Regras para o cuidado e cultivo das orquídeas Wanda em casa

A orquídea Wanda é aconselhada a fornecer cuidados e cultivo adequados em casa. Caso contrário, a flor começará a doer, pode até morrer. Esta orquídea é cultivada com um sistema de raiz nua. Raízes esverdeadas precisam respirar. Regue a planta apenas durante o dia. As raízes não podem ficar na água por mais de uma hora. Além da água, a orquídea precisa de adubação e longos períodos de luz do dia.

Peculiaridades da planta

Vanda é uma planta monopodial e epífita. Uma orquídea desta espécie consiste em um caule, coberto por folhas oblongas, raízes epífitas (aéreas) grossas, atingindo um comprimento de dois metros. As folhas são coriáceas, em forma de cinto, dispostas alternadamente. Nas axilas das folhas da planta, aparecem 1-4 pedúnculos. No topo de cada uma (dependendo da variedade) formam-se de 2 a 15 flores.

A orquídea floresce principalmente na primavera e no verão. A floração dura 6-8 semanas.Esta flor não precisa de solo e requer horas de luz do dia, igual a 12-14 horas a cada 12 meses. A orquídea é regada apenas durante o dia, à noite ou com tempo nublado, a planta simplesmente não absorve água, mas vai começar a apodrecer.

As raízes das orquídeas geralmente ficam fora do vaso e precisam ser regadas e arejadas periodicamente. O recipiente em que a planta é plantada deve ser transparente - as raízes precisam de luz. Não é recomendado inundar a planta com água por muito tempo, senão ela começará a apodrecer. Uma orquídea tem apenas um ponto de crescimento, então a água não deve estagnar no coração da planta. Caso contrário, o caule começará a apodrecer e a orquídea não crescerá mais.

Variedades e variedades populares

Na natureza, existem várias dezenas de espécies de orquídeas Wanda. Os híbridos holandeses geralmente são vendidos em lojas de flores e jardins. Eles são mais adequados para o cultivo interno.

Azul

Esta variedade tem flores de malha azul. O pedúnculo tem um comprimento de 60 centímetros. 6-12 botões aparecem nele. As flores são grandes, com até 10 cm de diâmetro.

Tricolor

Essa orquídea tem flores brancas, as pétalas se enrolam, manchas vermelhas escuras são visíveis nelas. Uma das pétalas da flor é mais plana e tem uma cor rosa escuro.

lixadeira

Até 10 flores grandes aparecem nos pedúnculos de Sandera. Eles têm pétalas brancas planas, duas delas são abundantemente polvilhadas com manchas cor de vinho.

Rothschild

Esta variedade tem grandes flores azuis com 5 pétalas. Um pedúnculo dá até 10 botões.

Esta variedade tem grandes flores azuis com 5 pétalas.

Rolando

É uma orquídea rosa com uma pétala listrada. Cerca de 6 flores grandes aparecem em cada pedúnculo.

Xadrez

É uma orquídea de até 1 metro de altura com flores grandes. Até 10 botões são formados em um pedúnculo.As flores são amarelas, com borda rosa, cada pétala é densamente coberta de manchas bordô.

Javiera

Orquídea com delicadas flores brancas como a neve. Altura da planta - até 35 centímetros.

Suarez

Variedade com flores com pontos brancos a roxos.10-12 botões são formados em um pedúnculo.

Ótimo

Esta planta tem flores manchadas de cor branca e amarelo acastanhado. O diâmetro da flor é de 5 centímetros.

Corar

A orquídea é de cor púrpura clara com um aroma doce. Cerca de cinco flores brilhantes aparecem em um pedúnculo.

Stanja

Variedade com pedúnculo pequeno que pode atingir 12 cm. As flores são amarelo-esverdeadas, cerosas, com até 3 cm de diâmetro.

Yuesti

A orquídea recebeu o nome da Universidade de Saint Thomas, em Manila. Tem flores amarelas com um lábio rosa brilhante.

A orquídea recebeu o nome da Universidade de Saint Thomas, em Manila.

Condições de detenção

Wanda Orchid é uma planta termofílica que requer cuidados especiais. Para floração completa, rega oportuna, horas normais de luz do dia e cobertura são necessárias.

regime de temperatura

Em nosso clima, a orquídea é cultivada como planta de casa. A temperatura do conteúdo deve ser de 18 a 30 graus Celsius. Às vezes, para estimular a floração, a flor precisa de variações diárias de temperatura.

Recomenda-se levar a orquídea para a varanda à noite, onde a temperatura é dez graus mais baixa que no quarto, mas não inferior a 15 graus Celsius.

A temperatura noturna do conteúdo deve ser sempre pelo menos cinco graus mais baixa do que durante o dia. Na estação quente à noite, na sala onde a orquídea cresce, você precisa abrir a janela. No verão, a orquídea pode ser levada para fora, pendurada em uma árvore e, com bom tempo, deixada ao ar livre durante a noite.

umidade do ar

É importante lembrar que quanto maior a temperatura do ar, maior a umidade exigida pela planta. No verão, no calor, deve ser de 80 a 90%. Na estação quente, a orquídea deve ser pulverizada ou regada diariamente.

Iluminação

É aconselhável colocar a flor no parapeito da janela. No entanto, a exposição prolongada ao sol pode queimar as folhas. É melhor sombrear a planta ao meio-dia no verão. O horário de verão deve ser das 12h às 14h, caso contrário, Wanda não florescerá.

Na primavera, inverno e outono à noite (das 18h às 22h), a flor pode ser iluminada com lâmpadas fluorescentes ou LED. Se a cor das folhas for verde intenso, o horário de verão é normal. Folhas pálidas indicam excesso de folhas verdes claras e escuras - uma deficiência.

Priming

A Wanda é cultivada com sistema de raiz nua, ou seja, em vaso transparente, sem terra. As raízes da flor devem respirar. É verdade que esta planta pode ser plantada em um substrato especial para orquídeas, composto por coníferas (casca de pinheiro) e enchimento (musgo).

A Wanda é cultivada com sistema de raiz nua, ou seja, em vaso transparente, sem terra.

cômoda

Uma vez a cada duas semanas, Wanda deve ser alimentada com um fertilizante complexo especial para orquídeas. Sua composição deve consistir em quantidades iguais de nitrogênio, potássio e fósforo. É proibido usar outros fertilizantes. Antes de usar, a preparação líquida deve ser diluída com água até a concentração necessária. É aconselhável usar metade da dose recomendada de fertilizante, caso contrário, a planta pode queimar as raízes.

A cobertura é feita da seguinte forma: a água é coletada na bacia, adiciona-se uma dose mínima de fertilizante, as raízes são imersas na solução por 30 minutos.A alimentação radicular pode ser alternada com a alimentação foliar, ou seja, uma vez por mês borrife a planta com um fertilizante fracamente concentrado para orquídeas.

Se a flor estiver bem nutrida, floresce normalmente. Se a floração for fraca, a orquídea carece de nutrientes. Com excesso de fertilizante, a planta fica lenta e mole.

período de dormência

No inverno, o metabolismo da orquídea diminui. Embora esta planta não tenha um período de dormência. Na estação fria, deve receber luz suficiente, ou seja, o horário de verão deve ser de pelo menos 10 horas. É verdade que no outono e no inverno, Wanda pode ser regada uma vez por semana e não fertilizada.

Características sazonais

A quantidade de luz solar recebida e a época do ano afetam o crescimento e o desenvolvimento de uma orquídea. Considerações sazonais devem ser levadas em consideração ao cultivar Wanda.

Primavera Verão

Durante o período de crescimento e desenvolvimento ativo, ou seja, na primavera e no verão, Wanda deve ser regada regularmente e fertilizada a tempo. Na primavera, a planta recebe mais adubação nitrogenada, no verão, durante a floração, é alimentada com potássio e fósforo.

Outono Inverno

Há um período de dormência no final do outono e inverno. Nesse momento, o número de regas deve ser reduzido e a alimentação deve ser interrompida. É verdade que a flor deve ficar no parapeito da janela. Você não precisa movê-lo para qualquer lugar. O horário de verão deve ser de 10 a 12 horas.

Há um período de dormência no final do outono e inverno.

rega

O regime de rega de Wanda depende da estação. No verão, em clima quente, Wanda é regada diariamente, na primavera - uma vez a cada 2 dias. Na estação fria - 1-2 vezes por semana. Recomenda-se regar esta flor apenas durante o dia, nunca à noite ou à noite. Quanto menos sol a orquídea recebe, menos rega é necessária.A flor absorve água apenas ao sol. Se regada no escuro, apodrecerá.

Banho quente

A orquídea é aconselhada a tomar banho quente a cada 2 semanas (temperatura da água - 35 graus). Para isso, a flor deve ser colocada na banheira e regada a partir do chuveiro. Então você precisa deixar a água escorrer e colocar a orquídea de volta no parapeito da janela.

Imersão

As raízes das orquídeas podem ser completamente submersas em uma tigela com água em temperatura ambiente a cada 1-2 semanas e deixadas por meia hora. Em seguida, as raízes devem ser removidas, deixadas escorrer e a flor deve ser colocada de volta no parapeito da janela. Com este método de rega, o caule e as folhas devem ser mantidos secos ou murcham.

Use um regador

Uma flor que cresce em um recipiente de vidro pode ser regada com um regador comum. A água é despejada em um recipiente e deixada por 30 minutos. Então todo o líquido da jarra é derramado. Se a orquídea crescer no substrato, recomenda-se regá-la somente se o substrato estiver totalmente seco, ou seja, no verão - uma vez a cada 2-3 dias, no inverno - uma vez por semana.

spray

Uma orquídea cultivada com um sistema de raiz nua deve ser constantemente pulverizada. A rega deve ser feita uma vez ao dia. Você precisa pulverizar menos as raízes do que as folhas. No inverno e no outono, as raízes podem ser pulverizadas a cada 2 dias.

Como transplantar corretamente

Uma flor que cresce no substrato no final do inverno pode ser transplantada para um vaso maior. A orquídea reage dolorosamente ao transplante. Suas raízes podem ser feridas durante esse procedimento.

Se o vaso que contém a orquídea ficar pequeno, ele pode ser movido com cuidado para um novo.Nesse caso, grandes frações de um substrato composto por casca e musgo são despejadas no fundo de uma panela grande. Em seguida, uma planta é colocada no topo e suas raízes são cobertas com pequenas cascas e musgo. Após o transplante da orquídea, é aconselhável não regar por 3-5 dias.

Uma flor que cresce no substrato no final do inverno pode ser transplantada para um vaso maior.

Resolver possíveis problemas

Uma orquídea não fará mal se for bem cuidada. Todas as doenças são devidas à falta de luz ou rega abundante. Uma orquídea crescendo em boas condições de iluminação se protege de infecções, produz os anticorpos necessários.

erros de cuidado

O cuidado inadequado das flores pode levar a uma série de problemas. Se você notar uma derrota a tempo, a orquídea pode ser salva.

raízes podres

Se as raízes de uma orquídea ficarem em contato prolongado com a água, elas começam a apodrecer. Nesse caso, você precisa reduzir a rega. É aconselhável inspecionar a própria planta, cortar todas as partes podres, tratar as feridas com carvão ativado ou enxofre. Normalmente as raízes apodrecem nas orquídeas que crescem no substrato. Nesse caso, é preciso cuidar das raízes, devendo a própria planta ser transplantada para um substrato fresco. Após o transplante, a planta não é regada por 3-5 dias.

botões caindo

Os botões caem se a planta carece de sol, umidade ou nutrientes. Pragas de insetos também podem causar esse problema. É necessário providenciar um banho quente para a flor, alimentá-la com potássio e fósforo e colocá-la no parapeito da janela. Eles eliminam as pragas mecanicamente (coleta de insetos com um cotonete úmido) ou por pulverização com uma solução de inseticida.

Amarelecimento das lâminas das folhas

Os motivos para esse problema são vários, as folhas podem amarelar devido ao excesso de sol, falta de umidade e nutrientes. O amarelecimento das lâminas foliares pode causar doenças fúngicas. A orquídea deve ser examinada com cuidado, as raízes devem ser imersas em uma tigela com solução nutritiva por 30 minutos e colocadas em local sombreado.

Manchas marrons nas folhas

As manchas foliares podem ser causadas por deficiências nutricionais, infecções fúngicas ou queimaduras solares. As raízes das orquídeas devem ser examinadas, saudáveis ​​\u200b\u200b- imersas em uma tigela com água, adicionando fertilizante de potássio e fósforo. Em seguida, é aconselhável colocar o vaso em local sombreado por vários dias.

As manchas foliares podem ser causadas por deficiências nutricionais, infecções fúngicas ou queimaduras solares.

a planta murcha

Via de regra, esse problema ocorre com infecção fúngica, falta de luz, falta de comida e umidade. É verdade que uma orquídea pode murchar, tornar-se letárgica com superabundância de nutrientes e rega abundante. É necessário inspecionar a fábrica. Uma orquídea saudável tem raízes densas, suculentas e esverdeadas. Raízes infectadas ou superalimentadas têm uma estrutura macia, viscosa e solta. Com excesso de umidade, as raízes apodrecem.

Falta de floração

Wanda deve florescer 1-2 vezes por ano. Floresce na primavera e no verão. Se a flor não florescer por muito tempo, ela precisa criar uma situação estressante, ou seja, mantê-la aquecida durante o dia e retirá-la no frio à noite. É verdade que a temperatura noturna não deve cair abaixo de 15 graus Celsius. A diferença entre as temperaturas diurnas e noturnas deve ser de dez graus. Outra flor precisa ser alimentada com potássio e fósforo.

doenças

Com excesso de umidade, falta de luz ou deficiência de nutrientes, Wanda pode adoecer. É melhor remover imediatamente as partes podres e afetadas da planta. O restante dos órgãos deve ser tratado com um agente fungicida.

murcha de fusário

Com esta doença, manchas marrons e podres aparecem nas raízes ou na base das folhas. As causas da doença podem ser rega frequente, fertilização excessiva com nitrogênio, presença de turfa no substrato, salinidade do solo. A planta doente deve ser retirada do vaso, todas as partes afetadas devem ser cortadas, as feridas devem ser lubrificadas com iodo, a própria planta deve ser tratada com fungicida (Fundazol, Topsin). Em seguida, seque e transplante em uma nova panela.

Clorose

Doença caracterizada pelo aparecimento de manchas amarelas nas folhas. Regue a orquídea com água macia e estável. Uma planta doente pode ser transplantada para um substrato fresco e alimentada com fertilizante complexo (o ferro deve estar presente).

podridão da raiz

A doença aparece com excesso de umidade, falta de luz e nutrição. Recomenda-se examinar a orquídea, limpar as raízes da podridão, tratar feridas com iodo ou polvilhar com carvão ativado. Transplante a planta tratada para um substrato fresco e não regue por uma semana.

A doença aparece com excesso de umidade, falta de luz e nutrição.

pragas

A orquídea pode ser atacada por insetos, principalmente se estiver ao ar livre no verão. As pragas são removidas manualmente ou inseticidas são usados ​​contra elas.

Aranha

É um pequeno inseto vermelho que tece uma teia de aranha nas folhas e pedúnculos. Os acaricidas são usados ​​contra carrapatos (Kleschevit, Fitoverm).

Escudo

É um pequeno inseto marrom com um escudo denso que coloniza as folhas. As bainhas são retiradas com um cotonete embebido em água com sabão.Inseticidas são usados ​​contra insetos (Actellik).

Características do cultivo em frasco de vidro

Wanda Orchid pode ser cultivada em frasco de vidro. É verdade que a flor e as folhas devem subir acima do recipiente. Apenas as raízes devem estar dentro do frasco. É melhor colocar o vaso no parapeito da janela. Uma vez a cada 1-2 dias, Wanda é derramada: a água é despejada na bola, deixada por 30 minutos, depois o líquido é drenado. Se a condensação se formar nas paredes da garrafa, a orquídea não é regada. No momento da rega, as raízes devem secar.

Como propagar corretamente em casa

Em casa, uma orquídea pode ser propagada se brotos laterais (rosetas de raiz) - filhos - aparecerem perto da raiz, que são separados da planta-mãe na primavera. No momento da separação, as crianças devem ter suas próprias raízes com pelo menos 5 centímetros de comprimento. Polvilhe o local do corte com carvão ativado, canela ou enxofre.

Crianças pequenas são plantadas em vasos cheios de casca e musgo. É aconselhável apoiar os brotos para que cresçam verticalmente, e também cobrir com uma garrafa transparente, arejar e irrigar diariamente. Uma vez que a planta esteja enraizada, o suporte e a estufa podem ser removidos.

Dicas e truques adicionais

Após a floração, os pedúnculos secos podem ser retirados, ou seja, cortados. Durante este período, as orquídeas que crescem no substrato podem ser transplantadas para solo fresco. Após o transplante, a planta não é regada por 3-5 dias para que as feridas recebidas pelas raízes durante esse procedimento sejam cicatrizadas.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha