Para pintar melhor o compensado com suas próprias mãos, regras e 5 composições adequadas
O compensado, que são lâminas finas de madeira coladas com um adesivo, é frequentemente utilizado na fase de acabamento da construção. É usado para decorar fachadas, móveis de bainha, paredes, pisos. Para prolongar a vida útil do revestimento de compensado, é usada tinta. Ao escolher a melhor maneira de pintar o compensado, considere as condições em que o revestimento de madeira será usado.
Recursos de Hardware
A principal característica do compensado é sua capacidade de absorver umidade. Com isso, a matéria-prima perde rapidamente sua qualidade e atratividade. Para proteger contra alta umidade e prolongar a vida útil, o compensado deve ser pintado.
Vários tipos de compensados são produzidos dependendo do grau de resistência a influências externas:
- FC - material resistente à umidade utilizado na produção de móveis e decoração de interiores;
- FSF - um material com maior resistência à umidade e ao desgaste, utilizado para coberturas;
- FOF - painéis laminados à prova d'água com revestimento de filme fenólico em um ou dois lados;
- Painéis de baquelite com maior resistência à umidade, chamas, produtos químicos, variações de temperatura, revestidos com resina de fenol-formaldeído dissolvida em álcool.
O compensado é dividido em 5 graus, dependendo da qualidade do material do qual é feito e da quantidade de medidas preparatórias necessárias antes da pintura:
- A classificação E é a mais alta. Não há o menor defeito na superfície.
- Grau I. Até cinco nós por 1 m são permitidos2, seu diâmetro não deve exceder 1,5 cm.
- Graus II e III. Depressões, arranhões, nós são perceptíveis. Restos de cola seca nas laterais da prancha são aceitáveis. 1 metro2 não deve haver mais de 20 cm de rachaduras.
- O grau IV é o mais baixo. Qualquer defeito que não afete as qualidades técnicas da prancha é possível.
O método de acabamento da madeira compensada é determinado pela sua qualidade:
- Nsh - não tratado;
- Ш1 - retificação unilateral;
- Ш2 - processamento em ambos os lados.

Requisitos para a composição de coloração
Ao escolher uma tinta, considere onde e como o compensado será usado. Se o revestimento estiver na rua, é melhor pintá-lo com tinta a óleo ou verniz à prova d'água. Se a decoração de compensado estiver dentro da casa, as composições acrílicas e à base de água são preferíveis.
A tinta à base de água é adequada para pintura externa e interna, incluindo móveis. O acrílico é ideal para pintar brinquedos, caixas, pequenos elementos decorativos de compensado. Recomenda-se pintar superfícies com esmalte pentaftálico onde ocorrem frequentemente flutuações de temperatura.
O verniz para compensado também deve ser escolhido com sabedoria.Se você deseja criar um padrão original no painel laminado que lembra a textura da madeira, é necessário adicionar tinta em pó ao verniz. Recomenda-se pintar contraplacado no chão e outras superfícies de uso intensivo com verniz de esmalte... Uma composição transparente é usada se não houver necessidade de alterar a aparência original do revestimento.
Tinta adequada para colorir
A composição correta da tinta proporciona um acabamento atraente com longa vida útil.
Óleo
O compensado raramente é pintado com tinta a óleo, apesar de seu custo relativamente baixo, pois a composição apresenta muitas falhas. Basicamente, a solução de óleo é usada para pintar substratos de madeira compensada e utensílios domésticos.

Acrílico
O acrílico está se tornando cada vez mais popular, é ideal para decoração de interiores, são recomendados para pintar peças de compensado em prédio residencial. A tinta acrílica deve ser aplicada em duas camadas, pintando tanto a superfície principal quanto a superfície final.

a base de água
Se a superfície não estiver exposta a esforços mecânicos, pode pintá-la com tinta à base de água. Pintar em compensado não é difícil, não é necessário preparar especialmente a composição.

Esmaltes
Recomenda-se pintar o compensado que cobre a fachada com esmalte pentaftálico. Os compostos de esmalte são baratos, adaptam-se bem à madeira, com formação de uma película fina, e criam um acabamento brilhante.

Verniz
Os vernizes utilizados como alternativas às tintas são baseados em resinas naturais ou sintéticas. Forma um filme transparente ou pigmentado que enfatiza a textura da madeira, protege o compensado das influências externas.
Epóxi, alquídico, poliuretano e verniz nitro são adequados para pintar compensados.As vantagens e desvantagens da aplicação são determinadas pela composição química.
O verniz alquídico é utilizado para decoração de interiores e fachadas, seca em poucos dias, é muito decorativo, costuma dar à superfície uma tonalidade acastanhada. O nitrolacquer forma uma película transparente, ideal para revestir móveis de compensado. Os vernizes de poliuretano e epóxi são resistentes ao desgaste e protegem a superfície de forma confiável.

Regras de preparação de superfície
Antes de pintar, o compensado deve ser completamente limpo de poeira e sujeira. As atividades preparatórias incluem secagem, lixamento, enchimento e aplicação de primer.
Pré-secagem
Somente o compensado que secou bem pode ser pintado com sucesso. Uma tábua de madeira que não estiver seca antes da pintura certamente irá empenar. Para evitar deformações, as placas são armazenadas em local seco à temperatura ambiente por 3 a 5 dias. É especialmente importante manter seco o compensado, que foi armazenado em um depósito úmido antes da compra.
Afiação
Os painéis FK e FSF da mais alta qualidade não precisam ser lixados, basta limpar o pó. Outros tipos de compensado requerem lixamento.
Primeiro, eles são tratados com lixa de grão grosso e, em seguida, lixa de grão médio. O procedimento também garante uma boa adesão da tinta.Também é importante lixar as laterais da laje. Em alguns casos, eles até precisam ser cortados primeiro com uma lâmina e depois lixados. Se a superfície for grande, é melhor usar uma lixadeira elétrica. Isso vai agilizar o trabalho, fazer com que o resultado seja de maior qualidade.

massa de vidraceiro
O compensado é uma massa para esconder costuras, corrigir áreas e defeitos visíveis. Além disso, a massa é necessária se a sobreposição de papel de parede for planejada no compensado. Se forem adquiridas chapas de compensado graus II, III e IV, é necessária a aplicação de duas demãos da massa. As áreas de massa são lixadas.
cartilha
O ladrilho lixado é preparado com óleo de linhaça ou uma composição de primer alquídico. Se o compensado para pintura estiver dentro de casa, devido a flutuações de temperatura e aumentos periódicos de umidade, suas fibras às vezes secam e depois se expandem. O primer é projetado para que as mudanças no ambiente externo não levem à rachadura da tinta, para que não apareça mofo devido à penetração de umidade nas rachaduras.
Quando o primer seca, o compensado é coberto adicionalmente com um composto anti-séptico e um retardador de chama que protege a superfície do fogo. O tratamento anti-séptico é extremamente importante quando se usa um revestimento transparente que não é resistente a microorganismos.
Regras e sutilezas da pintura
Pintar madeira compensada é fácil. Qualquer ferramenta de pintura pode ser usada:
- A pistola é ideal se você precisar pintar uma superfície grande: piso, fachada.
- Um rolo é útil se você quiser pintar superfícies de tamanho médio, como móveis de madeira compensada. Para madeira compensada, uma ferramenta com uma camada de espuma de borracha é melhor.Para esmalte e tintas à base de água, você pode usar um rolo de veludo. Uma ferramenta de furring é adequada para aplicar gesso decorativo em madeira compensada.
- Pincéis são usados para pintar peças pequenas, cantos, áreas de difícil acesso.
- Um aerógrafo é usado para aplicar inscrições e padrões artísticos a uma superfície pintada.

É necessário pintar os painéis de compensado no sentido em que vão as fibras da madeira. Antes do trabalho, a tinta esmalte é diluída com aguarrás ou solvente análogo, tinta à base de água - com água. Aplique a tinta uniformemente em uma camada fina para que não se formem riscos. A segunda camada é colocada depois que a primeira estiver bem seca.
Para pintar corretamente o compensado com verniz, eles agem de maneira um pouco diferente. Depois de moer e polvilhar, a superfície é desengordurada. Aplique a primeira demão de verniz e deixe secar. Lixe a camada e aplique a segunda camada de verniz. Isso cria uma superfície envernizada mate. Para dar uma aparência brilhante ao compensado, uma terceira camada de verniz é aplicada, e é desejável fazer isso com uma pistola para um revestimento uniforme.
Como pintar debaixo de uma árvore
Para dar ao compensado uma semelhança com a madeira natural, é necessário pintá-lo com uma mancha de um determinado tom. Para dar uma aparência brilhante após a coloração, é necessário envernizar a superfície.
Características da pintura em branco
A cor branca e todos os tons claros são criados adicionando composições de corantes adequadas ao primer.
Opções de decoração
Existem várias maneiras de aumentar a decoratividade do compensado:
- Reforce a textura do ladrilho texturizado colorindo-o com corante. Também é possível aplicar cera, para espalhá-la sobre a superfície de uma determinada maneira.
- Faça um padrão ou composição em compensado de cor sólida.
- Trate o compensado semi-antigo. Para isso, pinte com uma cor escura, aplique um primer e uma sombra clara por cima, depois passe uma lixa sobre o produto. Uma alternativa é o uso de formulações de pátina.
- Tornar o revestimento brilhante, com acabamento espelhado. Para fazer isso, aplique 2 ou 3 demãos de verniz transparente sobre a camada de tinta.
Pintar compensado não é difícil, o principal é a observância exata da tecnologia, atendendo às recomendações. A escolha correta da composição de coloração, lixamento de alta qualidade e primer permitem aumentar o efeito decorativo do revestimento de compensado e prolongar sua vida útil.


