Descrição e características do uso de cola de látex, dicas e truques

A indústria moderna oferece muitas variedades de cola. Cada um deles tem suas próprias características e características. Muitas vezes, recomenda-se o uso de cola de látex, caracterizada por maior adesão (adesão), ao decorar paredes com ladrilhos em reparo. Antes de usar a substância, deve-se entender os benefícios, características de aplicação e dicas de uso do produto.

Descrição e características da cola de látex

A cola de látex, que costuma ser usada para colar pequenos objetos e em reparos, é uma mistura à base de água. A substância contém amônia e uma solução de borracha. Alguns fabricantes usam para a fabricação de componentes adicionais que aumentam a adesão - resinas sintéticas, constituintes inorgânicos, éteres.

Existem dois tipos de cola de látex. Um grupo contém látex artificial, enquanto o outro contém o principal componente de origem natural. A substância contém um líquido, por isso o uso de cola tem uma característica importante - uma das superfícies deve ser porosa. É nos poros que o excesso de líquido penetra, garantindo uma fixação confiável das peças.

A cola utilizada para colar as superfícies tem um certo prazo de validade. Tudo depende da natureza da borracha.Algumas variedades mantêm todas as suas qualidades por apenas três meses. Se a borracha for obtida artificialmente, o prazo de validade pode chegar a um ano.

A substância tem um cheiro doce, que desaparece rapidamente. Apesar disso, ao aplicar o adesivo em ambientes fechados, é recomendável ventilar após a conclusão do trabalho.

Para que materiais são usados

A cola de látex pode ser usada em muitos materiais. Na maioria das vezes, uma mistura à base de água é usada na fabricação de calçados ou durante reparos.

Recomenda-se o uso de cola para estes tipos de materiais:

  • argila (polímero);
  • couro (natural ou artificial);
  • revestimentos de piso (tapete, linóleo);
  • cerâmica (loiças, ladrilhos de acabamento);
  • polímeros ou materiais de tecido.

Ao montar peças de argila de polímero, recomenda-se o uso de cola à base de borracha natural. Para artigos de couro, uma substância baseada em um elemento ativo artificial é mais adequada.

A cola de látex pode ser usada em muitos materiais.

O adesivo de látex também é recomendado para materiais celulósicos. Não use a mistura para peças de metal. Os componentes do polímero emitem um elemento perigoso para o metal - o cloro, capaz de causar a formação de corrosão. A força adesiva ao unir estruturas metálicas também é extremamente baixa, por isso é melhor usar uma cola mais adequada, projetada especificamente para a fixação de peças metálicas.

Um adesivo também é frequentemente adicionado ao rejunte. Este aditivo aumenta a elasticidade e aumenta significativamente a duração da ação. Recomenda-se adicionar um componente adesivo antes de usar a solução - durante o armazenamento prolongado, a massa ficará espessa e densa, o que dificultará muito a aplicação uniforme.

Regras para trabalhar com adesivo

O uso da cola de látex possui várias características, com as quais é recomendável se familiarizar com antecedência. O principal é levar em consideração a temperatura na qual a mistura leva antes do uso. À temperatura ambiente, o adesivo é totalmente curado em um dia. Em altas temperaturas, levará de 10 a 15 horas para que as superfícies endureçam.

A regra geral para usar um adesivo é limpar bem as superfícies antes de aplicar uma camada de cola. Cola apenas em materiais secos. Se você tiver que trabalhar com borracha, primeiro desengordure o material, espere até que esteja completamente seco. Aplicação passo a passo da cola látex:

  1. Em ambas as superfícies a serem fixadas com cola látex, aplique uma fina camada de cola (se a superfície for pequena, use um pincel, para uma superfície grande, use uma pistola ou uma espátula larga).
  2. Espere a camada de cola secar.
  3. Pressione ambas as superfícies, se possível, passe por uma prensa.

cola látex

O uso de cola de látex é permitido por prensagem a quente. Neste caso, não é necessário esperar que a camada de substância nas superfícies seque - pode-se começar a colar imediatamente. Vale deixar o adesivo secar por 24 horas. Verifique a fixação somente após este período.

dicas e truques

Existem muitos truques e segredos para usar cola de látex. Ao usar uma composição à base de água, é melhor seguir as seguintes regras e recomendações:

  • não é recomendado o uso de cola para materiais em contato com a água ou localizados em ambiente com alta umidade - a umidade destruirá a conexão;
  • é permitido o uso de mistura aquosa para colar linóleo, pois o material contém polímeros que não permitem que a umidade destrua a estrutura da cola;
  • ao usar uma mistura adesiva para assentamento de ladrilhos cerâmicos, recomenda-se levar uma espátula especial dentada, primeiro nivelar cuidadosamente a parede, cobrir a superfície com uma camada de primer;
  • a cola vai demorar 3 a 5 dias a endurecer aquando da colocação dos ladrilhos, pelo que o trabalho deve ser feito de forma gradual - no acabamento de grandes superfícies, existe o risco de escorregamento da cerâmica;
  • antes de comprar uma mistura, estude cuidadosamente a composição e a finalidade - geralmente os fabricantes indicam para quais superfícies a cola é recomendada;
  • se houver resina fenólica na composição, é permitido o uso de cola mesmo em ambientes com alta umidade;
  • ao colar materiais sensíveis à pressão, una as superfícies somente após a secagem completa da camada adesiva;
  • lembre-se do regime de temperatura - a borracha natural suporta facilmente 100 graus de congelamento, uma solução aquosa sintética perde suas qualidades adesivas com apenas 5 graus de congelamento;
  • é permitido o uso de cola mesmo para papel de parede, mas apenas com a condição de preparação preliminar das paredes;
  • se o trabalho foi executado de forma imprecisa, a cola de látex é facilmente removida: se a mistura não teve tempo de secar, limpe a superfície contaminada com um pano úmido, remova a substância aderente com um pano embebido em acetona;
  • Não é recomendado lavar as superfícies do piso, que foram fixadas com cola de látex, - a entrada de umidade sob o linóleo ou carpete levará à destruição da estrutura, o revestimento descascará após um curto período de tempo.

Recomenda-se fechar bem o recipiente após cada uso da substância. Você não deve armazenar a mistura à qual foram adicionados componentes adicionais - a cola perderá sua viscosidade, o que afetará imediatamente a qualidade das superfícies de fixação.

A cola de látex é uma mistura versátil que ajudará até mesmo um proprietário inexperiente a fazer reparos, consertar pequenas peças ou sapatos. O principal é seguir rigorosamente as regras de uso da substância, observar as regras de armazenamento , não fazer experimentos adicionando elementos auxiliares.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha