Como e como colar corretamente a bateria com as próprias mãos

A violação do aperto da caixa da bateria está associada ao manuseio descuidado do dispositivo. Materiais modernos e plásticos resistentes a impactos, como o polipropileno, podem suportar facilmente influências mecânicas e térmicas. Nesse caso, há situações em que o corpo é destruído devido ao fechamento interno das placas dos eletrodos. Em tal situação, surge a pergunta, como será possível selar a bateria.

Que material é usado na fabricação de baterias de automóveis

O corpo deste dispositivo é feito de plástico. Para isso, são utilizados polietileno e polipropileno. O primeiro material é usado para a fabricação de baterias econômicas. Modelos mais caros são feitos de polipropileno.

Isso se deve à alta densidade do material. O polipropileno é considerado mais duro e possui boa resistência à abrasão. Além disso, este material é caracterizado por alta resistência ao calor. Torna-se macio a 140 graus. Nesse caso, os parâmetros de mesclagem atingem 175 graus. O material dificilmente sofre trincas por corrosão sob tensão.

Além disso, ambas as substâncias são resistentes a elementos químicos. Sob condições ambientais, o ácido sulfúrico em alta concentração tem um efeito inexprimível sobre eles.Ao mesmo tempo, o contato prolongado com esta substância em parâmetros de temperatura de 60 graus e acima causa a destruição de materiais.

Também é aconselhável evitar que a gasolina entre na caixa de bateria aquecida. Em altas temperaturas, os hidrocarbonetos farão com que o invólucro se dissolva.

Soluções DIY para o problema

Para eliminar as fissuras que surgiram na caixa do aparelho, recomenda-se preparar uma série de ferramentas e acessórios. Isso exigirá o seguinte:

  • secador de cabelo de construção - deve estar equipado com uma função de regulação gradual dos parâmetros de temperatura e um bocal com uma ranhura estreita;
  • um ferro de solda elétrico - deve ter potência de 100 watts e ponta chata;
  • grampos - seu comprimento deve ser de 20 a 25 milímetros e a altura das paredes laterais deve ser de 2 milímetros;
  • várias tiras de propileno fino - é permitido retirá-lo de uma bateria velha ou usar material de solda especial na forma de fita ou hastes.

bateria quebrada

Para trabalhos de reparação, recomenda-se proceder da seguinte forma:

  1. Se for encontrada uma rachadura no dispositivo sob o eletrólito, é recomendável drená-lo. Este procedimento pode ser realizado usando uma grande seringa médica. Recomenda-se colocar um fragmento de tubo de PVC sobre ele. Seu comprimento deve ser de 20 a 25 centímetros. É estritamente proibido drenar o eletrólito pela inclinação normal da bateria. Se você virar o dispositivo, um precipitado de óxido de chumbo pode causar o fechamento das placas e interromper completamente o funcionamento do dispositivo.
  2. Usando uma faca afiada, faça um sulco ao longo do comprimento do dano. Recomenda-se dar-lhe uma forma de V.Faça pequenos furos nas pontas com uma broca fina. Seu diâmetro não deve exceder 1 milímetro. Os buracos também ajudam a prevenir o desenvolvimento do defeito.
  3. Aqueça os grampos a uma temperatura de 400 a 450 graus, o que pode ser feito com um ferro de solda ou uma vela. Em seguida, derreta cuidadosamente os fragmentos resultantes nas bordas da rachadura. Isso deve ser feito em intervalos de 12 a 15 milímetros. Isso manterá as bordas da rachadura em contato.
  4. Faça um escudo térmico com um material resistente ao calor. Para isso, é adequada uma paronita de 10x15 centímetros. Recomenda-se fazer uma folga na folha, cujo tamanho e forma coincidam com a geometria do dano. Em seguida, combine o recorte com o formato da ranhura e fixe-o bem no corpo do dispositivo.
  5. Para soldar, é permitido o uso de uma haste ou fita especial. Se isso não for possível, é permitido fazer a soldagem você mesmo. Para isso, recomenda-se cortar tiras finas de polipropileno preparado. Em comprimento e quantidade, eles devem corresponder ao volume de material necessário para preencher o defeito em forma de V. Em seguida, enrole-os em um torniquete fino e apertado.
  6. Aqueça parte da folga com um secador de cabelo, derreta a borda do material de solda e pressione-o contra o início da trinca, aplicando força. À medida que a solda de polipropileno esquenta e racha, sele toda a folga. Recomenda-se fazer isso sistematicamente.
  7. Além da soldagem, as rachaduras podem ser reparadas com poliestireno, dissolvendo-o em dicloroetano. Também é permitido o uso do solvente KR-30. Para colar o remendo, a superfície na área da rachadura a uma distância de 20 milímetros deve ser limpa com esmeril e limpa com acetona.

Além disso, para reparar rachaduras e outros danos na caixa do dispositivo, é permitido o uso de cola epóxi "positiva". Este selante é freqüentemente chamado de soldagem a frio. Ajuda a obter ótimos resultados, pois o ácido quase não danifica. Para que o selante forneça uma fixação confiável e uma fixação duradoura, é recomendável limpar todas as superfícies da sujeira antes de usar. O desengorduramento e a secagem dos materiais não são desprezíveis. Para obter a fixação mais confiável, recomenda-se lixar a superfície com esmeril.

bateria grande

A cola fica firme em apenas 10 minutos. É possível obter uma fixação completa dos materiais em 2 horas. Nesse caso, é recomendável envolver a caixa do dispositivo com fita isolante, que comprimirá de maneira confiável os fragmentos presos. Depois disso, vale a pena passar para o preenchimento do eletrólito. É imperativo carregar e descarregar duas vezes o seu dispositivo.

É possível resolver o problema a longo prazo

Antes de consertar uma bateria de carro, é recomendável estabelecer os motivos que causaram o aparecimento de rachaduras no corpo. Se devido à remoção incorreta da bateria, o ponto de fixação com a tampa foi danificado, o reparo ajudará a aumentar a vida útil do dispositivo. Se os danos à caixa forem causados ​​por uma queda ou impacto da bateria, deve-se garantir que as placas e outros elementos da bateria estejam intactos.

É aconselhável iniciar o reparo da bateria se os custos totalizarem no máximo metade do novo dispositivo. Não será possível dar uma segunda vida à bateria. Como resultado de tais reparos, ele poderá operar por no máximo 1,5 anos. Nesse caso, no inverno, o dispositivo pode falhar.

Antes de iniciar o reparo, você definitivamente deve se familiarizar com as regras de segurança. O eletrólito é uma solução de ácido sulfúrico. Este líquido é considerado altamente corrosivo. Para neutralizá-lo, é permitido o uso de refrigerante. Recomenda-se que qualquer trabalho de reparo seja realizado com luvas, óculos e roupas de proteção.

Reparar a bateria prolongará ligeiramente a vida útil do produto. Existem várias maneiras de reparar rachaduras em um eletrodoméstico. Para obter bons resultados, é necessário escolher a opção adequada e seguir rigorosamente as regras do procedimento.O cumprimento estrito dos requisitos de segurança não é insignificante.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha