Como cuidar de sapatos de camurça em casa e os melhores remédios
Sapatos de camurça são lindos, quentinhos e estilosos, mas exigem muita manutenção, principalmente no inverno. O material de lã é propenso ao acúmulo de poeira, a umidade penetra no material poroso e deforma a camurça, os reagentes deixam manchas desagradáveis. No entanto, com limpeza adequada e manuseio regular, sapatos ou botas de camurça permanecerão atraentes e durarão muito tempo.
Recursos de Hardware
A camurça é um material natural obtido da pele de pequenos ruminantes por meio da camurça, ou seja, curtimento de gordura. Essas botas e botas parecem caras e sofisticadas, o pé fica quente e confortável e o couro "respira" devido à respirabilidade do material. A popularidade da camurça se deve às suas características como maciez, ductilidade, aveludado e finura.
Doce
A camurça natural de alta qualidade é muito macia e agradável ao toque, por isso é usada para costurar jaquetas, vestidos, luvas, acessórios e sapatos. Sapatos macios não causam desconforto ao usar.
Viscosidade
Como resultado do processamento, a camurça adquire uma propriedade como ductilidade. A vantagem desse recurso é que mesmo uma bota um pouco justa estica e fica na perna, assumindo um formato confortável. Uma consequência negativa da ductilidade é a deformação irreversível do material se for mal manuseado.
Aveludado
Camurça natural aveludada em ambos os lados - frente e costas. A presença de fiapos torna mais complexa a manutenção do material: poeira e sujeira se acumulam entre as vilosidades, a superfície aveludada pode endurecer, esfarelar ou esmaltar e perder o aspecto. Se você passar a mão sobre a pilha, ela muda de direção - essa é a diferença entre a camurça natural e a artificial.
Sutileza
O material é fino e leve, mas, apesar disso, retém bem o calor. Graças a isso, não faz frio nas botas de inverno de camurça natural. Ao mesmo tempo, no verão, uma perna em tênis de camurça finos e leves e respiráveis não esquenta. Sapatos e sandálias ficam lindos, a finura do material permite criar modelos interessantes de sapatos com uma decoração inusitada.

Como escolher um produto de qualidade
Na hora de escolher sapatos, sapatos ou botas, antes de mais nada, deve-se atentar para a aparência: a superfície não deve apresentar arranhões e danos mecânicos, vestígios de cola e fios salientes. A cor deve ser uniforme e não deixar vestígios nos dedos. Para escolher sapatos de camurça realmente de alta qualidade, você deve prestar atenção às seguintes nuances:
- A camurça natural aquecerá após um breve contato com a palma da mão, o material artificial permanecerá frio.
- A pilha mudará de direção e, portanto, sombreará, se você passar a mão sobre ela.
- As vilosidades não devem cair.
- Materiais naturais não podem ser baratos.
- Camurça de qualidade tem cheiro de couro, sem produtos químicos.
- Se você pressionar a superfície do dedo do pé ou do calcanhar e soltar, o material retornará à sua forma original.
- Para botas e botas de inverno, o isolamento deve ser de espessura uniforme.
- A sola não deve ser apenas colada, mas também costurada.
- Na hora de escolher as botas, eles verificam o funcionamento do zíper, que em calçados bons não chega até o fundo do solado na parte inferior, mas tem uma válvula interna.
- Se você tiver costuras, verifique cuidadosamente como elas se encaixam e se há vestígios de cola.
Os fundos que serão necessários
Para cuidar de botas e sapatos de camurça, você precisa de cosméticos próprios para sapatos; cremes para couro liso não podem ser usados. É melhor adquirir as ferramentas, ferramentas e acessórios necessários junto com a compra dos calçados, assim será possível escolher a tonalidade das tintas coloridas mais adequada ao modelo escolhido.
Spray repelente de água
Sapatos de camurça têm medo de umidade, por isso é muito importante protegê-los com um produto especial de água e sujeira antes de sair. Em botas ou sapatos novos, um spray repelente de água é aplicado três vezes e o procedimento é repetido uma vez antes de cada uso. As regras gerais para a utilização de um aerossol são as seguintes:
- O spray é aplicado apenas no material limpo.
- A distância entre a lata de spray e as botas deve ser de cerca de 30 centímetros.
- Antes do tratamento, deve-se ter o cuidado de proteger o piso ou qualquer outra superfície na qual o agente será pulverizado.
- O tratamento é realizado em uma área ventilada.

Impregnação
A superfície porosa da camurça absorve água, portanto esses sapatos devem ser impregnados com agentes especiais. As impregnações penetram profundamente no material e o protegem dos efeitos nocivos dos fenômenos atmosféricos pelo maior tempo possível. Para camurça, é melhor usar produtos com resina fluorocarbonada: eles formam uma espécie de revestimento epóxi na superfície.
limpador de espuma
Um limpador de espuma pode ajudar a limpar a seco suas botas de camurça. A embalagem em aerossol permite pulverizar rápida e uniformemente a composição na superfície, após o que o produto é distribuído com um guardanapo de flanela e deixado agir literalmente por um minuto.
A espuma é limpa ao mesmo tempo que a sujidade, e a pelagem assim tratada fica bem limpa, mantendo a sua estrutura e cor.
Reparar pintura
Sapatos de camurça vêm em uma ampla variedade de tons, variando de botas de inverno pretas e marrons padrão a sapatos e sandálias exóticos vibrantes. Mas durante a operação, a cor desbota e desbota. Tintas especiais para camurça, disponíveis em uma conveniente lata de spray, ajudarão a refrescá-la.
Para restaurar a cor dos sapatos ou botas de camurça, faça o seguinte:
- Escolha uma tinta de camurça especial de um tom adequado na loja.
- Sapatos limpos e secos.
- Levante a pilha com uma escova de borracha ou uma borracha especial.
- Pulverize a tinta uniformemente de uma lata de spray.

tensor
Os sapatos de camurça são macios e podem se adaptar ao formato do pé, mas há situações em que é necessário remodelar levemente o modelo ou suavizar o material.Isso pode acontecer se áreas da camurça endurecerem durante o uso, o par selecionado for um pouco pequeno ou devido a características individuais da estrutura do pé, como um osso saliente. A maca é borrifada dentro do sapato, o sapato é calçado e caminhado por várias horas, após o que toma a forma desejada.
Ferramentas necessárias
Ferramentas especiais são necessárias para processar camurça, pois o material de lã requer cuidados especiais. É melhor comprar acessórios em loja especializada, dando preferência a marcas caras e conhecidas, para que haja menos risco de danificar a camurça delicada, garantindo uma limpeza de alta qualidade.
pincel duro
Escovas comuns para sapatos ou roupas não são muito boas para camurça, elas podem amassar o veludo e fazer com que ele brilhe. É melhor comprar escovas especiais nas quais as cerdas duras são combinadas com fibras de metal.
É conveniente ter à disposição escovas de dupla face feitas de vários materiais, que permitem remover a sujeira de locais de difícil acesso, escovar o pó e uniformizar a pilha.
Chiclete
Recomenda-se processar o material aveludado com o auxílio de borrachas especiais para calçados de camurça, que são vendidos em sapatarias. O dispositivo remove diferentes tipos de sujeira e levanta a pilha. Em caso de necessidade urgente, pode-se usar uma borracha comum de papelaria, mas para uso constante é necessário ter à disposição uma ferramenta especialmente desenvolvida para calçados.

pincel crepe
A ferramenta destina-se a limpar e levantar os pêlos dos sapatos de camurça. É usado apenas em camurça pré-seca.Normalmente, essas escovas combinam cerdas naturais, “cerdas” de metal e inserções de borracha feitas em forma de labirinto. Cada detalhe é aproveitado dependendo do material do calçado, do seu estado e do grau de poluição.
Como se cuidar bem em casa
A principal regra para cuidar dos sapatos de camurça é a uniformidade, caso contrário, o material de lã pode perder sua beleza e maciez. Os sapatos devem ser limpos e secos após cada utilização, devendo ser observadas as regras de utilização.
Tratamento com nano-spray ou aerossol especial
Nanosprays e sprays protetores especiais são desenvolvidos com base em tecnologias modernas. Seu princípio de operação é baseado no fato de que, após o processamento, o filme mais fino se forma no material, o que pode protegê-lo da umidade e das manchas. O repelente de água aplicado não impede a circulação do ar.
escovas de borracha especiais
A borracha natural é um material macio que não danifica a camurça delicada. Você pode comprar uma escova de borracha separada, bem como inserções de dupla face ou combinadas. A ferramenta é usada para remover arranhões e graxa, levantar a pilha e restaurar o toque aveludado da camurça.
Use sapatos com bom tempo
Mesmo com os devidos cuidados, botas e sapatos de camurça não devem ser usados como sapatos casuais. É particularmente recomendado abster-se de operar nas seguintes condições meteorológicas:
- Chuva ou garoa. Camurça não gosta de umidade.
- Sujeira e lama. É difícil limpar um material fofo de terra encharcada e poeira.
- Inverno nevado. Os reagentes usados para tratar calçadas se depositam em sapatos cobertos de neve e podem deixar marcas brancas persistentes.

Evite o esgotamento leve no verão
Cores vivas podem desbotar e desbotar sob luz solar direta. Refresque a cor usando corantes especiais em spray de um tom adequado. Deve-se lembrar que apenas sapatos limpos e secos são pintados.
Use uma espuma de limpeza
O limpador de espuma irá remover a sujeira em camurça escura, clara e colorida sem perder a luminosidade da tonalidade e danificar a estrutura do material. Recomenda-se usar o produto ao ar livre ou em uma área bem ventilada, pois o cheiro costuma ser forte.
Após o tratamento com espuma de limpeza, é necessário aguardar a secagem completa do calçado e alisar os cabelos com uma escova.
Regras de armazenamento
Para que os sapatos de camurça durem mais de uma estação, é importante armazená-los adequadamente. Recomenda-se considerar os seguintes pontos:
- Antes de serem enviadas para armazenamento de longo prazo, as botas devem ser limpas e secas.
- Cada par é colocado em uma caixa separada.
- Não guarde sapatos de camurça em um saco plástico: pode formar mofo.
- Para manter a forma, almofadas especiais ou papel amassado são colocados dentro dos sapatos.
- É melhor não dobrar a parte de cima das botas, pois isso pode causar vincos.
- Mantenha longe de baterias e dispositivos de aquecimento.
Algumas características do namoro
As regras gerais de cuidado com botas, botas, sapatos e sandálias de camurça são as mesmas: após cada uso é preciso limpar, secar, tratar com agentes de proteção. Os tons variam de acordo com a estação e o tipo de sapato.
No inverno
No inverno, é especialmente importante tratar as botas com um agente repelente de água que protegerá o material delicado da neve molhada, sujeira e produtos químicos da estrada. Sapatos novos são envernizados três vezes e depois pré-aplicados antes de cada passeio. Após o uso, os sapatos são secos das baterias, limpos e a pilha é endireitada.

material artificial
Tanto para a camurça artificial quanto para a natural, é imprescindível usar produtos repelentes à água antes de sair. Após o retorno, as botas são secas da bateria e limpas com uma escova. Mesmo que não haja sujeira visível, os pelos levantam a pelagem e dão ao sapato uma aparência elegante.
Sapato
Os sapatos usados no verão, na maioria das vezes sapatos e sandálias, sofrem mais com a poeira. Cada vez após a rua, os sapatos devem ser limpos escovando o pó com um pano macio. Depois de secar os sapatos naturalmente, eles são limpos com uma escova, os cabelos são levantados e tratados com um agente protetor.
Botas
Para prolongar a vida útil de suas botas de camurça, limpe e seque seus sapatos após cada uso. A umidade do interior do calçado pode ser retirada com papel amassado, o que também o protegerá da deformação durante a secagem.
Botas
Em botas de camurça macia, o pé fica aconchegante e confortável. Além disso, o material vai agregar sofisticação e elegância a qualquer look. Mas ao escolher e operar esses sapatos, é necessário levar em consideração uma série de nuances:
- É melhor comprar botas de inverno de camurça se a principal forma de locomoção for de carro, ou usar esses sapatos ao sair.
- Não use botas de camurça na chuva ou granizo.
- Nas botas pretas e marrons, são especialmente visíveis manchas brancas de sal dos reagentes, que podem ser removidas com um pano embebido em vinagre.
- Os bootlegs não devem ser dobrados durante o armazenamento.
Outono
No outono, como na primavera, a principal tarefa é proteger a camurça da umidade, que ela não tolera. Seque bem as botas após cada uso. Se ainda não secaram, é melhor colocar outro par. Sempre use repelentes de água antes de usar.
Cuidar de sapatos de camurça não é tão difícil quanto parece para muitos. Os requisitos básicos são fazê-lo regularmente e usar os meios apropriados especialmente projetados para o material. Gastar de 5 a 10 minutos para suas botas ou botas favoritas após cada uso pode prolongar significativamente sua vida útil e manter sua aparência elegante por muito tempo.


