Instruções sobre como substituir o termostato da geladeira com as próprias mãos
O funcionamento adequado do frigorífico depende do estado do termóstato. Em caso de falhas graves do termostato do refrigerador, é necessária a substituição do elemento. Para instalar corretamente um novo componente, é importante primeiro entender os recursos de design.
Projeto e propósito
Um termostato, também chamado de termostato, é um dos principais elementos de uma geladeira. Ele monitora as leituras dos sensores de temperatura e transmite o sinal correspondente ao relé de partida do motor-compressor. Com base nos sinais recebidos, o compressor é acionado em baixa temperatura e para automaticamente quando a temperatura atinge o nível desejado.
O design do termostato é um relé, no final do qual é conectado um tubo selado com refrigerante. Na segunda base do relé existem contatos que dão um sinal sobre a temperatura. O refrigerante no termostato reage até mesmo a pequenas flutuações de temperatura, portanto, sua mudança leva a uma mudança no nível de pressão dentro do tubo, devido à qual os contatos se abrem ou se conectam.
Como encontrar um relé térmico
A localização do termostato depende do modelo do equipamento. Para descobrir onde está o elemento, você precisa se familiarizar com as instruções anexas ou folha de dados.
No compartimento da geladeira
Para modelos de equipamentos obsoletos, é comum colocar um relé térmico em uma caixa plástica de proteção, localizada acima da prateleira superior da câmara. Há um interruptor de temperatura no gabinete. Para remover o relé térmico, é necessário remover a alça e desmontar a caixa.
Fora
Nos tipos modernos de refrigeradores, o termostato está localizado fora da câmara. Esse design permite liberar espaço por dentro e não viola a aparência da câmera. Você pode encontrar o termostato próximo ao botão de controle de temperatura, que geralmente está localizado na parte superior do gabinete. A alça é removida, o clipe é desparafusado e o relé fica acessível.

Os principais sinais de falha
É possível detectar um mau funcionamento do termostato por vários sintomas. Diante de sinais de falha, recomenda-se iniciar imediatamente os reparos para não causar deterioração no estado do equipamento.
Não desliga sozinho
Qualquer tipo de refrigerador prevê um desligamento periódico quando a temperatura dentro da câmara atinge o nível necessário. Se o termostato falhar, o relé não recebe um sinal sobre as flutuações de temperatura e a geladeira continua funcionando continuamente. Via de regra, com esse sintoma, é necessária a substituição do componente, pois o reparo é inconveniente.
Desligado e silencioso
Quando o refrigerador desliga e não volta a funcionar após um determinado período de tempo, vários fatores podem causar a quebra.Se uma luz estiver acesa dentro da câmara e o motor não estiver funcionando, a causa provável do mau funcionamento é um compressor queimado. Uma falha geralmente pode ser determinada pelos cliques silenciosos que o relé de partida faz quando tenta ligar.
O próprio termostato, que controla a temperatura na câmara fria, não transmite informações pelos contatos em caso de falha. A falta de dados sobre o aquecimento leva ao fato de o motor não dar partida.
casaco de neve
Um dos problemas mais comuns é a formação de gelo e neve na parte de trás da câmara. O mau funcionamento é especialmente significativo para equipamentos com função de degelo por gotejamento. Na presença de um acúmulo de neve na câmara, a maneira normal de armazenar alimentos é perturbada. Os produtos na câmara começam a congelar, perdem o sabor e a apresentação. Além disso, existe o risco de que a neve às vezes derreta e o refrigerador comece a vazar.

Para corrigir o mau funcionamento, muitos tentam descongelar ou bater pedaços de gelo, mas isso não resolve o problema se o gelo apareceu devido a uma quebra da parte interna.
Quando o termostato não está funcionando corretamente, uma nova camada de neve se acumula com o tempo.
Se o termostato não funcionar bem, o sensor envia por engano um sinal de que a temperatura não está baixa o suficiente e o motor liga com mais frequência para resfriar a sala. Como resultado, a parede traseira da câmara não tem tempo para descongelar e fica coberta de neve. Na maioria das situações, a substituição do termostato resolve completamente o problema.
Como substituir corretamente
Ao realizar o trabalho de substituição em um termostato com defeito, você deve seguir as instruções para evitar erros comuns. A violação das regras de instalação de um novo componente pode levar ao funcionamento inadequado do equipamento e causar falhas de outras peças.
desmontagem
Ao começar a desmontar o termostato, certifique-se de desconectar a geladeira. Então você deve encontrar a localização do componente com base no tipo de equipamento. Normalmente, para desmontar, basta desparafusar o botão de ajuste, retirar os fechos e a tampa protetora do estojo.

substituição DIY
Para instalar um novo termostato, você não precisa ter nenhuma habilidade especial. Ao fazer isso, você deve seguir algumas dicas para evitar dificuldades. Especialmente:
- Todas as operações devem ser fotografadas sequencialmente para realizar a instalação após a desmontagem na ordem inversa. Você precisa saber exatamente onde estavam os núcleos dos cabos, porque o rearranjo levará a uma operação incorreta.
- Se o termostato estiver fora, pode ser necessário remover completamente a porta da câmara. Para isso, é necessário desaparafusar as dobradiças, após retirar a tampa superior da dobradiça, sob a qual os parafusos ficam ocultos.
- É melhor colocar todos os grampos e cotonetes em um recipiente separado para não perdê-los.
O próprio procedimento de instalação de um novo termostato requer a ordem inversa da montagem. O componente é colocado no lugar e firmemente preso com fixadores.
Análise
Antes de substituir o termostato, é recomendável verificar seu funcionamento. O procedimento de teste depende dos sintomas detectados de um mau funcionamento. Se o refrigerador funcionar continuamente e o motor não parar, você precisa fazer o seguinte:
- desconecte a geladeira da fonte de alimentação e retire todos os alimentos da câmara;
- coloque o botão do regulador de temperatura no modo mais frio ou ative a função de congelamento rápido (se disponível);
- deixar um termômetro na prateleira central da sala, capaz de medir temperaturas negativas;
- ligue a geladeira e deixe por 2-3 horas;
- retire o termômetro e verifique a temperatura - deve indicar 6 a 7 graus e, se houver um forte desvio, o termostato deve ser substituído.
Para simplificar o teste e não perder muito tempo, você pode chegar ao termostato e mover a placa para as laterais, que fica próxima ao pino que segura a alça. Se, ao mover a placa, não se ouvir nenhum clique ou ela permanecer parada, o termostato será substituído.

Quando a geladeira não liga, o problema pode estar no compressor ou no relé de partida. Depois de retirar o termostato, é necessário inspecioná-lo por todos os lados, prestando atenção especial aos fios elétricos. Os fios têm marcações diferentes que indicam sua finalidade.
Para verificar o funcionamento do termostato, é necessário retirar todos os fios, exceto o amarelo com faixa verde, desconectá-los e encurtá-los. Em seguida, a geladeira é ligada e, se o aparelho não der partida, provavelmente há um problema com o compressor. Se, após curto-circuitar o fio, o motor começar a funcionar, o relé deve ser substituído para que o problema não volte a ocorrer.
Conserto de termostato
Na maioria das situações, consertar o termostato não faz sentido, pois apenas a substituição do componente pode ajudar a eliminar completamente o mau funcionamento.Ao mesmo tempo, existem tipos modernos de equipamentos de refrigeração com termostatos eletrônicos que precisam ser reparados. Esses termostatos consistem em um sensor de temperatura e um módulo de controle.
Existem também modelos com vários sensores projetados para diferentes zonas de resfriamento.
Para consertar um termostato eletrônico, serão necessários conhecimentos especiais, experiência e uso de equipamentos especiais, por isso é melhor confiar o trabalho a especialistas.
Erros comuns
Ao substituir, muitos cometem erros típicos que complicam o trabalho e levam a mais avarias. Um dos erros mais comuns é a falta de verificação preliminar, que impede um diagnóstico completo e a compreensão das causas da avaria. Há sempre uma chance de que um componente possa ser reparado sem substituí-lo.

Regras de funcionamento
Para reduzir o risco de mau funcionamento associado ao mau funcionamento do termostato, é possível observar as regras de operação do equipamento. As regras básicas são as seguintes:
- Alimentos quentes não devem ser deixados na sala. Caso contrário, o compressor funcionará sem parar por muito tempo, o que afetará o desempenho do sensor de temperatura.
- A geladeira não deve ser colocada perto da parede. A colocação apertada leva a uma diminuição da potência, superaquecimento do compressor do motor, desgaste acelerado das peças.
- Se o equipamento exigir degelo periódico, esse requisito não deve ser negligenciado.


