à colheita;
  • cubra frutas verdes com um pano.

cor vermelha

O impacto da cor vermelha tem um efeito positivo na maturação da cultura. Ao lado de frutas verdes, você pode deixar não apenas tomates vermelhos, mas também tecidos vermelhos.

tomates no feno

Como prolongar a vida útil dos vegetais

Existem várias maneiras de estender o período máximo de armazenamento de uma cultura. Um deles é a inibição do processo de amadurecimento do tomate. Para mantê-los por mais tempo e não se deteriorar, você precisa de:

  1. Colha apenas vegetais verdes, mas depois de atingirem o tamanho correspondente à variedade cultivada.
  2. Armazene os recipientes com frutas em uma área constantemente ventilada e com iluminação limitada.
  3. Deixe uma temperatura em torno de 12 graus para frutas totalmente verdes, 6 graus para marrons e não mais que 2 graus para rosas.
  4. Inspecione regularmente as colheitas e separe os espécimes maduros.
  5. Verifique o indicador de umidade, não ultrapassando a marca de 85%. Se a umidade for muito baixa, os frutos secam e, caso contrário, começam a apodrecer.

O cumprimento total das regras listadas permitirá que os tomates sejam armazenados por muito tempo quando maduros.

Se for necessário prolongar a vida útil dos vegetais colhidos, que tiveram tempo de amadurecer totalmente nos arbustos, basta criar um microclima favorável.

tomates vermelhos

E se os tomates começarem a estragar?

Frutas maduras amolecem, suas cascas quebram e a carne começa a apodrecer. Essas frutas não farão uma salada fresca, portanto podem ser usadas para outros fins culinários. Por exemplo, os tomates podem ser descascados e ralados finamente.Acrescentando alho, ervas, pimenta e sal à mistura resultante, obtém-se um molho com o qual se pode temperar vários pratos.

Você também pode fazer óleo com tomates que começaram a estragar. Primeiro é preciso assar um pouco os legumes no forno, retirar com cuidado a casca e cortar o talo. Frutas descascadas são colocadas no liquidificador, manteiga, sal e ervas são adicionadas. A mistura é cuidadosamente batida e armazenada em local fresco por 1-2 semanas. O óleo resultante pode ser adicionado aos pratos ou espalhado no pão.

Se não for possível processar imediatamente os tomates, é permitido congelá-los e usá-los no futuro. Antes de congelar, os vegetais são lavados, as partes podres são cortadas e secas. Em seguida, as frutas são colocadas em sacos plásticos e deixadas no freezer. Depois de planejar o processamento da colheita, é preciso pegar os tomates, esperar que descongelem completamente, retirar a pele e usar conforme orientação.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha