O que é um revestimento luminescente, cores e áreas de aplicação da tinta
De toda a variedade de produtos modernos de tintas e vernizes, destaca-se a tinta à base de pigmento de fósforo. Depois de aplicar tinta fluorescente, a superfície brilha com pouca ou nenhuma luz. O efeito luminoso permite que você seja criativo, para criar composições originais em quase qualquer material. O fósforo absorve a luz do dia para emiti-la à noite.
O princípio de operação e características da composição da tinta luminescente
A luminescência é o brilho de uma substância, que é possível devido à energia luminosa acumulada durante o dia. Esse efeito é fornecido por um fósforo - um pigmento feito em forma de pó. Ele absorve a luz emitida pelo sol e pelas luminárias para liberar a energia da luz capturada no escuro.
O fósforo, que faz parte da tinta, mantém sua propriedade de acumulação de luz por cerca de 30 anos. A duração do brilho noturno é determinada pela duração da exposição à luz ao longo do dia, e a intensidade é determinada pela concentração do pigmento. Para um brilho perceptível, 20 minutos de exposição à superfície revestida são suficientes.
A composição luminescente de alta qualidade é inofensiva para o corpo humano. Apenas um cheiro específico de um revestimento fresco pode ter um efeito negativo.
O segundo componente da composição luminescente é o verniz. Não afeta a saturação do brilho, mas apenas executa uma função de ligação. A proporção padrão de pó luminescente e verniz é de 1: 3. A tinta é feita à base de poliuretano, acrílico e verniz alquídico. A resistência, durabilidade e custo dos produtos dependem da base do verniz.
Variedades
Não há divisão comercial de tinta eletroluminescente em categorias. No entanto, os produtos fotoluminescentes são convencionalmente divididos em variedades de acordo com a cor, composição dos componentes, substância ativa e finalidade.

De acordo com o componente emissor de luz, a tinta é dividida em 3 tipos:
- Fluorescente. Não acumula energia luminosa, não emite luz por si só. Para que a tinta brilhe, ela deve ser exposta aos raios ultravioleta. É mais frequentemente usado para decorar as superfícies internas dos estabelecimentos de entretenimento público e para pintar carros. O verniz acrílico, inofensivo para os seres humanos, é usado como base.
- Luminescente. A tinta mais comumente usada que brilha de forma independente devido à sua capacidade de acumular energia luminosa. Quanto mais longo o período de absorção da luz do dia, mais brilho noturno é observado. A gama de aplicações é ampla, a tinta é adequada tanto para trabalhos de fachada quanto para decoração de interiores.
- Fosforescente. Concebido exclusivamente para decoração exterior, balizamento de cidades, pintura automóvel. O efeito brilhante é proporcionado pela inclusão de fósforo na composição, portanto os produtos são perigosos para o corpo humano.
Por características de cor, a tinta luminescente é dividida em 2 categorias:
- Transparente ou translúcido. Durante o dia, não é visível ou quase não brilha. Projetado para complementar efetivamente uma composição de cores.
- Colori. Contém um pigmento de coloração. Brilha à noite e nas horas de luz parece um revestimento padrão de uma determinada cor.
Ao comprar tinta luminescente, é necessário observar qual revestimento se destina à decoração:
- Para metal, vidro, cerâmica. É utilizada uma composição resistente ao calor à base de resinas polivinílicas. Suporta temperaturas de até 600°C.
- Para roupas e plantas. Acrílico usado, inofensivo para organismos vegetais.
- Para as paredes. Uma composição à base de água é adequada. Não tem cheiro, seca rapidamente, mas não resiste ao estresse mecânico.
- Para superfícies plásticas. Tinta luminescente de poliuretano-mineral usada, caracterizada por altas propriedades adesivas. As resinas incluídas na composição aumentam a adesão ao plástico.

Áreas de aplicação do revestimento luminescente
Hoje, a tinta luminescente é usada principalmente para decorar quartos. Com sua ajuda, os designers criam composições multicoloridas originais que brilham suavemente, mas intensamente à noite. Esta decoração de parede e teto vai agradar às crianças que têm medo de dormir na escuridão total.
Mas não são apenas as paredes internas que podem ser cobertas com tinta fluorescente. A gama de uso da composição é ampla:
- produção de cartazes, faixas, suportes publicitários colocados nas ruas da cidade;
- decoração de móveis e elementos estruturais de bares noturnos, cafés, pistas de dança e outros estabelecimentos de entretenimento;
- criação de marcações betuminosas, estruturas urbanas, sinalização para automobilistas;
- pintura de automóveis, ciclomotores, bicicletas, outros veículos e suas peças sobressalentes (pára-choques, discos);
- costura de roupas de trabalho para trabalhadores rodoviários e municipais;
- pintura de fachadas, gazebos, cercas, elementos de paisagismo urbano;
- crie truques de luz impressionantes enquanto executa atos de circo;
- produção de figurinos, manequins e adereços para teatro e circo;
- impressão de estampas e inscrições em têxteis;
- irrigação por aerossol de folhas e pétalas de plantas para criar arranjos de flores brilhantes.
Critérios de escolha
Não há dificuldade em escolher tintas luminescentes. O mercado da construção vende produtos de diferentes categorias de preços. A mais ampla gama de cores. As formulações luminescentes são vendidas em latas de spray, latas e baldes. Qual opção de recipiente escolher depende da finalidade do uso da tinta. A versão aerossol é considerada a mais conveniente de usar. A composição é fácil de aplicar, pulverizada uniformemente, embora o custo das latas seja superior ao dos baldes. Antes de usar, a caixa deve ser agitada para que a solução interna fique uniforme.
Para a arte corporal, existe um corante luminescente especial que é inofensivo para o corpo. É facilmente removido da pele.

Ao escolher uma tinta, a composição está correlacionada com a finalidade da aplicação. Composições poliuretano-minerais altamente adesivas são ideais para colorir revestimentos poliméricos.Para paredes internas, móveis, elementos internos, caminhos de jardim e canteiros de flores, é aconselhável usar tintas acrílicas inofensivas. Para pintar ralos, paredes de piscinas, balneários, sauna, é necessário o uso de composições luminescentes ou fluorescentes à prova d'água.
Na hora de comprar, não tenha preguiça de pedir ao vendedor um certificado de qualidade. A ausência de um certificado indica baixa qualidade e toxicidade. Produtos baratos geralmente contêm fósforo em uma concentração acima do valor permitido. O uso dessa tinta está repleto de sérias consequências para o corpo.
Regras de aplicação
Se você comprou tinta não em uma jarra, mas em uma panela ou balde, use um pincel, rolo ou pistola para pintar. Se o trabalho for feito dentro de casa, deve ser bem ventilado. A superfície na qual o fósforo é aplicado deve estar absolutamente seca, preparada e lisa.
Para pintar uma superfície de alta qualidade, para prolongar sua vida útil, as seguintes regras devem ser observadas:
- Prepare a superfície para aplicação do pigmento. Remova poeira, graxa, ferrugem, mofo.
- Retire a demão de acabamento, se estiver velha, não agüenta bem, esfarela. Em seguida, aplique a massa.
- Agite o conteúdo do recipiente, pois o pigmento está sujeito a precipitação.
- Aplicar o fósforo em duas demãos: a segunda 1 a 2 horas após a primeira.
- Para um brilho mais intenso, coloque a tinta sobre um fundo claro. Em paredes escuras, o brilho é fraco.
- Use equipamentos de proteção: roupas de trabalho fechadas, luvas de borracha, óculos de proteção. Se tinta tóxica contendo fósforo for usada, um respirador é necessário.
Como você pode se fazer
Para baratear o acabamento, você não precisa comprar tinta luminescente pronta, mas faça você mesmo. Não é difícil, basta comprar um fósforo em pó, um verniz transparente adequado à superfície a revestir e um solvente líquido. Para misturar os componentes, é necessário levar pratos de vidro ou cerâmica.

Os componentes são vendidos livremente em lojas de construção e online. Para ser pintado 8 m2 superfície, basta comprar 100g de pigmento.
Para fazer tinta fluorescente:
- Despeje o verniz no recipiente.
- Despeje o pó em uma quantidade tal que a relação verniz/pigmento seja de 3:1.
- Despeje o solvente em uma quantidade de cerca de 2% na composição base.
- Misture bem.
- Adicione corante se necessário.
Armazene o restante da solução após o uso em um recipiente fechado.
Conceito de pintura eletroluminescente
Neste caso, a emissão de luz torna-se possível assim que a energia é ligada. A ação é baseada na recombinação radiativa: sob a influência da corrente, a substância fosforescente emite fótons, como resultado, o revestimento do pigmento começa a emitir uma determinada cor.
Quando nenhuma energia é fornecida, o objeto pintado parece normal. Assim que a corrente começa a fluir, um brilho aparece. O pigmento funciona em corrente alternada no valor de 500-1000 Hz. É necessário um inversor de 12 V e pode ser conectado a baterias ou rede elétrica.
A tinta eletroluminescente é à prova d'água, adequada para superfícies de metal, madeira, plástico, fibra de vidro, carbono, usada principalmente para pintura artística de carros, mas também pode ser usada para decoração de interiores e fachadas. A superfície metálica a ser pintada deve ser preparada e isolada. Um verniz transparente é aplicado sobre o pigmento, o que prolonga a vida útil do revestimento.


