Cultivando e cuidando de uma azaleia em casa após a compra

Os floristas oferecem uma ampla seleção de plantas de interior que parecem saudáveis ​​e atraentes. É impossível não notar um arbusto florido exuberante no balcão, mas em casa a flor pode perder sua beleza requintada. Cuidar da azaleia em casa após a compra requer uma abordagem especial, pois a planta deve se adaptar ao novo clima. Com os devidos cuidados, a flor cresce vigorosamente e novos botões aparecem regularmente.

Descrição e características da planta

A bonita flor de azaleia pertence ao gênero Rhododendron da família das urzes. Os arbustos ainda mantêm a cor verde, sem perder a folhagem na estação fria, mas, ao contrário, são cobertos por grandes inflorescências. A cor das pétalas pode ser rosa, branca, vermelha e até roxa. Ao mesmo tempo, os botões não têm aroma. As hastes das plantas de interior são ligeiramente pubescentes, os pêlos também podem estar presentes em pequenas folhas lanceoladas.

Cuidados e pouso

Após a compra da planta, é importante criar condições adequadas para as azáleas. É aconselhável não levar a flor para a rua sem embalagem, que deve ser retirada apenas em casa no máximo meia hora depois. Dentro de 2-3 semanas, as azáleas devem estar dormentes, não colocadas perto de outras plantas ou transplantadas. É melhor colocar o vaso em meia sombra e manter o nível de umidade necessário no solo e na folhagem.

Alguns fungicidas podem ser adicionados à água de irrigação para evitar o enfraquecimento das doenças das flores.

Período de ajuste

Depois que a azaleia descansa, a planta começa a se adaptar às novas condições. Este é um processo bastante longo que só termina quando termina a primeira floração. Durante a habituação, o arbusto é particularmente sensível à umidade, resfriamento, temperatura e nutrientes:

  • a sala deve estar fria;
  • a planta não precisa de fertilizantes adicionais;
  • a umidade não deve ser baixa;
  • para a formação da imunidade, os bioestimulantes podem ser usados ​​em pequenas doses.

Iluminação

A luz solar é prejudicial para a condição da azaléia. Os raios diretos devem ser atenuados, mas não totalmente eliminados. Sombra parcial ou condições de pouca luz natural são as melhores. Em nuvens espessas, a azaleia pode ser levada para a varanda ou terraço; neste caso, você não pode ter medo das chuvas de verão. No sul, a flor pode ser cultivada em campo aberto, colocando-a à sombra de árvores e arbustos. Nesse caso, a planta precisa de proteção obrigatória contra possíveis geadas.

 No sul, a flor pode ser cultivada em campo aberto, colocando-a à sombra de árvores e arbustos.

Temperatura

Para uma estação de crescimento completa, é aconselhável fornecer à azaleia a quantidade adequada de calor para a estação. A peculiaridade da planta é que a floração corresponde ao período de inverno.Neste momento, uma temperatura ambiente de 18-20 ° C é adequada para a bucha. No verão, o ar da sala não deve ultrapassar 23 ° C, e a própria flor não deve ser colocada perto de condicionadores de ar.No outono, a planta está botando botões para o próximo ano , nessa época as azáleas precisam de temperatura baixa, em torno de 12°C.

Umidade

Um alto índice de umidade é necessário para que as azáleas se desenvolvam completamente. Para manter este indicador, você precisa:

  • pulverizar o arbusto durante a floração;
  • coloque a panela em uma bandeja funda com água e pedrinhas;
  • com local próximo a aparelhos de aquecimento, aumente a frequência de pulverização da planta;
  • use a pistola de pulverização com os orifícios menores.

como regar

A rega da azaleia deve ser vigorosa, mas não excessiva. O cronograma de hidratação mais adequado é uma vez a cada 2 dias. No outono, o período de rega da planta pode ser encurtado.

Ao cultivar um arbusto em solo turfoso, existe o risco de a terra endurecer, portanto, você pode umedecer parcialmente o solo colocando a panela na água.

A flor tende a lixiviar o solo em que cresce, então você pode ocasionalmente adicionar um pouco de ácido cítrico à água para irrigação.

Requisitos de água

A água adequada para a irrigação das azáleas deve apresentar as seguintes características:

  • a temperatura é igual ou superior à temperatura ambiente;
  • ausência de impurezas, para isso, a água pode ser previamente fervida ou pode ser utilizada água da chuva e do degelo após a decantação.

A rega da azaleia deve ser vigorosa, mas não excessiva.

Composição do solo

A azaleia, ao contrário da maioria das plantas de casa, prefere solo acidificado. Portanto, o vaso deve ser preenchido com uma das opções de solo:

  • um substrato especial para azaléias;
  • solo adequado para urze;
  • mistura caseira de solo de coníferas e pântanos na proporção de 2: 1 com a adição de uma pequena quantidade de areia limpa do rio;
  • usar hidroponia.

Apertar e aparar

A poda regular ajuda a formar a coroa e beliscar os brotos ajuda a aumentar o número de flores. Com o tempo, a flor pode se transformar em um arbusto compacto ou em uma pequena árvore com flores exuberantes. É necessário cortar a azaleia com muito cuidado, seguindo exatamente as regras:

  1. Use apenas ferramentas de jardinagem especiais.
  2. Não podar a planta pela primeira vez antes de maio.
  3. Novas podas são realizadas somente após o aparecimento dos botões.
  4. Corte galhos grossos e subdimensionados.
  5. Remova as flores uma a uma após a floração.

Novos brotos precisam ser beliscados para que os botões se formem e a floração seja mais exuberante.

após a floração

No final da floração, a planta deve ser preparada para o período de dormência:

  1. Remova as inflorescências secas.
  2. Remova as hastes muito longas e finas.
  3. Aperte os ramos jovens.
  4. Brotos cortados saudáveis ​​​​podem ser enraizados.
  5. Aplique fertilizantes com alto teor de nitrogênio.

Remova as inflorescências secas

Fertilizantes e estimulantes de crescimento

Dependendo da estação, a azaleia requer um tipo diferente de alimentação:

  1. No verão, é necessário aumentar o conteúdo mineral do solo. Toda semana, a planta deve ser regada com uma solução fertilizante, uma solução universal sem cloro ou especial para azáleas é adequada.
  2. No inverno, a planta requer menos nutrientes adicionais. Basta adicionar compostos de fósforo e potássio mensalmente durante todo o período de floração.
  3. Na primavera após a floração, o crescimento dos brotos pode ser estimulado pela adição de fertilizantes nitrogenados.

Como transplantar corretamente

Vale a pena pensar em transplantar uma azaléia se a planta não crescer por muito tempo e o solo perder rapidamente a umidade. Um momento adequado para o manuseio é no final da floração. O procedimento para mover um arbusto para um novo vaso é simples:

  1. Escolha um novo contêiner largo com profundidade rasa, mais largo que o existente.
  2. Coloque uma drenagem feita de argila expandida, cama de argila ou seixos no fundo da panela.
  3. Coloque uma camada de casca de pinheiro por cima.
  4. Retire a azaleia do vaso, mantendo a terra nas raízes.
  5. Mergulhe o rizoma na solução de Kornevin por alguns minutos.
  6. Coloque a planta em um vaso e cubra com terra nova, mantendo a raiz acima da superfície.
  7. Despeje a água no arbusto com Kornevin ou Zircon.

É importante lembrar que se o solo for preparado sozinho, a mistura deve primeiro ser desinfetada.

Vale a pena pensar em transplantar uma azaléia se a planta não crescer por muito tempo e o solo perder rapidamente a umidade.

a reprodução

Existem várias maneiras de obter novos arbustos de azaleia em casa:

  1. Estacas. Tendo preparado um recipiente adequado com terra, corte vários brotos de flores com cerca de 9 cm de comprimento, cortados em ângulo, próximos à folha ou botão. Remova as folhas inferiores das estacas, mergulhe-as por várias horas em um agente de crescimento de raízes. Em seguida, enterre as mudas em solo úmido por 4 cm e cubra com papel alumínio. As hastes devem ser mantidas a uma temperatura de cerca de 24°C e regadas com água diariamente.
  2. Divisão. Um arbusto com mais de 3 anos pode ser dividido em várias partes. Para isso, a planta é arrancada do solo, mantendo as raízes, e plantada em vasos separados, como no transplante.
  3. Camadas.Os brotos inferiores da azaleia podem ser levemente dobrados e pressionados contra o solo, enterrados na parte central. Após alguns meses, após a formação de um novo sistema radicular, a planta pode ser dividida.
  4. Sementes. A azaleia de interior raramente produz frutos dos quais podem ser obtidas sementes; esse método é mais usado para criar novas variedades de flores.

Doenças e pragas

A azaleia raramente é propensa a infecções e infestações de insetos, no entanto, cuidados inadequados, crescimento ao ar livre e locais desfavoráveis ​​podem causar problemas de saúde das flores.

Phytophthora

O míldio é o apodrecimento do sistema radicular causado por infecção fúngica devido à umidade excessiva. Aos poucos, a doença se espalha para o caule e brotos da planta, o que pode levar à morte da flor. Primeiros sintomas:

  • insuficiência renal;
  • folhas rolando.

Para o processamento, é necessário tratar o solo e a azaléia com "Fitoverm" ou solução líquida bordalesa.

A doença da requeima é um apodrecimento do sistema radicular

Ferrugem

A azalea antracnose ou ferrugem pode se desenvolver quando a temperatura é violada. Se o ar for aquecido acima de 23 ° C por muito tempo, aparecem os sintomas característicos da doença:

  • manchas inchadas de tonalidade vermelho-acastanhada ou amarela;
  • as folhas caem da planta.

Para curar a azálea ajudará os remédios à base de compostos de cobre. As drogas mais simples são Bordeaux e Camulus líquidos.

podridão cinzenta

O aparecimento de podridão cinzenta nas azáleas está associado à infecção por um fungo do gênero Botrytis com pouca ventilação e ar estagnado. Os esporos afetam toda a parte verde da planta, incluindo os botões fechados. Sintomas da doença:

  • manchas marrom-acastanhadas sem contorno nítido;
  • secagem rápida de áreas danificadas.

Para eliminar o problema, é necessário retirar as partes doentes da planta e, preventivamente, borrifar o solo e os arbustos com uma solução de "Fundazol".

Aranha

Sintomas do aparecimento de larvas de ácaros:

  • amarelecimento da planta;
  • escurecimento, deformação e ressecamento das folhas;
  • o aparecimento de teias de aranha.

Para combater a praga, você pode usar inseticidas como Fitoverm, Karbofos ou enxofre coloidal.

Para combater a praga, você pode usar inseticidas como "Fitoverm", "Karbofos"

ácaro morango

Os sinais de uma infecção de azaléia com um ácaro de morango incluem:

  • retardar o desenvolvimento da planta;
  • botões irregulares;
  • pétalas torcidas;
  • a aparência de um tom marrom de folhas.

Você pode se livrar da praga lavando o arbusto com água e sabão e usando a solução Actellik.

Escudo

Os insetos, mais conhecidos como cochonilhas da acácia, são predominantes na faixa intermediária. As pragas perfuram a casca da planta com uma probóscide afiada e se agarram firmemente a ela, consumindo os nutrientes do suco da azaleia. Sintomas de derrota:

  • fraqueza geral dos arbustos;
  • aparência doentia;
  • secagem progressiva.

As medidas de controle envolvem o tratamento com preparações orgânicas de fósforo, "Aktellik", "Karbofos" ou neonicotinóides.

Características benéficas

O cultivo de azáleas em ambientes fechados tem um efeito positivo na qualidade do ar interno. A flor remove substâncias nocivas como:

  • amônia;
  • formaldeído;
  • xileno.

No entanto, deve-se lembrar que a azaleia contém um veneno perigoso para os mamíferos. A ingestão desta neurotoxina nos alimentos pode causar intoxicação grave.

tipos

Azalea tem muitas variedades, que diferem na zona de crescimento, aparência, cor e forma dos botões.Na jardinagem ornamental, distinguem-se as variedades indianas e japonesas, bem como alguns híbridos.

Azalea tem muitas variedades, que diferem na zona de crescimento, aparência, cor e forma dos botões.

indiano

A azaléia indiana se distingue pelas seguintes características:

  • a necessidade de limitar as raízes e podar a copa;
  • altura 0,4-0,5 m;
  • grande tamanho de flores;
  • cor variegada das pétalas com manchas e bordas.

japonês

Características típicas da azaleia japonesa:

  • altura até 0,5 m;
  • forma de coroa densa;
  • pequenos botões de cor lilás;
  • modéstia.

Decídua

A azaleia de folha caduca é mais usada em paisagismo e é plantada ao ar livre. Características típicas dos arbustos:

  • altura 0,5-1 m;
  • flores grandes são coletadas em grandes inflorescências e possuem uma paleta rica;
  • pequenas folhas brilhantes mudam de cor no outono e caem parcialmente;
  • crescimento lento nos primeiros anos;
  • alta resistência a doenças e pragas;
  • cuidado despretensioso;
  • a capacidade de sobreviver à geada leve.

dicas e truques

Dicas especiais para o cultivo de azáleas:

  1. Se a planta murchar, é necessário inspecionar o solo, raízes e brotos em busca de doenças ou pragas. Em caso de ausência, altere o modo de umidificação ou aplique adubação adicional.
  2. Uma azaléia seca demais pode ser revivida movendo-a para o lado norte ou colocando gelo ao redor da panela. O ar da flor deve ser umedecido o máximo possível e a folhagem deve ser constantemente borrifada.
  3. Mesmo que a azaléia seja bem cuidada, a floração pode ser ruim. Isso pode ser devido ao ar quente seco ou à luz solar direta.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha