Características técnicas e composição da cola VK-9, instruções de uso
Adesivos modernos facilitam o trabalho com materiais. Graças a eles, tornou-se possível conectar com firmeza e por muito tempo as superfícies de produtos da mesma e de diferentes composições. Por exemplo, estruturas de metal, vidro, vidro e metal, plástico e vidro, plástico e cerâmica. Para esses fins, na vida cotidiana e nas condições industriais, a cola VK-9 é frequentemente usada.
O que é o kit VK-9
O conjunto de adesivos contém dois tipos de resinas.A mistura dos componentes resulta em uma composição que forma uma união forte quando solidificada.VK 9 está disponível em tubos de diferentes tamanhos. O método de aplicação é indicado pelo fabricante. A mistura obtida é uma massa plástica fluida que permite preencher cavidades e superfícies de difícil acesso.
Composição e propriedades
A proporção de resinas epóxi e poliamida no VK-9 é 1: 2, em unidades de massa - 60:40. Visualmente - uma massa viscosa cinza. Componentes adicionais - compostos de organossilício e inclusões minerais:
- amianto;
- nitreto de boro;
- dióxido de titânio.
A composição da composição endurece a uma temperatura de +20 graus. O aquecimento dos componentes durante a mistura até a ebulição leva à cristalização e à perda das propriedades adesivas.A mistura mantém a propriedade de colagem de superfícies por 2,5 horas. A vedação obtida após o endurecimento é muito resistente, não deixa passar água, não reage a ácidos, álcalis, aquecimento e não encolhe.
As resinas incluídas no VK-9 não conduzem corrente elétrica.
A resistência à tração máxima após a cura a +20 graus é atingida durante o dia:
- tomada após 2 horas;
- resistência à pressão de 10-12 atmosferas técnicas (atm) - após 5-7 horas;
- em 150-160 atmosferas técnicas (atm) - após 18-20 horas.
A resistência ao cisalhamento no plano varia de 140 atm a +20 graus a 45 atm a +125 graus. A ligação adesiva mantém as qualidades de trabalho em temperaturas de até +125 graus. A +200 graus, funcionalidade - 500 horas, a +250 graus - 5 horas. Cada um dos componentes do adesivo tem vantagens, cuja combinação geralmente dá as propriedades desejadas.

Uma resina epóxi
A resina epóxi do VK 9 é um líquido marrom, transparente e viscoso.
Características da substância:
- dá uma forte ligação com superfícies metálicas;
- resistente a influências químicas agressivas;
- solidificação uniforme, sem cascas e rachaduras;
- não colapsa sob a influência da temperatura;
- não deixa passar água;
- durante a reação de cura, fenóis e formaldeídos evaporam.
Na sua forma pura, a junta epóxi não é suficientemente flexível: não suporta vibrações.
Resina de poliamida
As resinas de poliamida e epóxi se misturam bem.
Polímero de poliamida:
- elástico;
- absorve ligeiramente a água;
- não emite fumaça tóxica;
- tem uma alta densidade após a solidificação;
- resistência ao esmagamento.
O composto sintético pertence aos surfactantes, superiores em propriedades de adesão à resina epóxi.
Encontro
O VK-9 é usado na vida cotidiana e na indústria, o que se explica por sua capacidade de criar uma forte ligação com materiais não porosos:
- metal;
- vidro;
- concreto;
- Plástico;
- cerâmica.

Os produtos colados mantêm sua forma e resistência quando usados sob condições de aquecimento, que são usadas na engenharia de rádio. A cola é utilizada na produção e reparação de estruturas de materiais combinados: metal-vidro, cerâmica-vidro.
Manual
Trabalhar com o VK-9 consiste em 3 etapas:
- preparatório;
- trabalhador;
- final.
Primeiro, antes de aplicar a cola, é necessário preparar as superfícies. Os metais, na presença de ferrugem, são alisados com lixa. Para evitar a corrosão, as juntas são tratadas com querosene ou gasolina, que depois são removidas com um solvente. Vidros, cerâmicas, concreto são lavados com água, se houver contaminação, após a secagem são enxugados com desengordurante.
Na segunda etapa, a equipe de trabalho é preparada nas proporções indicadas. Com a ajuda de uma espátula/pincel/spray, aplicar uma fina camada nas superfícies preparadas.
O significado da etapa final é criar um vínculo forte. Para isso, as áreas tratadas devem ser pressionadas uma contra a outra com esforço e deixadas nessa posição até que solidifiquem completamente.
Condições de armazenamento necessárias
A cola pronta para uso deve ser aplicada em até 2 horas. Os componentes VK-9 têm uma vida útil de até 12 meses. A resina epóxi requer condições especiais de armazenamento, cujo descumprimento afeta sua qualidade:
- uso de embalagens de fábrica;
- proteção contra exposição à luz ultravioleta;
- resfriamento e superaquecimento.
Não permita a mistura de componentes não utilizados durante o armazenamento. Se uma composição terminou antes, é recomendável não usar a segunda no futuro.

Medidas de precaução
Durante o processo de polimerização do VK-9, são liberados fenóis e formaldeídos prejudiciais à saúde. Mesmo vapores leves podem causar uma reação alérgica em pessoas com imunidade enfraquecida na forma de coceira, erupções cutâneas e rinite em pessoas com imunidade enfraquecida. A cola na pele, se não for retirada, pode causar uma queimadura química, que demora muito e é difícil de cicatrizar.
Respingos de epóxi que entraram nos olhos não podem ser removidos por conta própria. Você precisará de uma chamada urgente para um oftalmologista. As instruções do fabricante indicam que não é recomendado trabalhar com resinas para menores de 18 anos.
Para se proteger dos vapores e do contato da pele com as resinas durante a mistura e manuseio, é necessário:
- Respirador. Tipo: máscara de gás. Elemento filtrante: carvão ativado, cartucho de oxigênio.
- Óculos de proteção.
- Macacões.
- Luvas.
Este grau de proteção é necessário ao preencher grandes áreas, quando as emissões nocivas podem ter um efeito patogênico no fígado, coração e estômago. Para pequenos trabalhos, luvas de látex e óculos são suficientes.
Dicas e truques adicionais
Para obter a composição acabada, são necessários pratos descartáveis, que não podem ser limpos após o uso da cola. A mistura dos componentes é necessária com um bastão de metal ou vidro. O uso de palitos de madeira é inviável devido à alta porosidade.
A resina de poliamida é despejada no epóxi, mexendo constantemente para a uniformidade da composição.Para acelerar a polimerização, as peças a serem coladas devem ser aquecidas. A +50 graus, o endurecimento final ocorrerá dentro de uma hora. Em uma sala com temperatura de + 15 ... + 18 graus, a colagem terminará em 1,5 a 2 dias.


