Instruções para passar a roupa corretamente em casa

Roupas, linho, utensílios de cozinha feitos de tecidos naturais (algodão, linho, seda) são muito procurados. São superiores aos produtos feitos de tecidos artificiais e sintéticos em termos de conforto de uso, respeito ao meio ambiente, durabilidade, mas requerem cuidados especiais. Os itens de linho perderão rapidamente seu apelo se você não souber como passá-los.

O que você precisa saber sobre passar roupa

O tecido de linho é feito de fibras obtidas de caules de linho de fibra. Os têxteis naturais, independentemente do tipo de trama, têm as mesmas propriedades:

  • resistência ao estresse mecânico;
  • Temperatura;
  • ácido.

As características qualitativas são explicadas pelo alto teor de celulose nas fibras de linho (80%). Graças a ela, as roupas de linho refrescam o corpo no verão e aquecem no inverno. Microporos no tecido permitem que o ar circule tornando a roupa confortável de usar.

Ao mesmo tempo, devido à celulose, o tecido amassa com facilidade, perde a forma e é difícil de passar: com movimentos descuidados, aparecem dobras e vincos. As condições para engomar roupas de linho de alta qualidade são:

  • regime de temperatura (de 190 a 200 graus);
  • humidade do tecido a engomar;
  • superfície plana para passar a ferro;
  • ferro confortável com sola pesada.

No final do engomar, deixa-se a roupa arrefecer antes de ser colocada no armário. É melhor guardá-lo em um cabide, evitando deformações.

Como preparar um produto

A lavagem de roupas de linho tem características próprias. O tecido pesado é lavado com um condicionador para amaciar as fibras. Sob nenhuma circunstância você deve usar uma torção forte (manual ou mecânica) para que os vincos sejam perceptíveis em um material úmido. Depois de secos, eles não irão a lugar nenhum e será necessário um esforço considerável para alisá-los.

Após o enxágue, o produto de linho deve estar úmido para que a água possa pingar. Para secar, use ombros largos ou uma superfície plana higroscópica. As coisas não devem ser secas sob luz solar direta, perto de dispositivos de aquecimento. O aquecimento desigual pode causar roupas soltas.

O produto semi-úmido é seco e passado a ferro quente. Se estiver quase seco, umedeça-o com um vaporizador ou use um ferro com gerador de vapor.

linho puro

necessidades de ferro

A conveniência de passar roupas de linho depende do ferro. Os eletrodomésticos adequadamente selecionados permitem que você passe itens de tecido facilmente amassados ​​​​com o mínimo de esforço.

Peso

O peso do aparelho depende do tipo e varia de 600 gramas a 6 quilos. Os mais leves são os ferros de passar, os mais pesados ​​são os geradores de vapor. Ao passar com um ferro de até 1 quilo, você terá que fazer um esforço físico adicional. É melhor que o peso do ferro seja suficiente para nivelar a superfície do produto de linho. O peso ideal para esses fins é de 2 kg.

Lidar com forma

Quando você compra um ferro, tem que segurá-lo na mão. O cabo deve encaixar na empunhadura palmar e estar equilibrado com o peso do instrumento. Se você levantar no ar, o ferro não deve ser compensado pelo nariz ou pelo calcanhar da sola. A segurança do engomar depende muito da escolha do cabo. A presença de elementos emborrachados evitará que a palma da mão escorregue no cabo.

o ferro

fumegante

Os ferros a vapor são os aparelhos mais práticos para alisar tecidos densos e enrugados. Os fabricantes oferecem dispositivos com um tanque de água embutido e uma docking station. No segundo caso, o recipiente com água é conectado ao aparelho por um cano.

É necessária uma quantidade bastante grande de vapor para engomar a roupa e, para locais particularmente vincados, uma explosão de vapor. Os ferros distinguem-se pelo seu poder de vaporização: de 30 gramas a 150 gramas por minuto. A funcionalidade depende da potência dos elementos de aquecimento do ferro e da posição dos orifícios de pulverização na base. Para passar tecidos de linho, eles devem ser distribuídos uniformemente por toda a superfície de alisamento do eletrodoméstico.

Tipo de sola

A base do ferro deve aquecer uniformemente e deslizar bem. Tais qualidades são possuídas por revestimentos de aço inoxidável, cerâmica e cermet. A desvantagem das solas de cerâmica é a fragilidade devido ao aumento da fragilidade.

Como acariciar bem

Os produtos de linho com elementos decorativos são passados ​​​​a partir do lado costurado. O vapor quente pode alterar a cor das roupas, por isso as roupas coloridas também são passadas por dentro.As roupas de linho têm costuras apertadas para que fiquem invisíveis, passam esses locais pelo lado costurado.

passar roupa

O engomar começa com pequenos elementos: gola, bolsos, punhos. Os colarinhos são passados ​​a ferro dos dois lados. Em seguida, as mangas são passadas a ferro, passando para a prateleira e as costas da camisa/blusa/vestido. A bainha sem pregas é passada de baixo para cima. Se houver vincos, eles são fixados com grampos e passados ​​a ferro, sem chegar ao fundo. Quando as dobras adquirirem uma forma estável, passe-as a ferro até o fim.

Da mesma forma, aponte a seta para as calças. Antes disso, as calças são viradas para passar o ferro perto das costuras, cós, bolsos. Para endurecer a flecha, o cotovelo pode ser esfregado com sabão ou goma de dentro para fora. Em seguida, as calças são viradas para a frente, as metades das calças são niveladas e o local da dobra é fixado.

Primeiro, a flacidez é suavizada, deixando a área da bainha intacta.

O ferro é movido suavemente ao longo de todo o comprimento para que o aquecimento seja uniforme. Após receber a flecha, o ferro é pressionado por alguns segundos na parte inferior não passada. Em seguida, a perna da calça é passada de baixo para cima e de ambos os lados.

Passe roupas de linho das bordas para o centro. Locais com dobras enrugadas são pressionados com um ferro e mantidos por alguns segundos. O tecido liso é passado a ferro com movimentos longos e suaves.

Ao passar, não toque nos zíperes e fechos, para não arranhar a sola e danificar os encaixes. As peças que ainda estiverem quentes depois de passadas devem ser penduradas em cabides largos ou colocadas em uma superfície plana até que esfriem completamente. Caso contrário, eles hesitarão imediatamente e perderão seu apelo.

Como passar algo se estiver amassado

Se não for possível passar a ferro um objeto amassado, ele deve ser levemente umedecido e deixado secar. Para fazer isso, você pode polvilhar com um borrifador ou segurá-lo com as palmas das mãos molhadas.

como não

Não passe coisas sujas, especialmente com manchas. Sob o efeito do calor e do vapor, a sujeira penetra profundamente na estrutura da fibra. É muito mais difícil lavar esses produtos e as manchas não serão removidas.

Não use um espremedor mecânico em uma máquina automática. Os vincos no produto semi-seco praticamente não são alisados ​​e podem persistir mesmo após a re-umedecimento.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha