Como colar fita de borda de móveis com as próprias mãos em casa

Tipos de móveis baratos são feitos de madeira prensada (aglomerado, aglomerado laminado). Esses produtos são estéticos e duráveis. Na montagem de móveis, uma etapa necessária do trabalho é o aparamento de bordas - vedação dos cortes laterais para ocultar o interior das placas, protegê-las da umidade e conferir beleza e integridade aos produtos. Vamos ver como colar fita de borda de móveis corretamente para que as coisas durem muito e agradem sua aparência.

Qual é a vantagem para móveis

Os materiais de borda escondem o interior do aglomerado e prolongam a vida útil dos móveis. Outra função das bordas é reduzir a evaporação das resinas com as quais o material do painel é impregnado. Existem vários requisitos para materiais de borda:

  • aparência decente - estética;
  • resistência e durabilidade;
  • fixação confiável na borda do móvel;
  • facilidade de fixação.

Os materiais oferecidos pela indústria atendem plenamente a esses requisitos. Resta apenas escolher.

papel e melamina

A borda de papel impregnada com uma resina especial (melamina) é a opção mais econômica para o acabamento das bordas. Papéis pesados ​​recebem força e resistência adicionais a influências externas graças à melamina. É fácil trabalhar com esse material - não quebra, dobra em qualquer ângulo.

As espessuras de material mais comuns são 0,2 e 0,4 milímetros. Para facilitar o uso, um adesivo é aplicado na borda de melamina, que é ativado quando aquecido.

O papel melamínico não tem medo de água e não desbota sob a influência do sol, é resistente a arranhões e produtos químicos domésticos. A principal desvantagem é que ele desbota, não é durável. É aconselhável colocar essas bordas nas áreas dos móveis que não estão expostas a estresse constante - na parte de trás das prateleiras, nos tampos das mesas.

PVC

O policloreto de vinila é um material durável que tem encontrado aplicações em diversos ramos de atividade, inclusive na medicina. A orla de PVC é indicada para o acabamento de frentes de móveis. O fabricante produz material em cores diferentes, é fácil escolher a borda para combinar com a cor ou contraste do produto.

Benefícios:

  • força, longa vida com adesivo de alta qualidade;
  • flexibilidade - a capacidade de anexar a móveis com qualquer curvatura da borda;
  • resistência a qualquer tipo de impacto - produtos químicos, sol, fricção.

Os meios-fios de PVC estão disponíveis com adesivo ou componente único.

Uma ampla seleção de materiais em espessura (de 0,4 a 4 milímetros) e largura permite criar vários tipos de móveis de design. Os meios-fios de PVC estão disponíveis com adesivo ou componente único.A desvantagem da borda de PVC é sua sensibilidade às temperaturas - os móveis não devem ser deixados frios, enquanto a colagem não deve ser muito quente.

Plástico ABS

O plástico ABS é um tipo de material de borda caro. Geralmente é usado em modelos de móveis mais caros. As vantagens das bordas termoplásticas incluem:

  • material de alta qualidade, sem componentes nocivos na composição;
  • resistência ao impacto e ao desgaste;
  • durante o uso prolongado, não perde sua cor e aparência.

A borda está disponível nas versões fosca e brilhante. Falta de material - preço alto. O plástico ABS é usado quando é necessária alta resistência, operação em ambientes agressivos - temperatura, ataque químico.

folheado

As bordas folheadas são feitas de uma fina camada de madeira, na maioria das vezes na fabricação de móveis. É difícil trabalhar com o material em casa - é preciso experiência e conhecimento. O material é caro, é usado para aparar móveis folheados.

Acrílico ou 3D

Uma borda de duas camadas é feita de acrílico - a parte inferior possui um padrão tridimensional que desempenha uma função decorativa, a parte superior é removida após a colagem e serve como proteção.

O efeito 3D na borda agrega beleza e dá continuidade ao padrão do gabinete principal. A peça parece mais resistente, a bainha funciona para criar a aparência geral e não parece uma simples orla. A desvantagem é o alto preço, as vantagens são muitas - desde a estética até a alta resistência.

O efeito 3D na borda agrega beleza e dá continuidade ao padrão do gabinete principal.

Variedades de perfis

As bordas dos móveis são processadas não apenas com a borda. Um dos meios decorativos e protetores de acabamento dos cortes são os perfis - revestimentos especiais que são colocados no corte da serra ou inseridos em ranhuras pré-cortadas no aglomerado.Os perfis mudam a aparência dos móveis, servem como um elemento decorativo adicional, protegem efetivamente o interior do aglomerado do ambiente externo.

em forma de T

Para processar as bordas com um perfil em forma de T, uma ranhura é cortada antecipadamente com uma fresa com uma faca. Na fase final da montagem do móvel, o perfil é inserido no furo preparado (martelado com martelo macio). Os perfis em forma de T são feitos com uma alça ou com sobreposições simples na borda. Geralmente alumínio ou PVC é usado.

em forma de U

Os perfis C ou U não requerem um slot na placa ranhurada, eles são simplesmente colocados na borda e reforçados com cola. É importante escolher um bom adesivo e fixar bem o carimbo para evitar vazios. As almofadas em forma de U são feitas de materiais macios e duros. As peças rígidas são mais fortes, mas a montagem em bordas arredondadas é mais difícil. O perfil precisará ser aquecido para dar flexibilidade e prender com fita adesiva até a cola secar.

Importante: as laterais do perfil escondem um corte de borda de baixa qualidade, pequenas lascas na superfície das fachadas. O perfil não só atua como protetor de aglomerado, mas também decora móveis.

Como ficar com suas próprias mãos

Para o trabalho, você precisará de uma faca afiada, luvas, cola ou dispositivo de aquecimento, dependendo das peças de borda selecionadas. Você também precisa de um pano ou rolo para pressionar as peças juntas.

Para o trabalho, você precisará de uma faca afiada, luvas, cola ou dispositivo de aquecimento,

Use um ferro ou secador de cabelo

Um adesivo hot melt é aplicado nas bordas de melamina e PVC, que fica pegajoso quando aquecido.Para trabalhar com esses produtos, você precisa de um ferro ou secador de cabelo. A superfície à qual a borda é colada é colocada horizontalmente. Corte um pedaço de tecido de 2 a 3 centímetros a mais do que o comprimento do corte. O modo 2 ("Silk") é colocado no ferro e uma almofada protetora é colocada (cubra a base com um pano, se não estiver lá).

Passe o ferro ao longo da borda, derretendo a cola. É melhor começar a trabalhar do meio e ir um a um para as bordas da sala. É impossível pressionar fortemente a sola, para não mover a borda e espremer a cola. Depois que a cola derrete, o ferro é removido ao longo de toda a borda, a peça é pressionada com um pano, garantindo uma conexão firme.

As bordas são cortadas com uma faca afiada perto do final. Se a borda for mais larga que a peça, ela deve ser cortada no sentido do comprimento. Use uma faca e uma régua de metal. Para o PVC, é preferível usar uma fresadora manual, a melamina é facilmente cortada com uma faca. As bordas cortadas são alisadas com lixa para remover rebarbas.

Cole fitas sem cola

Os especialistas consideram as bordas não adesivas mais confortáveis ​​e confiáveis. É necessário adquirir a cola recomendada para este material e seguir exatamente as instruções.

A tecnologia é simples:

  • aplique cola sem excesso no corte e na borda;
  • aguarde o tempo recomendado (se exigido nas instruções);
  • combine cuidadosamente os detalhes;
  • usando um rolo ou um pano dobrado, pressione firmemente a borda contra a borda do móvel;
  • vazamento de cola é rapidamente removido para que você não precise usar solventes.

É preciso apertar bem as peças, passar a ferro com um pano até que fiquem coladas, para evitar a formação de bolhas.Ao terminar, remova as partículas de cola, corte as pontas, lixe a borda com uma lixa.

Como colar aglomerado e aglomerado em casa

A estrutura do aglomerado é solta, é serragem e aparas misturadas com cola e prensadas. Devido a essa frouxidão, o material é resistente a empenamentos e rachaduras, além de flexível.

A estrutura do aglomerado é solta, é serragem e aparas misturadas com cola e prensadas.

O interior desagradável é visível no corte da serra do aglomerado, o material é irregular, muitas vezes se desfaz. Os especialistas recomendam massajar o corte antes de colar a fita para nivelar a superfície, para garantir uma conexão sólida com a borda. Use enchimentos acrílicos multiuso.

O corte é massa, aguarde a secagem (retire com cuidado o excesso de fundos das fachadas). Em seguida, são tratados com lixa de grão médio. Se não houver cola na borda, escolha a recomendada pelo fabricante. Também vale a pena estocar removedor de cola para remover manchas secas, se necessário.

Erros comuns

Os erros mais comuns cometidos por artesãos inexperientes são:

  1. Formação de bolhas. Ocorre devido ao fraco aquecimento da base adesiva ou pressão inadequada da borda na peça de trabalho. Você precisará aquecer com um ferro e passar com mais cuidado.
  2. Deslocamento de borda. É importante eliminar rapidamente essa deficiência, devolvendo a peça ao seu lugar. Caso contrário, você terá que rasgar e colar uma nova peça.
  3. Há pedaços de cola seca nos móveis. O adesivo deve ser decapado a quente até ficar seco e sólido. Isso é feito com luvas para não machucar as mãos.

A cola congelada é removida com lixa ou solvente.É importante encontrar o produto certo.

Dica: A orla é necessária mesmo para áreas invisíveis de móveis - ela protegerá o aglomerado da absorção de umidade e da deformação do material.

Dicas e truques adicionais

O aconselhamento profissional facilitará o trabalho:

  1. Aparar o excesso de fita de borda de melamina pode deixar uma pequena borda ao longo da peça. Você pode pintá-lo e envernizá-lo com a base com velatura para madeira.
  2. Para trabalhar com qualquer material de afiação, use facas curtas e bem afiadas (facas).
  3. Antes de iniciar o trabalho, a sola do ferro é limpa de depósitos de carbono e sujeira. A temperatura é ajustada empiricamente verificando o derretimento da camada adesiva em um pequeno pedaço de fita (não em móveis).
  4. Use luvas ao trabalhar com aparelhos aquecidos (ferro, secador de cabelo) - a cola quente pode queimar você.
  5. Ao cortar bordas de PVC (2 mm ou mais), é melhor usar um roteador.
  6. O revestimento com borda (você pode escolher o material de melamina mais barato) deve ser feito de todos os cortes abertos das placas.

A retificação da peça colada melhora a aparência, elimina pequenas rebarbas. Você pode usar um bloco ao qual a lixa está presa.

A borda automática economiza dinheiro ao encomendar móveis. O trabalho não pertence à categoria de artesãos difíceis, mesmo artesãos inexperientes podem fazê-lo. A borda de todos os recortes é colada imediatamente após a montagem dos móveis, sem esperar que as bordas do aglomerado comecem a enrugar e desmoronar. Materiais baratos protegem contra umidade e fungos, prolongam a vida útil das coisas.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha