Como cuidar adequadamente do clorofito em casa, especialmente para cultivar uma flor
Chlorophytum é considerada uma das plantas de interior mais despretensiosas. Muitas vezes é comprado para colocação em escritórios ou apartamentos. É muito fácil cuidar da flor do clorofito em casa. A maior parte do trabalho é baseada no período de transplantes forçados, no resto do tempo a flor se adapta ao modo escolhido. Durante a floração, fertilização adicional é fornecida para aumentar os recursos internos da planta.
Descrição e peculiaridades da planta
Chlorophytum há muito é atribuído ao gênero Liliaceae, mas no início do século XIX foram encontrados indícios de que a planta era considerada representante da família dos aspargos.Chlorophytum destaca a presença de folhas lineares semelhantes a caules.Dependendo da variedade, as folhas têm uma cor diferente. A floração começa na primavera ou no verão e dura cerca de 30 dias. Pequenas flores brancas brotam dos pedúnculos.
A peculiaridade desta planta é sua capacidade de acumular substâncias e vapores nocivos, processá-los e convertê-los em ar puro.
Referência! Um vaso de flores costuma ser colocado no peitoril da janela de apartamentos localizados em áreas poluídas por gás.
Principais variedades
Existem vários tipos desta planta. Cada um deles tem características características.
Poupa
O Chlorophytum huppé é uma variedade mais difundida do que as outras. Esta variedade é reconhecida pela presença de uma roseta ramificada, do centro da qual saem folhas de cor verde com um pronunciado meio clarificado ou arestas claras, quase cremosas.
Encaracolado
A planta tem folhas onduladas. Esta variedade é particularmente impressionante em arranjos de flores.
Kapsky
A diferença entre esta variedade é grande, mas as folhas são longas. Eles se estendem até 60 centímetros. Cape chlorophytum é cultivado em vasos suspensos.
Laranja
A nervura central das folhas e pecíolos tem uma tonalidade laranja pronunciada. Esta planta é caracterizada por um alongamento do caule até 30-40 centímetros.
Laxum
Variedade compacta com uma pequena roseta de folhas. As placas de folhas nas bordas adquirem uma tonalidade pálida, quase branca.

oceano
Uma nova variedade desenvolvida por produtores experientes. Tem manchas de folhas estreitas, brancas nas bordas.
Borilianum
Uma variedade que pode ser reconhecida pela borda ondulada de cada folha. As folhas são coloridas com um lindo tom verde esmeralda.
Vittatum
A parte central do prato é branca. O comprimento das hastes não excede 50 centímetros.
Condições de detenção
Regras elementares são observadas ao manter o clorofito, então a flor se desenvolverá completamente e florescerá por um período definido.
regime de temperatura
Temperaturas moderadas são adequadas para armazenar clorofito. No inverno, a flor existe com sucesso a +8 graus sem perdas.
A temperatura ideal, que garante o crescimento ativo, está na faixa de +15 a +20 graus.
rega
A flor é regada com água fria conforme necessário. Ele precisa aumentar o número de regas apenas no verão, quando os indicadores de temperatura começam a ultrapassar os limites confortáveis \u200b\u200bpara a planta.
Priming
Para o plantio, use misturas universais de solo com alto teor de fósforo ou nitrogênio. O solo é solto conforme necessário - isso satura as raízes com oxigênio.
Iluminação
Chlorophytum cresce ao sol, mas pode crescer na presença de sombra. A condição ideal de colocação é fornecer luz difusa.

Aviso! A luz solar direta pode queimar a folha.
umidade do ar
Não é costume borrifar ou enxugar as folhas - isso pode levar ao rompimento da placa. A umidade do ar com o teor de clorofito pode ser diferente: a planta tolera ar seco ou encharcado.
cômoda
Na primavera, a planta é alimentada no máximo uma vez por mês. Fertilizantes minerais são usados para alimentação.
período de dormência
No inverno, a flor descansa, ganha força antes de formar novos botões. Neste momento, a rega é reduzida ao mínimo.
Características de cuidado durante e após a floração
Quando o clorofito florescer, preste atenção à remoção oportuna das rosetas desbotadas. Isso prolonga a floração e evita que a planta floresça prematuramente.
Treinamento
Esta espécie não requer nenhuma poda especial.A única condição para a manutenção é a retirada das partes secas e obsoletas das placas.
Cultura em hidroponia
Ao crescer, use o método hidropônico. Chlorophytum cresce bem em um hidropot, recebendo os elementos minerais necessários da solução.
Rejuvenescimento
Para o rejuvenescimento, é usado um método de enxerto regular. As plantas se adaptam rapidamente às novas condições, liberando ativamente novos caules.
Como transplantar corretamente
A flor é transplantada na primavera. Exceto em casos especiais, o transplante é feito quando o vaso fica pequeno para a planta.

no bom chão
Uma boa opção de solo para transplante é considerada um tipo de solo universal. Nesse caso, uma condição importante é fornecer uma camada de drenagem no fundo do vaso.
no hidrogel
Chlorophytum é bom para crescer em um hidrogel. Este método mantém um teor de umidade consistente e promove um crescimento vigoroso com a colocação adequada de orifícios de drenagem nas laterais do recipiente.
Transplante Aquário Temporário
Sem um vaso adequado, alguns tipos de chlorophytum podem passar algum tempo no aquário. Isso se aplica às variedades Laxus, Atlantic e Ocean.
Possíveis problemas de crescimento
Pela aparência da planta, você pode determinar facilmente que tipo de erros foram cometidos ao sair. A maioria das violações pode ser facilmente corrigida.
erros de cuidado
Chlorophytum reage a erros de manutenção alterando a cor das placas foliares. De acordo com sinais pronunciados, é detectada a presença de pragas na planta.
pontas de folhas marrons
O escurecimento das pontas das placas indica rega imprópria. Na maioria das vezes, pontas marrons aparecem com irrigação excessiva.
manchas marrons
O aparecimento de manchas marrons indica falta de elementos minerais. A situação é corrigida com curativos de potássio.

folhagem pálida
Caules e placas ficam pálidos se faltar luz. Além disso, o aperto do recipiente leva ao branqueamento da parte principal da folha.
Soquetes escurecem e apodrecem
O excesso de umidade leva ao escurecimento parcial e ao aparecimento de podridão, o que acontece com as plantas plantadas em hidrogel ou cultivadas hidroponicamente, violando a tecnologia de plantio.
Variegação de variedades é perdida
A tonalidade das placas, caules e rosetas muda se o vaso estiver localizado em uma sala escura e seca. A falta de espaço para o crescimento das raízes também leva a esse fenômeno.
Falta de pedúnculos
Floricultores experientes explicam a falta de floração do chlorophytum pela falta de minerais. Isso se deve à imperfeição dos sistemas de irrigação e à organização da fertilização.
Perda de elasticidade da folha
A maciez das placas é sinal de excesso de umidade, adubação excessiva fora do horário. As folhas ficam grossas e macias.
Folhagem amarelada e caindo durante a dormência
O amarelecimento das folhas, sua queda ativa com o aparecimento simultâneo de rizomas pelos orifícios de drenagem indicam o aperto do vaso. Nesse caso, a planta é transplantada sem aguardar um período adequado de transplante.
Bordas marrons em folhas amassadas
As folhas murcham e mancham se as pragas se instalarem na planta. Da mesma forma, o chlorophytum também reage a danos mecânicos.
pragas
Apesar de o chlorophytum não atrair pragas de flores, eles geralmente se instalam replantando as plantações vizinhas.Nem sempre é fácil se livrar das pragas, depende das características da praga e do grau de dano à flor.

Aranha
O ácaro é uma praga de flores comum que pode ser detectada pela presença de teias de aranha brancas pegajosas nas hastes. O carrapato é removido manualmente e, em seguida, a flor é metodicamente processada.
pulgão
Os pulgões comem as placas por dentro, para que não sejam notados imediatamente. Os pulgões são coletados individualmente e a flor é pulverizada com soluções especiais.
Escudo
As bainhas são pequenos parasitas que aparecem nos caules; eles são difíceis de destruir devido à sua casca. Os remédios populares não conseguem lidar com esses insetos, portanto, os meios de contato intestinal são usados \u200b\u200bpara a eliminação.
cochonilha
O verme se agarra a qualquer parte da planta e se alimenta da seiva de suas células. É impossível se livrar dele manualmente, ele põe ovos que não são notados. Para se livrar das consequências de sua atividade, a flor é tratada com inseticidas.
tripes
Os tripes danificam todas as partes da planta, põem ovos, reproduzem-se ativamente em pouco tempo. Eles são destruídos pelo processamento passo a passo. Para isso, são utilizadas soluções inseticidas populares, remédios populares.
doenças
A planta adoece na primavera ou no outono, quando a temperatura interna muda drasticamente. As doenças começam devido a correntes de ar ou mudança de posicionamento.
podridão da raiz
A podridão da raiz se desenvolve apenas devido à violação das regras de irrigação.Isso significa que as raízes não têm tempo de secar e ficam cobertas por uma fina película viscosa, que leva ao aparecimento de áreas de putrefação.

podridão cinzenta
Uma doença rara, mas perigosa para o clorofito. É causada por umidade excessiva e excesso de umidade no sistema radicular. O tratamento sistemático e uma mudança no regime de temperatura podem corrigir a situação.
Métodos de reprodução
As características da espécie permitem propagar a flor de diversas formas. Os floristas escolhem a opção apropriada entre os métodos listados.
sementes
A propagação de sementes é um método incomum que é usado para obter mudas. As sementes são semeadas em solo preparado, as primeiras folhas emergem do solo após 3-5 meses.
Divida o mato
A roseta é plantada com ramificação excessiva. Não só ajuda a obter uma nova planta, mas também é um método para rejuvenescer a flor-mãe. Você pode plantar uma planta na primavera ou no outono. O chlorophytum crescido é dividido em 2, 3 ou 4 partes.
Cada peça é transplantada para um pote do tamanho correto.
menina jacks
A espécie se reproduz transplantando uma roseta filha. Este método é chamado de propagação por estacas. A tomada é cuidadosamente separada do arbusto adulto e colocada em um recipiente com uma solução estimulante do crescimento. Depois que as raízes aparecem, as rosetas são plantadas como plantas adultas.
Enraizando bebês do ar
Após a floração, bebês arejados aparecem nos bigodes do clorofito. Eles criam raízes em um vaso adulto, deixando-os cair. O aparecimento de folhas significa que o bebê criou raízes com sucesso.
Atenção! Os bebês do ar não são cortados da planta-mãe até que se enraízem.
Dicas e truques adicionais
Ao cuidar do clorofito, é aconselhável seguir regras simples:
- Não é recomendável retirar vaso com flor no verão: o aumento da temperatura do ar afeta negativamente a cor das placas foliares.
- Os produtores experientes observam que a principal condição para manter esta planta é fornecer um regime de luz com um suprimento moderado de luz difusa.
- Apesar de não ser costume pulverizar a planta, muitas vezes é fornecido um banho quente para isso.
- Para cultivar uma flor, não apenas misturas de solo, hidrogéis, mas também musgo esfagno são usados.
- Variedades de Chlorophytum com hastes ramificadas atingindo 50-60 centímetros são cultivadas em vasos suspensos.
- Um método comum e eficaz de tratar uma planta contra doenças e infestações de insetos é limpar as manchas com uma solução de sabão em pó.
- A taxa de germinação das sementes de clorofito é de 40%, portanto, esse método de propagação raramente é usado.
Chlorophytum é uma das plantas domésticas menos pretensiosas. Cuidar dele inclui observar as regras básicas.


