Qual tinta é melhor escolher para as paredes do banheiro e tecnologia de acabamento faça você mesmo
Ao escolher a tinta para as paredes de um banheiro, é preciso levar em consideração suas características. Os especialistas aconselham a considerar a segurança desta substância. Além disso, deve ser resistente à alta umidade e ter propriedades antibacterianas. A paleta de cores do produto não é desprezível. Para obter sucesso na pintura de paredes, vale observar a tecnologia do procedimento.
Contente
- 1 Benefícios da pintura como opção de acabamento
- 2 Critérios de Seleção de Tinta
- 3 Variedades
- 4 Comparação de superfícies brilhantes e foscas
- 5 Use tintas texturizadas
- 6 Preparação de instrumentos
- 7 Cálculo do consumo de tinta e materiais adicionais
- 8 Como preparar uma sala para pintar com as próprias mãos
- 9 Como pintar corretamente
- 10 Métodos de pintura decorativa
- 11 Como pintar azulejos
- 12 Erros comuns
- 13 Dicas e truques de artesãos experientes
Benefícios da pintura como opção de acabamento
Pintar as paredes do banheiro tem muitas vantagens. Graças a este processo, é possível criar um interior único.
Preço
Usar ladrilhos ou painéis de plástico para decorar um banheiro é significativamente mais caro do que pintar. Além disso, para implementar outros métodos, você terá que usar muitos materiais adicionais. Estes incluem cola, argamassa, ripas. Para pintar as paredes, tinta, massa e primer são suficientes. Esses materiais são muito mais baratos.
Simplicidade
Pintar as paredes é considerado um processo bastante simples. As manchas modernas fornecem uma camada uniforme e secam rapidamente.
criatividade
Graças à variedade de soluções de cores, é possível obter um design exclusivo da sala. A combinação de diferentes tons parece muito original.
praticidade
Paredes pintadas são duráveis. Quando aplicado corretamente, o revestimento não rachará. Além disso, a pintura não requer o uso de produtos de limpeza caros.
Critérios de Seleção de Tinta
Para escolher uma composição de qualidade, muitos recursos devem ser levados em consideração. Isso ajudará a evitar consequências negativas.
Resistente a humidade
Sempre há muita umidade no banheiro. A tinta não deve ser apenas resistente à umidade, mas também repelir a água.
Higiene
Para pintar as paredes do banheiro, você deve usar um material fácil de limpar. Esta parte deve estar sempre limpa.
Propriedades antibacterianas
A presença de componentes antibacterianos na tinta evita a multiplicação de microorganismos patogênicos nas paredes da sala.

Permeabilidade do ar
A tinta deve ser respirável. Isso tornará o quarto mais seguro.
Respeite o meio ambiente
É proibido o uso de materiais emissores de substâncias tóxicas para decorar o banheiro.
Variedades
Hoje existe um grande número de tintas que podem ser usadas para decorar banheiros.
Óleo
As principais vantagens desses materiais são características de alta adesão, durabilidade e preço acessível.
As paredes pintadas não ficam molhadas nem reagem ao uso de produtos químicos.
O óleo de linhaça e os pigmentos são considerados os principais ingredientes da substância. À venda, você encontra composições líquidas e raladas espessas. No primeiro caso, a tinta pode ser aplicada imediatamente, no segundo é necessário diluir a composição até uma consistência adequada. Para isso, usa-se terebintina ou querosene.
esmalte alquídico
Esta substância é repelente à água. Portanto, é frequentemente usado para banheiros. As paredes pintadas não ficam húmidas e podem ser facilmente limpas com detergentes. O esmalte alquídico mantém sua excelente aparência por muito tempo. A aplicação de tinta em 2 camadas mantém seu efeito por 4 anos.
O esmalte contém um solvente. Se necessário, é permitido misturá-lo com white spirit ou terebintina. Para obter resultados de alta qualidade, a temperatura deve estar entre + 5 e 35 graus. Caso contrário, o desempenho do adesivo é reduzido.
Dispersível em água
A base deste tipo de tinta é uma dispersão aquosa de polímeros. Os mais usados são o acrílico e o acetato de vinila. Quase não há solventes voláteis na composição desses fundos. Graças a isso, a substância não é tóxica.
Após a secagem, forma-se nas paredes uma fina película de alta resistência. É facilmente respirável, mas à prova d'água.Agentes antifúngicos são frequentemente adicionados às tintas para prevenir o crescimento de fungos.

Acrílico
É uma substância ideal que pertence à categoria de composições dispersáveis em água. Caracteriza-se por características repelentes à água, resistência à sujeira e variedade de cores. A composição contém substâncias antifúngicas que previnem o aparecimento de mofo. A composição tem uma consistência suficientemente viscosa, o que evita a necessidade de preparação preliminar. A tinta acrílica é barata, tornando-a a mais popular.
Silicone e silicato
Essas substâncias são muito resistentes à umidade. Eles apareceram relativamente recentemente, mas conseguiram ganhar popularidade. O revestimento de silicone é impermeável à umidade e resistente a manchas. A substância é resistente ao vapor e ajuda a esconder rachaduras profundas.
Uma boa solução para o banheiro é a tinta de silicone à base de água. A única desvantagem é o preço alto. Ao mesmo tempo, tinta à base de cola PVA não deve ser usada para banheiros. A substância destina-se a salas secas.
Látex
Essa variedade é perfeita para decorar banheiros. O material é muito elástico. Ele permite que você esconda pequenos danos. Além disso, a tinta é resistente ao estresse mecânico.
Durante a operação, o material não emite um aroma pronunciado. Forma uma película protetora nas paredes, que oferece proteção confiável contra sujeira. A tinta látex não seca por mais de 2 horas. Deve-se ter em mente que não há agentes antifúngicos nesta ferramenta. Portanto, antes de iniciar o trabalho, as paredes devem ser tratadas com um primer especial.
Borracha clorada à prova d'água
Este tipo de revestimento é considerado o mais conveniente e confiável. Pode ser uma ótima alternativa aos ladrilhos.A principal vantagem dessa tinta é sua alta durabilidade. Ele fornece proteção confiável contra a umidade, tolera facilmente a luz solar direta, não contém elementos nocivos.
Recomenda-se que a tinta de borracha clorada seja aplicada somente em superfícies bem limpas. Nesse caso, não é necessário aplicar primer ou massa nas paredes. Recomenda-se aplicar esta tinta em 3 camadas.

alquídico
Essa tinta forma uma película protetora na superfície da parede, que ajuda a repelir a umidade. Não desbota sob a luz direta do sol e tem uma longa vida útil. A vantagem indiscutível do material é o curto período de secagem. Para obter excelentes resultados, as paredes devem ser pintadas em várias camadas.
Comparação de superfícies brilhantes e foscas
Ao escolher uma composição de coloração, você precisa levar em consideração sua textura. Assim como os ladrilhos, essas substâncias são brilhantes e foscas. A primeira categoria de materiais reflete perfeitamente a luz e cria um brilho na superfície. O uso de tal revestimento expande visualmente a sala. A desvantagem dessa tinta é que as menores irregularidades são visíveis nela.
A tinta fosca esconde perfeitamente os defeitos da superfície e tem um bom poder de cobertura. Esse material pode ser aplicado mesmo em 1 camada. As paredes são mais porosas e, portanto, mais difíceis de limpar.
Use tintas texturizadas
Essas substâncias são caracterizadas por alta densidade. Isso se deve ao alto teor de carga. Recomenda-se a aplicação dessas substâncias em camada espessa, resultando na formação de uma textura em relevo nas paredes.
A composição padrão tem uma tonalidade branca. Para dar às paredes a cor desejada, você precisa de um esquema de cores. É bastante simples adicioná-lo à tinta.
Os materiais texturizados têm uma base solúvel em água. Se necessário, podem ser misturados com água.Deve-se ter em mente que a massa não deve ficar muito líquida, pois perderá suas características decorativas.

Preparação de instrumentos
Para um trabalho confortável, vale a pena preparar tudo o que você precisa:
- Ferramenta de cinto. Esta ferramenta é usada para pintar costuras, cantos e outras áreas de difícil acesso.
- Rolar. Ajuda a espalhar a tinta uniformemente em uma grande área. A melhor opção é um modelo com cabo telescópico.
- Pulverizar. A ferramenta permite pintar a superfície de maneira rápida e uniforme. O dispositivo permite aplicar um primer ou pintar as paredes.
- Fita adesiva, balde de tinta, luvas.
Cálculo do consumo de tinta e materiais adicionais
Antes de pintar uma sala, a quantidade de materiais deve ser determinada. Para realizar o trabalho, você precisará de primer, tinta e massa.Com a ajuda da massa, é possível eliminar defeitos nas paredes. Pequenas irregularidades são tratadas separadamente. Se sobrar, serão necessárias 2 demãos de aplicação contínua. 0,9-1,8 kg de mástique são usados por 1 metro quadrado.
As paredes devem ser preparadas 2 vezes - antes e depois da aplicação da massa. Isso ajuda a melhorar a repelência à água e a pintar de maneira mais uniforme. Por 1 metro quadrado, vale a pena levar 0,1-0,15 quilos de dinheiro. A quantidade de tinta deve ser calculada levando em consideração a composição. Os preços médios por metro quadrado são os seguintes:
- acrílico - 115-250 gramas;
- silicone - 250-300 gramas;
- óleo - 140-250 gramas;
- esmalte alquídico - 110-130 gramas;
- silicato - 350-400 gramas;
- látex - 500-600 gramas;
- texturizado - 800-1000 gramas.
Como preparar uma sala para pintar com as próprias mãos
Antes de pintar as paredes do banheiro, vale a pena fazer vários trabalhos preparatórios. Isso ajudará a melhorar a qualidade do reparo.

Excluir camadas antigas
Na fase inicial, recomenda-se remover camadas de tinta velha, remover cal e gesso. O procedimento é realizado com espátula, solvente, raspador e outros dispositivos.
Junção
Se houver pequenas rachaduras ou buracos na superfície das paredes, é recomendável limpá-los. Isso é feito com lixa.
Enfrentando as rachaduras
Se as paredes estiverem cobertas de grandes rachaduras, é recomendável bordá-las. Posteriormente, essas áreas podem ser seladas com uma solução.
Como lavar cal
Para lavar a cal, você precisa usar água comum. Esta camada é removida para formar uma base sólida.
Tratamento de áreas mofadas
Se houver áreas afetadas por mofo nas paredes, elas serão submetidas a um tratamento especial. Para isso, as superfícies são limpas qualitativamente com raspador, após o que são tratadas com anti-séptico.
Vedação de rachaduras e fendas
Após a limpeza das paredes, vale a pena se livrar da poeira, sujeira e detritos. Grandes rachaduras devem ser preenchidas com gesso. Depois disso, recomenda-se secá-los.
Preenchimento
Em seguida, recomenda-se preparar a superfície. Este processo deve começar de cima. Em salas secas, o procedimento é realizado uma vez. O banheiro precisa de melhor proteção.
massa de vidraceiro
Misture a massa com água e preencha as áreas irregulares com ela. Recomenda-se aplicar a composição com uma espátula, retirando o excesso com ela. Os movimentos devem ser executados de baixo para cima. Isso ajudará a evitar vazios e flacidez.

lixar
Depois que a massa secar, recomenda-se lixar bem as paredes.Para fazer isso, use uma lixa fina. Graças à sua aplicação, as paredes ficarão mais lisas.
Reinício
As paredes preparadas devem ser preparadas novamente. Nesse caso, é recomendável iniciar o procedimento de cima. Então você precisa esperar o produto secar.
Como pintar corretamente
A maneira mais fácil de pintar a banheira é em uma cor. Para evitar a contaminação do teto e demais áreas, vale colar fita adesiva nas bordas.
Para pintar uma sala, você precisa seguir estas etapas:
- Mexa bem a tinta até obter uma consistência uniforme. Quando um filme aparece, é recomendável removê-lo.
- Tinja a composição corretamente. Para fazer isso, coloque uma pequena quantidade de tinta no recipiente em um jato fino e misture com um misturador. Quando a composição se torna homogênea, pode-se adicionar um pouco mais de corante. Isso ajudará você a encontrar a quantidade certa.
- Antes de tudo, vale a pena pintar as costuras dos cantos, a área próxima à porta e outros locais de difícil acesso. Para fazer isso, use um pincel fino.
- Pegue um pincel grande ou rolo e comece a pintar as paredes. Não mergulhe o rolo muito fundo na tinta. Isso causará respingos.
- Depois que as paredes estão secas, a manipulação é realizada novamente. Quando as paredes são pintadas, vale a pena remover cuidadosamente a fita adesiva.
Métodos de pintura decorativa
Existem várias maneiras fáceis de decorar paredes disponíveis até mesmo para iniciantes.
estênceis
É um dos métodos mais populares. Hoje você pode encontrar muitos estênceis para pintar paredes à venda. Os dispositivos descartáveis são feitos de vinil. Eles têm um verso adesivo. Os estênceis reutilizáveis são feitos de plástico durável. Existem também espécimes de acrílico.Esses estênceis podem ser fixados com segurança na parede, o que simplifica muito a aplicação do padrão.

paredes listradas
Listras multicoloridas nas paredes dão um toque de sabor ao interior. O uso dessa técnica permite ampliar visualmente o espaço. Para implementar esse método, você pode usar várias opções - tudo depende da sua imaginação. O número e a largura das listras podem variar. Eles também diferem em cores.
Uma solução interessante seriam listras da mesma cor, mas com texturas diferentes. É permitido torná-los foscos e brilhantes. Para escolher a opção ideal, vale colocar o layout das listras no papel e depois colorir. Então você deve comprar tinta e fita adesiva.
É importante que as paredes já estejam pintadas em um tom básico.
Rolos aplicadores
É uma das técnicas de decoração de paredes mais simples e económicas.O rolo especial pode ter 2 fixações. A espuma absorve a tinta e a borracha tem um padrão elevado. Para usar este método, você deve primeiro pintar as paredes com uma cor base. Em seguida, recomenda-se escolher uma tinta em tom contrastante e aplicá-la com rolo especial nas paredes.
efeito de envelhecimento
Essa técnica é chamada de pontilhado. Primeiro, a superfície lisa é envidraçada com uma tonalidade contrastante. Para fazer isso, use uma escova larga e plana. Sem esperar a secagem, toque várias vezes na superfície com um pincel grosso. Isso o ajudará a obter uma textura incomum.
efeito poeira estelar
Nesse caso, as manchas devem ser aplicadas na superfície seca com tinta de tonalidade diferente. Para isso, é utilizada uma escova grossa com fibras duras.Recomenda-se mergulhá-lo na tinta, espremer bem e borrifar na parede.
Cor de contraste
Para implementar essa técnica, vale a pena pintar as paredes em cores diferentes. Os desenhos são lindos - listras, círculos, quadrados. Para obter um bom resultado, um esboço do design pretendido deve ser impresso no papel.
Caos de pinceladas
Para isso, vale a pena fazer um rolo comum, cobrindo-o com materiais rasgados. Isso ajudará a obter a aparência de formas irregulares nas paredes ao aplicar a tinta. Isso é feito com uma sombra contrastante.

Efeito de pele enrugada
Para implementar esse método, vale a pena levar um primer acrílico, tinta vinílica multicolorida, papel decorativo. Você também precisará de glacê perolado. Primeiro, as paredes precisam ser preparadas e pintadas, depois prenda o papel e amasse-o. Depois disso, pinte novamente e remova o excesso de tinta dos vincos.
Como pintar azulejos
Para pintar os azulejos, você precisa usar tintas acrílicas ou epóxi. Para preservar o brilho da superfície, deve-se dar preferência a uma textura brilhante. O esmalte acetinado é adequado para colorir azulejos. Cria um efeito aveludado incomum.
Recomenda-se aplicar a composição de coloração com um rolo de espuma. A camada de base deve ser feita primeiro. Quando seca, o ladrilho é repintado fazendo pinceladas perpendiculares.
Erros comuns
Iniciantes geralmente cometem erros ao pintar paredes:
- Não prepare a superfície para o procedimento.
- Não use primer.
- Prepare a tinta incorretamente.
- Os traços são aplicados aleatoriamente.
- Os tempos de secagem não são respeitados.
Dicas e truques de artesãos experientes
Para evitar consequências negativas, deve-se seguir as principais recomendações dos especialistas:
- Antes de iniciar o trabalho, vale a pena limpar as paredes dos restos da tinta antiga.
- É melhor preparar a superfície e cobri-la com uma massa.
- É importante diluir bem a tinta. Não deve ser muito grosso nem muito fino.
- Para o banheiro, é melhor escolher um material inodoro. Não deve conter impurezas tóxicas e outras substâncias nocivas.
- Para iluminar o acabamento, use estênceis ou cores diferentes de tintas.
Além das técnicas decorativas tradicionais, você pode usar outras técnicas:
- Estampagem. Nesse caso, a primeira camada de tinta é coberta com a segunda - um tom mais escuro. Recomenda-se usar uma esponja em vez de um rolo comum. Basta aplicar na parede.
- Estofamento de um padrão abstrato. Para fazer isso, use papel ou um pano amassado. Usar papel kraft produz uma textura nítida, enquanto usar tecidos produz uma textura difusa.
- Esfregue a tinta molhada. Para isso, recomenda-se a utilização de jornal comum.
Pintar paredes de banheiro tem muitos recursos. Em primeiro lugar, vale a pena escolher o material certo para o acabamento da sala. Deve ser seguro e de alta qualidade. A preparação dos instrumentos necessários e o cumprimento estrito da técnica do procedimento não são de pouca importância.


