Razões pelas quais a descarga do banheiro é ruim e como resolver o problema

Banheiros são instalados em quase todas as casas ou apartamentos particulares. Este acessório de encanamento não apenas torna a vida das pessoas mais confortável, mas também economiza muito tempo. Algumas pessoas costumam enfrentar um problema quando o banheiro dá descarga. Nesse caso, você precisa entender por que esse problema aparece e como pode ser eliminado.

Motivos principais

Existem oito razões principais que podem causar problemas com a descarga de água.

Um ralo entupido

Existem várias razões para a deterioração da água de drenagem, mas a principal delas é o entupimento. Nesse caso, não só o sifão pode entupir, mas também o próprio cano de esgoto. Se você não limpá-lo, às vezes a água sai do banheiro mais lentamente.

É muito fácil determinar que o motivo da deterioração da drenagem do líquido é a passagem lenta pelos canos de esgoto.

Para fazer isso, você precisa prestar atenção ao fluxo de água. Se às vezes sai mais devagar e estagna por muito tempo, é necessário inspecionar os canos de esgoto e, se necessário, limpá-los.

esmalte danificado

O enxágue inadequado do líquido pode ocorrer devido a lascas ou rachaduras na superfície do esmalte. Mesmo essas pequenas irregularidades retardam o movimento do esgoto. Isso leva ao fato de que gradualmente grudam e se acumulam dentro dos canos. Quando há muito esgoto, a água do banheiro estagna e não flui.

Para resolver esse problema, você mesmo terá que restaurar o revestimento e aplicar uma nova camada de esmalte nele. No entanto, antes disso, é necessário massajar a superfície para que nenhuma irregularidade permaneça nela. Se a restauração do revestimento não ajudar, você terá que substituir o vaso sanitário por um novo.

O enxágue inadequado do líquido pode ocorrer devido a lascas ou rachaduras na superfície do esmalte.

problemas de sifão

Às vezes, a água para de fluir devido a problemas com o sifão. Com o tempo, acumulam-se detritos, o que deteriora a permeabilidade do líquido. Portanto, quando tal problema ocorre, o sifão deve ser examinado. Se durante a inspeção foi revelado que está contaminado, você precisará começar a limpá-lo.

A contaminação leve é ​​limpa com um êmbolo convencional. Esta ferramenta ajuda a empurrar quaisquer detritos que tenham se acumulado na armadilha para o cano de esgoto. No entanto, se houver muitos detritos, você precisará usar um cabo de encanamento especial.

Falta de água no vaso sanitário

Às vezes, a qualidade da descarga piora devido à quantidade insuficiente de líquido no tanque. Esse problema aparece pelos seguintes motivos:

  • acionamento da bóia até encher o tanque;
  • mau funcionamento da bóia do tanque;
  • vazamento dentro da estrutura do tanque, fazendo com que o contêiner não tenha tempo de encher completamente;
  • entupimento de canos, o que retarda o fluxo de água para o tanque.

Muitos não sabem o que fazer quando o tanque não enche completamente. A bóia deve ser verificada e substituída, se necessário. Se está tudo bem com ele, eles eliminam os vazamentos e limpam os canos.

Descarte inadequado de esgoto

Às vezes, a água estagna dentro dos vasos sanitários devido ao planejamento inadequado do sistema de esgoto. Os tubos podem estar em um ângulo agudo, retardando o movimento do líquido. Este é um problema sério e difícil de resolver. É impossível fazer isso em um apartamento, e os moradores de casas particulares terão que replanejar e organizar ainda mais o sistema de esgoto.

Localização e inclinação inadequadas dos tubos

O líquido estagna no vaso sanitário devido à localização incorreta dos canos conectados à estrutura. Pessoas inexperientes que instalam tubos pela primeira vez geralmente calculam mal a inclinação dos tubos conectados. Às vezes é tão grande que as impurezas simplesmente não conseguem passar completamente. Devido a isso, os detritos se acumulam no interior, levando a bloqueios, o que piora o escoamento da água. A conexão adequada dos tubos de drenagem ajudará a corrigir o problema.

O líquido estagna no vaso sanitário devido à localização incorreta dos canos conectados à estrutura.

Diâmetro incorreto do tubo

Alguns encanadores fazem seu trabalho mal e escolhem o diâmetro errado para os canos conectados ao esgoto. Na maioria das vezes, esse problema é encontrado por proprietários de residências particulares que despejam esgoto em fossas especiais. Portanto, se o diâmetro do tubo de drenagem for muito pequeno, você terá que substituí-lo por um novo. Isto irá melhorar a passagem de impurezas e líquidos.

Problemas com botões

Muitos acreditam que tal problema aparece apenas com equipamentos de baixa qualidade, mas não é assim. Mesmo modelos caros e de alta qualidade podem ter problemas com o botão. O botão de descarga é considerado um importante elemento de design, pois é ela a responsável por escoar o líquido e levantar o bulbo. A principal causa de quebra de peças é a forte pressão periódica, devido à qual a sede é danificada.

O botão de drenagem não pode ser reparado e, portanto, precisará ser substituído por um novo. Nesse caso, você precisa instalar o mesmo botão de antes.

As principais formas de resolver o problema

Tendo descoberto os motivos da deterioração do ralo, você precisa se familiarizar com as formas de solucionar o problema.

Solução de ortofosfato ácido

O ortofosfato ácido é considerado um remédio eficaz para bloqueios, que podem corroer a sujeira acumulada nos canos. É necessário usar tal composição com muito cuidado para não danificar acidentalmente a superfície do esmalte. Para limpar um banheiro entupido, use uma solução de cinco por cento fracamente concentrada. Basta adormecer cerca de 100-150 gramas da substância e depois enxaguar com água.

O procedimento é realizado 2-3 vezes para limpar completamente o esgoto.

bórax e vinagre

Outra maneira de ajudar a limpar o bloqueio é usar vinagre de bórax. Essa mistura não é despejada no próprio vaso sanitário, mas no tanque para escoar o líquido. Neste caso, não deve ser totalmente preenchido. Meio litro de vinagre e a mesma quantidade de bórax são adicionados ao recipiente. Em seguida, a composição é agitada suavemente e deixada em infusão por duas horas e meia. Depois disso, o líquido é drenado. Às vezes, uma única descarga não é suficiente, então o procedimento é repetido.

Outra maneira de ajudar a limpar o bloqueio é usar vinagre de bórax.

ácido de limão

O ácido cítrico é considerado um produto econômico e comumente disponível, usado não apenas para remover bloqueios, mas também para limpar superfícies de placas acumuladas. Para desobstruir um sistema entupido, adicione aproximadamente quatro bolsas de ácido ao tanque de drenagem. É deixado no tanque por 3-4 horas, após o que a água é lavada. Às vezes, ácido cítrico misturado com água quente é adicionado ao tanque. Isso ajuda a lidar com bloqueios mais sérios.

Substituição de vasos sanitários se o motivo estiver no esmalte

Se o esmalte do vaso sanitário estiver danificado, os métodos acima não ajudarão a melhorar a descarga da água e, portanto, precisarão ser substituídos. Para substituição, recomenda-se escolher o mesmo modelo ou design de banheiros com dimensões semelhantes. Depois de desmontar o produto antigo, limpe o tubo de drenagem e instale um novo vaso sanitário.

Ajuste e limpeza de válvulas

Às vezes, a deterioração da drenagem está associada a problemas com a válvula de bóia instalada no tanque. Para restaurar o funcionamento normal do banheiro, é necessário ajustar esta parte. Durante o processo de ajuste, a válvula é ajustada para não cortar prematuramente o fornecimento de novo fluido. Isso encherá completamente o tanque. A bóia é ajustada usando uma alavanca especial de latão.

Após o ajuste, a válvula é cuidadosamente inspecionada. Se ficar sujo, deve ser limpo com vinagre ou ácido cítrico.

Limpeza de canos

Muitas vezes, basta limpar os canos de escoamento para desobstruir os entupimentos. Com o uso prolongado do sistema de esgoto, formam-se depósitos sólidos nas paredes dos canos, que retardam o fluxo de água.Você pode se livrar desses depósitos com detergentes químicos. Eles são despejados no banheiro, deixados por 30 a 40 minutos e depois lavados. Você também pode tentar a limpeza mecânica. Isso requer um cabo de aço. Ele é empurrado para dentro dos canos para quebrar os entupimentos de detritos.

Medidas preventivas

Para que depois você não perca tempo limpando, você precisa se familiarizar com as medidas preventivas com antecedência:

  • é necessário monitorar cuidadosamente para que objetos estranhos não entrem no vaso sanitário;
  • detergentes mensais são despejados nos canos, o que evita a formação de placas;
  • é necessário abrir regularmente o depósito de descarga e verificar o funcionamento da bóia através de um botão de descarga.

Conclusão

Os proprietários de vasos sanitários costumam se deparar com o fato de que começam a esvaziar cada vez mais. Antes de eliminar o problema, você precisa se familiarizar com as principais causas de sua ocorrência, entender as soluções eficazes e as medidas preventivas.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha