O esquema de combinar íris com outras flores em um canteiro e o que é melhor plantar com ele

O design de canteiros de flores com íris possui vários recursos. Para obter uma composição bonita e harmoniosa, você precisa escolher os complementos certos. As íris são consideradas uma planta versátil, perfeita para decorar casas de veraneio. Essas culturas podem ser combinadas com coníferas, arbustos de bagas e outras flores. Com isso, será possível obter uma composição bonita e harmoniosa.

Descrição e características distintivas da flor

As íris são plantas perenes que possuem muitas variedades híbridas. Além da cor das pétalas, elas diferem em tamanho, período de floração e requisitos de composição do solo.Existem 2 tipos de cultura. As variedades barbadas incluem flores cujas pétalas são dispostas em fileiras regulares. Os exteriores são rebaixados e os cabedais são elevados e formam uma cúpula.Os fragmentos externos são cobertos por pêlos semelhantes a barbas.

Todas as variedades de íris têm diferentes cores de pétalas. Existem culturas monocromáticas ou plantas com diferentes tonalidades. Algumas flores têm pétalas de cores diferentes. Inflorescências iridescentes com borda vermelha são atraentes.

Uma característica das culturas é a localização superficial das raízes. Os híbridos barbudos são usados ​​\u200b\u200bativamente para decorar canteiros de flores e cumes.

Plantas sem barba têm a mesma estrutura de pétalas, mas não têm pelos. Essas flores são complementadas por pontos brilhantes. As variedades selvagens são de cor amarela. Essa cor continua sendo a cor principal em diferentes variedades. Existem também variedades híbridas com flores azuis, brancas e roxas.

Regras para a elaboração de arranjos de flores

As íris combinam bem em composições com muitas outras plantas. Às vezes, apenas íris são usadas para criar canteiros de flores. Esses canteiros de flores são chamados de iridário. As flores se distinguem por sua despretensão na composição do solo. É permitido plantá-los em encostas rochosas. O cultivo é adequado para decorar jardins de pedras e escorregadores alpinos. Em tal situação, vale a pena usar arbustos baixos. Notas baixas são usadas para armar trilhos.

Existem variedades de íris que crescem bem em áreas pantanosas. É permitido plantá-los perto de corpos d'água. Algumas variedades desses híbridos crescem bem na água. Recomenda-se complementar os jardins de pedras com cultos de coníferas com íris brilhantes. Para criar um lindo canteiro de flores, você precisa seguir estas regras:

  1. O design do jardim de flores deve combinar com o estilo da casa e de outros edifícios do local.
  2. Não sobrecarregue o jardim com detalhes.A composição formada deve evocar alegria e paz.
  3. A base do projeto deve ser o objeto principal que desempenhará um papel fundamental. Os fragmentos restantes o obedecerão. Se houver espaço, é recomendável criar várias composições.

As íris combinam bem em composições com muitas outras plantas.

Dada a variedade, a floração é observada em maio, início de julho. Para que o jardim de flores mantenha seu efeito decorativo o maior tempo possível, vale a pena escolher as variedades certas de plantas. Isso ajudará a florescer dentro de 2,5 meses.

Combinações de sucesso com outras cores

As íris podem ser combinadas com uma grande variedade de plantas. O resultado é uma excelente composição.

Spirea

Esta planta se distingue por pequenas flores de diferentes tonalidades. Eles podem ser carmesim ou branco puro. As inflorescências distinguem-se pela forma espigada, piramidal e paniculada.

efedrina

Estas culturas são arbustos. Eles diferem em tamanhos diferentes - de 2 centímetros a 5 metros. As plantas decoram pequenas folhas. Eles florescem em junho-julho.

Tremoço

A planta é caracterizada por uma inflorescência apical, que inclui muitas flores. Eles diferem em diferentes tons - branco, rosa, amarelo. Existem também inflorescências roxas, vermelhas e creme.

Pensamentos

As pétalas superiores e inferiores diferem na tonalidade. Existem flores com pétalas amarelas, roxas e azuis. Eles também são azuis, brancos. As plantas são monocromáticas e manchadas.

delfínio

As flores são azuis, roxas, brancas. Eles formam inflorescências piramidais decorativas. A planta tem de 4 a 45 centímetros de comprimento.

As flores são azuis, roxas, brancas.

papoula

A cultura é caracterizada por flores grandes. Na maioria das vezes eles são vermelhos. As inflorescências brancas e amarelas são menos comuns.

hemerocallis

O hemerocallis é caracterizado por grandes flores de seis partes. Eles podem ser amarelos, laranja ou marrom avermelhado. As inflorescências consistem em várias flores.

Zimbro

É um belo arbusto que cresce até 1-3 metros. Nos jardins também existem plantas arbóreas, atingindo 4-8 metros. As folhas são em forma de agulha ou escamas.

Bérberis

Esta planta é caducifólia ou perene. Existem também culturas semi-perenes. Barberry é decorado com espinhos e folhas coriáceas. A cultura é caracterizada por pequenas flores perfumadas de tonalidade laranja ou amarela.

forsítia

É uma pequena árvore que atinge de 1 a 3 metros. A planta é coberta por placas trifolioladas. Eles são de forma oval e atingem de 2 a 15 centímetros de comprimento. A cultura é caracterizada por ricas flores amarelas. Eles se assemelham a um sino em forma.

hosta

Esta planta é caracterizada por uma aparência espetacular. Os hospedeiros se distinguem por folhas atraentes. A flor é considerada versátil e despretensiosa de cuidar. Tolera facilmente o frio e a seca.

Esta planta é caracterizada por uma aparência espetacular.

Astilbah

A planta se distingue por pequenas flores a céu aberto que formam inflorescências apicais. Eles têm uma tonalidade vermelha, branca, roxa e rosa. A floração dura de junho a agosto. Variedades com inflorescências caídas são especialmente atraentes.

Ervilha

As flores parecem mariposas. A planta é caracterizada por uma floração exuberante. Começa em julho. Com os devidos cuidados, a floração dura até as geadas.

Saxífraga

A planta é caracterizada por longos caules rastejantes. Em altura, a cultura atinge 5-70 centímetros. As folhas de couro têm formas diferentes - pinadas, ovais, em forma de diamante.Em maio-agosto, pequenas flores aparecem na saxífraga. Na maioria das vezes eles têm uma tonalidade branca, mas às vezes existem variedades vermelhas, rosa e amarelas.

Phlox

Existem muitos tipos e variedades de flox, que diferem significativamente uns dos outros. As flores podem ter um diâmetro de 2,5 a 4 centímetros. Eles são caracterizados por uma forma de funil tubular. A maioria das plantas são perenes.

Groselha

É um arbusto perene que pode ser espalhado ou compacto. Em altura, atinge 100-200 centímetros. As folhas verdes fofas ficam marrons com a idade.

Groselha

É um pequeno arbusto que não mede mais de 1,2 metros de altura. A planta é complementada por espinhos e folhas pecioladas em formato de coração redondo ou ovóide. Os frutos são bagas ovais ou esféricas que amadurecem de junho a agosto.

É um pequeno arbusto que não mede mais de 1,2 metros de altura.

Thuja

É uma árvore ou arbusto perene. As plantas jovens têm agulhas macias e verdes pálidas. As culturas adultas têm agulhas escamosas de uma rica cor verde.

Derrain

É uma cultura ornamental que pertence à família Kizilov. Em condições naturais, a planta atinge 4 metros. Os ramos jovens são de cor verde e depois ficam avermelhados.

Como quebrar corretamente um canteiro de flores com as próprias mãos

Para obter um canteiro de flores harmonioso, vale a pena escolher o layout de plantio certo. Recomenda-se escolher culturas que correspondam em cor e tamanho. Variedades monocromáticas combinam bem com variedades variegadas e escuras com claras. Não vale a pena plantar várias variedades multicoloridas no mesmo canteiro. Caso contrário, eles vão se misturar. As plantas em um jardim de flores não devem sombrear umas às outras. As íris são distinguidas por um sistema radicular superficial.Portanto, além delas, vale a pena escolher plantas com raízes profundas.

O espaçamento deve ser respeitado entre as plantas. É imperativo afrouxar sistematicamente o solo e eliminar as ervas daninhas. As culturas devem ser selecionadas para épocas de floração. Por causa disso, algumas plantas murcham, enquanto outras começam a florescer.

Se houver um reservatório no país, vale a pena plantar íris em sua margem. A colheita vai bem com água e o solo úmido proporciona um crescimento rápido. É permitido decorar a área do tanque apenas com íris. Como resultado, você poderá obter uma bela composição.

O uso de íris no design de mixborders

As íris podem ser plantadas com outras plantas. Ao criar um canteiro de flores com várias flores, deve-se dar preferência às culturas cujas raízes são direcionadas para dentro. Graças a isso, eles receberão uma quantidade suficiente de elementos úteis.

Um mixborder com íris é atraente. As plantas devem ser combinadas com coníferas ou arbustos. Canteiros de molas com tulipas são uma ótima opção. Recomenda-se um espaçamento adequado entre as culturas. Ao desenterrar bulbos de tulipa, existe o risco de danificar as raízes das íris.

Uma opção igualmente boa seria usar íris com spirea. Eles devem ser plantados ao redor do arbusto em pequenos grupos da mesma sombra. A combinação de peônias brancas e ricas íris multicoloridas parece impressionante. Esta flor fica ótima em plantações grandes e pequenas. Essas flores parecem nobres e atraentes. Eles se tornarão um ponto brilhante em todos os jardins.

As íris podem ser plantadas com outras plantas.

Características de cuidar de um jardim de flores

Para que as íris cresçam e se desenvolvam normalmente, é recomendável cuidar bem delas. Essas flores precisam de luz e umidade suficientes. É particularmente importante regar as plantas durante a fase de brotação. Posteriormente, vale a pena umedecer o solo somente quando estiver completamente seco nas raízes. Muitos jardineiros têm certeza de que as flores dificilmente toleram um transplante. No entanto, na realidade, este não é o caso. Recomenda-se dividir os arbustos imediatamente após a floração. Para fazer isso, desenterre cuidadosamente as raízes para não danificá-las.

Para que as flores se desenvolvam normalmente, é recomendável processar os rizomas no momento do plantio. Se as íris começarem a murchar, vale a pena adicionar fertilizantes líquidos à base de fósforo e potássio.

A capina oportuna também é importante. O controle manual de ervas daninhas é recomendado. Isso se deve à estrutura do sistema radicular - está na superfície. Deve-se lembrar que as íris são suscetíveis a várias doenças e pragas. Portanto, vale a pena monitorar o desenvolvimento das plantas durante a estação de crescimento.Se aparecerem sinais de podridão, recomenda-se livrar-se da planta infectada e borrifar os arbustos próximos com uma solução de Fundazole. A mesma ferramenta é recomendada para processar rizomas antes do plantio. Isso ajudará a minimizar o risco de desenvolver uma doença.

Exemplos de soluções prontas

As íris são atraentes. Eles parecem interessantes em plantações individuais ou se destacam no fundo de outras plantas. Em locais culturais, o plantio é permitido da seguinte forma:

  1. Ao longo dos caminhos pavimentados do jardim. Essas plantações fofas são chamadas de cumes.As flores podem ser plantadas em um lado do caminho ou em ambos os lados.
  2. Em flores únicas. As culturas podem ser plantadas em canteiros de flores de tamanhos diferentes. Além disso, são feitos das mesmas cores de um ou mais tons.
  3. Perto de reservatórios. As íris podem ser plantadas na costa ou em áreas pantanosas. Certos tipos de flores prosperam em águas rasas.
  4. Nas rochas. As flores vão bem com coníferas. A combinação com pinheiros anões ou árvores de Natal fica espetacular. Mesmo após o término do período de floração, a composição manterá suas excelentes propriedades decorativas.
  5. Em camas mistas. Estas plantas destacam-se primorosamente em combinação com várias flores ornamentais e arbustos.

Ao colocar íris em uma área, certifique-se de considerar o tamanho das plantas de uma determinada variedade. Vale a pena plantar safras baixas na frente e safras altas atrás.

As íris são belas plantas ornamentais que podem decorar qualquer canteiro de flores. Recomenda-se plantá-las separadamente ou combiná-las com outras flores. Para obter uma bela composição, é recomendável pensar nos mínimos detalhes.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha