Como cuidar adequadamente da Tradescantia em casa, regras de plantio
Nem todo florista sabe cuidar da Tradescantia, embora essa planta seja muito popular. Cresce bem na sombra parcial, não é caprichosa no cultivo e no cuidado, multiplica-se facilmente. As hastes atingem 1 m de comprimento, a flor é valorizada por suas qualidades decorativas e despretensiosas, sendo recomendada para cultivo não só por floristas experientes, mas também por floristas amadores novatos.
Características distintivas de uma planta de casa
Tradescantia pertence à família Kommelinov e vem da América do Norte. As hastes são geralmente retas, embora possam estar caídas. As flores são muito pequenas, contêm 3 pétalas. Sua cor varia do branco ao lilás ou azul.
Em condições internas, a tradescantia de flores brancas é mais cultivada, caracterizada por hastes ramificadas e folhas de formato oval. Essa planta fica ótima em um vaso de flores.

Principais variedades
Muitas variedades desta planta são conhecidas, adequadas para cultivo interno e diferindo não apenas em características externas, mas também em requisitos de manutenção, composição do solo e outras condições.
com flores brancas
Este é o tipo mais comum para floricultura de interior. Tem folhas verdes brilhantes, nas quais 2 listras prateadas são claramente visíveis. A parte inferior da placa da folha é pintada de roxo. As inflorescências são pequenas, brancas.
Blossfield
A planta é despretensiosa, possui caules rastejantes e grossos, propensos a fortes ramificações. As folhas são estreitas, de cor verde escuro. Uma bela borda de veludo é visível na parte superior da placa de chapa. A floração pode ocorrer em qualquer época do ano, portanto esta tradescantia é de interesse adicional para os floristas. A cor das inflorescências pode ser:
- rosa;
- Roxo;
- Branco;
- azul.

beira rio
É caracterizada por hastes longas que pendem lindamente. Quando cultivada em vasos, a Tradescantia torna-se semelhante a uma peruca esmeralda. A folha de formato oval atinge 5 cm de comprimento e a parte inferior da placa foliar tem uma bela cor roxa. Pequenas flores brancas aparecem na planta em qualquer época do ano.Esta espécie é cultivada não apenas em ambientes fechados, mas também como flor de cobertura do solo em canteiros de flores.
Escafóide
Esta variedade é uma planta suculenta com caules grossos e não muito longos, propensos a ramificações. São densamente compactadas com folhas de até 3 cm de comprimento, com formato escafoide.
As inflorescências não são particularmente atraentes, são de cor rosa.

Listrado
Esta tradescantia difere de espécies semelhantes na cor incomum das folhas, cujas faixas longitudinais são de cores diferentes. A cor da placa foliar depende da variedade selecionada e é roxa, verde ou avermelhada. Mas as faixas longitudinais têm uma cor prateada, roxa ou branca. Em condições internas, a planta raramente floresce.
Sillamontana
Uma planta suculenta incrivelmente bonita com um caule rastejante grosso propenso a fortes ramificações. As folhas lanceoladas carnudas crescem alternadamente, têm uma bela pubescência. Existem variedades em que a parte inferior do prato da folha é de cor bordô. As inflorescências azuis ou roxas não são decorativas.

Peludo
Esta tradescantia não é frequentemente encontrada em floristas. É caracterizada pela presença de caule ereto e inflorescências rosa-lilás brilhantes. Nas folhas pequenas há pêlos grossos que formam uma flor aveludada.
Virgínia
Esta espécie atinge uma altura de quase 1 m, possui placas foliares lineares ligeiramente curvas. Flores relativamente grandes são coletadas em inflorescências e são de cor rosa, branca, azul-violeta ou roxa. O período de floração é de maio a julho. Esta tradescantia é apreciada pelas qualidades decorativas das inflorescências.

anderson
A Tradescantia de Anderson é adequada para crescer não apenas em ambientes fechados, mas também nos canteiros de flores de uma casa de verão. Além disso, em tempo nublado, adquire qualidades decorativas adicionais e fica ainda mais bonito. A planta é resistente ao frio e pode facilmente suportar baixas temperaturas. Em nosso país, essa variedade ainda não se espalhou e a obtenção de mudas pode ser problemática.
lilás
Os caules desta tradescantia são placas de folhas rasteiras de até 15 cm de comprimento, pintadas de roxo ou verde, crescendo alternadamente. Em algumas variedades, listras rosa são claramente visíveis ao longo da folha. Uma leve pubescência aveludada também é perceptível. As flores são pequenas, rosa.

Zebrina
Variedade arbustiva, cuja altura chega a 1,8 m. As folhas são em forma de anel, o comprimento de cada uma não ultrapassa 10 cm. Sua gama de cores é rica, mas todas apresentam listras características. O fundo do prato é roxo. As flores são pequenas e não têm valor decorativo.
Reo
Apenas uma planta é representativa desta variedade. Seu tronco é pequeno e forte. Existem folhas xifóides de até 0,3 m de comprimento, sua parte inferior é vermelha ou roxa, às vezes podem ser observadas listras brancas ou rosa. As flores são axilares e não representam nenhum efeito decorativo particular.

com folhas pequenas
Esta Tradescantia tem caules longos e é capaz de formar uma coroa muito exuberante quando cultivada em vasos. As folhas são de forma oval, atingindo 5 cm de comprimento, e sua parte inferior costuma ter uma cor púrpura contrastante. Em condições internas, raramente floresce.
Alojamentos
Tradescantia Lodges tem boas qualidades decorativas devido às suas longas folhas. Na parte superior, aparecem periodicamente flores discretas de cor branca ou rosa.

Como crescer bem em casa
Cultivar tradescantia em casa tem algumas características com as quais os produtores iniciantes devem estar familiarizados.
Como escolher e preparar a terra e o vaso
O cultivo de Tradescantia em casa requer um solo rico em matéria orgânica e bem drenado. Recomenda-se tomar como base solo de jardim, folha ou relva, devendo-se adicionar perlita ou areia para fornecer umidade e acesso de ar ao sistema radicular.
Um pote para o cultivo de Tradescantia é selecionado com grandes orifícios de drenagem, uma pequena altura. A planta tem um sistema radicular pequeno, por isso até tigelas planas são adequadas para ela.

como plantar
Quando cultivada dentro de casa, Tradescantia prefere condições ligeiramente apertadas. O plantio ou transplante de uma planta deve ser realizado na primavera. Um arbusto jovem requer transplante anual para um novo recipiente, mas os adultos precisam desse procedimento uma vez a cada 3 anos.
Freqüentemente, produtores experientes substituem o transplante pelo transbordo, colocando a Tradescantia em um novo vaso com um torrão de terra velho, para não ferir novamente as raízes. Anteriormente, uma camada de drenagem de argila expandida ou tijolos quebrados era colocada no fundo do recipiente. Uma camada de mistura de solo nutritivo é derramada por cima e a planta é fixada, polvilhada ao redor do perímetro com o mesmo solo.
Condições de manutenção e cuidados
A Tradescantia, embora seja uma planta pouco exigente, deve cumprir algumas regras de manutenção. Caso contrário, fica exposto a parasitas e a imunidade a doenças diminui.

regime de temperatura
Quase todos os tipos de tradescantia são termofílicos e requerem a manutenção da temperatura ambiente em +20 - +24 ° C ao longo do ano. A planta não tolera uma diminuição deste indicador abaixo de +10 °C.
Iluminação
Variedades de folhas verdes de Tradescantia crescem mesmo na sombra parcial. Mas para os variegados, é necessária uma boa iluminação. Eles devem ser expostos à luz solar direta por várias horas todos os dias.

Pulverização e rega
Tradescantia deve ser pulverizado quando o aquecedor estiver ligado ou quando a temperatura do ar estiver alta. O procedimento é realizado pela manhã, garantindo uma boa circulação de ar. Antes do anoitecer, as gotas de água devem ter tempo de evaporar das placas foliares e não causar apodrecimento.
Não é recomendado pulverizar variedades pubescentes nas folhas. Nesse caso, use um umidificador ou simplesmente coloque um recipiente aberto com água próximo a ele. Scaphoid Tradescantia geralmente prefere ar seco e não requer umidificação adicional.
Florescer
O período de floração da Tradescantia ocorre em qualquer época do ano, mas com mais frequência no verão. Muitas variedades são cultivadas como madeiras decorativas, por isso é recomendável beliscar os botões que se formam para que a flor não desperdice energia adicional.

Cobertura e fertilização
Do início da primavera ao início do outono, Tradescantia é alimentado a cada 14 dias com fertilizante complexo. No inverno e no outono, a frequência de tais procedimentos é reduzida pela metade ou totalmente interrompida.
Um excesso de nutrientes levará a uma diminuição do efeito decorativo da planta.
Tamanho
A poda regular não só ajuda a manter a forma da coroa, mas também rejuvenesce a Tradescantia. Para formar rebentos laterais, recomenda-se beliscar os topos dos rebentos. Quando brotos de folhas verdes aparecem em plantas variegadas, eles são removidos imediatamente.

período de dormência
No inverno, a temperatura do ar na sala pode ser reduzida para 15-18 ° C, garantindo assim um período de dormência para Tradescantia. No entanto, este procedimento é opcional. Nesse momento, a frequência da rega também é reduzida para que o coma de terra não seque.
Como transplantar para um novo local
Um Tradescantia adulto é transplantado a cada 4 anos. Para fazer isso, selecione um pote de 2 a 3 cm de diâmetro maior que o anterior. Se houver suspeita de podridão radicular ou a flor parecer doente, recomenda-se transplantá-la e substituir completamente o solo. A Tradescantia é completamente removida do vaso, a terra velha é suavemente sacudida e o sistema radicular é examinado.
Se forem encontrados focos de podridão, eles são cortados com uma faca afiada ou podador, e o local do corte é tratado com carvão ativado.
Métodos de reprodução
Existem várias maneiras comprovadas de propagar a Tradescantia que até mesmo um florista novato pode dominar.

Estacas
O método mais comum de reprodução de Tradescantia são as estacas. Para fazer isso, você precisará separar uma parte do broto de cerca de 12 cm de comprimento com podadores do arbusto-mãe. Em seguida, coloque-o em água pura ou em uma mistura úmida de areia e turfa, despejada em um copo transparente. Após 14-21 dias, o sistema radicular deve se formar.
Estacas de enraizamento na água
Se o enraizamento ocorrer na água, assim que o comprimento das raízes atingir 1,5 cm, elas serão plantadas em uma mistura de solo nutritivo. Tradescantia estagna um pouco enquanto suas raízes se ajustam ao novo ambiente.

Divida o mato
Este método de reprodução não é adequado para todos os tipos de Tradescantia. Em um transplante de primavera, rizomas poderosos são cortados em vários pedaços com uma faca afiada.Cada corte deve ter não apenas um sistema radicular bem desenvolvido, mas também a parte do solo. Locais de cortes devem ser tratados com carvão ativado ou cinzas. É possível regar as plantas propagadas somente após alguns dias, para não causar apodrecimento.
sementes
O método de propagação de sementes Tradescantia não ganhou popularidade, pois o processo é lento e não há garantia de sucesso. Se um florista experiente quiser acompanhar o desenvolvimento da planta desde o início até o estado adulto, então, na primavera, sementes frescas devem ser semeadas na superfície de uma mistura de solo úmido e nutritivo. Você pode prepará-lo misturando turfa e areia de rio em proporções iguais.
As culturas são cobertas com vidro ou celofane e enviadas para um local bem iluminado e aquecido, arejando diariamente a estufa. Após 1-1,5 semanas, os primeiros brotos aparecem. O abrigo pode ser removido. Assim que 2-3 folhas verdadeiras são formadas em Tradescantia, elas são mergulhadas em xícaras separadas. Após 21 dias, a primeira alimentação é realizada com uma solução fraca de fertilizante mineral.

Possíveis problemas de crescimento
Ao cultivar Tradescantia, os floricultores enfrentam alguns problemas. É importante determinar oportuna e corretamente sua causa e tentar eliminá-la, proporcionando à flor as condições de crescimento mais confortáveis.
As pontas das folhas secam
A razão para esta condição é o ar interno seco. Recomenda-se fazer pulverizações frequentes ou usar um umidificador especial.
Folhas com tonalidade marrom
Este sintoma indica a deterioração do sistema radicular como resultado de umidade excessiva ou irrigação com água fria. Você deve tentar transplantar a flor para um novo solo ou enraizar partes saudáveis.

As hastes são arrancadas
Este sintoma indica iluminação insuficiente ou deficiências nutricionais. É necessário transferir a planta para um local mais claro ou organizar iluminação adicional com fitolâmpadas, além de ajustar o modo de fertilização.
As hastes estão apodrecendo
Esse incômodo vem da umidade excessiva. Tradescantia deve ser removido do vaso, limpo do solo velho, partes podres removidas e transplantadas para um novo substrato. Se isso não for possível, vale a pena tentar fazer root em processos saudáveis.

As folhas variegadas ficam verdes
A mudança na aparência das folhas é causada pela falta de luz. É necessário reconstruir a planta em um local mais claro ou cuidar da iluminação adicional com fitolâmpadas.
Crescimento lento e amarelecimento das folhas
Essa condição é causada por deficiência de umidade ou nutrientes, sendo necessário ajustar o modo de irrigação e aplicação de adubação, para evitar que o coma de terra seque.

Os rebentos inferiores estão nus
Esta condição pode ser causada por brotos envelhecidos. Você precisará rejuvenescer a Tradescantia podando-a. Se necessário, você pode enraizar novas estacas e propagar as plantas.
Recursos de conteúdo sazonal
Os cuidados e a manutenção da Tradescantia não são os mesmos em todas as estações. Vários eventos são realizados exclusivamente por um determinado período de tempo.
Primavera
A primavera é ideal para a reprodução e replantio de Tradescantia. Nessa época, a flor é fertilizada 2 vezes ao mês, protegida da luz solar direta e armazenada em temperatura ambiente padrão.

Verão
No período de verão, Tradescantia requer rega abundante e umidificação adicional do ar.
Recomenda-se equipá-lo com sombra parcial clara para evitar que os raios solares queimem as folhas.
Outono
No outono, eles não apenas reduzem o número de regas, mas também o número de coberturas. No final da temporada, eles devem ser completamente interrompidos e o pedaço de terra deve ser seco a uma profundidade de 1-2 cm antes de nova irrigação.

Inverno
No inverno, é aconselhável reorganizar o Tradescantia no peitoril da janela sul. Você pode organizar um período de descanso para ele baixando o indicador de temperatura da sala para +12 - +15°. Não vale a pena adicionar fertilizantes.
Doenças e pragas
Tradescantia é resistente aos efeitos de pragas e doenças, porém, em condições desfavoráveis de manutenção ou cuidados inadequados, podem afetar negativamente a flor.
pulgão
A praga se alimenta da seiva da Tradescantia, causando a morte gradual de folhas e brotos. Um revestimento pegajoso é visível neles. Para se livrar dos pulgões, borrife a planta com uma solução de sabão em pó. O mesmo remédio é usado para profilaxia. Em caso de danos significativos, eles são tratados com inseticidas especiais.

Escudo
Um sinal de dano da tradescantia é um revestimento pegajoso, o aparecimento de placas nas folhas, seu amarelecimento e queda. Você pode combater a bainha mecanicamente limpando os caules e as folhas com uma esponja embebida em água com sabão. Tratamentos com inseticidas também são eficazes.
Aranha
Uma teia de aranha aparece na tradescantia, as folhas murcham e caem. Para prevenção e tratamento, é necessário aumentar a umidade do ambiente e borrifar a flor com inseticida.

mosca branca
As medidas preventivas contra o aparecimento desta praga consistem em manter um nível ótimo de umidade na sala e ventilação regular. Ao detectar os primeiros sinais do aparecimento de insetos, a própria flor e o solo devem ser tratados com inseticida. Se possível, o piso deve ser substituído.
tripes
Tripes são difíceis de detectar. As folhas de Tradescantia começam a secar. Pontos pretos são visíveis por baixo. A planta é pulverizada com um inseticida, a umidade é aumentada.

apodrecer
A podridão geralmente é causada por cuidados ou manutenção inadequados. A umidade excessiva não deve ser permitida. Uma flor doente deve ser transplantada, tratando-a com carvão ativado e removendo as partes danificadas. Se isso não for possível, um caule saudável é enraizado.
Dicas e truques adicionais
Floristas experientes aconselham acompanhar de perto o estado externo da Tradescantia e, à menor mudança, recorrer a medidas preventivas para combater doenças e pragas. Se as folhas começarem a amarelar e os caules ficarem lentos e perderem a elasticidade, é necessário ajustar o regime de irrigação e aumentar a quantidade de irrigação.
Para obter o máximo efeito decorativo, a tradescantia crespa deve ser podada e podada a tempo de estimular o crescimento dos rebentos laterais e formar um chapéu exuberante.


