Opções para iluminar caminhos no país e como fazer você mesmo
Com o entardecer, o jardim torna-se inóspito, e caminhar no escuro por gramados e gramados não é muito agradável, até assustador. Muitos moradores da cidade vivem na dacha até o final do outono e se sentem confortáveis \u200b\u200be seguros acendendo as lanternas. A luz suave emitida pelos candeeiros envolve a zona em mistério e romance, por isso muitos se esforçam por iluminar os caminhos do país. A instalação de equipamentos pode transformar a paisagem, criar conforto. E você certamente não vai querer partir para uma metrópole barulhenta e empoeirada.
Requisitos básicos e princípios de organização de iluminação
Ao projetar um circuito elétrico para hortas, você precisa escolher o equipamento certo que funcionará tanto na neve quanto na chuva. Durante o dia, a luz de fundo deve estar desligada. Para reduzir o custo de instalação de luminárias e lâmpadas, é preciso pensar com antecedência na localização das lanternas. Se os colocar ao longo dos caminhos, pode enobrecer a paisagem do local.

A luz emitida pelas lâmpadas não deve ser brilhante, mas suave. A eletricidade não é um prazer barato, você deve escolher dispositivos que economizem quilowatts. Para que as lanternas durem muito tempo, não se molhem na chuva, não fiquem cobertas de poeira, é preciso pensar em como protegê-las.
O site ficará limpo se você instalar lâmpadas em harmonia com o design da paisagem.
Opções de Execução
As lanternas de jardim são conectadas para diferentes finalidades e a iluminação é dividida em vários tipos.

Funcional
Para facilitar a movimentação noturna no local, subir escadas, caminhar por caminhos, em postes, em frente a um portão e a um portão de 2 a 3 metros de altura, as lâmpadas são instaladas manual ou automaticamente.
As portas de entrada estão equipadas com arandelas de rua. A área de estacionamento, caminho que leva à garagem, é iluminada por lanternas fixadas em suportes de aproximadamente um metro de altura. A potência das fontes de descarga de gás é escolhida levando em consideração:
- número de lâmpadas;
- área da área;
- a largura das pistas.
A iluminação funcional é controlada automaticamente, manualmente. É instalado um relé, que é acionado ao anoitecer e programado o horário de acionamento.

Decorativo
Para criar um ambiente acolhedor, uma atmosfera romântica e misteriosa no espaço do jardim, para dar expressividade ao edifício e à paisagem, equipam um sistema de iluminação decorativa que é acionado por meio de um controle remoto localizado no interior da casa.
arquitetônico
Para decorar a fachada do edifício, são instaladas lâmpadas ou lanternas. Para este fim, podem ser usadas fontes pontuais, um sistema de iluminação geral pode ser conectado.Lanternas dispostas ao longo do território ajudam a enfatizar a elegância de um canteiro de flores ou de um escorrega alpino, a destacar uma escultura de jardim, um lago ou arbustos. Cada objeto é iluminado por colunas pontilhadas.
Para eventos importantes, férias em família, a área do jardim é decorada com luzes.

Assaltante
A iluminação de serviço desempenha um papel estritamente definido - protege o território da dacha da intrusão de visitantes não convidados. Consiste em lâmpadas de descarga de gás.
As luminárias são posicionadas de forma que os sensores bloqueiem a entrada do prédio. O sistema liga quando um objeto em movimento, um holofote aparece. As lâmpadas se apagam após um intervalo especificado, que é configurado automaticamente.
Como escolher luzes
As lanternas instaladas no pátio devem ter uma classificação de segurança de pelo menos IP44. Ao determinar a localização das lâmpadas, o valor da tensão é calculado. Um transformador abaixador é usado para iluminar a paisagem, alimentado por uma rede de 220 V.
Para uma horta, é aconselhável adquirir aparelhos com voltagem de 24 ou 12.

Por modo de ação e saída de luz
Eles são classificados de acordo com o modo de ação e saída de luz.
Lâmpadas incandescentes
Em uma fonte artificial, quando uma corrente elétrica flui, a bobina de tungstênio é aquecida. Quando o interruptor é pressionado e o circuito é fechado, a temperatura do filamento aumenta; quando a luz aumenta, a luz acende.

halogênio
Se o território do jardim for pequeno, faz sentido instalar lâmpadas em cujo cilindro exista um gás tampão que aumenta a temperatura da espiral. A vida útil do produto pode chegar a 4000 horas.
As lâmpadas halógenas não piscam e têm uma alta reprodução de cores.
Luminescente
As lâmpadas de descarga de mercúrio, instaladas em shopping centers, em oficinas, também podem ser colocadas no jardim. O design é feito na forma de um tubo de vidro, selado em ambos os lados. O dispositivo fluorescente é conectado a uma fonte de energia e emite luz. Os seguintes elementos estão integrados na lâmpada:
- cátodos;
- tubos de saída de gás;
- sinal;
- alfinetes.
O aparelho funciona por 15.000 horas, porém, se a temperatura cair para 5 ° C, pode falhar, tem medo de umidade. Instale lanternas no jardim colocando-as no alojamento.

Metalogênico
Lâmpadas com saída de luz de 100 lm/W dificilmente duram mais do que luminárias fluorescentes e economizam energia. Os aparelhos utilizam mercúrio que se deposita na superfície do queimador. Quando aquecida, a substância se decompõe em íons que emitem luz.
As lâmpadas metálicas possuem alta potência, funcionam em qualquer temperatura e aquecem instantaneamente.

Sódio
Dispositivos de descarga de gás, criados a partir do aprimoramento dos dispositivos incandescentes, são usados para iluminar ruas, pátios e casas de veraneio. Dentro da lâmpada há um tubo cheio de vapor de sódio. Quando a corrente flui através do dispositivo, um arco é formado entre os 2 eletrodos. O feixe principal de radiação consiste em íons metálicos, que dão à luz uma tonalidade laranja. Para conectar a lâmpada, é utilizado um ignitor que gera pulsos de milhares de volts.
LEDs
Quando uma corrente elétrica é passada, os dispositivos semicondutores emitem radiação de uma cor específica, que depende do cristal usado. LEDs duram até três décadas.

intencionalmente
As lâmpadas instaladas na cabana de verão não devem apenas ser duráveis, mas também se encaixar na paisagem e complementar organicamente a paisagem.
Luminárias de chão e luminárias de chão
Para projetar um sistema de iluminação de jardim com muitos elementos decorativos - canteiros de flores, figuras, poltronas, é recomendável escolher dispositivos lacônicos simples. Lâmpadas extravagantes são mais adequadas para um site de estilo minimalista.
Postes de luz e lanternas geralmente são instalados ao longo do caminho principal para não cegar os olhos.

Barras de luz e postes de amarração
Para iluminar não todo o local, mas apenas para delinear a direção, destacar caminhos distantes, enfatizar a atratividade da paisagem, postes de amarração retráteis e colunas brilhantes são anexados.
pedras brilhantes
Para decorar o design, um lago é cavado no jardim, fontes são equipadas, canteiros de flores suspensos são feitos e lanternas vintage são conectadas. Ao anoitecer, o local ganha um aspecto espetacular e misterioso se tinta fluorescente for borrifada nas bordas das lajes, seixos, cascalho que marcam o caminho.

Lâmpada LED
As pedras de polímero, nas quais são construídas as baterias, parecem brilhantes e exóticas, facilitam o movimento nas trilhas à noite. As lâmpadas LED, que desempenham adicionalmente uma função decorativa, são colocadas na colocação de lajes de pavimentação.
Dispositivos movidos a energia solar
Dispositivos cujas baterias são carregadas com raios ultravioleta e, à noite, com LEDs, são usados \u200b\u200bpara decorar a paisagem.

Carbonato e Policarbonato
Lâmpadas esféricas feitas de material termoplástico transparente, instaladas em áreas suburbanas, desempenham uma função decorativa, emitem uma luz misteriosa.

Escolha um local de instalação
Para começar, determine o local.
Encontro
Para que todos os membros da família se sintam seguros no jardim, devem ser instaladas lanternas e lamparinas ao longo dos caminhos, na entrada do quintal, próximo ao portão e no portão. Para decorar a paisagem, as lâmpadas são colocadas:
- Perto da piscina ou da fonte.
- Ao redor do mirante.
- Junto ao parque infantil.
- Perto dos bancos para descansar.
Luminárias de chão e luminárias de chão são usadas para iluminar a fachada da casa. Coloque-os em lugares diferentes.

Altura
Postes baixos e postes de amarração são colocados em fileiras a uma distância de 60 a 70 cm do solo. Tais dispositivos distinguem caminhos, iluminam bem a direção.
Lâmpadas de jardim com altura de 1,5 m ou mais se encaixam harmoniosamente em uma área espaçosa, decoram a zona de pedestres, caminhos largos.
Como fazer você mesmo
Você mesmo pode instalar a iluminação no país, tendo um esquema, os materiais, ferramentas e lâmpadas necessários.
Projeto
Ao desenvolver um sistema para uma horta, os dispositivos são selecionados, determinados com a opção de sua instalação, com o método de colocação de cabos e a quantidade de consumíveis é calculada.
Seleção de ferramentas e acessórios
As lâmpadas utilizadas devem se encaixar harmoniosamente na paisagem, suportar normalmente as variações de temperatura e ser protegidas da umidade.
Para ligar automaticamente os dispositivos, economizar energia, você precisa comprar reostatos e sensores de movimento.
É imprescindível adquirir terminais, tubos, peças com as quais criam um circuito de transmissão de corrente.

Escolha um método de instalação de cabos
A instalação da fiação na cabana de verão é organizada no subsolo ou realizada em altura.O primeiro método é seguro porque o risco de danificar o sistema é mínimo. No entanto, é mais fácil colocar o cabo no ar e instalar a placa em casa.
instruções de instalação
Conexões de fios torcidos com um alicate e enrolados em fita isolante são colocados em caixas de distribuição. O cabo instalado na casa é colocado em uma manga corrugada. Para prescindir de postes adicionais, use arame galvanizado. Os fios condutores de corrente devem ter isolamento duplo. A tensão usada no dia a dia é de 220 V. Para conectar à rede elétrica, uma tomada comum é adequada. Você pode determinar o fio neutro com um indicador.

Erros comuns
Alguns proprietários de jardins realizam trabalhos elétricos sem traçar um diagrama, o que leva a um curto-circuito e outras consequências.
Lanternas e lâmpadas baratas, compradas para economizar dinheiro, não suportam a carga.
O material de instalação é adquirido sem estoque, a seção do cabo é calculada incorretamente, fios de baixa tensão e de energia, condutores de alumínio e cobre são conectados em uma caixa de junção.
O trabalho é feito sob tensão, mas mesmo a troca da lâmpada pode causar um curto-circuito em uma área suburbana, causar um incêndio na casa.

Dicas e truques adicionais
A eletricidade deve ser manuseada com muito cuidado. Antes de instalar a iluminação no jardim, é necessário estudar todas as nuances, traçar um plano de trabalho passo a passo. Uma corda que é puxada para o subsolo deve ser colocada em tubos.
Para aumentar o consumo de corrente elétrica, é aconselhável escolher fios de cobre com seção grande. Para evitar que o sistema de iluminação desligue, é necessário instalar um estabilizador de tensão.


