Como limpar um cachimbo no banho com as próprias mãos, 15 maneiras e meios

Um banheiro privativo em uma cabana de verão é um lugar paradisíaco onde é muito agradável relaxar após uma semana de trabalho intenso. Porém, nem todo mundo sabe como manter a estrutura adequadamente, o que leva a várias quebras. O mais comum deles é o bloqueio da chaminé. Como limpar o tubo no banho com as próprias mãos e como evitar a formação de bloqueios, descobriremos a seguir.

Tipos de bloqueios e necessidades de limpeza

A necessidade de limpar a chaminé deve-se a condições inadequadas de funcionamento da estufa. Alguns deles podem ser evitados em um estágio inicial e outros são eliminados apenas quando aparecem.

As causas mais comuns de bloqueios na tubulação são:

  • acúmulo de condensado;
  • formação de fuligem;
  • acúmulo de cinzas;
  • penetração de corpos estranhos na chaminé.

formação de fuligem

Caso o tubo do sótão não esteja isolado, gotas de umidade se formam em sua superfície. Absorvem os produtos da combustão gerados pela madeira, formando a fuligem. A cada uso do forno, essa camada vai engrossando gradativamente até que o cano esteja quase totalmente coberto de mato.

acúmulo de condensação

Ao utilizar lenha crua para acender o fogão, gera-se uma grande quantidade de vapor. Acelera o processo de proliferação da chaminé com fuligem, bloqueando a tiragem. Tente manter a madeira em local seco e ventilado.

Entrada de objetos estranhos no interior

Se a abertura da chaminé for larga o suficiente e não estiver coberta com uma tampa protetora, vários corpos estranhos podem entrar nela. Inicialmente, eles não afetam significativamente o funcionamento do forno, mas à medida que se acumulam, o empuxo começa a piorar.

Sedimentação de resina

Muitos proprietários de sauna não suspeitam que o material da madeira usada para acender o fogão afeta diretamente a taxa de entupimento dos canos. Quando usado para acender coníferas, uma grande quantidade de resina evapora no ar, parte da qual se deposita nas paredes da chaminé. É proibido colocar objetos de plástico, painéis de partículas e folhas de compensado na lareira.

Proprietários de sauna experientes aconselham o uso de lenha para iluminação.

Anotar! Proprietários de sauna experientes aconselham o uso de lenha para iluminação.

acúmulo de cinzas

Chaminés feitas de um grande número de cotovelos ficam entupidas mais rapidamente do que o normal com cinzas. Ao projetar uma chaminé, tente escolher um design simples, com um número mínimo de curvas.Se a situação o obrigar a usar estruturas curvas complexas, corte escotilhas especiais perto das curvas, através das quais será conveniente limpar cinzas e outros detritos no futuro.

Como verificar o estado

Caso o forno comece a funcionar de forma intermitente, é necessário determinar a causa do mau funcionamento. Para fazer isso, use:

  • inspeção visual;
  • sistemas de vídeo especiais;
  • são guiados por sinais indiretos que sinalizam uma chaminé entupida.

Inspeção visual

A maneira mais acessível que não exige que os proprietários tenham certas ferramentas ou habilidades. Suficiente:

  • remova o tubo;
  • verifique se não está obstruído por dentro.

Sistemas de vídeo especiais

Se você não tiver força e inclinação para desmontar a chaminé, use sistemas de vídeo especiais. Eles são colocados dentro da chaminé e verificados quanto a bloqueios ao longo de todo o comprimento. Esta opção requer custos financeiros significativos, mas você saberá o status atual do forno com 100% de precisão.

Se você não tiver força e inclinação para desmontar a chaminé, use sistemas de vídeo especiais.

sinais indiretos

Se não houver dinheiro para um sistema de vídeo, guie-se pelos sinais indiretos que aparecem quando há problemas com o cano. Esses incluem:

  • entrada de fumaça na sala durante a ignição;
  • a lenha queima lentamente;
  • flocos de fuligem voam no ar;
  • durante o funcionamento, a estufa liberta odores desagradáveis;
  • o fogo é arbitrariamente extinto.

Ignição lenta

Devido à má ventilação dentro da câmara, a fumaça rapidamente preenche todo o seu volume e a lenha queima mais lentamente do que o normal. Se isso está acontecendo com seu fogão, agora é a hora de pensar em limpá-lo.Não vale a pena puxar com isso, porque a chaminé já está em estado crítico e logo vai quebrar completamente.

a fumaça entra

Caso a fumaça comece a penetrar pela veneziana no forno, a ignição deve ser desligada e a chaminé está sendo limpa O mais breve possível. Neste caso, a situação é extremamente deplorável, pois a abertura da chaminé está totalmente obstruída pelos produtos da combustão.

Desejos de comida ruim

Preste atenção à cor do fogo na câmara de combustão quando a estufa estiver em funcionamento. Com boa tração, as línguas de fogo são direcionadas para cima e têm uma cor brilhante. Se a chama estiver fraca e as abas oscilarem constantemente, significa que a tiragem não é suficiente e o tubo precisa de uma limpeza preventiva.

Fumaça preta

A fumaça preta saindo da chaminé indica:

  • má qualidade da lenha;
  • cano entupido.

Você precisa limpar o cano ou coletar outra lenha para a ignição.

Você precisa limpar o cano ou coletar outra lenha para a ignição.

flocos de fuligem

Flocos de fuligem voando pelo ar durante a ignição indicam que o tubo está muito entupido. Se isso não for corrigido, a chaminé ficará completamente coberta de fuligem, será muito mais difícil limpá-la.

Atenuação de chama arbitrária

Muitas vezes acontece que a chama na câmara de combustão se apaga repentinamente. Isso se deve à falta de oxigênio no forno, pois a tiragem é mínima ou totalmente ausente. Não vale a pena continuar a usar tal fogão, porque nada de bom sairá disso.

Cheiro desagradável durante o aquecimento

O cheiro é causado pelo monóxido de carbono. Não é exaurido por uma chaminé entupida, mas vai para dentro da sala. Se tal situação ocorrer, você deve desligar imediatamente a ignição e ventilar a sala.

Métodos de limpeza de chaminés

Os canos de fogão existem há centenas de anos e, nessa época, muitas maneiras foram inventadas para limpá-los. Distribuir:

  • método mecânico;
  • químico;
  • limpeza por métodos populares.

Qual deles escolher depende de suas habilidades e preferências. Vamos dar uma olhada em cada um deles.

Os canos de fogão existem há centenas de anos e, nessa época, muitas maneiras foram inventadas para limpá-los.

método mecânico

Anteriormente, esse método era usado em todos os lugares, e havia até uma profissão especial - um limpador de chaminés. Agora está quase fora de uso, mas o método ainda é usado hoje devido à sua disponibilidade e eficácia. Você vai precisar de:

  • um cortador cujo diâmetro é o dobro do diâmetro do tubo a ser limpo;
  • um cabo forte com o qual o cortador entrará no tubo;
  • peso pesado, cujo diâmetro não deve exceder 50% da seção do tubo a ser limpo.

Anotar! A limpeza mecânica é recomendada em clima seco e calmo.

método químico

O método químico envolve a queima de substâncias especiais que destroem o bloqueio sem danificar o material do tubo. Hoje existem muitas variedades de drogas que têm suas próprias propriedades positivas e negativas.

Kominicek

Medicamento utilizado para prevenir a formação de obstruções em chaminés. O princípio da purificação é baseado em um efeito catalítico, com a ajuda do qual a fuligem é destruída e se transforma em dióxido de carbono.

A fórmula especial evita que a fuligem queime na chaminé, tornando o processo de limpeza fácil e seguro.

Limpa-chaminés

Outro agente profilático, cujo uso evita a formação de placas nas paredes dos tubos. Recomenda-se usar o limpador de chaminés pelo menos uma vez a cada 2 semanas, desde que o forno seja usado intensivamente.Se o banho raramente for usado, você pode jogar o produto na lareira 1 vez em alguns meses.

Outro agente profilático, cujo uso evita a formação de placas nas paredes dos tubos.

Composição química antitranspirante

Pó elaborado de acordo com uma fórmula especial, cuja utilização ajuda a combater a placa que se forma nas paredes da chaminé. Em média, cerca de duzentos gramas da substância são consumidos na queima de uma tonelada de lenha. O valor gasto pode variar de acordo com o fabricante.

Sal

É usado apenas para evitar bloqueios e não é adequado para depósitos de fuligem pesados. Algoritmo de ações:

  • ligue o forno;
  • jogamos um punhado de sal de mesa na lareira;
  • forma-se uma reação química que impede a deposição de substâncias nocivas.

É necessário aplicar pelo menos 2 vezes por mês, caso contrário o método não dará resultados visíveis.

caixa de fumaça

A caixa é enchida com uma mistura especial e colocada na câmara de combustão durante o funcionamento da estufa. Em poucas horas, o agente atua no bloqueio, destruindo-o e removendo-o. O efeito dura 2 semanas e a limpeza repetida será necessária após 3 meses, no mínimo. O produto não apresenta odor desagradável, o que é positivamente percebido por muitos compradores.

Vórtice

Um tronco de 750 gramas feito de madeira reciclada. Ajuda a remover depósitos nocivos e fuligem. Basta colocar a tora enquanto estiver usando o fogão e deixar queimar completamente.

POLESHKO-TE

É usado para limpar a chaminé e o algoritmo de ações é o seguinte:

  • ligue o forno;
  • coloque POLESHKO-TE no forno;
  • espere 1,5-2 horas até que o produto queime completamente;
  • deixamos as cinzas depois de assar no forno, pois o efeito residual dura mais 1-2 utilizações do forno.

É usado para limpar a chaminé,

PESQUISAR

Um produto ecológico usado para evitar bloqueios. Permitir:

  • limpe a chaminé da fuligem;
  • aumenta a transferência de calor do material de partida;
  • aumenta os desejos de comida;
  • dura 2 semanas após o uso.

maneiras folclóricas

Não há desejo de limpar o cachimbo com uma escova e não há dinheiro para produtos químicos caros - não se desespere. Os remédios populares virão em socorro, permitindo que você limpe a chaminé com quase a mesma eficácia, sem investimento financeiro adicional.

Os canos de metal são limpos com água comum e os de tijolo são limpos queimando cascas de batata.

A essência da purificação da água é a seguinte:

  • a água é despejada no cano do lado da rua;
  • não é necessário derramar muito, basta um pequeno volume de líquido;
  • assim que a água suja começar a penetrar na lareira, acenda o fogo;
  • continue a adicionar água gradualmente ao tubo;
  • assim que a lenha está totalmente queimada, despejamos um balde d'água na lareira - toda a fuligem escorre, descascando as paredes.

cascas de batata

Um método simples que requer meio balde de cascas de batata. Seca-se ao sol e depois leva-se ao forno sobre brasas pré-aquecidas, o amido libertado durante a combustão amolece a camada de fuligem e esta desprende-se do cano, caindo no forno.

Vácuo

Para aspirar a chaminé, você precisa de equipamentos especiais. Um dispositivo especial é colocado no tubo, que injeta ar nele. Sob alta pressão, o bloqueio é removido, limpando o tubo em todo o seu comprimento. As vantagens do método incluem:

  • Eficiência;
  • remoção de depósitos mesmo em seções difíceis da chaminé.

Menos:

  • ao usar o método, muita sujeira é jogada fora, que se espalha por todo o território.

Para aspirar a chaminé, você precisa de equipamentos especiais.

Método térmico

Um método perigoso envolvendo a queima de depósitos com materiais combustíveis.Não é recomendado o uso com grande quantidade de depósitos, pois a estrutura da chaminé não suportará a carga.

Limpeza de paredes externas

Não é necessário limpar as paredes externas do tubo, pois isso não causará nenhum efeito sério.

É possível que a transferência de calor e a vida útil do tubo aumentem ligeiramente, mas esses indicadores são muito insignificantes para influenciar qualquer coisa.

escova de limpeza faça você mesmo

Você vai precisar de:

  • vassoura;
  • cabo metálico;
  • grampo;
  • arruelas;
  • alicate.

Dobramos o cabelo na vassoura, depois enfiamos o grampo na parte inferior, com uma arruela pré-montada. Clique na base da vassoura e coloque os seguintes prendedores. Fixamos o cabo e cortamos a pilha no diâmetro da chaminé. Colocamos um pequeno peso de metal no pincel, cujo peso deve ser de pelo menos 2 kg.

Recomendações de especialistas experientes

São muitas dicas de profissionais experientes, sendo as principais apresentadas a seguir.

Como se preparar bem

Uma boa preparação inclui:

  • seleção de ferramentas;
  • uso de equipamentos de proteção individual, no caso de limpeza mecânica e térmica;
  • seguindo as instruções do fabricante.

uso de equipamentos de proteção individual, em caso de limpeza mecânica e térmica

Combinação de métodos

Para obter os melhores resultados, é recomendável combinar vários métodos alternando-os.

Profilaxia

Para não desmontar toda a chaminé e não gastar muito dinheiro na restauração do fogão, não se esqueça das medidas preventivas. 1 profilaxia por mês é suficiente para esquecer o bloqueio do dreno por muito tempo.

Qual clima é melhor para fazer

A limpeza é melhor realizada em clima seco e sem vento.

Garantia

Ao limpar mecanicamente a chaminé, lembre-se de usar uma corda de segurança para evitar que caia do telhado.

Evite espécies de madeira macia ao queimar

As coníferas contêm muita resina, que se deposita nas paredes em grandes quantidades. Se você usar árvores de folha caduca, poderá esquecer os bloqueios por muito tempo.

Instrução para produtos químicos

Siga as instruções do fabricante na embalagem do produto químico. Você não deve experimentar, porque não levará a nada de bom.

Regras de funcionamento

As regras básicas para operar o forno são as seguintes:

  1. Não adicione lenha uma peça de cada vez.
  2. Aqueça com frequência, mas pouco a pouco, gastando várias cargas cheias de lenha de uma só vez.
  3. O próximo marcador é criado depois que o anterior foi queimado pelo menos até a metade.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha