Instruções passo a passo sobre como consertar tênis com as próprias mãos

Todos os calçados, inclusive os tênis, perdem a aparência original e se desgastam com o uso prolongado. Reparos simples de tênis não requerem nenhuma habilidade especial, então você mesmo pode consertar seus sapatos. Em caso de desgaste severo, é melhor confiar o trabalho a especialistas.

Recomendações gerais

Ao considerar a restauração de tênis, você deve levar em consideração que diferentes modelos diferem nos materiais usados ​​​​para fazer tênis. As nuances dos reparos subsequentes dependem do material. A principal tarefa do trabalho é atualizar os sapatos e manter a aparência adequada. Sem passar pela oficina, será possível colar ou remontar a sola sem problemas, branquear a parte visível dos produtos e eliminar pequenas rachaduras.

A meia do tênis é a mais suscetível ao desgaste e, portanto, os rasgos costumam se formar nela. A seção do dedo do pé precisa constantemente de reparos devido ao aumento da carga. Portanto, vale a pena abordar a restauração desse elemento com muita responsabilidade.

Mesmo quando usados ​​com cuidado e manuseio suave, os tênis se desgastam mais rapidamente do que outros calçados, principalmente quando usados ​​para esportes. O prolongamento da operação é facilitado por reparos oportunos e cumprimento das medidas de manutenção preventiva. Isso economiza dinheiro em comparação com a compra de um novo par de tênis esportivos.

Reparação de protetor faça-você-mesmo

Os mais vulneráveis ​​são os protetores de calcanhar. Para restaurá-los, você precisará de um pedaço de borracha dura que possa ser removido da sola de sapatos desnecessários. Pela quantidade de ferramentas e acessórios, eles serão úteis para você no trabalho: cola para sapato, faca afiada, lixa grossa. O processo de reparação dos protetores é o seguinte:

  1. Um remendo é cortado de um pedaço de borracha dura e instalado no lugar do piso danificado ou gasto.
  2. Usando uma faca e uma lixa, faça um quadrado em forma de cunha.
  3. As superfícies a serem coladas são lixadas com lixa, depois limpas com solvente e deixadas para secar.
  4. Duas camadas de adesivo são aplicadas ao remendo e ao futuro local da banda de rodagem. O tempo de secagem da primeira camada deve ser de cerca de 20 minutos, o segundo - 4-6 horas.
  5. Depois que a cola seca, as superfícies são aquecidas no fogão até que apareça um odor, aplicadas umas nas outras, fortemente pressionadas e mantidas até que esfriem e endureçam.

É permitido o uso de tênis com travas reformadas imediatamente após a conclusão do reparo. Se possível, é recomendável esperar um dia antes de operar para dar confiabilidade adicional.

Como consertar seus calcanhares

Para consertar o salto do tênis, é preciso se livrar da banda de rodagem velha arrancando-a da sola, aparando-a em locais onde não é possível separar manualmente o elemento. Para simplificar a tarefa, você pode processar as áreas problemáticas com um solvente.

Consertar saltos de tênis envolve se livrar do piso antigo, arrancando-o da sola.

Após a retirada do protetor, o contorno da sola é transferido para papel grosso ou papelão, e as bordas apagadas são pintadas. Depois de desenhar um contorno, o padrão é cortado do papel e usado para criar um novo espaço em branco. Você pode fazer uma sola usando um tapete de borracha disponível em lojas de ferragens. É impraticável restaurar parcialmente a sola, então se o calcanhar estiver danificado no tênis, eles trocam completamente a base.

Ao colar a sola no corpo principal dos calçados esportivos, a superfície deve ser bem limpa. Caso contrário, o procedimento de colagem não difere do procedimento padrão.

Como reparar o topo

As características de reparo da parte superior do tênis dependem diretamente do material utilizado. Quer os sapatos sejam feitos de camurça, couro natural ou artificial, o material se desgasta com o tempo e racha nos pontos de fratura. Para restaurar a aparência, você pode colar ou costurar remendos de material elástico fino em áreas rachadas e rachadas. O material antigo é arrancado antes do remendo.

Usar remendos na parte superior do sapato quebra a aparência original do sapato, por isso é melhor evitar rachaduras. Para manter o calçado em bom estado, o couro natural deve ser lubrificado periodicamente com creme, e a camurça deve ser limpa com uma escova seca e dura, tentando levantar os pelos. Para limpar a sujeira da parte superior do tênis, use um pano úmido em vez de passar os sapatos em água corrente.

Exclusivo

A qualidade e o estado da sola afetam o conforto ao usar calçados esportivos. Com o uso prolongado, a sola do tênis se desgasta e se deforma. Andar sobre pedras e superfícies de solo pode danificar a sola, causando buracos.

A qualidade e o estado da sola afetam o conforto ao usar calçados esportivos.

Como tapar um buraco

Os furos na sola podem ser reparados de diferentes maneiras, dependendo do material de base e da extensão do dano. Na maioria das vezes, a cola epóxi é usada para eliminar buracos, que tem um custo relativamente acessível e é fácil de usar. Os orifícios da sola são selados da seguinte forma:

  • todas as bordas do furo são bem limpas e tratadas com solvente para desengorduramento;
  • quando a área próxima ao defeito estiver completamente seca, aplica-se um adesivo diluído;
  • Se o buraco no solado do tênis for muito grande, coloca-se ali uma malha de fibra de vidro para preencher a lacuna;
  • no momento em que a cola seca, a área danificada do lado de fora é coberta com fita crepe para nivelar a sola;
  • os tênis são deixados em local bem ventilado para a secagem final.

como construir desgastado

Se a sola macia estiver levemente gasta no tênis, ela pode ser aumentada para a espessura original. Para isso, você precisará adquirir borracha microporosa. Uma peça em branco é cortada do material na forma de um elemento desgastado, a superfície é limpa com lixa e colada nos sapatos.

É melhor usar um tipo especial de sapato como adesivo para garantir uma fixação segura.

Substituição

Uma sola muito danificada é mais fácil de substituir por uma nova. Isso reduzirá muito o tempo gasto reparando cada área danificada. A sola de substituição, assim como a extensão, é cortada em borracha microporosa.O tênis é aplicado no papelão e o contorno é traçado, depois é transferido para o material preparado e a peça é recortada.

A vantagem de usar espuma de borracha para criar um novo solado é a possibilidade de cortar peças em diferentes formas e tamanhos. A partir do material, você pode fazer a sola do tipo desejado com um custo mínimo. Além disso, a borracha microporosa possui as seguintes características de desempenho:

  • peso leve, força e elasticidade;
  • resistência à abrasão rápida;
  • antiderrapante;
  • imunidade aos efeitos de vários fenômenos atmosféricos;
  • sem necessidade de tratamento adicional.

Uma sola muito danificada é mais fácil de substituir por uma nova.

A borracha microporosa de alta qualidade é atóxica, elástica, não se deteriora sob temperaturas extremas e exposição ao congelamento. O material pode ser produzido com diferentes teores de borracha sintética ou natural, o que afeta a resistência e a vida útil. O único lado negativo do material para a restauração de tênis é um forte cheiro específico, mas tende a desaparecer rapidamente, portanto, o calçado reparado não causará desconforto.

Como costurar remendos

Dependendo do material de que é feita a parte superior do tênis, é feito um remendo apropriado. O tamanho do remendo deve ser ligeiramente maior do que a área danificada para que o defeito fique completamente oculto e a probabilidade de ruptura posterior seja mínima. Para fixar o remendo por cima ou pela lateral, é necessário prender o material preparado ao sapato e costurar com fios fortes em todo o perímetro.

Elimine uma rachadura em uma dobra

Nos tênis de couro, geralmente ocorrem rachaduras nos vincos onde a parte superior encontra a sola.Para eliminar o defeito, é preciso cortar e dobrar com cuidado a sola, depois prender um pedaço de camurça nas rachaduras com a pilha para fora e colar com supercola. Também é permitido cobrir as rachaduras com um remendo de couro, costurando-o com a tecnologia padrão.

Reparação superior combinada

Nos tênis com cabedal combinado de material sintético com amortecimento de espuma ou camurça natural e artificial, o tecido dos dedos, onde o sapato toca os dedos, é mais frequentemente danificado. Externamente, esta área pode ser protegida por um inserto de borracha ao redor do qual existe uma rede, típica dos tênis de corrida.

Se aparecerem pequenos danos na frente do sapato, é permitido costurar um remendo. Na presença de furos grandes, é necessário rasgar as costuras, ajustar um pedaço de tecido de náilon forte em tamanho e forma e costurá-lo no lugar.

Como consertar um pano de fundo

Danos na parte de trás do tênis se manifestam de diferentes maneiras - o tecido rasga, o forro interno sai e o desconforto aparece no calcanhar.

Danos na parte de trás do tênis se manifestam de maneiras diferentes - o tecido rasga, o forro interno sai

Ao fazer reparos de sapatos em casa, você pode fazer o seguinte:

  1. Apare com cuidado as bordas rasgadas na área onde está o forro.
  2. Pegue um pedaço de couro fino, macio ao toque, e corte a peça em forma de uma pequena ferradura. Esta forma é necessária para cobrir toda a superfície do calcanhar do sapato.
  3. Trate o couro virgem com cola de sapato, revestindo bem toda a superfície, principalmente as bordas.
  4. Prenda delicadamente o remendo no calcanhar do sapato e coloque qualquer objeto de tamanho apropriado dentro do sapato para espaçá-lo e pressione firmemente no tecido.
  5. Deixe os sapatos por algumas horas para a fixação final do remendo.

Como reduzir o número de rachaduras

Uma causa comum de rachaduras em calçados esportivos é a violação das regras de uso. Em particular, aparecem defeitos nos tênis devido ao uso de sapatos maiores, flexão excessiva do pé ao calçar, pressão prolongada, exposição a temperaturas altas ou muito baixas.

Se as regras para a operação de calçados forem observadas, as rachaduras aparecerão em quantidade mínima.

Para reduzir danos, recomenda-se o uso de porta-moldes, amortecedores e espaçadores especiais durante o armazenamento. Também pode ser útil encher os tênis com papel amassado para achatar as cascas.Outro fator que leva a rachaduras é a contaminação dos calçados. Quando um grande número de partículas de sujeira se acumula, o número de rachaduras aumenta e elas crescem mais rapidamente. Por este motivo, os produtos devem ser mantidos limpos.

Como manter e usar corretamente

Existem algumas regras simples a seguir para prolongar a vida útil e manter a aparência adequada do seu tênis. Especialmente:

  1. Tire e calce tênis desamarrados. Se você não desamarrar os cadarços, a resistência no contraforte aumentará, fazendo com que ele se deforme.
  2. Use apenas sapatos do tamanho correto. Caso contrário, a abrasão virá mais rápido.
  3. Use o tipo certo de tênis. Para jogging, treino e vida quotidiana, foram desenvolvidos os tipos de calçado correspondentes, pelo que não se deve limitar a um par, mas selecionar uma opção separada para cada tipo de atividade.
  4. Compre sapatos de qualidade.As tentativas de economizar muitas vezes levam ao desgaste acelerado e ao aparecimento de um grande número de defeitos, o que torna necessário restaurar ou jogar fora constantemente os tênis.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha