Por que é melhor pintar uma escada de pinho em uma casa, regras e instruções passo a passo

Diferentes tipos de madeira requerem uma preparação especial antes da pintura. A aparência do produto depende disso. O pinho de madeira macia absorve o revestimento de maneira desigual. Mesmo vernizes e tintas caros e de alta qualidade racham e mancham rapidamente. É importante não só escolher como pintar a escada interna de pinho da casa, mas também preparar adequadamente sua superfície.

Variedades de madeira e suas características

A madeira é macia e dura. Hard rock suporta melhor a carga, é resistente à umidade e, portanto, dura mais tempo. Estes incluem carvalho, bordo. A árvore tem uma estrutura fibrosa. Em rochas duras, as fibras são densamente compactadas. Não há espaço entre eles para que as moléculas de água se infiltrem.

O pinho é uma madeira macia. As vantagens da placa de pinho são cor clara, textura bonita e preço. O pinho é menos caro do que o tradicional carvalho ou bordo para escadas.Mas, tendo economizado material, você terá que desembolsar por uma capa de alta qualidade. As rochas moles são deformadas pela água, racham e quebram com mais facilidade. Marcas de calcanhar aparecerão mais rapidamente em uma escada de pinho.

Portanto, o revestimento deve proteger sua superfície de maneira confiável contra umidade e danos mecânicos.

Todas as coníferas emitem resina. O pinho é o mais resinoso e requer tratamento adicional antes da pintura. As pranchas de pinheiro vêm em diferentes densidades: colhidas na estação quente, soltas no sul e densas no norte no inverno. Quase não há resina no pinheiro do norte e o revestimento se espalha uniformemente. O pinheiro do sul o distingue ativamente dentro de casa. O tipo de madeira só pode ser determinado após a pintura - devido à resina, o revestimento endurece com manchas escuras.

Como escolher a tinta

O principal requisito para a pintura é a durabilidade. Três tipos de tintas são mais adequados para uma escada de pinho: alquídica, acrílica e óleo. Eles possuem a durabilidade necessária, mas diferem em composição e propriedades físicas.

alquídico

A tinta é à base de resina alquídica, que é particularmente viscosa e pegajosa.

Características dos revestimentos alquídicos:

  • superfície mate e brilhante à escolha;
  • cores brilhantes;
  • Resistência à umidade;
  • força.

A textura da tinta é densa e esconde o padrão da madeira. Pode ser lavado por qualquer meio. Algumas tintas alquídicas contêm poliuretano. São mais baratos e de qualidade inferior. Escadas pintadas com uretano alquídico irão desbotar e rachar sob a influência do calor e da luz. Tintas de resina de alta qualidade são caras, mas duram muito tempo.

Tintas de resina de alta qualidade são caras, mas duram muito tempo.

Acrílico

Um composto de água e emulsão de polímero cobre a superfície com um filme resistente à umidade.Propriedades do revestimento acrílico:

  • não desbota;
  • permite a passagem do vapor, evita o acúmulo de umidade no interior das tábuas;
  • seca em 2 horas.

A água evapora e o polímero de retenção de cor permanece na superfície como uma barreira protetora.A vantagem da tinta acrílica é sua durabilidade e respeito pelo meio ambiente. Não exala cheiro desagradável. Antes da coloração, é diluído com água. As cores podem ser misturadas.

Óleo

A tinta a óleo espessa é boa para pintar sobre uma camada antiga. A cor original não será visível. A tinta a óleo resistente à umidade, durável e fácil de limpar tem desvantagens que o fazem procurar uma alternativa:

  • solventes tóxicos na composição têm odor pungente, desaparecem por 3-4 dias, causam alergias;
  • rachaduras devido a mudanças de temperatura;
  • não permite a passagem do vapor;
  • muda de cor com o tempo;
  • paleta limitada;
  • secar por 2 dias.

A tinta é diluída com solventes - acetona, tolueno, aguarrás, que também exalam um cheiro sufocante. Para não entrar em contato com substâncias cáusticas, é melhor usar esmalte pronto.

Aplicação de verniz para escadas interiores em madeira

Revestimentos brilhantes, foscos e semi-foscos protegem a superfície da umidade. Como as tintas, os vernizes se distinguem por sua composição e propriedades.

Alcoólico

O revestimento seca em 2 horas devido à evaporação do álcool. De todos os tipos, os vernizes de álcool protegem a superfície da pior umidade.

O revestimento seca em 2 horas devido à evaporação do álcool.

Alquídica e alquídica-uretano

O verniz é profundamente absorvido pelas fibras da madeira, mas sai rapidamente.Eles podem ser usados ​​para cobrir os degraus de uma janela saliente decorativa, que muitas vezes não são pisadas. Para escadas entre andares, é melhor escolher o seguinte verniz.

Formaldeído

A laca durável permanece nos degraus por muito tempo graças às resinas de formaldeído. A alta resistência ao desgaste compensa a desvantagem de um forte cheiro de erosão.

Epóxi

Componentes orgânicos tornam o verniz resistente à umidade, durável e seguro. Para um revestimento confiável e duradouro, você terá que mexer no preparo da mistura. O verniz é composto por uma solução de resina epóxi e um endurecedor, que são misturados antes da aplicação.

A mistura deve ser consumida em até uma hora, por isso é preparada em pequenas porções.

Poliuretano

O revestimento de polímero também é durável e pode ser de dois componentes. O verniz monocomponente está pronto a usar. O verniz em spray é fácil de reparar e seca rapidamente. Em termos de resistência, o polímero não é inferior ao verniz epóxi, mas a vantagem de um verniz de poliuretano de dois componentes é uma vida útil mais longa da mistura. Deve ser usado em 4 horas. O verniz é à base de água e pode ser aplicado sobre tintas acrílicas.

Iate

O revestimento de laca usado na construção naval é o mais durável e resistente à umidade, mas não é adequado para decoração de interiores de casas. O verniz para barcos contém substâncias tóxicas. O tolueno e o xileno evaporam por muito tempo, envenenando uma pessoa por muitos anos. O verniz para iates é adequado para acabamentos de alpendres exteriores, mas não para escadas interiores.

Uso de corantes e impregnações especiais

Para preservar o padrão natural, a madeira é revestida com materiais transparentes. As tintas ficam na superfície e as impregnações penetram entre as fibras da madeira. Tipos de manchas de madeira:

  • aquático - pinte a árvore de qualquer cor, mas reduza sua resistência à umidade. Antes de aplicá-los, a superfície é umedecida;
  • álcool - seca rápido, mas deixa manchas, são aplicados apenas com spray, quando pintados com pincel, ficam desiguais;
  • óleo - diluído em aguarrás, seca rapidamente, espalha uniformemente, não afeta a estrutura da árvore;
  • cera - esfregada, como massa de vidraceiro, em uma superfície limpa e polida, adequada para balaústres esculpidos;
  • acrílico - impregnações à base de água, quando misturadas, dão novas tonalidades, secam rapidamente, sem cheiro forte.

A impregnação com cera ou acrílico ajudará a encaixar harmoniosamente a escada no interior ao decorar uma casa no estilo étnico russo.

A impregnação acrílica é aplicada em duas camadas. Quando aplicadas de forma mais densa, as camadas ficam desiguais. Manchas de óleo são frequentemente usadas para cobrir escadas de madeira. Mas a vantagem da coloração de cera acrílica é a proteção contra umidade e a decoratividade. Na superfície tratada com eles, o líquido se acumula em gotas. A árvore parece rústica.

A impregnação com cera ou acrílico ajudará a encaixar harmoniosamente a escada no interior ao decorar uma casa no estilo étnico russo.

A combinação de impregnações de cores diferentes confere à madeira tonalidades inusitadas, preservando o padrão, que não pode ser obtido com tintas. O pinho comum parecerá caro mogno, carvalho branqueado. Após a coloração, as escadas são envernizadas, assim como após a pintura.

Como fazer bem o trabalho

A escadaria de pinho é pintada em três degraus. Antes da pintura, as tintas e vernizes antigos são removidos da superfície e depois cobertos com um primer.Na placa preparada, a tinta ficará uniforme e as escadas ficarão bem cuidadas.

Preparação da superfície

Na primeira etapa do trabalho, a superfície é polida. O verniz descascado e a tinta das escadas antigas são removidos:

  • moedor - mais rápido e fácil que o esmeril;
  • secador de cabelo de construção - o revestimento é derretido com ar quente e limpo com espátula;
  • com uma lavagem - a solução é aplicada nas placas, após o tempo indicado nas instruções, a superfície é limpa com uma espátula.

Balaústres e grades são lixados com esmeril. Após o enxágue e a secagem com secador, as etapas são lixadas para remover resíduos de revestimento e alisar eventuais manchas ásperas. As rachaduras nos degraus são espremidas e lixadas com esmeril para nivelar a superfície. Sob o verniz transparente, é necessário escolher uma massa que combine com a madeira.

A resina é retirada com acetona, terebintina e as bolsas de resina são recortadas com estilete e também massa de vidraceiro. Se a tinta antiga estiver em bom estado e for necessária uma pintura para mudar a cor, pode-se aplicar uma nova demão sobre a antiga. A superfície deve ser levemente lixada para melhor aderência ao revestimento. A preparação termina com a limpeza. O revestimento ficará desigual em pó de madeira e partículas de tinta velha. Para que pequenos detritos não estraguem a aparência das escadas, é mais rápido e eficiente removê-los com um aspirador de pó.

Preenchimento

Se o primer for feito alguns dias após a preparação da escada, a superfície deverá ser aspirada novamente para remover a poeira. É melhor preparar partes volumétricas e estreitas, corrimãos com uma escova e partes largas dos degraus - com um rolo. A tinta fica mais uniforme no primer. Você precisa aplicar o primer em 2 demãos.As camadas são aplicadas em intervalos diários.

É melhor preparar partes volumétricas e estreitas, corrimãos com uma escova e partes largas dos degraus - com um rolo.

Pintar

Por conveniência, um pouco de tinta deve ser despejada em uma bandeja plana de plástico.

Etapas de trabalho:

  • aplique uma demão de tinta nas balaustradas, deixe secar, lixe com esmeril e aplique uma segunda demão;
  • do degrau superior, revestir as escadas;
  • pinte primeiro superfícies largas, depois superfícies estreitas;
  • quando a primeira camada estiver seca, a superfície deve ser lixada e a segunda aplicada.

A tinta é aplicada como primer: primeiro com pincel - em balaustradas e balaústres, depois com rolo - em elementos largos e novamente com pincel - em partes estreitas. Todas as superfícies também devem ser lixadas antes do envernizamento.

Recomendações para escolher uma cor

Ao escolher uma tonalidade de tinta e verniz, considere:

  • iluminação - cores claras são apropriadas em uma escada escura. Tons escuros a claros acentuam o padrão amadeirado. À luz do sol ou das lâmpadas, o brilho ficará desagradável, portanto, para uma escada iluminada, é melhor escolher um acabamento fosco;
  • combinação de cores - a cor das escadas combina com a cor das paredes, rodapé, portas, piso;
  • estilo - nos clássicos, uma escada clara se combina com um piso escuro, em alta tecnologia - degraus brancos e degraus cinza - com grades pretas. Combinações foscas e brilhantes também transmitem o caráter do interior. Para o país, tons quentes de sol e brilho são adequados, para o minimalismo - uma superfície fosca;
  • densidade da madeira - já que ao tingir o pinho pode apresentar um temperamento meridional na forma de manchas, é melhor não arriscar e escolher um revestimento leve ou verniz transparente.

A combinação tradicional são degraus lacados, gradeamentos e espelhos pintados. Os balaústres podem ser pintados ou envernizados conforme desejado. Tons de pintura clássicos - branco, bege, pêssego, verde-oliva Esquema de cores incomum - degraus brancos e grades vermelhas.

Como pintar uma escada de madeira macia e pinho em particular

Problemas com placas de coníferas são coloração irregular, nós e pitch. Formas de resolvê-los:

  • experimente pintar uma amostra - uma tábua separada do tipo de madeira com que são feitas as escadas;
  • cubra os nós que caem com cola epóxi;
  • após a retificação com o dispositivo, trate adicionalmente a superfície com esmeril, alternando entre a abrasividade superior e inferior;
  • certifique-se de preparar, use um condicionador de primer de pinho;
  • lixe a superfície entre as demãos.

Problemas com placas de coníferas são coloração irregular, nós e pitch.

Para um tom de pinho ainda mais escuro, é melhor usar uma mancha de gel. Ele cobre a madeira com camadas mais grossas e dá uma cor profunda.

Erros comuns

Irregularidades na pintura, após as quais aparecem manchas e rachaduras:

  • superfície irregular e mal limpa;
  • tinta sem primer;
  • aplicar tinta muito grossa;
  • sobreponha a próxima camada sobre o áspero anterior.

Se você negligenciar a regra de trabalhar com o revestimento e aplicar imediatamente o acabamento, o inferior não secará. Como resultado, os degraus ficarão cobertos de rachaduras.

Dicas e truques adicionais

Factos úteis para o ajudar no seu trabalho:

  • misturado com tinta a óleo, o giz em pó tornará sua cor mais clara;
  • Para fazer o cheiro de tinta a óleo desaparecer mais rápido, você precisa colocar baldes de água salgada ao lado das escadas pintadas;
  • para não estragar a parede, as juntas com os degraus são seladas com fita adesiva;
  • As cerdas dos pincéis grudadas na superfície estragam sua aparência. Para evitar que novas escovas fiquem carecas, elas devem ficar de molho em água por 2 dias;
  • gloss polonês limpa rapidamente e escorrega. O acabamento fosco é mais seguro e não dá brilho;
  • é bonito e conveniente pintar as grades e os elementos verticais dos degraus com tinta e envernizar os próprios degraus;
  • se camadas de tons mais claros forem aplicadas sobre uma camada de verniz escuro, a madeira adquirirá uma cor profunda e uma textura pronunciada.

O pinho é um material fácil para um carpinteiro, mas não para um pintor. O acabamento de uma escada de pinho requer um revestimento durável e uma superfície cuidadosamente preparada antes da pintura.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha