Opções de iluminação no banheiro, regras para seleção e colocação de lâmpadas
A organização da iluminação em um banheiro pequeno requer a instalação de lâmpadas especiais. As luminárias devem ser altamente protegidas da umidade. O sistema de iluminação deve ser instalado nas áreas de trabalho. A luz do banheiro deve ser confortável e não muito forte. Atenção especial deve ser dada à iluminação do espelho próximo à pia. É melhor instalar duas lâmpadas nas laterais.
Contente
- 1 Princípios básicos
- 2 Quais erros levarão ao organizar a iluminação
- 3 tipos
- 4 Requisitos de segurança da luz de fundo
- 5 decodificação de marcação IP
- 6 Regras para escolher luminárias por zona
- 7 Recursos de instalação e conexão
- 8 Organização da iluminação em um banheiro com teto falso
- 9 Variantes de soluções de design originais
Princípios básicos
O banheiro é um cômodo que na maioria das vezes carece de janelas e luz natural. A presença de uma pequena abertura de janela ilumina apenas parcialmente o espaço. No banheiro, como no banheiro, é necessário instalar luminárias.
O sistema de iluminação não só ilumina o espaço, mas também desempenha uma função decorativa - decora o interior, expande visualmente a área. Ao instalar iluminação elétrica, você deve observar as precauções de segurança devido à alta umidade nesta sala.
O que você precisa prestar atenção ao instalar um sistema de iluminação em um banheiro:
- a iluminação deve ser confortável e uniforme;
- as lâmpadas devem combinar com o estilo e o interior;
- quanto mais luminárias houver no banheiro, menor deve ser a potência de cada uma;
- é aconselhável instalar lâmpadas em todas as áreas de trabalho;
- os dispositivos de iluminação não podem ser orientados perpendicularmente ao espelho;
- você pode criar seu próprio interruptor para cada lâmpada;
- ao escolher uma luminária para banheiro, é preciso focar em seus indicadores técnicos e graus de proteção;
- A iluminação de 3 níveis é considerada ideal para uma sala (teto, áreas de trabalho próximas, downlight).
Quais erros levarão ao organizar a iluminação
A iluminação bem organizada cria uma atmosfera confortável. Uma lâmpada escolhida incorretamente pode causar luz muito brilhante ou, ao contrário, luz fraca. Em um banheiro pequeno, é preciso colocar os sistemas elétricos corretamente, não permitir o contato com a água. Se a eletricidade entrar em contato com uma superfície molhada, pode ocorrer um curto-circuito ou um acidente. Luminárias instaladas no lugar errado podem prejudicar, não beneficiar.
Ao instalar o sistema de iluminação, preste atenção ao tamanho da lâmpada. Em uma pequena sala, um lustre enorme parecerá inapropriado. A borda inferior do teto suspensa no teto deve estar na altura de uma pessoa, mais 20 a 40 centímetros em estoque. Se esta regra não for seguida, a cabeça tocará constantemente na lâmpada.

Em uma sala espaçosa, os sistemas de iluminação são instalados no teto e nas paredes. Todas as áreas de trabalho devem ser iluminadas. Luzes reguláveis podem ser suspensas.
Tais dispositivos regulam a intensidade da luz.
Ao escolher uma luminária para banheiro, é importante levar em consideração o estilo e o esquema de cores da sala. Os sistemas de iluminação devem estar em harmonia com cores e desenhos. É melhor não economizar em iluminação... É verdade que, para economizar eletricidade, em vez de lâmpadas comuns, você pode usar LEDs. Eles têm uma vida útil mais longa.
tipos
Os sistemas de iluminação, além dos parâmetros técnicos, diferem na forma, método de fixação e função. A lâmpada da sala deve ser escolhida de forma que todas as partes da sala fiquem o mais iluminadas possível.
Por áreas
Em uma sala escura, é recomendável organizar a iluminação em 3 níveis para iluminar ao máximo cada zona: teto, parede, piso. A qualidade da iluminação depende do tipo de aparelho e da potência.
O principal
A luz de teto é o principal dispositivo de iluminação elétrica em qualquer sala. Um teto é suficiente para uma pequena sala. Em uma sala espaçosa, é aconselhável fixar várias lâmpadas no teto.
Trabalhar
A sala tem vários espaços de trabalho: lavatório com espelho, cabine de duche e banheira, equipamento de lavagem, espaço para mudar de roupa, dobrar coisas. É aconselhável instalar uma lâmpada em cada um desses cantos. Você pode montar dispositivos de iluminação em itens de interior, móveis. A luz de fundo irá decorar a sala e ajudá-lo a encontrar a coisa certa.

Mais baixo
A iluminação do piso desempenha um papel decorativo e não funcional. As luminárias podem ser instaladas dentro dos degraus, em montantes, nichos. A iluminação inferior permite decorar o interior, expandir visualmente o espaço.
Por método de fixação
Os dispositivos de iluminação por tipo de localização são: abertos e integrados. As luminárias são divididas em 4 grupos de acordo com o método de fixação.
Ar
As persianas suspensas são uma alternativa aos sistemas de iluminação integrados. Fixado com clipes especiais. Estas luminárias podem ser montadas no teto e na parede. Ao contrário dos candeeiros de encastrar, a sua parte decorativa é destacada. Lâmpadas são usadas para iluminar áreas de trabalho. As luminárias de teto são instaladas quando não há como fazer um nicho.
Encaixe ou recesso
Luminárias embutidas são instaladas dentro da superfície oca. Essas lâmpadas são montadas em drywall, tetos esticados e racks, nichos, móveis. Os focos embutidos são instalados no teto, nas paredes e no chão. As luzes embutidas variam em estilo, forma e cor.
semi-corte
Este tipo de luminária elétrica é construído em uma superfície oca. No entanto, a parte decorativa se projeta para fora. As luminárias semi-encastradas podem ser montadas no teto e na parede.

suspenso
O corpo de tal luminária, dentro do qual há uma lâmpada, está pendurado em um cabo. Normalmente, os sistemas de iluminação suspensos são fixados no teto. As luminárias deste tipo são instaladas para fins decorativos e técnicos. Eles decoram o interior, iluminam o espaço.
Requisitos de segurança da luz de fundo
Antes de proceder à instalação de um sistema de iluminação numa casa de banho, recomenda-se definir um projeto e elaborar um esquema de iluminação. Em uma sala com alta umidade, você pode usar apenas os aparelhos cujas características técnicas são adequadas para o banheiro, ou seja, são capazes de resistir à exposição prolongada à umidade.
A superfície metálica dos produtos de iluminação deve ser protegida contra a corrosão.No banheiro, geralmente são instaladas lâmpadas incandescentes com potência não superior a 60 watts.
Ao escolher um local para o sistema de iluminação, você deve levar em consideração a distância da água. O risco de respingos na lâmpada deve ser reduzido a zero. É proibido colocar dispositivos de iluminação elétrica acima da cabine de duche ou perto da casa de banho. É impossível instalar em uma sala aberta, sem persianas, lâmpadas incandescentes. Se a água espirrar no vidro, a lâmpada pode rachar.
Ao instalar a iluminação em uma sala com alta umidade, é melhor dar preferência não à abertura, mas à fiação oculta. Ao instalar a linha de energia, você deve perseguir o teto ou as paredes nos pontos especificados.
Se as luminárias forem instaladas em drywall, não é necessário lixar a superfície para o assentamento da fiação elétrica. Ao iniciar a instalação das luminárias, o primeiro passo é desligar a alimentação do painel.

decodificação de marcação IP
A marcação IP é encontrada em produtos de iluminação. Essas letras são seguidas por 2 ou 3 dígitos adicionais. Cada valor significa um grau de proteção. Ao marcar, você pode descobrir o quão bem o dispositivo está protegido contra poeira, umidade e choque.
O primeiro dígito indica o grau de proteção contra poeira. A escala de classificação vai de 0 a 6. Quanto maior o valor, maior o grau de proteção.
O segundo dígito da linha caracteriza a resistência à umidade. A escala de classificação vai de 0 a 8. Um valor de 0 indica que o produto não tem proteção contra penetração de umidade.O número 8 indica excelente proteção contra infiltração de água: a umidade não penetrará no interior, mesmo que o dispositivo elétrico seja deliberadamente imerso em água. O terceiro dígito na ordem é responsável pela resistência ao impacto. A escala de classificação vai de 0 a 10. Quanto maior o valor, maior o grau de proteção. O número 10 indica que o corpo da luminária está totalmente protegido contra esforços mecânicos.
Regras para escolher luminárias por zona
O banheiro é geralmente dividido em 4 zonas. Cada um corresponde a um certo nível de umidade. A instalação de luminárias é realizada com base nas características técnicas. Para cada zona, selecione a lâmpada desejada.
O primeiro
Há alta umidade na área do box e do banheiro. As luminárias com os mais altos níveis de proteção contra poeira e umidade podem ser instaladas próximas a esses objetos.
O segundo
Ao redor do chuveiro e da banheira, a uma distância de 0,5 metros, bem como próximo à pia, existe outra zona de alta umidade. Nesse local, existe o risco de respingos de água diretamente na lâmpada. Para esta área, é melhor escolher dispositivos com alto nível de proteção contra água e poeira.
O terceiro
A terceira zona está localizada a uma distância de 0,5 metros da segunda. Este local está a um metro de distância de um objeto com alta umidade. O risco de respingos de água na lâmpada em tal área é mínimo. Nesse local, os aparelhos são instalados com grau médio de proteção contra umidade e água.

Quarto
É o lugar mais seguro do banheiro. Não há risco de respingos nas luminárias. O sistema de iluminação neste local só é ameaçado por condensação e vapor.Em tal área, você pode instalar tomadas, iluminar aparelhos elétricos com baixo grau de proteção contra umidade e poeira, eletrodomésticos.
Recursos de instalação e conexão
As luminárias são instaladas em uma laje de concreto ou sob drywall. Antes de iniciar o trabalho, desligue a fonte de alimentação no painel. Com antecedência, são marcados os pontos onde está prevista a instalação das lâmpadas. Em seguida, é realizada a instalação da linha de energia. No banheiro, você precisa instalar a fiação oculta na parede ou sob o drywall.
Uma placa de teto ou uma lâmpada esférica geralmente é instalada em um teto de concreto. A luminária é montada em uma placa usando fixações. Para conectar a eletricidade, você precisa conectar as pontas do cabo aos terminais da lâmpada. Uma lâmpada deve ser aparafusada dentro do teto. No final, você pode acender a luz, verificar a qualidade do sistema de iluminação.
Se você planeja instalar drywall no banheiro, o cabo é colocado antes da instalação da folha. Para melhor isolamento, a fiação é escondida em um tubo corrugado. As pontas do cabo são direcionadas para o ponto de instalação da luminária. Um buraco é feito na placa de gesso para o diâmetro da lâmpada. Ao instalar o dispositivo, as extremidades do cabo são conectadas aos terminais. O corpo da luminária é montado por meio de um suporte e uma lâmpada é inserida no soquete.
A iluminação LED pode ser montada em qualquer superfície. Primeiro, você precisa definir a localização da lâmpada e, em seguida, medir o comprimento da faixa de LED. Em seguida, conecte-o ao adaptador AC, respeitando a polaridade, insira os fios em suas tomadas.Para fixar, é necessário remover a película protetora e pressionar a fita adesiva na superfície.
Organização da iluminação em um banheiro com teto falso
Se você planeja fazer um teto falso na sala, é recomendável instalar primeiro um sistema de iluminação. A luminária é fixada no teto de concreto. A fixação é feita com um pé regulável. Graças a ele, um corpo de luminária à prova d'água é instalado no teto. Um cabo em um tubo corrugado de proteção é introduzido nele.
No final, um buraco para a lâmpada é feito na tela esticada. Ao escolher uma luminária elétrica, é aconselhável prestar atenção à potência (não mais que 60 watts) e forma (exceto para a placa). Você pode pendurar holofotes sob o teto extensível. São utilizados para iluminação local e são fixados na laje, recortados na superfície, ficando apenas a decoração e a parte luminosa do candeeiro por cima.
Variantes de soluções de design originais
O banheiro pode ser feito em qualquer estilo: clássico, oriental, moderno, rústico, náutico. O projeto envolve não apenas móveis, encanamentos e itens de interior, mas também luminárias. Cada estilo implica a utilização de uma luminária adequada.
Por exemplo, um design de ponta exige acessórios geométricos cromados ou de vidro. Para um estilo náutico, você precisa de um lustre vintage. Em um interior clássico, os lustres estão em ordem. Os holofotes são adquiridos para o banho de estilo chinês. Ao escolher um sistema de iluminação, você precisa levar em consideração a área da sala e a altura do chão ao teto.


