Como alisar o linóleo no chão com as próprias mãos, regras e métodos de nivelamento
Ao colocar linóleo ou durante a operação, aparecem defeitos no chão na forma de bolhas ou ondas. Tais violações são devidas a vários motivos. Portanto, para resolver a questão de como alisar o linóleo no chão, você precisará descobrir o que levou ao aparecimento do defeito. E só depois disso você pode começar a eliminar a falta de cobertura.
A natureza dos distúrbios de superfície no linóleo
O linóleo é um tipo de piso de PVC. Este material é caracterizado por uma maior flexibilidade, devido à qual vários defeitos aparecem com o tempo. Esses incluem:
- ondas;
- inchaço;
- influxo.
Basicamente, os defeitos do piso surgem devido ao não cumprimento das regras de instalação. Para evitar o aparecimento de ondas ou inchaço, é necessário estender o linóleo, deixá-lo por pelo menos três dias e depois cortar o material.
Há uma deformação permanente. No linóleo, esse indicador varia de 0 a 4.Quanto maior a deformação permanente, maior a probabilidade de aparecimento de defeitos. Portanto, ao comprar material, você deve prestar atenção à rotulagem.
Para necessidades domésticas, recomenda-se adquirir um revestimento com deformação permanente não superior a dois e retração natural de até 0,2%.
Ondas
O tipo de falha mais comum. As ondas geralmente surgem devido ao fato de o linóleo ter sido armazenado por muito tempo dobrado e na posição horizontal.
Inchaço
As bolhas são causadas pela colocação do piso em uma superfície irregular e pelo uso de calafetagem de baixa qualidade que não seca uniformemente.
Influxo
O sloshing ocorre se o linóleo for colocado imediatamente no chão, sem envelhecer por três dias. Devido a isso, o material encolhe após a conclusão da instalação, o que leva à formação do defeito indicado.
As principais formas de resolver o problema
Recomenda-se eliminar vincos no linóleo imediatamente após o aparecimento de um defeito. Isso evitará a necessidade de métodos de exposição mecânica ou a construção de secadores de cabelo.

Mentira
Para eliminar o vinco, basta espalhar o piso sobre uma superfície plana e deixá-lo assim por 2 a 3 dias. Durante esse tempo, a falha geralmente desaparece. Se este método não ajudar, é recomendável colocar o linóleo de volta no chão. Nesta posição, o material não deve ser mantido por mais de dois dias. Caso contrário, as ondas também aparecerão.
impacto mecânico
Se vincos aparecerem durante a operação, o seguinte algoritmo ajudará a removê-los:
- com uma agulha fina ou um furador, é preciso furar o local onde se formou a bolha;
- pressione o linóleo para que o vinco desapareça e nivele o material com a mão;
- desenhe uma composição adesiva em uma seringa, por meio da qual o material foi fixado ao piso "áspero";
- insira uma pequena quantidade de cola no orifício feito;
- alinhe o linóleo com um rolo.
Este método de resolver o problema é adequado para casos em que apareceu um grande vinco. Em outras situações, outros métodos são recomendados.
Aplicação de Carga
Para endireitar o linóleo, no local onde se formou o defeito, é preciso colocar um objeto pesado por vários dias. Nesse caso, é recomendável usar um saco de areia quente. O linóleo de aquecimento do material eliminará o defeito.
Aquecendo-se com um secador de cabelo de construção
O aquecimento do linóleo é a melhor maneira de reparar defeitos no piso. No entanto, neste caso, você precisa ter cuidado. O aquecimento excessivo danificará o piso. Para nivelar rapidamente o material, é necessário pegar um secador de cabelo de construção e colocar o bico a uma distância de 20 centímetros do linóleo. O procedimento deve ser concluído após o desaparecimento da dobra.

Como passar a ferro através da folha de alumínio
Para nivelar o piso, siga estas etapas:
- Aqueça bem o ferro (recomenda-se levar um aparelho com função de vapor).
- Coloque papel alumínio ou um pano macio, mas grosso, em cima da bolha. Este último deve ser enrolado em 2-3 camadas.
- Passe o ferro aquecido várias vezes sobre a área problemática, fazendo movimentos circulares. Este efeito permite endireitar o revestimento rapidamente.
Geralmente essas ações são suficientes para eliminar o defeito.Mas se o efeito descrito não levou ao resultado desejado, então, após aquecimento suficiente, um objeto pesado deve ser colocado na bolha e deixado por 1-2 dias.
Se ocorrerem problemas durante a operação
Devido ao fato de o linóleo ser feito de PVC, as propriedades desse material dependem das condições de operação. Em particular, com o tempo, vários defeitos podem aparecer no revestimento do piso devido ao aquecimento insuficiente da sala. No frio, o PVC perde a elasticidade anterior. Além dos motivos indicados, erros cometidos durante o processo de instalação levam ao inchaço do linóleo:
- instalação em uma base irregular;
- use cola de baixa qualidade;
- posar sobre um suporte sem adesivo;
- instalação em base molhada.
Recomenda-se a colocação deste pavimento sobre base especial (cortiça e outras), pelo que se reduz a probabilidade de ocorrência dos defeitos descritos.
A instalação foi feita sem cola
A colocação do revestimento do piso sem cola é permitida em salas com área não superior a 20 metros quadrados. Nesse caso, é necessário não apenas nivelar o material antes da instalação, mas também fixar firmemente o linóleo nas paredes com um pedestal. Em ambientes maiores, o revestimento é aplicado sobre argamassa colante.

Se a instalação foi realizada sem observar as condições especificadas e apareceu inchaço no piso, as seguintes medidas devem ser tomadas para eliminar os defeitos:
- remova a cobertura desmontando os rodapés;
- usando uma vara longa ou outro meio (rolo, etc.) para nivelar o material;
- aparar linóleo perto das paredes, se necessário;
- espalhe objetos pesados sobre as fraturas e mantenha-se assim até que os defeitos desapareçam.
Depois disso, é necessário recolocar o material, colando a base.
O revestimento foi colado
Se durante a colocação o material foi colado ao piso "áspero", os métodos descritos podem ser usados para eliminar defeitos.
Se for impossível se livrar da bolha usando os métodos indicados, então neste caso você precisa cortar um pedaço de linóleo na área problemática (recomenda-se mover de acordo com a foto) e colar esta parte nas costas.
Regras de funcionamento
Para que o linóleo não perca suas propriedades originais, as seguintes regras de operação devem ser observadas:
- evitar a exposição direta à luz solar;
- manter uma temperatura ambiente confortável para viver;
- não carregue objetos pesados na superfície do material, inclusive móveis rolantes;
- remova rapidamente a água e o tecido úmido da superfície do revestimento;
- remova imediatamente as substâncias agressivas da superfície;
- evite o contato com objetos pontiagudos e substâncias abrasivas.
Também é importante preencher as lacunas em tempo hábil. Para isso, é necessário recortar uma pequena parte do linóleo no local do defeito e colar com uma nova peça.
Dicas e truques adicionais
Após a compra do linóleo, recomenda-se desdobrá-lo e enrolá-lo novamente para que o verso fique para fora. Nesse estado, o material não deve ser guardado por mais de um dia.Para o nivelamento, o revestimento deve ser fixado com um dos lados ao solo por meio de um plinto, em seguida, pegue um pedaço de pau ou tábua com um peso fixado na parte superior e deslize-o sobre o material, movendo-o no sentido contrário. Depois disso, o linóleo pode ser colado na base e fixado no perímetro.
Para eliminar inchaços e ondulações, além dos métodos acima, use sal de mesa aquecido, dobrado em um saco ou almofada térmica, que deve ser aplicado na área problemática por vários minutos.


