Regras para escolher colas para aglomerado, as melhores marcas e dicas de uso

A escolha da cola para aglomerado implica o cumprimento de várias recomendações. Este produto deve ter uma composição segura e a consistência correta. Também vale a pena considerar a cor da substância e os tipos de superfícies coladas. Para obter uma fixação confiável, recomenda-se seguir rigorosamente as regras de aplicação da substância. O cumprimento das medidas de segurança também é importante.

Requisitos básicos de adesivo

Para obter a máxima resistência e confiabilidade da fixação, você precisa adquirir um adesivo com uma composição ideal. Os componentes são selecionados levando em consideração os seguintes critérios:

  1. Resistência a altas temperaturas. Isso é necessário ao usar objetos em áreas abertas, perto de fontes de calor, fogões a gás e elétricos.
  2. Resistência de carga de peso. Geralmente, é recomendável levar esse parâmetro em consideração ao fixar pernas de mesa, prateleiras de armários, assentos de sofá ou cadeiras.
  3. Resistência à vibração.Este parâmetro é importante ao colocar produtos perto de geradores, máquinas de lavar e outros equipamentos.
  4. Resistente a ataques químicos. Isso é verdade para itens que geralmente precisam ser lavados com produtos químicos domésticos. Eles podem estar localizados na cozinha, banheiro ou banheiro.


Indicadores técnicos de adesivos termoplásticos para móveis devem ser os seguintes:

  • o ponto de fusão deve ser de 80 a 100 graus;
  • temperatura de trabalho da cola hot melt - no nível de 120-200 graus;
  • o tempo de endurecimento é de 5 a 40 segundos - tudo depende da composição da substância.

Quais variedades são adequadas para o trabalho

Para consertar objetos feitos de aglomerado, é permitido o uso de vários meios. Para obter bons resultados, vale a pena escolher a composição certa.

AVP

Às vezes, a cola PVA é chamada de adesivo disperso. As principais características deste produto são:

  • falta de propriedades tóxicas - graças a isso, o produto pode ser usado em ambientes fechados sem medidas de segurança adicionais;
  • adesão rápida a superfícies;
  • um nível suficiente de carga estática - é de 60 quilos por centímetro quadrado;
  • duração ilimitada da exploração do produto;
  • a possibilidade de usar para diferentes tipos de superfícies.

A desvantagem da composição é o método de criação. Baseia-se na adição de água. Isso afeta negativamente a confiabilidade da fixação em salas com alta umidade. Para melhorar a qualidade de adesão dos elementos com esta ferramenta, recomenda-se adicionar pó de madeira à composição.

cola PVA

Carpinteiro

Essa cola também é chamada de cola animal. É uma substância durável que é usada para prender os pedaços de madeira uns aos outros.Para preparar a composição, os grânulos do agente devem ser dissolvidos em água e fervidos em um dispositivo especial.

A substância resultante é muito durável e não se degrada com o tempo.A principal desvantagem é a complexidade do processo de fabricação.

Contato

Esta cola contém componentes voláteis. Esta composição de móveis mantém suas características por vários minutos após o uso. Isso ajuda a fazer ajustes no processo de validação. A colagem de objetos está sob pressão contínua. Ajuda a obter o efeito máximo. A substância é considerada muito durável e ao mesmo tempo possui alta elasticidade. Os componentes voláteis liberados durante a ingestão são caracterizados por um odor desagradável.

Critérios de escolha

Para escolher uma cola de alta qualidade para fixar objetos de aglomerado, muitos critérios devem ser levados em consideração.

Tipo de superfície

Via de regra, na embalagem, na seção "escopo", constam informações sobre os materiais para os quais é permitido o uso da cola. Se esta informação não estiver disponível, recomenda-se que seja obtida por outros métodos. Os componentes também ajudarão a determinar os tipos de superfícies que podem ser coladas. Se a composição não estiver indicada na embalagem, essa cola não deve ser usada. Isso pode danificar a propriedade.

Tipo básico

O adesivo certo pode fornecer uma aderência segura, mas danificar a base do móvel. Para evitar esses problemas, vale a pena optar por elastômeros sintéticos. Essas substâncias não têm consequências negativas.

O adesivo certo pode fornecer uma aderência segura, mas danificar a base do móvel.

Quanto tempo você pode manter

O prazo de validade da cola está indicado na embalagem. Como regra geral, é de no máximo 45 dias. Se a substância desaparecer, ela muda de consistência e começa a engrossar.

Componentes nocivos

O tricloroetano não deve estar presente na cola.Este componente causa sérios danos à saúde. Seus vapores são perigosos para os humanos. Deve-se ter em mente também que a penetração de água em uma superfície tratada com cola provoca um processo oxidativo irreversível. Isso minimiza todas as tentativas de melhorar a condição e a aparência dos móveis.

Consistência

Ao escolher uma composição, sua densidade deve ser levada em consideração. Os parâmetros mínimos devem ser de 1,1 gramas por centímetro cúbico. Essa consistência é considerada líquida, mas é suficiente para uma fixação completa. Configurações mais baixas não darão o grau de fixação desejado.

Cor

A maioria dos tipos de cola é amarela, branca ou alguma outra tonalidade. Ao usar uma substância, essa característica deve ser levada em consideração. Muitas pessoas tentam usar formulações incolores. A massa opaca ficará visível mesmo sob uma camada de verniz.

Características de escolha para aglomerado

Para a fabricação de móveis, vale a pena escolher uma cola que ajude a fixar o aglomerado a outros materiais. Deve fornecer um ajuste durável e flexível. Um aumento do grau de adesão não é desprezível. A mobília é frequentemente colocada perto de fontes de aquecimento. Portanto, as costuras não devem sofrer exposição a altas temperaturas. A compatibilidade ambiental da composição não é desprezível. Hoje, os produtos à base de água são os mais usados.

cola de aglomerado

As melhores marcas do mercado

Existem muitas ferramentas eficazes à venda que fornecem fixação confiável de itens de aglomerado.

"Momento PVA Joiner"

É uma substância versátil que se destaca pela sua base de dispersão em água.É usado para fixar madeira compensada, aglomerado e outros materiais para forte adesão. Recomenda-se aguardar 20 minutos após a aplicação. A composição não afeta a tonalidade do revestimento. Recomenda-se realizar o trabalho a uma temperatura de 5 a 30 graus.

As desvantagens do revestimento incluem resistência insuficiente à umidade. Também não é recomendado realizar trabalhos em baixas temperaturas.

"Titebond"

Este composto é adequado para a fixação de estruturas de madeira. O adesivo é utilizado na fabricação de pisos e compensados. A base é polímero, proteína, poliuretano. O produto é resistente à humidade e ao gelo, proporciona uma fixação segura e é resistente a solventes. O excesso de material pode ser facilmente removido antes do início da polimerização.

"Kleyberite" 303.0, 501.0

A cola 303.0 é resistente à umidade e pode ser usada para fixar todos os tipos de madeira. Após a secagem, a composição apresenta uma cor branca. É permitido ser usado em parâmetros de temperatura de até -30 graus. A substância 501.0 é caracterizada por uma base de poliuretano. É resistente à umidade e altas temperaturas. A composição é capaz de fixar superfícies de madeira. Além disso, com sua ajuda é possível conectar madeira com ladrilhos, cerâmica, concreto. A composição pode ser usada para superfícies internas e externas. A desvantagem do produto é a dificuldade de removê-lo da pele, por isso é recomendável trabalhar com equipamento de proteção individual e ventilar bem o ambiente.

Cola 303.0

Como colar corretamente

Para unir superfícies, você deve seguir estas regras:

  1. Estude cuidadosamente as instruções que acompanham a composição.Isso ajudará a determinar o tipo de painéis que podem ser anexados e as especificidades do trabalho.
  2. Desengordurar as superfícies. Recomenda-se fazer isso com álcool isopropílico.
  3. Espalhe o adesivo com pincel ou rolo.
  4. Conecte e prenda todas as peças com um alicate.
  5. Aplique uma prensa por um dia.
  6. Retire o excesso antes que a substância seque.

Para obter uma fixação confiável, todas as peças destinadas a serem submetidas a cargas maiores devem ser fixadas adicionalmente com parafusos. Existem formulações de dois componentes que consistem em aplicar uma base em uma superfície e um endurecedor na outra. Em tal situação, a reação química não começará até que os elementos sejam combinados. Isso fornece a conexão mais duradoura.

dicas e truques

Para que o adesivo forneça uma fixação confiável, recomenda-se observar várias regras de uso:

  1. Leia atentamente as instruções antes de iniciar o trabalho.
  2. A composição não deve conter substâncias tóxicas. Se eles ainda estiverem lá, você deve seguir as regras de segurança. Para isso, são utilizados equipamentos de proteção e a sala é ventilada.
  3. A preparação e limpeza completa da superfície são essenciais.
  4. Ao fixar estruturas coloridas, vale a pena usar material incolor.
  5. Não use muita cola. Isso não ajudará você a obter uma pegada mais segura. Nesse caso, a camada deve ser uniforme.
  6. Certifique-se de fixar o produto até que a composição seque.

Existem muitos tipos de adesivos de aglomerado. Isso ajuda cada artesão a escolher a melhor opção. Para obter a máxima confiabilidade da fixação, vários critérios devem ser levados em consideração e as regras para a execução de reparos devem ser seguidas.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha