Como cuidar de sapatos de couro envernizado em casa, os melhores produtos de limpeza
Sapatos laqueados são muitas vezes escolhidos para completar um visual elegante, mas para garantir que sapatos desbotados ou deformados não estraguem o clima, é importante saber como mantê-los adequadamente. O cuidado regular com remédios profissionais ou populares ajudará a manter a atratividade, o que inclui limpeza, secagem, proteção da superfície e armazenamento adequado dos sapatos.
Características
A beleza e o visual festivo dos sapatos de couro envernizado são fornecidos por uma película brilhante que cobre a superfície do material.Este acabamento espelhado dificulta a manutenção, sendo frágil e muito exigente nas condições externas. Ao usar sapatos e botas laqueados, deve-se lembrar das características do material, levando em consideração que será mais fácil cuidar bem e prolongar a vida útil de sapatos estilosos.
Mudanças de temperatura
A laca tem medo de geadas severas e calor. Temperaturas de congelamento causarão rachaduras e o ar quente derreterá o verniz. A luz solar direta piorará o problema.
É melhor usar sapatos com superfície brilhante na faixa de temperatura de 0 a 25 graus acima de zero.
Tendência a coçar
O revestimento do espelho é facilmente danificado durante o desgaste e durante a limpeza com as ferramentas duras e pós errados. Para evitar arranhões, é preciso escolher os produtos e equipamentos adequados para cuidar do calçado, sem usar abrasivos, escovas de cerdas de arame ou esponjas duras.
vincos e rachaduras
Se o material desidratar, vincos e rachaduras aparecem com o tempo. Para evitá-los, é necessário tratar periodicamente os sapatos com um remédio popular ou profissional.
Perda de elasticidade
A umidade pode fazer com que os sapatos envernizados percam sua elasticidade. Para evitar que isso aconteça, em tempo chuvoso ou muito úmido, é necessário privilegiar botas feitas de materiais menos exigentes.
Opacidade do verniz
Superfícies brilhantes podem perder o brilho devido aos solventes. Nesse sentido, é estritamente proibido remover manchas de sapatos de couro envernizado com gasolina ou acetona.
A umidade é ruim
A água é prejudicial aos sapatos de couro envernizado. Em caso de contato prolongado com líquidos ou alta umidade, o material pode perder sua forma e cor.

Regras de cuidado
Sapatos e botas com revestimento brilhante devem ser limpos após cada uso, amaciando o material e protegendo-o. Mas ao atender um material exigente, atenção especial deve ser dada à escolha das ferramentas e às regras de uso.
Seleção de materiais
Limpe a superfície envernizada apenas com uma flanela macia ou pano de microfibra, ou com uma bola de algodão.
Se for necessário o processamento úmido, o tecido é bem torcido para minimizar o contato do revestimento com a água.
Esforços
Não esfregue os sapatos muito ativamente. A pressão deve ser leve, caso contrário podem aparecer micro-danos na superfície, que irão acumular poeira e com o tempo estragar a aparência do produto.
o que não usar
Ao escolher meios e ferramentas para cuidar de sapatos envernizados, é necessário abandonar as seguintes substâncias ou equipamentos:
- É proibido limpar com escovas duras.
- Abrasivos em pó irão arranhar.
- Formulações contendo álcool são prejudiciais ao filme de laca.
- O uso de uma solução com sabão é inaceitável devido ao seu teor alcalino.
Apresentação de ferramentas profissionais
Além dos sapatos de couro envernizado, você pode escolher imediatamente os produtos de manutenção da loja. Os cosméticos para calçados variam em custo e funcionalidade, possibilitando a aquisição de opções especializadas ou universais para todos os gostos e bolsos.
Abaixo estão os fundos de marca com boa reputação.

Safira envernizada Riife
Com o remédio francês Saphir Vernis Rife, você pode limpar couro envernizado natural e artificial, dando-lhe um brilho espelhado profundo. O líquido é aplicado uniformemente na superfície com o auxílio de um guardanapo fornecido com o kit e polido com um pano aveludado, sem esperar a secagem.
Salamandra professor falta de cuidado
Salamander Professional Lack Care Foam Cleaner é projetado para limpar e manter todos os tipos de couro envernizado. O produto remove de forma fácil e cómoda o pó e os vestígios de gordura, mantendo a pele macia, flexível e restaurando a cor dos produtos. A espuma é aplicada sobre uma superfície previamente limpa, que é então polida.
SALTON Profissional
A linha SALTON Professional inclui produtos universais adequados para a manutenção de todos os tipos de calçado e especialmente concebidos para materiais da moda. Este último inclui o creme para sapatos de couro envernizado de origem natural e artificial. O produto dá brilho após o polimento e protege contra umidade.
A salamandra carece de verniz
O creme incolor alemão foi desenvolvido para a proteção e limpeza de couros envernizados naturais e sintéticos. O produto é aplicado com um pano macio na superfície, que é polida após a secagem. Após o tratamento, os sapatos envernizados terão um brilho espelhado.
Tratamentos Twist Relaxados
Twist Casual Care Shine Cream para uma pele suave está disponível em pequenos tubos brilhantes com um aplicador integrado. A ferramenta cuida do material, restaura a cor, dá brilho, protege contra precipitação e reagentes. Compara favoravelmente em termos de custo.
A espuma clássica não tem Collonil
A espuma spray Collonil Classic Lack Mousse retém o brilho e a elasticidade do couro envernizado, evita rachaduras e oferece proteção. A espuma é aplicada sobre uma superfície previamente limpa com um pano macio e depois polida.

Verniz óleo Famaco
Famaco Oil Varnish Patent Leather Conditioner remove poeira, manchas e sujeira das superfícies, protege e mantém o brilho.A vantagem do produto é que evita rachaduras, abrasão e queima do material. O uso regular de condicionador manterá seus sapatos de couro com aparência brilhante e flexível.
Dinheiro
SILVER Turkish Shoe Cosmetics são adequados para cuidados diários, limpeza profunda e restauração do brilho de sapatos feitos de diferentes materiais, incluindo couro envernizado. Uma vasta gama de produtos permite-lhe escolher produtos que protegem os sapatos da humidade e da sujidade, restauram a elasticidade, hidratam e polim.
Tarrago
Os produtos, ferramentas e acessórios para tratamento de calçados da marca espanhola Tarrago são vendidos em todo o mundo.O Creme de Couro envernizado é usado para limpar o material, amaciar e dar brilho. O produto protegerá seus sapatos de manchas e rachaduras.
Métodos de limpeza doméstica
Não pior do que cremes e aerossóis comerciais especializados, os meios improvisados \u200b\u200bpodem lidar com a tarefa de cuidar de sapatos de couro envernizado. Sua vantagem é a disponibilidade e menor custo.
Danos menores
Se você não remover imediatamente pequenos arranhões, eles podem aumentar e prejudicar irreversivelmente a aparência da superfície envernizada. Você pode mascarar danos menores com cera regular.
Para isso, derreta uma vela de tonalidade adequada em banho-maria, aplique cuidadosamente a cera no arranhão com um cotonete e deixe a substância endurecer. Após cerca de dez minutos, a vaselina é aplicada na área restaurada.

O retorno do brilho
O couro natural envernizado pode ficar brilhante com limpa-vidros. O produto é utilizado para tratar a superfície e enxugar com um pano, sem esperar que seque.
Cebola e vinagre também ajudarão a dar brilho aos sapatos de couro envernizado.A superfície limpa é esfregada com uma cebola cortada e, quando o suco da cebola seca, os sapatos são tratados com um pano embebido em uma solução de vinagre e água. Na etapa final, será necessário polir com pano seco.
Clara de ovo
Mesmo que as condições de armazenamento de longo prazo atendam a todos os requisitos, depois de passar vários meses em uma caixa, as botas de couro envernizado podem perder sua maciez e brilho. A clara de ovo, batida em uma espuma fria, ajudará a restaurar uma aparência brilhante. Além disso, esconde microfissuras e abrasões, formando a película mais fina da superfície.
Para um par, basta uma proteína batida. Distribua o produto com um pano macio e, após dois minutos, lave suavemente com um pano seco.
marcador de cor
Um marcador permanente em um tom apropriado ajudará a esconder pequenos danos à superfície envernizada. Nos calçados previamente limpos, os arranhões são repintados e depois cobertos com cera ou graxa.
glicerol
Com a ajuda da glicerina, os sapatos de couro envernizado restauram a maciez e a elasticidade. Para isso, o agente é aplicado na superfície com algodão por meia hora, após o que o excesso é retirado com pano macio e polido. Para evitar deformações, as botas não devem ser usadas por 24 horas após o tratamento com glicerina.

Delineador
Pequenas rachaduras podem ser cobertas com maquiagem da cor apropriada. Dependendo da tonalidade do sapato, levam lápis de olho, lápis de sobrancelha, lápis labial e sombra. O cosmético é aplicado no dano, sombreado com uma toalha seca e polido com um pano macio.
Remova manchas de várias origens
Para remover a sujeira, você pode usar remédios comprados e remédios caseiros. As técnicas populares economizarão seu orçamento e, ao mesmo tempo, alcançarão um resultado que não é inferior ao tratamento com removedores de manchas profissionais.
Leite
O leite é um remédio acessível e barato para se livrar de manchas escuras. Com uma bola de algodão embebida em líquido, a superfície é tratada até que a contaminação desapareça. Após a secagem, os sapatos são encerados por meios populares ou profissionais.
Chiclete
A borracha pode remover listras pretas e outras sujeiras da superfície envernizada. Para a limpeza, escolha uma borracha branca macia, que limpa suavemente as manchas.
Suco de limão
O suco cítrico é eficaz contra estrias escuras, manchas de tinta, vinho e café. Uma bola de algodão é umedecida no produto e a superfície é tratada, após o que os sapatos são enxugados com um pano macio e secos.
Cebola
A vantagem das cebolas é que podem tratar vários tipos de manchas, mas também são inofensivas para a superfície do verniz e são acessíveis. A principal desvantagem é um odor forte, devido ao qual, após o tratamento, os sapatos não são usados por vários dias até que desapareçam.
O suco é aplicado à contaminação, que é obtida espremendo a cebola picada em um ralador. A ferramenta pode ser usada para processar toda a superfície como um todo, dará brilho e refrescará a aparência.

Removedor
O removedor de esmalte é usado para remover manchas escuras. É importante lembrar que a superfície envernizada só pode ser tratada com um produto sem acetona. O método é usado para sapatos de cor escura, manchas amarelas podem aparecer em sapatos de cor clara.
O agente é pré-testado em uma área discreta.
Usando um cotonete embebido em líquido, remova cuidadosamente os arranhões escuros, tomando cuidado para não sujar a sujeira com polimento. Após a remoção das manchas, a vaselina ou uma impregnação especial é aplicada imediatamente na superfície.
Sal
Você pode remover manchas com uma solução de 1 colher de sopa de sal, um copo de água e algumas gotas de detergente. Mexa bem o sal ou coe a mistura, isso é feito para que as partículas não dissolvidas não danifiquem o verniz.
A contaminação é tratada com um chumaço de algodão embebido no produto, deixa-se secar e, em seguida, aplica-se óleo vegetal. Após cinco minutos, retire o excesso com um pano seco.
Características de cuidar de sapatos de cores diferentes
As impregnações de lojas, corantes e outros produtos para calçados geralmente estão disponíveis em cores diferentes. Você pode comprar um creme incolor universal ou escolher um tom que combine com um determinado par de sapatos. Ao usar métodos populares, você deve prestar atenção ao fato de que nem todos são universais, escolher a ferramenta certa permitirá que você não danifique a cor do material.
Escuro
Sapatos marrons escuros e pretos podem ser tratados com chá ou café. O produto limpa a superfície, dá brilho e uma agradável tonalidade dourada. A bebida é resfriada, filtrada e aplicada com algodão.

Luz
Manchas claras de sapatos podem ser removidas com amônia. Para isso, prepare uma solução de meio litro de água, meia colher de chá de detergente e a mesma quantidade de amônia. Uma bola de algodão é umedecida no produto e a superfície é tratada. Os restos da solução são removidos dos sapatos com um pano macio e úmido e depois enxugados.
Secagem
Após cada passeio, os sapatos envernizados devem ser secos o mais rápido possível para que a superfície brilhante não sofra com a umidade. Considerando que os aquecedores não podem ser usados, essa é uma tarefa difícil que os absorvedores ajudarão a resolver.
Carvão
Várias pastilhas de carvão ativado são colocadas dentro do calçado. À medida que ficam molhados, eles precisarão ser substituídos por secos.
Sal
O sal é enrolado em uma toalha e colocado nos sapatos. Para uma porção, tome uma colher de sopa do produto.
Bicarbonato de sódio
Colocar bicarbonato de sódio em suas botas ajudará a secá-las rapidamente. O pó absorve umidade, bem como sal e carvão ativado.
Papel macio e limpo
Para acelerar a secagem do interior de suas botas ou botas, você precisa de papel limpo e amassado. Jornais não podem ser emprestados, pois a tinta pode ser impressa em superfícies úmidas.

proteção
Para evitar rachaduras, sapatos envernizados devem ser revestidos com um emoliente protetor.
Para isso, pode-se utilizar uma ferramenta profissional ou uma opção improvisada; várias composições gordurosas e óleos são freqüentemente usados.
glicerol
A glicerina amacia e protege o couro envernizado. O produto é distribuído uniformemente sobre a superfície com um chumaço de algodão, deixado por meia hora, e o excesso é retirado com um pano macio.
Vaselina
A vaselina tem uma função nutritiva e repelente à água. A substância é esfregada na superfície, depois os resíduos são removidos e polidos.
óleos vegetais refinados
Os óleos darão elasticidade à pele e a protegerão da água, podendo ser utilizado qualquer óleo vegetal refinado disponível, como óleo de rícino, azeite de oliva, os mais comuns de soja ou óleo de girassol.
Castor
O óleo de rícino é espalhado na superfície do sapato com uma esponja, deixado por meia hora para absorver e depois polido. A ferramenta é utilizada, entre outras coisas, para evitar o aparecimento de vincos.
Soja
O óleo de soja é usado para impregnar sapatos de couro em sua forma pura, ou um creme é preparado com base na adição de lanolina e cera de abelha. A superfície envernizada é coberta com um produto por meia hora, após o que o excesso é enxugado com um pano macio e polido.

Oliva
O azeite é aplicado uniformemente em uma superfície livre de poeira e seco com uma bola de algodão. O material é embebido por pelo menos 10 minutos, após o que o excesso de produto é lavado e a superfície é polida.
Girassol
O óleo de girassol não apenas amacia e protege a superfície envernizada, mas também ajuda a remover a sujeira. Por exemplo, gotas de tinta a óleo podem ser limpas sem danificar a superfície usando óleo vegetal.
Características sazonais
Sapatos envernizados em qualquer época do ano devem ser limpos, secos e encerados após cada uso. Dependendo das condições climáticas de cada estação, é dada mais atenção às diferentes etapas do processo de tosa.
Verão
Ao calçar sapatos de verniz no verão, lembre-se de que, se a temperatura for muito alta, a superfície pode rachar. Além disso, é perigoso para a saúde dos pés devido à violação da termorregulação, pois os sapatos envernizados são pouco respiráveis.
No verão, uma grande quantidade de poeira se acumula nos sapatos, que devem ser removidos com um pano macio após cada caminhada. Não podemos esquecer a limpeza das sandálias por dentro, que se faz com a ajuda de um algodão húmido.O tratamento é completado tratando os sapatos com uma pasta de polimento e um pano seco.
No inverno
Ao usar sapatos de couro envernizado na estação fria, o tempo gelado e com neve deve ser evitado. Após cada uso, as botas são secas naturalmente, removendo as palmilhas e secando-as separadamente.
A superfície externa é limpa, alisada e polida com remédios especiais ou populares. O interior das botas é tratado com água oxigenada, que tem efeito antibacteriano e elimina odores.

outono primavera
Na baixa temporada, o principal perigo para o brilho é a chuva e a lama molhada, por isso é aconselhável tomar medidas para remover a umidade da superfície do sapato o mais rápido possível. É melhor ter um pano macio com você para remover a água imediatamente após calçar as botas.
Ao retornar de uma caminhada, você deve limpar e secar bem os sapatos. Em seguida, a superfície é tratada com polidor e engraxada com pano macio.
Resolução eficiente de problemas
A principal garantia de uma aparência apresentável é uma operação cuidadosa, mas mesmo com um manuseio cuidadoso, manchas, arranhões, lascas, abrasões podem aparecer na delicada superfície do verniz. Se você esconder as falhas a tempo, sem permitir o aumento da área afetada, os sapatos manterão sua beleza e limpeza.
faixas pretas
Listras escuras costumam aparecer nos sapatos, basta tocar um sapato com a sola de outro ou outro objeto. Essas manchas podem ser removidas com leite, qualquer óleo vegetal, uma borracha macia e leve.
Manchas pretas também são removidas com um removedor de esmalte sem acetona. Como o agente é agressivo, é recomendável usá-lo apenas quando outros métodos de limpeza se mostrarem impotentes.
arranhões
Os danos causados pela película de tinta descascada podem ser reparados com esmalte de unha. Escolha uma cor que combine com a tonalidade do sapato, produto incolor também serve, cole a película na base com esmalte, pressione e deixe secar.

Sentir
O cheiro dentro dos sapatos é formado devido à atividade de microorganismos. Você pode removê-lo tratando a superfície interna com peróxido de hidrogênio ou outro agente antibacteriano.
pregas
Se houver vincos nos sapatos envernizados, eles podem ser removidos com uma mistura de 1 gema, 1 colher de chá de óleo vegetal e 1 colher de sopa de terebintina. A ferramenta é usada em uma semana.
arranhões
Arranhões profundos não podem ser removidos sem deixar rastros, mas qualquer uma das seguintes ferramentas disponíveis funcionará para cobrir danos menores:
- cera transparente ou colorida;
- pele líquida;
- esmalte;
- marcador permanente;
- cosméticos decorativos;
- lápis macio.
O arranhão é pintado com o agente escolhido, a área problemática é coberta com massa de polimento e tratada com pano seco.
Regras de armazenamento
Para que o couro envernizado mantenha o brilho e não rache durante o armazenamento, ele deve ser preparado e embalado adequadamente. As seguintes orientações devem ser seguidas:
- Em preparação para o armazenamento, os sapatos são limpos e cuidadosamente secos.
- Cada par é embalado em uma caixa ventilada, os sapatos esquerdo e direito são colocados em um saco de pano separado.
- Para evitar rachaduras, um emoliente deve ser aplicado ao material.
- Espaçadores especiais ou papel amassado são colocados dentro dos sapatos.
- Guarde os sapatos envernizados longe de elementos de aquecimento, evitando alta umidade.
Sapatos laqueados só ficarão bem se manuseados com cuidado. Caso contrário, a superfície brilhante pode rachar, ficar coberta de vincos e rachaduras e perder o brilho. Observando regras simples de operação, a vida útil de sapatos estilosos pode ser estendida por mais de uma temporada.


