Instruções passo a passo para instalar e consertar a pia no banheiro

A pia é um dos itens mais importantes para se ter em um banheiro. Além da função higiênica, deve se encaixar organicamente no interior. Portanto, é importante ter uma abordagem responsável na escolha da pia. Vamos ver que tipos de lavatórios existem no mercado, como escolher o certo e como instalar um lavatório no banheiro com as próprias mãos.

tipos

Existem vários tipos de pias, que diferem entre si em forma, tamanho e funcionalidade.

parede clássica

A opção mais comum e versátil.Essa estrutura pode ser pendurada tanto no banheiro da família quanto no banheiro de hóspedes. O lavatório clássico não requer rodapé para instalação - ele é montado diretamente na parede. A estrutura é particularmente elegante em uma base fina.

cascas de tulipas

Este projeto é uma pia convencional montada em uma perna de pedestal. O pedestal tem duas funções - serve como base resistente para a pia e também esconde os canos de água e esgoto em seu interior.

As vantagens deste projeto são compacidade, versatilidade, acessibilidade e facilidade de instalação.

Para móveis

As pias para móveis são projetadas para serem instaladas em um meio-fio, mesa e outros móveis. Além disso, eles podem cortar diretamente na superfície. As estruturas são divididas em aéreas e embutidas. A principal vantagem desse lavatório é uma economia significativa de espaço no banheiro, pois o lavatório é instalado diretamente no gabinete, que possui funcionalidade própria.

Canto

A pia de canto, como o nome sugere, está localizada no canto da sala. Devido à sua forma e localização, tal estrutura utiliza eficazmente o espaço da casa de banho, uma vez que o canto da divisão muitas vezes não é utilizado. Os lavatórios de canto estão disponíveis como móveis clássicos - de parede e embutidos, bem como móveis em forma de tulipa com pé de apoio.

Com uma borda

Um armário com pia é um design pronto que combina as características funcionais de um armário e de uma pia. Esta é uma opção conveniente e prática que economiza espaço na sala. O coping é adequado para armazenar roupas, perfumes, produtos de limpeza.

A estrutura pode ter diferentes formas - pode ser angular ou reta.Existem lavatórios suspensos com unidade de vaidade. Esse design ajuda a proteger os móveis da acumulação de água na parte inferior. Existem também rodapés com rodapé - não podem ser virados e não requerem fixação adicional.

Um armário com pia é um design pronto que combina as características funcionais de um armário e de uma pia.

Material

Ao escolher um lavatório, deve-se prestar atenção ao material de construção. Existem no mercado modelos de cerâmica, vidro, metal, além de pias de pedra natural ou artificial.

cerâmica

As pias de cerâmica são ecologicamente corretas, resistentes a arranhões, produtos químicos, mudanças de temperatura, fáceis de manter e agradáveis ​​ao toque. As desvantagens das pias de grés porcelânico são consideradas seu peso considerável, o que gera transtornos na instalação, fragilidade da estrutura e preços relativamente altos.

pedra artificial

As pias de pedra artificial são resistentes à umidade, produtos químicos, altas temperaturas, respeitam o meio ambiente, uma ampla gama de cores e formas diferentes e mantêm sua aparência original por muitos anos. As desvantagens são o alto custo, peso pesado e fragilidade dos modelos de orçamento.

Pedra natural

Os produtos de pedra natural são cortados em pedaços grandes ou montados em várias partes. As pias são feitas de granito, mármore, ônix, basalto, travertino. Os produtos de pedra são duráveis, fortes e funcionais. As desvantagens são o alto preço e o peso elevado, o que dificulta a instalação e o transporte.

Vidro

As pias de vidro podem parecer frágeis à primeira vista, mas, na verdade, o vidro temperado espesso pode suportar flutuações de temperatura e danos mecânicos.Eles são fáceis de manter e mantêm sua integridade por muitos anos.

Eles são fáceis de manter e mantêm sua integridade por muitos anos.

Metálico

As pias de metal são feitas de ferro fundido, aço, cobre e bronze. Eles são populares por seus preços baixos, facilidade de instalação, funcionalidade e praticidade. O metal tem alta resistência e resistência a temperaturas extremas. As desvantagens são a suscetibilidade à formação de incrustações e a necessidade de aterrar a pia se houver aparelhos elétricos e tomadas por perto.

Variedades de anexos

Dependendo do tipo de pia, existem diferentes acessórios para sua fixação.

Parênteses

A montagem com suportes é a técnica mais comum para instalar um lavatório na parede. Os suportes não são visíveis, portanto a estrutura não será derrubada do interior geral do banheiro.

Quadro

As esquadrias são normalmente utilizadas para a instalação de vidros de design exclusivo e pias decorativas. Eles vêm em formas quadradas, redondas ou retangulares. Devido ao grande número de pontos de fixação, eles são caracterizados por alta estabilidade.

Plugues, buchas, âncoras

Os métodos mais simples de fixação da estrutura. A resistência dos fixadores é escolhida de acordo com a resistência da parede e as dimensões da pia.

 A resistência dos fixadores é escolhida de acordo com a resistência da parede e as dimensões da pia.

o que é necessário

Aqui está uma lista das ferramentas que você precisa para instalar sua pia em seu banheiro.

Furar com furadeira

Necessário para fazer furos na parede.

Rompa com uma solda vitoriosa

Uma broca vitoriosa é necessária para montar os suportes.

Chaves ou chaves ajustáveis

Para cravação de porcas e parafusos.

Roleta

Para medir a altura.

Nível

Será necessário instalar a pia estritamente horizontalmente ao chão.

Lápis

Será necessário marcar os locais para fazer furos e o nível de instalação da estrutura.

Como consertar

Antes de instalar, certifique-se de que a parede é sólida. Muitas vezes, em apartamentos sob os ladrilhos do banheiro, há drywall comum, que pode não suportar o peso da pia. Nesse caso, a parede terá que ser parcialmente desmontada e as hipotecas instaladas.

Antes de instalar, certifique-se de que a parede é sólida.

Prepare os detalhes de construção e todas as ferramentas necessárias e prossiga com a instalação.

marcação

Determine a altura de instalação e meça com precisão a distância entre os dispositivos. De acordo com a norma, as pias são instaladas a uma altura de cerca de noventa centímetros do chão.

Ao marcar os furos, use um nível para que a estrutura seja instalada estritamente na horizontal.

Perfuração para fixações

Os furos devem ser abordados com cuidado para que o revestimento não rache. Antes de fazer um furo no ladrilho, você deve usar um núcleo de encanamento para arar o ladrilho com um martelo. Depois de perfurar os ladrilhos, a parede portante é perfurada com um perfurador.

Colocação de fixadores

O primeiro passo é inserir buchas ou pinos nos furos feitos. Isso é necessário para que os chumbadores fiquem bem presos na parede e não se soltem. Em seguida, aparafusamos as hastes nos orifícios, deixando o comprimento necessário do lado de fora. Isso deve ser suficiente para acomodar a própria pia e as porcas de fixação. Se houver rachaduras sob os ladrilhos, elas podem ser tratadas com cola epóxi.

Como instalar uma pia

Se as etapas anteriores forem realizadas corretamente, a instalação da pia em si não causará problemas. Enroscamos a estrutura nas âncoras e pressionamos firmemente contra a parede do mancal.Nas extremidades dos pinos, aperte firmemente as porcas de fixação. Após a instalação, conectamos o misturador e o sistema de drenagem.

Após a instalação, conectamos o misturador e o sistema de drenagem.

Preencha a lacuna com massa

Você pode usar cola para reforçar a fixação. Em seguida, antes de instalar diretamente o lavatório, sua parte adjacente à parede é revestida com massa. O tratamento com selante dá uma aderência mais forte à estrutura, mas pode causar problemas na substituição do equipamento no futuro.

Login de comunicações

Após a instalação da própria pia, ela deve ser conectada ao sistema de abastecimento de água e esgoto.

Verificação das entradas de água

Verifique a correta instalação e funcionamento das entradas de água. Eles não devem se projetar além do plano da parede de acabamento. Se os soquetes se projetarem, será impossível instalar o misturador com precisão, pois os refletores não cobrirão completamente os excêntricos, o que criará uma lacuna.

Instalação de válvulas de bloqueio

O próximo passo é instalar válvulas de fechamento. Os guindastes diferem uns dos outros em acessórios e materiais. Eles são feitos de ferro fundido, aço inoxidável, polipropileno, latão, bronze. Dependendo do método de fixação, eles são acoplados, ajustados, flangeados e soldados.

A válvula soldada é montada na tubulação usando uma máquina de solda. É difícil amarrá-lo com as próprias mãos, por isso esses produtos não são muito populares. Para tubos de pequeno diâmetro, um soquete é usado principalmente. Para tubulações de grande diâmetro, são usados ​​fixadores de flange. As conexões são universais e são usadas com tubos de diferentes diâmetros.

Como instalar canos de água

Antes de instalar os tubos de alimentação, certifique-se de que não estão danificados.Verifique também a integridade do conjunto de juntas. Não puxe o tubo do delineador, então calcule o comprimento necessário com antecedência. Não torça o delineador, pois isso fará com que ele se deforme. Você não pode dobrá-lo mais do que o indicado no passaporte. Vale a pena apertar as tampas manualmente, apertando-as um pouco com uma chave regulável na ponta, para não danificar a vedação.

Não puxe o tubo do delineador, então calcule o comprimento necessário com antecedência.

Como instalar um misturador

Em modelos caros de pias, via de regra, um misturador é incluído no kit de entrega. Para modelos mais baratos, você terá que comprá-lo separadamente. Para instalar o misturador, aperte a mangueira flexível com uma chave. Coloque uma junta de borracha na base da torneira. Aparafuse os pinos. Passe os canos na pia. Deslize a peça de montagem da parte inferior. Deslize a arruela de metal por cima e prenda uma porca de capa em cada um dos pinos.

É importante envolver a parte externa do liquidificador com fita adesiva ao apertar as nozes.

Conectando tubos ao misturador

Depois de instalar o misturador, ele deve ser conectado ao abastecimento de água. Conecte as pontas da mangueira subaquática aos tubos e aperte as porcas.

Recolha e instalação de um sifão

Monte o sifão seguindo as instruções do seu modelo. Instale a junta e deslize na parte inferior. Coloque um espaçador e uma saída de aço inoxidável na saída da pia. Aperte o parafuso de conexão com uma chave de fenda. Conecte o sifão ao sistema de esgoto.

Análise

Ligue o abastecimento de água e abra a torneira. Inspecione as conexões, certifique-se de que nada está vazando em qualquer lugar.

Como desmontar uma pia velha

Feche as válvulas e drene o misturador. Desconecte a pia do ralo e da mangueira de escoamento. Remova o sifão. Desaparafuse a porca sob a torneira, desconecte as mangueiras e remova a torneira da pia.Desaparafuse com cuidado os fechos, segurando a pia para que não caia, depois retire a própria pia.

Tecnologia de montagem de suporte

Antes de fixar os suportes, você deve garantir que a parede seja sólida. Marque os orifícios de montagem com uma chave de fenda ou um prego. Ao fazer furos, controle sua profundidade, pois o gesso macio não permitirá que a estrutura seja fixada com firmeza. A base sob o gesso deve ser perfurada com pelo menos três centímetros. Cavilhas de polímero são inseridas nos orifícios, nas quais são aparafusadas âncoras para fixar os suportes.

Regras de funcionamento

Enxágue a pia com água morna após cada uso. Remova os restos de comida do dreno para evitar bloqueios. Limpe a pia semanalmente com uma esponja e detergente.

Se a pia estiver muito suja, encha-a com água e vinagre por várias horas. Não deixe que a pia de metal entre em contato com objetos enferrujados para evitar que a ferrugem apareça na superfície da pia.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha