A composição e o tamanho das esponjas de prato, com que frequência você precisa trocá-las e qual é a melhor

A esponja de prato é um auxiliar indispensável para a cozinha, que é utilizada por todos, sem exceção. Este produto vem em diferentes formas e também é feito de diferentes materiais. Portanto, cada uma das esponjas tem várias propriedades distintas. Para entender melhor esse problema e escolher a melhor opção para você, é necessário se familiarizar com o que vem na esponja de lavar louça.

Em que consiste

O material mais comum para lavar as esponjas é a espuma de poliuretano ou, em outras palavras, a espuma de borracha, que contém 85% de ar. O verso do produto é representado pela fibra - um material composto por fibras de alta resistência.Além da espuma de borracha e fibras, vários aditivos são frequentemente adicionados ao material do produto, o que ajuda a aumentar a resistência ao desgaste das esponjas de espuma. Além disso, a esponja pode ser feita de aço inoxidável, plástico, microfibra, bambu e aparas de melamina.

As esponjas de celulose de qualidade contêm viscose ou fibras naturais de madeira. Além disso, componentes antibacterianos são adicionados a alguns panos de alta qualidade.

Características

Dependendo do material e da composição utilizada, todas as esponjas de limpeza apresentam características distintas:

  1. Borracha.Esse produto é adequado para o uso diário e a estrutura porosa fornece uma grande quantidade de espuma. Adequado para todos os tipos de loiça e detergentes. Eles diferem em baixo custo, mas a principal desvantagem é que eles se desgastam rapidamente e se tornam inutilizáveis. Além disso, as esponjas de espuma absorvem bem os odores, secam por muito tempo e não toleram sujeira pesada.
  2. Com uma camada abrasiva. Este produto também consiste principalmente em espuma de borracha, mas o lado reverso é representado por material duro e de grão fino. O revestimento duro é projetado para remover sujeira teimosa. Adequado para limpar a maioria dos itens, exceto superfícies delicadas que não podem ser riscadas (teflon, plástico, cerâmica, esmalte).
  3. Metálico. Via de regra, essas esponjas não são usadas com tanta frequência, mas apenas quando é necessário remover gordura queimada ou outros contaminantes complexos. Muitas vezes, este produto não precisa ser trocado, pois é bastante durável. No entanto, com o uso regular, essa esponja se deforma e desmorona rapidamente.
  4. Plástico. É considerado um produto durável que pode suportar sujeira pesada. A principal vantagem é que se destina à limpeza de pratos de qualquer material. No entanto, dada a composição sintética dessas escovas, será necessária uma seleção mais criteriosa do fabricante. Em casos raros, causa uma reação alérgica.
  5. Bambu. As esponjas de bambu são feitas de fibra e lidam com manchas difíceis e não causam irritação ou alergias. Também não danificam a loiça, não absorvem odores, são fáceis de limpar e são totalmente amigos do ambiente. No entanto, esses produtos são caros.
  6. Silicone.Tais produtos não absorvem odores, não acumulam bactérias, não deformam, secam rapidamente, distinguem-se pela durabilidade, resistência a altas temperaturas e segurança. No entanto, um produto da moda tem várias características negativas: uma escova de silicone retém muito mal o detergente e também escorrega muito na mão ao lavar a louça. Além disso, é extremamente difícil limpar a sujeira teimosa com um pano de silicone.
  7. Microfibra. A principal característica desse pincel é a capacidade de usá-lo sem o uso de detergente. Feito de materiais ecológicos. Depois de lavar a louça, será necessário enxaguar, pois a microfibra se deteriora rapidamente devido às suas propriedades absorventes. Praticamente impotente diante da forte poluição.
  8. Celulose. Os produtos de viscose têm propriedades antibacterianas e não causam reação alérgica. Esponjas de qualidade são feitas de materiais ecológicos. As escovas de celulose têm uma longa vida útil. Será necessário o armazenamento em estandes especiais, onde estarão sempre secos.

Será necessário o armazenamento em estandes especiais, onde estarão sempre secos.

Independentemente do tipo de produto de limpeza, é recomendável escolher esponjas de alta qualidade de materiais seguros.

É possível substituir

Quem tem medo do grande número de bactérias que se acumulam nas esponjas de lavar louça pode encontrar um substituto para este produto. As seguintes opções podem ser usadas como alternativa às esponjas de lavar: panos de tecido denso, toalhas de fibra natural, esfregões de borracha ou metal, esfregões bucha ou escovas de cerdas naturais.

Regras de cuidado

Mais de um bilhão de bactérias permanecem na esponja do prato imediatamente após seu primeiro uso.Umidade e restos de comida fornecem um excelente ambiente para seu crescimento e reprodução ativos. Portanto, é extremamente importante seguir as regras de cuidado com os produtos de lavagem. Se você usa sua esponja de limpeza doméstica diariamente, é recomendável que você troque os produtos com frequência - pelo menos a cada duas semanas. Mas se exalar um cheiro desagradável ou a esponja começar a desmoronar, deve ser imediatamente substituída por uma nova.

A esponja de metal deve ser trocada a cada três semanas, a esponja de celulose - uma vez por mês. Os produtos de silicone são trocados a cada poucos meses.

Muitas vezes você pode encontrar conselhos sobre o tratamento de panos - coloque o produto no microondas por alguns minutos. No entanto, isso não ajudará, porque a desinfecção requer uma temperatura muito alta, que simplesmente derreterá a esponja.

Muitas vezes você pode encontrar conselhos sobre o tratamento de panos - coloque o produto no microondas por alguns minutos.

Recomendamos o uso de uma solução de vinagre para desinfetar um pano. Imediatamente após a lavagem da louça, o pano deve ser bem enxaguado da espuma e colocado de lado para que possa secar.

dicas e truques

É melhor usar detergentes à base de melanina apenas para limpar a parte externa de panelas ou frigideiras. Isso se deve ao fato de partículas desses produtos permanecerem na louça e entrarem no corpo humano. Além da solução de vinagre, as esponjas da louça podem ser higienizadas na máquina de lavar louça.É recomendável que você troque suas escovas de arame com frequência, pois elas mancharão e danificarão suas mãos com o tempo.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha