As 13 principais variedades de Jasmim Gardênia e regras de cuidados domésticos
Os fãs de luxuosas plantas de flores longas devem comprar uma gardênia de jasmim, é difícil cuidar dela em casa, mas o resultado dos esforços será o aparecimento de flores requintadas com cheiro de jasmim. A cultura decorativa é um símbolo de charme e graça feminina. A gardênia é exigente com as condições, mantém-se saudável com rega adequada, fertilização, transplante oportuno, medidas preventivas contra doenças e pragas.
Contente
- 1 Descrição e características da planta
- 2 Características benéficas
- 3 variedade varietal
- 4 como cuidar
- 5 Características de transplante e escolha de um pote
- 6 Como podar uma flor corretamente
- 7 Como está a floração
- 8 Métodos de reprodução
- 9 Tratamento de doenças
- 10 Prevenção de pragas
- 11 Como acelerar o crescimento das plantas
- 12 dicas e truques
Descrição e características da planta
O jasmim Gardenia, também chamado de jasmim do cabo, é um arbusto perene pertencente à família Mirenov.A área de distribuição natural abrange as florestas tropicais da China, Hindustão e África. Na natureza, a gardênia pode crescer até 2 m de altura. O cultivo interno não pode exceder 80 cm.
A superfície dos brotos é lisa, com sinais de lignificação. Ramificação forte. As placas foliares são largas, lanceoladas ou ovóides, com superfície coriácea, verde rico, com cerca de 8 cm de comprimento, pecíolos curtos, folhas presas aos pares.
A gardênia jasmim floresce na natureza duas vezes por ano.
Características benéficas
O aroma exalado pelo jasmim da gardênia é usado para criar perfumes dos fabricantes mundiais Nina Ricci, Dior, Chanel, Guerlain.
Gardênia é usada para criar remédios. A partir de rizomas e folhas, são feitas infusões e decocções para ajudar na úlcera péptica, hepatite, estomatite, amigdalite, patologias da vesícula biliar, estancar sangramentos, diminuir a temperatura corporal, curar contusões e queimaduras.
variedade varietal
Várias dezenas de variedades de plantas tropicais foram selecionadas. As variedades listadas abaixo são as mais comuns.
Radikan Variegata
Variedade anã com folhagem verde escura, embelezada com uma orla creme. O diâmetro das flores é de 3-5 cm.
Beleza
Grande variedade popular. As flores são grandes, brancas, com pétalas duplas.
Chuck Hayes
A planta alta se assemelha a uma roseira. As flores são bege claro, com uma ligeira duplicação.
O único aspecto negativo é que a floração abundante é curta, apenas no início do verão. Embora botões individuais possam aparecer até o final da estação quente.
Fortuna
Variedade com flores grandes, brancas com tonalidade creme.
taitiano
Grande variedade com flores brancas de até 20 cm de diâmetro, as pétalas são lisas, em forma de hélice.
Koula
Grande variedade com flores douradas. As pétalas lisas são dobradas como uma hélice.
Veitchii
Variedade de gardênia jasmim com grandes flores brancas. Um dos mais populares entre os criadores de plantas.
Fortuniano
Variedade com flores grandes que lembram uma camélia. Uma leve duplicidade é característica.
Primeiro amor
Uma variedade de jasmim gardênia com flores creme claro. Pétalas de esponja.
Kleims Hardy
Variedade pequena com flores brancas. As pétalas são lisas, cerosas.
gema branca
Variedade pequena, o arbusto pode chegar a 60 cm, as flores são pequenas, com pétalas lisas, como estrelas.
Quatro estações
Variedade de crescimento lento. As flores são bege claro. Uma leve duplicidade é característica.
Mistério
Uma planta forte e alta com folhas grandes e flores duplamente achatadas.
Uma desvantagem insignificante é a tendência à formação de brotos verticais.
como cuidar
O jasmim Gardenia é extremamente caprichoso. Para mantê-lo saudável, é importante seguir as recomendações de cuidados.
Localize o frasco
A beleza semelhante ao jasmim é mantida no parapeito da janela no lado oeste ou leste. O arbusto deve receber muita luz, portanto não deve haver sombreamento ou árvores em frente à janela. É permitido cultivar uma gardênia de jasmim no lado sul, mas neste caso é necessário sombreamento ao meio-dia: tule, persianas, folha de papel.
Temperatura e iluminação
O horário ideal de luz do dia é das 12h às 13h. Durante os meses de inverno, quando não há iluminação suficiente, é necessária a instalação de fitolâmpadas. A gardênia interna de jasmim não tolera flutuações de temperatura. Temperatura ideal:
- na estação quente - 22-24 ° C durante o dia e 18-20 ° C à noite;
- na estação fria - 18-20 ° C durante o dia e 16-18 ° C à noite;
- durante o período de brotação - cerca de 20 ° C (se o indicador for maior, a gardênia libera ativamente verdes, não botões).

A planta morre quando a temperatura cai abaixo de 12°C.
Umidade
A gardênia de jasmim adora ar úmido, por isso é pulverizada diariamente com um borrifador de pequeno orifício. Em clima quente, você pode até realizar o procedimento várias vezes ao dia. Ou coloque uma tigela de água perto do vaso de flores. Durante o período de floração, a pulverização é interrompida.
modo de rega
Na estação quente, o solo deve estar ligeiramente úmido. A rega é realizada quando a camada superficial do meio de envasamento seca. Na estação fria, regue a gardênia com moderação, evitando transbordamento e acúmulo de líquido na fossa. Caso contrário, a podridão da raiz não pode ser evitada.
Eles pegam água decantada. Você também pode chover.
cômoda
A gardênia interna semelhante ao jasmim é alimentada desde o início da primavera até o final do verão. Preparações líquidas são usadas para espécies de azaléia. É permitido alternar coberturas radiculares e foliares, bem como a adição de um fertilizante semelhante à calda de pulverização. Bastam duas aplicações por mês. Fertilizantes não são usados durante os meses de inverno.
Requisitos de solo
O jasmim da gardênia fica à vontade em um substrato acidificado. Para ela, compram terras destinadas a espécies de azaleias.
O solo pode ser feito de forma independente: combine relva, areia, turfa, uma mistura de folhas podres de coníferas em proporções iguais. Uma pequena quantidade de musgo esfagno deve ser adicionada à mistura. Para destruir uma possível infecção fúngica, todos os componentes do substrato devem ser cozidos no vapor.

No inverno
A gardênia interna semelhante ao jasmim fica dormente desde o final do outono até março. A planta não libera brotos, acumula força para futuras brotações. Durante este período, o mato não deve ser perturbado com cobertura.A rega também deve ser reduzida.
Período de ajuste após a compra
A gardênia de jasmim tropical é extremamente sensível a mudanças nas condições. Leva de 2 a 3 semanas para se ajustar a um novo local após a compra. Durante este período, não deve ser perturbado. O transplante imediatamente após a compra leva à perda de botões. Porém, após o término do período de adaptação, a planta deve ser transplantada, pois o solo do depósito está supersaturado de nutrientes e o vaso provavelmente é pequeno.
Características de transplante e escolha de um pote
A gardênia jasmim fica em casa em vasos de cerâmica e plástico. O principal é o volume. O recipiente deve ser espaçoso, com diâmetro maior que o torrão, mas não muito. A drenagem é necessária, mas as raízes não devem entrar em contato com ela. A planta jovem é movida para um vaso maior a cada ano. Uma gardênia de jasmim adulta é transplantada quando as raízes começam a ficar sem espaço. O novo recipiente é levado 2 cm mais largo que o anterior.
Não é permitido transplantar a gardênia quando os botões se formam e se abrem.
Como podar uma flor corretamente
Durante a estação de crescimento, os topos jovens são arrancados para estimular a gardênia a formar brotos e botões laterais. Folhas atrofiadas e doentes são cortadas. As flores são arrancadas após o murchamento para que a planta não desperdice energia na formação dos frutos. Terminada a floração, é feito um corte de cabelo decorativo: corta-se não só o cabelo seco e murcho, mas também todos os rebentos salientes que tornam a coroa feia. Os brotos restantes são cortados em 2/3.

A poda é necessária não só para criar uma bela forma de arbusto, mas também para estimular a floração abundante para o ano seguinte.
Como está a floração
Dentro de casa, a gardênia de jasmim normalmente floresce do início do verão até meados do outono. Mas também existem variedades que florescem no inverno. Os botões crescem isoladamente ou em 4-6 pedaços, na forma de inflorescências corimbosas emergindo dos seios das folhas ou dos topos dos brotos. A cor das pétalas da maioria das variedades é branca ou creme. O aroma é intenso, delicado, semelhante ao perfume de uma rosa com um toque de baunilha. A abundância de floração aumenta com o envelhecimento da planta.
Métodos de reprodução
A gardênia de jasmim se propaga vegetativamente e por sementes. A primeira é mais simples e prática.
Estacas
A gardênia é propagada por estacas da seguinte forma:
- O broto apical é cortado em um comprimento de cerca de 10 cm.
- 3-4 folhas são deixadas no broto, o restante é cortado.
- O corte é tratado com um estimulador de crescimento radicular "Zircon" ou "Kornevin". Polvilhe com cinzas.
- O caule é colocado na água até que as raízes apareçam. O líquido é trocado a cada 2 dias.
- Uma planta jovem é plantada em solo adequado em um pequeno recipiente.
- Quando a planta atingir uma altura de 16 a 18 cm, aperte o topo para formar brotos laterais.
Divida o mato
Às vezes, ao transplantar, verifica-se que a gardênia de jasmim lançou vários brotos. Eles são cuidadosamente separados, plantados em vasos separados. Pulverize com a preparação "Epin", cubra com filme plástico. Eles o mantêm por um mês a uma temperatura de 24-25°C. Plantas cultivadas são colocadas no parapeito da janela.
sementes
A propagação de sementes é problemática e demorada, mas você pode tentar. Sementes armazenadas são utilizadas e antes do final de sua vida útil, elas devem ter pelo menos seis meses de idade.

As sementes são embebidas em água por um dia. Em seguida, espalhe no chão sem aprofundar. O recipiente é coberto com papel alumínio e colocado em local onde a temperatura não seja inferior a 25 ° C. As plantações são pulverizadas diariamente. Os brotos devem aparecer dentro de um mês. Quando crescem, são transplantados para recipientes separados.
Tratamento de doenças
Uma gardênia de jasmim caprichosa adoece devido aos cuidados analfabetos.
não floresce
A beleza do jasmim se recusa a florescer quando:
- umidade excessiva ou ressecamento do solo;
- secura no quarto;
- luz baixa;
- fortes flutuações de temperatura;
- rascunhos;
- horas do dia insuficientes.
As folhas escurecem e caem
O derramamento periódico de uma pequena quantidade de folhas por uma gardênia de jasmim é a norma. Mas se as folhas escurecerem, ficarem cobertas de manchas e a planta ficar careca rapidamente, deve-se suspeitar:
- podridão radicular devido ao encharcamento do substrato;
- regar com água dura;
- morte da raiz em solo pesado, denso e apertado;
- raízes podres devido ao acúmulo de água na panela ou falta de drenagem;
- reforço de nitrogênio.
folhas amarelas
As correntes de ar e o ar muito úmido levam ao amarelecimento da folhagem inferior da gardênia. O pH inadequado causará o amarelecimento das folhas superiores. Além disso, as folhas da gardênia perdem sua cor verde durante a deficiência de nitrogênio e deficiência de ferro.

botões caindo
A gardênia perde botões que não tiveram tempo de florescer quando:
- temperatura desconfortável (tanto acima quanto abaixo do normal);
- movimento frequente do pote;
- ambiente de solo neutro ou alcalino.
crescimento lento
A gardênia de jasmim atrapalha o crescimento quando sofre de falta de luz ou minerais.
Prevenção de pragas
A gardênia semelhante ao jasmim tem um sistema imunológico fraco. Com cuidados inadequados, ela sofre de doenças infecciosas e de insetos.
Escudo
Pequenas manchas marrons nas folhas pálidas da gardênia são um sinal de cochonilhas. Uma planta doente é separada de plantas saudáveis. As folhas são enxugadas com um cotonete umedecido com água e sabão com adição de um pouco de álcool. Em seguida, a planta é pulverizada com uma solução da droga "Tiofos" - 10 ml por 1 litro de água.
cochonilha
Os sintomas da presença do parasita são enrolamento das folhas e flor branca. As folhas são limpas do prato com água e sabão. Em caso de lesões avançadas, são utilizados inseticidas "Actellik", "Confidor".
Aranha
Os sinais da presença de um carrapato são o atrofiamento da folhagem e sua cobertura com uma fina teia de aranha. Eles combatem o parasita com inseticidas e acaricidas, por exemplo, a droga "Malathion".

Como acelerar o crescimento das plantas
Para que a gardênia jasmim prospere, o solo é acidificado a um pH de 4,5-5,5, fornecendo luz difusa abundante.
dicas e truques
Produtores experientes dão dicas aos iniciantes para cultivar uma caprichosa gardênia de jasmim:
- Quando os botões se formam, o vaso de gardênia não pode ser enrolado na luz, movido para outro lugar. Caso contrário, os botões cairão.
- A gardênia tem um cheiro intenso, então você não deve guardá-la no quarto.
- O arbusto reage dolorosamente às correntes de ar. Perde não apenas botões, mas também botões.
- Para melhorar a fotossíntese e a respiração celular, a folhagem deve ser limpa regularmente com um pano úmido.
- Para acidificar o substrato, pode-se adicionar suco de limão à água de irrigação a cada 15 dias na proporção de 3 gotas por 1 litro.
- Para evitar a clorose, a gardênia é alimentada com ferro quelatado uma vez por ano.
Nem todo iniciante na floricultura se atreve a criar uma gardênia de jasmim. Cultivar uma flor caprichosa dentro de casa exige muito tempo e esforço. Mas com estrita observância das regras de cuidado, a planta irá deliciá-lo com uma floração luxuosa.









































