O que fazer se a água do banheiro não estiver indo bem e os 17 melhores métodos para desobstruir

Mesmo os proprietários que vigiam suas próprias casas com cuidado já encontraram pelo menos uma vez uma situação em que a água do banheiro não está estragando ou não está estragando. Pode haver apenas algumas razões para esse problema, e quase todas elas dependem pouco da limpeza dos usuários do encanamento. Para não se perder em uma emergência, você precisa conhecer as principais formas de desobstruir bloqueios. No entanto, a melhor forma de combater a poluição é a prevenção ou prevenção.

Motivos principais

Numa situação em que a água não sai bem da casa de banho, é bastante difícil determinar com precisão, à primeira vista, a causa da obstrução. Pode haver várias razões, todas elas são independentes umas das outras. Para eliminar cada um deles, você precisa de uma abordagem específica e um conjunto de ferramentas.

Um ralo entupido

Mesmo para os proprietários mais organizados, o ralo do banheiro pode ficar entupido de vez em quando.A razão para isso é a entrada de cabelo, pêlos de animais, resíduos de sabão, graxa. Esse tipo de bloqueio é fácil de remover por conta própria e não requer uma verificação profunda do sistema.

Inclinação insuficiente do tubo de saída

A correta instalação dos tubos, nomeadamente o ângulo de inclinação do tubo de saída, desempenha um papel importante no funcionamento da rede de esgotos. O valor depende do diâmetro do tubo. A insuficiência deste parâmetro pode levar à formação regular de bloqueios, que só podem ser tratados por um profissional. A única opção para uma solução completa do problema é desmontar e substituir o local com a inclinação errada ou todo o sistema.

Tamanho da seção pequena

Os tubos em edifícios residenciais são de dois tipos: metal e plástico. A vazão do tubo depende do tamanho correto da seção: quanto menor o tamanho, menos água o sistema passa. Às vezes, uma seção de tamanho incorreto pode aumentar a quantidade de bloqueio em 60%. Este indicador também pode diminuir devido a mudanças temporárias, por exemplo, corrosão do metal.

Esgoto entupido

Mais profundo que o entupimento do ralo, o tipo de poluição. O motivo pode ser não apenas contaminação oleosa, mas também contaminação mecânica. Requer o uso de produtos químicos domésticos ou encanamentos. A remoção, via de regra, é difícil devido à inacessibilidade do local de poluição. Se o cano de esgoto da casa comum estiver entupido, é proibido tentar consertar os problemas por conta própria, é melhor procurar ajuda de um encanador.

O motivo pode ser não apenas contaminação oleosa, mas também contaminação mecânica.

Tipos de bloqueios

Para encontrar uma maneira de lidar com o bloqueio, é necessário avaliar as causas do problema. Somente a identificação correta da origem do problema reduzirá significativamente o tempo gasto na remoção do bloqueio.Em alguns casos, é melhor recorrer imediatamente à ajuda de um especialista.

Mecânico

A razão para a formação de tal bloqueio é a negligência na operação, ou seja, o enchimento de quaisquer objetos estranhos, por exemplo, restos de comida, areia, lixo doméstico. Para corrigir o problema, você precisará remover o item; produtos de limpeza não irão ajudá-lo.

Operacional

A principal razão para a formação dessa forma de bloqueio são os depósitos nas paredes dos tubos. É mais fácil remover esses bloqueios por meios químicos. Ocorre devido à longa operação de tubos sem prevenção de controle de estagnação. Quanto maior a vida útil, mais estreito se torna o orifício no tubo, maior o risco de estagnação da água. Ao limpar, via de regra, a causa do aparecimento permanece. Você pode lutar contra esse tipo de poluição através da prevenção regular.

Tecnogênico

Eles não dependem das condições de operação. Via de regra, aparecem devido à instalação inadequada do sistema de esgoto (por exemplo, cálculo incorreto do diâmetro do tubo, curvas múltiplas, presença de ângulos retos), como resultado de acidentes ou desgaste ( rachaduras). O descarte só pode ser confiado a profissionais, pois o desejo de economizar dinheiro pode levar a custos de reparo ainda maiores. Para eliminá-lo, um especialista deverá analisar as causas do bloqueio - verificar declives, curvas, integridade.

Às vezes, apenas uma nova colocação de tubos ajudará a resolver o problema. Os danos podem ser reparados substituindo a seção do tubo.

 Via de regra, surgem devido à instalação inadequada do sistema de esgoto.

Métodos básicos para resolver o problema

Existem três maneiras principais de se livrar de um bloqueio em seu banheiro:

  • químico;
  • mecânico;
  • hidrodinâmica.

A escolha de um dos métodos é determinada pela fonte do bloqueio. Em alguns casos, é recomendável combinar os métodos acima. Também vale a pena observar os métodos tradicionais de lidar com o problema, que costumam ser usados ​​​​como remédio universal para todos os tipos de bloqueios.

Químico

A causa mais comum de bloqueios é o acúmulo de depósitos de resíduos de graxa, sabão, sujeira e outros resíduos biológicos. Essa estagnação pode ser eliminada com a ajuda de produtos químicos especialmente desenvolvidos, cuja composição inclui ácidos ou álcalis. Esses produtos estão disponíveis em gel, líquido, cápsula ou pó.

É importante ler atentamente o rótulo para entender que tipo de bloqueio uma substância específica pode remover.

Visão geral do fundo

O mercado de produtos químicos domésticos está repleto de produtos para todos os bolsos. Porém, vale a pena escolher uma forma de eliminar os bloqueios não apenas pelas características de preço ou popularidade dos anúncios, mas também pelos motivos da formação dos bloqueios. Somente a seleção correta do produto ajudará a resolver o problema de forma rápida e eficiente. Todas as substâncias destinadas a combater os bloqueios contêm soda cáustica, um poderoso reagente que dissolve rapidamente todos os contaminantes. Cada uma das substâncias tem efeitos específicos no corpo humano (em contato com a pele ou mucosas).

"Verruga"

"Mole" é popular há décadas devido aos seus benefícios incondicionais:

  • facilidade de uso - não há necessidade de desmontar o sifão, o agente é despejado no orifício de drenagem;
  • limpeza - não há sujeira da limpeza;
  • velocidade - o tempo de espera pelo resultado é mínimo;
  • custo - o preço é atraente, inferior ao restante dos fundos do mercado.

"Mole" é popular há décadas devido aos seus méritos hardcore

O produto é comercializado na forma de líquido, pó granulado ou gel. O principal ingrediente ativo é o hidróxido de sódio (até 60%). Também inclui:

  • hidróxido de potássio (não mais que 10%);
  • surfactantes (10%);
  • água (5-25%);
  • ácido etilenodiaminotetracético (5-10%).

Ao usar o produto, deve-se ter cuidado. Se "Toupeira" entrar em contato com a pele, lave imediatamente a substância com grandes quantidades de água. Se o produto entrar no corpo ou nos olhos, consulte um médico imediatamente! As desvantagens de "Mole" podem ser consideradas:

  • toxicidade;
  • ineficiência para grandes bloqueios;
  • falta de proteção contra crianças;
  • maior, em comparação com outros meios, tempo de espera;
  • embalagem inconveniente.

"Senhor Musculoso"

O produto é eficaz no combate à contaminação leve, perfeito para profilaxia. A composição contém um álcali, que dissolve suavemente até as gorduras antigas. A aplicação não danifica a superfície dos tubos (sujeito às recomendações do fabricante). Disponível na forma de espuma, gel, grânulos. O método de aplicação depende da forma de lançamento:

  • Mousse:
  1. Despeje o pacote (2 seções) no ralo.
  2. Aguarde a formação de espuma, aguarde o tempo indicado na embalagem.
  3. Escorra a água.
  • Congelar:
  1. Despeje o conteúdo da embalagem no orifício de drenagem.
  2. Deixe agir por 15 minutos e depois enxágue.
  • Grânulos:
  1. Seque o ralo.
  2. Despeje os pellets no buraco.
  3. Despeje em um copo de água. Aguarde 30 minutos.
  4. Lavar.

O produto é eficaz no combate à contaminação leve, perfeito para profilaxia.

As vantagens de usar "Mister Muscle" são:

  • efeito antibacteriano;
  • Eficiência;
  • eliminação de odores desagradáveis;
  • preço acessível.

Principal desvantagem: o produto não se destina a sujidades difíceis.

"Virar"

A eficácia é semelhante a "Mole". Mais frequentemente usado para limpar pias.A forma de lançamento pressupõe duas opções de uso: derramar a substância com água quente ou fria. O tempo de espera é de 15 minutos. As vantagens da ferramenta incluem:

  • efeito antibacteriano;
  • eliminação de odores desagradáveis;
  • velocidade.

A principal desvantagem é a toxicidade. O contato com a pele é indesejável e requer enxágue imediato com água em abundância.

"Hífen"

Difere na campanha de marketing mais ativa. Eficaz na remoção de contaminantes em tubulações ou esgotos, tanto de plástico quanto de metal. A composição de "Dash" é inofensiva para humanos e animais. Benefícios do uso do produto:

  • velocidade - leva 5 minutos para limpar um pequeno bloqueio, até 30 minutos para um bloqueio complexo;
  • cheiro bom;
  • proteção contra crianças.

Eficaz na remoção de contaminantes em tubulações ou esgotos, tanto de plástico quanto de metal.

As desvantagens são o alto custo e a reação violenta da substância em contato com a água, o que exige cautela no uso.

Termos de uso

O uso de qualquer um dos remédios em cada situação específica é individual. Antes de usar, você deve ler as instruções. O modo de aplicação é idêntico:

  1. Despeje a quantidade de líquido especificada nas instruções no tubo com um bloqueio.
  2. Aguarde o tempo recomendado.
  3. Abra a água e verifique se o problema persiste.

Se o problema persistir, o procedimento pode ser repetido, consultar um especialista ou usar outro método.

Mecânico

Você deve pensar nesse método se a limpeza com produtos químicos domésticos não trouxer resultados. Isso envolve o uso de um êmbolo ou cabo de encanamento. Para um resultado bem-sucedido, você precisa conhecer as regras de uso desses fundos.

Ventuz

Um êmbolo é a primeira maneira de lidar com um bloqueio, que os produtos químicos não ajudaram a limpar. O procedimento pode ser complicado, então é melhor trocar de roupa, cobrir o chão do banheiro. Nesse caso, o combate ao bloqueio passa pelas seguintes etapas:

  1. Encha o banho com água até que a parte de borracha do êmbolo esteja completamente submersa (cerca de um terço). É melhor tampar o orifício de transbordamento com antecedência.
  2. Cubra o orifício de drenagem no fundo do banheiro com a parte emborrachada do êmbolo.
  3. Pressione a alça várias vezes. Isso empurrará todos os detritos existentes para o tubo de escape.
  4. Lavar vestígios de contaminação remanescentes com um jato de água.

Se a água não fluir após várias repetições do procedimento, é possível que a contaminação esteja profunda nos canos e exija o uso de um cabo de encanamento.

cabo de encanamento

Uma das maneiras mais eficazes de combater os bloqueios do banheiro é usar um encanamento. Existem vários tipos dessa ferramenta, cada uma adequada para diferentes formas de contaminação.

Uma das maneiras mais eficazes de combater os bloqueios do banheiro é usar um encanamento.

Cabo

A forma mais simples de cabo de encanamento é perfeita para lidar com bloqueios em um apartamento. É uma corda feita de fios de aço galvanizado torcidos em espiral. A espessura é de cerca de 6 mm, o comprimento pode ser de até 5 metros. Benefícios:

  • alta resistência ao desgaste;
  • boa capacidade cross-country;
  • resistência ao torque na direção oposta da ondulação.

As desvantagens podem ser consideradas:

  • baixo poder de penetração;
  • alto risco de pontas soltas;
  • baixa elasticidade.

O cabo de corda tem pouca resistência aos cabelos e às causas fibrosas da poluição.

Em molas

Este tipo também não pertence à categoria de profissionais, destina-se à resolução de problemas do dia a dia.A espessura não excede 10 mm, o comprimento é de 5 metros. Possui estrutura canelada. Características de tal cabo:

  • alta flexibilidade e habilidade cross-country;
  • resistência ao desgaste;
  • Dificuldade de manutenção: a cavidade interna suja rapidamente e é difícil de limpar;
  • pequena força de ataque.

O uso de cabo com mola é recomendado para a limpeza de canos e esgotos com muitas curvas.

Profissional

Para resolver problemas de grande escala, e não apenas do dia a dia, um cabo de encanamento profissional - mola com núcleo é adequado. O diâmetro desse cabo chega a 30 mm, o comprimento é de 60 metros. É um fio torcido entrelaçado com uma espiral de mola, com núcleo de aço. Existem dois tipos de corda:

  • Com um núcleo rotativo - há um local para fixar o bico, a última camada é enrolada com uma folga.
  • Com um núcleo rigidamente fixo - eles se parecem com um cabo semelhante a uma corda. A última camada é fixada na forma de uma mola. Pode ter um acessório para um bocal. Eles são caracterizados por alta resistência ao desgaste.

Para resolver problemas de grande escala e não apenas do dia a dia, um cabo de encanamento profissional é adequado

Este tipo de corda suporta até mesmo torques fortes, possui alto poder de penetração e não deixa danos no tubo.

Aumentar a inclinação do sistema de drenagem

A água pode sair mal do banheiro devido à inclinação insuficiente do tubo de saída (ou de seu sistema) e, portanto, não há movimento para o esgoto. Nesses casos, não é recomendado o uso de método químico ou mecânico. Para aumentar a inclinação, você terá que abaixar o sino do riser ou elevar o próprio banho. No entanto, é importante saber que muita inclinação levará ao efeito de ebulição da água durante a drenagem.Por este motivo, é necessário respeitar o valor de inclinação recomendado, nomeadamente 15%.

Hidrodinâmica

Método de eliminação hidrodinâmica um bloqueio no banheiro significa limpeza usando alta pressão de água. Isso exigirá um compressor para criar fluxo e uma mangueira especial. Passos:

  1. Prepare o material.
  2. Insira a ponta da mangueira no tubo (é melhor remover primeiro o sifão).
  3. Ligue o compressor.
  4. Assim que a água começar a diminuir, o procedimento deve ser interrompido.

Este método é um dos mais eficazes e seguros.

maneiras folclóricas

Um entupimento nos ralos é um problema cotidiano bastante comum que os cidadãos costumam tentar resolver sozinhos, sem a ajuda de profissionais. De fato, muitas vezes um bloqueio não requer intervenção séria ou o uso de produtos químicos domésticos, existem meios improvisados ​​​​suficientes disponíveis em todas as residências. Abaixo estão as formas mais populares de limpar bloqueios.

Limão

Para resolver o problema, você precisa de 4-5 limões. É necessário espremer o suco e despejar no orifício de drenagem. Após 1,5 a 2 horas, o sistema deve ser lavado com água quente de alta pressão. Este método é perfeito para evitar contaminação (o procedimento pode ser feito a cada 3-4 meses).

Para resolver o problema, você precisa de 4-5 limões.

Um vácuo

O aspirador é utilizado em conjunto com êmbolo, do qual é retirado o cabo de madeira. Depois disso, é necessário fazer um furo na tigela de borracha e inserir a mangueira do aspirador nela. Você pode consertar a junção com fita isolante ou braçadeiras, o coletor de pó é previamente removido do aspirador. A ferramenta de bloqueio resultante é trazida para o orifício de drenagem. A tigela deve ser pressionada firmemente contra o orifício.

Depois de ligar o aspirador, o esgoto será expelido, o que criará uma pressão interna, ajudando a remover os detritos.

Ao usar este método, lembre-se das precauções a serem tomadas ao trabalhar com dispositivos elétricos em um ambiente úmido.

Um refrigerante

Se o bloqueio não for antigo, o bicarbonato de sódio comum serve. O buraco é preenchido com 200 g de refrigerante, regado com vinagre, bem fechado por 15 minutos. A reação que ocorre eliminará os depósitos de gordura, eliminará a estagnação. É necessário lavar a solução com grande pressão de água quente por vários minutos.

Morango

Uma escova usada para fins domésticos também pode ser usada para limpar um bloqueio. Se o bloqueio for profundo, será necessário um encanamento ou cabo de metal para que o flange possa penetrar o mais profundamente possível no ralo. Com movimentos graduais, ele é virado para o orifício de drenagem para remover a contaminação.

Fio

Um fio rígido regular funcionará para limpar o bloqueio. Um gancho é feito no final para que você possa pegar os detritos que causaram o bloqueio. Limpe os tubos abaixando o fio no orifício de drenagem e girando lentamente para cima e para baixo. À medida que as causas da contaminação são alcançadas, mais e mais esforços serão necessários para que os detritos sejam empurrados para frente ou removidos.

Recomendações de prevenção

Vale a pena tomar medidas preventivas regulares para evitar bloqueios. Essas medidas incluem:

  1. Limpeza periódica - os tubos são desmontados e lavados.
  2. Descarga regular - uma vez a cada poucos dias é necessário lavar o ralo com água morna. Produtos químicos especiais podem ser usados.
  3. O uso de redes impedirá que detritos entrem no ralo.

Assim, a manutenção preventiva regular pode economizar significativamente tempo e dinheiro, eliminando os efeitos da poluição.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha