Como e onde armazenar corretamente o óleo de coco em casa, condições e prazos de validade

Como armazenar corretamente o óleo de coco - conselhos simples, o cumprimento das condições permitirá que você preserve todas as propriedades benéficas e gustativas por muito tempo. Existem várias variedades e variedades, cada uma das quais requer uma abordagem individual de armazenamento. Recomendações dos melhores fabricantes sobre como evitar a deterioração e deterioração da qualidade de um valioso produto exótico.

Variedades e características

No total, existem 6 tipos de óleo de coco, cada um caracterizado por características individuais e uma infinidade de propriedades benéficas.

Variedades:

  1. Coco Puro. A variedade tradicional mais conhecida. É obtido através do processamento de cocos secos. Neste caso, os aditivos não são usados. É utilizado em cosmetologia, culinária, farmacologia e é considerado o mais valioso em termos de número de propriedades úteis.
  2. Coco refinado. Sua produção é realizada por tratamento químico e mecânico. O produto é desodorizado, branqueado para eliminar o odor característico e dar um aspecto estético. Ao mesmo tempo, muitas propriedades benéficas desaparecem e as gorduras saturadas puras permanecem.
  3. Coco virgem.Essa variedade é obtida processando não a noz, mas o próprio leite. Durante o processo de fermentação e fermentação, obtém-se o produto mais saboroso, rico em antioxidantes e ácidos graxos poliinsaturados. É o mais benéfico para a saúde, pois contém uma gama completa de vitaminas e muitos minerais.
  4. Coco orgânico. É extraído de nozes naturais que foram cultivadas sem o uso de fertilizantes sintéticos. Nesse caso, são utilizados fertilizantes orgânicos e o processamento posterior ocorre sem impurezas químicas. Em todo o mundo, essa variedade é considerada a mais valiosa.
  5. Coco virgem orgânico. Um tipo que é obtido a partir do leite de coco produzido com fertilizantes orgânicos. A variedade é valiosa, mas rara.
  6. Coco extra virgem. Entre todas as variedades, a existência de tal produto é questionada.

Refinado

A vida útil do óleo refinado após a abertura é de 12 a 15 meses. Após esse período, o sabor muda e já se torna impróprio para alimentação. Para fins cosméticos, um produto vencido também é de pouca utilidade, pois alguns dos nutrientes são perdidos.

A vida útil do óleo refinado após a abertura é de 12 a 15 meses.

Não refinado

A vida útil do óleo não refinado após a abertura não excede seis meses.Para fins cosméticos, o óleo pode ser usado até 2 anos após a abertura da embalagem. Mas, às vezes, ao usar esse produto, aparecem reações alérgicas.

Índia

A Índia é o maior fornecedor de óleo de coco. O produto é extraído do tecido duro da nogueira copra. Leva até 9 meses para amadurecer. Em seguida, é separado da parte dura da casca, seco e triturado. A matéria-prima é enviada para a prensa e o óleo é obtido.

A prensagem a quente mata algumas das propriedades benéficas, mas permite obter produtos baratos.O produto prensado a frio contém substâncias mais valiosas, mas o custo também é maior.

tailândia

Um grande número de turistas, indo de férias para a Tailândia, compra óleo de coco. Aqui tem de sobra, para todos os gostos, cores e carteiras. Contrapartes baratas, durante o processamento, conseguiram perder a maior parte de suas propriedades úteis, de modo que só podem ser usadas como lubrificante de massagem. Via de regra, são variedades prensadas a quente. As marcas tailandesas mais conhecidas são Siamgarden, Harnn, ArgiLife.

Vietnã

O óleo de coco é produzido ativamente por produtores vietnamitas. A marca mais comum é a Vietcoco. É o mais procurado e é procurado tanto no país quanto no exterior. O óleo do Vietnã é mais adequado para fins cosméticos. A partir dele são feitas máscaras antienvelhecimento, tratamentos e cosméticos.

Requisitos de termos

O óleo de coco não é um produto caprichoso em termos de armazenamento, mas possui algumas nuances.

O óleo de coco não é um produto caprichoso em termos de armazenamento, mas possui algumas nuances.

Temperatura

O óleo de coco é o que mais sofre com as mudanças de temperatura. Em temperaturas abaixo de mais 26, o produto engrossa, esfria, adquire uma tonalidade branca leitosa. Isso não afeta a qualidade de forma alguma, pode ser armazenado com segurança tanto na forma líquida quanto na forma sólida.

Se quiser deixar a consistência transparente, basta abaixar a garrafa sob um jato de água quente - o óleo ficará líquido novamente.

Umidade

A umidade não afeta a qualidade de forma alguma. Você pode armazená-lo na geladeira ou no armário da cozinha - o sabor não mudará e os nutrientes não serão prejudicados.

Iluminação

O óleo de coco é sensível à luz e deve ser armazenado em um local escuro, como geladeira ou armário.

Recipiente

Recipientes escuros com tampa são a melhor solução. Pratos de cores claras também são indicados, mas devem ser tampados para evitar a oxidação do produto e preservar o aroma do coco.

Como escolher o certo

Ao escolher um óleo, deve-se evitar produtos que contenham aditivos: o rótulo deve indicar claramente “óleo de coco 100%”. Outros critérios de seleção:

  1. O perfume deve ser delicado, natural ou completamente ausente. Um odor forte, químico ou pronunciado indica a presença de produtos químicos.
  2. A cor do óleo de coco líquido é transparente, leve. O produto congelado tem uma tonalidade leitosa, mas a cor amarela indica uma limpeza deficiente.
  3. Se o produto não curou a 27 graus ou menos, não é 100% natural.
  4. É melhor comprar óleo de coco em lojas especializadas.

Ao escolher um óleo, deve-se evitar produtos que contenham aditivos: o rótulo deve indicar claramente “óleo de coco 100%”.

Sinais de deterioração do produto

Se o produto estiver estragado, isso é indicado pelos seguintes sintomas:

  • o óleo no estado resfriado não é branco leitoso, mas amarelo ou de alguma outra tonalidade;
  • quando a embalagem é aberta, exala um cheiro pungente, possivelmente rançoso;
  • o produto tem sabor amargo e desagradável;
  • no estado líquido, o produto estragado pode descamar ligeiramente, tornar-se aguado ou precipitar.

Erros comuns de armazenamento doméstico

Muitas vezes, ao guardar o óleo de coco na geladeira, algumas pessoas conseguem colocá-lo na primeira prateleira. Isso não deve ser feito, o congelamento forte estraga o produto, destrói suas propriedades úteis. O congelamento e posterior descongelamento são particularmente prejudiciais. Às vezes, após o uso, eles esquecem de fechar o recipiente. Isso não deve ser permitido, pois o produto, interagindo por muito tempo com o ar, é suscetível à oxidação.E o cheiro vai desaparecer e a qualidade não é boa.

Algumas donas de casa permitem uma queda acentuada de temperatura durante o armazenamento. Isso é indesejável, pois reduz a vida útil do produto.

Dicas e truques adicionais

Na hora de comprar óleo de coco é melhor escolher prensado a frio, é mais útil que os análogos. Este óleo é universal, dura mais tempo e tem um sabor melhor do que um produto prensado a quente.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha