Como limpar uma lareira (lareira em uma casa particular) da fuligem com as próprias mãos
Os proprietários de casas particulares devem pensar periodicamente nas condições dos canos das chaminés. Durante o período de uso, o aquecedor fica contaminado com depósitos de ácido, fuligem e condensação. Por isso, é importante realizar a limpeza preventiva da chaminé pelo menos uma vez por mês. E como fazer isso corretamente, você pode ler mais.
formação de fuligem
É feita uma distinção entre as seguintes causas de formação excessiva de fuligem:
- Madeira crua. Quando matérias-primas mal secas são enviadas para o forno, elas devem primeiro secar, o que requer uma quantidade significativa de calor. Como resultado, a temperatura no forno diminui, o carvão é subresfriado e a fumaça preta aparece. Com o tempo, se você costuma usar madeira úmida, a chaminé vai entupir e o cano precisará ser limpo.
- Incineração de resíduos. Se você aquecer em uma casa particular com materiais como compensado, restos de aglomerado, OSB, plástico, sacolas, cola e polímeros, eles entupirão rapidamente a chaminé. Dentro de alguns meses, o tubo pode estar completamente entupido.
- Tração insuficiente.Isso pode ser observado devido: à baixa altura do tubo; acumulações de fuligem; o uso de suprimento de ar cruzado.
- Qualidade da lenha. Essências de madeira macia não são adequadas para a lareira.
Métodos de limpeza
Existem várias maneiras de limpar a chaminé. Os métodos mais eficazes são considerados mecânicos ou químicos. Embora alguns proprietários de edifícios recorram a truques populares.
Mecânico
A limpeza mecânica de tubos de fuligem é considerada a mais eficaz. Abaixo estão recomendações sobre como fazê-lo corretamente.
Ferramentas
Durante a limpeza mecânica, são utilizadas as seguintes ferramentas:
- Coração.
- Pincel duro.
- Raspador.
Coração
Uma ferramenta semelhante é usada para eliminar vários obstáculos que interferem na liberação normal dos produtos de combustão. O núcleo remove efetivamente a fuligem que permanece nas paredes da chaminé.
Para usar a ferramenta, ela é presa a um cabo grosso e forte e imersa na chaminé. Então o núcleo é abaixado.
Pincel duro de cabo longo
As escovas duras não são menos eficazes na limpeza da fuligem das lareiras. Essas ferramentas são compradas em lojas especializadas ou feitas à mão. A propósito, na segunda versão, uma alça do comprimento necessário é feita sem problemas.

Raspador de cabo longo
Se os tubos não forem limpos por muito tempo ou se tiver sido usada lenha mal seca com alto teor de resina como matéria-prima para o forno, uma camada significativa de depósitos é removida com um raspador de cabo longo. Você também pode fazer um dispositivo semelhante ou comprá-lo em uma loja.
Engenharia de segurança
O cumprimento das precauções de segurança na limpeza de chaminés é um pré-requisito, uma vez que as ações são realizadas em altura e durante as manipulações terá que manusear ferramentas pesadas.
- Você absolutamente deve usar o seguro.
- É ideal planejar todo o trabalho em clima seco e calmo.
- Recomenda-se não trabalhar sozinho.
- As escotilhas de inspeção devem ser fechadas para evitar que a fuligem entre na sala.
- É proibido realizar manipulações em estado de embriaguez, fadiga ou durante o período de uso de drogas que afetem a velocidade de reação.
Instruções
O procedimento de limpeza do dreno inclui as seguintes etapas:
- As manipulações são realizadas no telhado.
- Ao limpar, é racional usar todas as ferramentas disponíveis. Se a placa não desaparecer, você terá que se esforçar mais.
- Se se formarem tampões sólidos, será necessário desmontar a chaminé. Esta medida é considerada extrema e deve ser utilizada caso não seja possível limpar a chaminé de outra forma.
Produtos químicos
A limpeza química é considerada um método de limpeza moderno e agora existem muitas preparações especiais.

Varredor de log
O varredor de chaminés de toras é uma preparação que é um briquete capaz de emitir substâncias durante a combustão que secam as impurezas nas paredes dos tubos. Posteriormente, toda a sujeira cai na lareira. Se a lareira for usada cerca de duas vezes por semana, para fins preventivos, vale a pena usar esse briquete a cada seis meses.
Kominicek
O produto é colocado sobre as brasas e a porta da fornalha está bem fechada. Sob a influência da alta temperatura no forno, elementos químicos especiais são liberados dos grânulos da preparação, que dissolvem a fuligem.
PCC composição química anti-carbono
O PHC é um pó que é enviado separadamente ou com a lenha para o forno. Quando queimado, limpa gradativamente a sujeira dos canos. O pó é colocado na fornalha com o pacote.
Hansa
Este agente reveste a camada de impurezas de gás ativo, fazendo com que as resinas sequem, tornem-se quebradiças e esfarelem-se. O efeito dura vários dias.
Popular
As recomendações populares são consideradas inseguras e podem danificar as paredes da chaminé, por isso, antes de recorrer a elas, vale a pena avaliar os riscos.
naftaleno
Antes de usar o método, deve-se garantir que não haja rachaduras, danos ou buracos na parte externa da chaminé; não há acúmulo de itens de trabalho no canal. O naftaleno é usado para limpeza na quantidade de um comprimido, que é colocado na matéria-prima em chamas.

Uma mistura de vitríolo, nitrato e coque
Para organizar a lareira usando este método, você precisa misturar os seguintes componentes:
- Sulfato de cobre - 1/5.
- Salitre - 1/7.
- Coca-Cola - 1/2.
A mistura resultante é colocada em um forno aquecido. É destruída a camada de fuligem, que sai com os gases de combustão, limpando a tubulação.
Aspen ou lenha de bétula
Ao queimar madeira de bétula ou choupo, você pode atingir a temperatura máxima de combustão na lareira. Neste momento, a chama penetra na estrutura, o que leva à combustão de impurezas.
Um método semelhante é usado quando é certo que a estrutura da chaminé é sólida.
casca de noz
Cascas de nozes são caracterizadas por alta transferência de calor.Portanto, para limpar a chaminé com ela, são colocados na câmara de combustão um par de botijões de dois litros com essa matéria-prima. A fumaça ficará tão quente que até a fuligem voará das paredes.
sal-gema
O método do sal-gema é considerado comum e é usado como medida preventiva. Não há nada complicado no processo em si: o combustível é polvilhado com sal em grandes quantidades, o que retarda a formação de fuligem nas paredes dos canos.

Casca de batata ou fécula
Esta opção consiste no facto de as cascas de batata secas serem colocadas num aquecedor. Devido ao amido liberado durante a combustão, a fuligem é gradualmente destruída. A limpeza com restos de batata removerá a fuligem dos canos em poucos dias.
Características da limpeza de tubos de aço inoxidável
Os tubos de aço inoxidável distinguem-se pela excelente qualidade do revestimento interno. Graças a esse recurso, o condensado flui sem impedimentos para um coletor especial. A ausência de condensação garante que a fuligem não se forme nos tubos. No entanto, às vezes, por um motivo ou outro, ocorrem poluições e, nesse caso, devem ser eliminadas da seguinte maneira:
- Uma escova redonda em um eixo flexível é inserida no orifício do tee. Os depósitos de carbono são removidos girando a ferramenta de uma furadeira elétrica.
- Se os depósitos de carbono forem persistentes, a limpeza é realizada por queima com maçarico. Isso exigirá a desmontagem do tubo.
Como remover depósitos de alcatrão
Alguns combustíveis podem formar componentes viscosos, difíceis de tratar posteriormente. É nesses casos que se recomenda recorrer sistematicamente a produtos químicos como o Hansa. A ação desta droga visa diretamente a destruição de depósitos resinosos.
dicas e truques
Para prolongar a vida útil da chaminé, as seguintes sutilezas devem ser observadas:
- Não é necessário levar matérias-primas coníferas como combustível, pois isso leva ao acúmulo de resina nas paredes do tubo, cuja remoção é muito problemática.
- A madeira deve estar seca, caso contrário, a fuligem e o vapor d'água permanecerão nas paredes dos canos.
- Não queime lixo em uma fornalha. Esta regra aplica-se em particular aos artigos feitos de plástico e outras substâncias sintéticas.
- A matéria-prima ideal para o forno é a madeira seca. Após cada lareira, recomenda-se queimar um pouco de madeira de álamo, o que ajudará a remover a fuligem da chaminé.
Estruturas complexas de fogão
Estruturas complexas incluem uma chaminé com uma curva. Geralmente não é recomendado instalar este tipo de chaminé. Via de regra, esse conselho se deve às características de design dos edifícios residenciais.

Quanto ao processo de limpeza da curva do tubo, não haverá problema se, antes de instalar o sistema, você instalar escotilhas de inspeção, graças às quais posteriormente poderá remover facilmente a contaminação resultante.
Não é necessário instalar uma estrutura com mais de dois cotovelos, mas caso não haja alternativa, é necessária a instalação de escotilhas.
Temporada e clima
A limpeza das chaminés para fins preventivos é realizada antes do início da estação de aquecimento e no seu final. Se houver necessidade urgente de tais manipulações, elas devem ser realizadas em clima seco e calmo.
Profilaxia
Especialistas dizem que se você abordar o funcionamento do forno corretamente, a limpeza dos canos pode não ser necessária durante todo o período de uso do aquecedor. Existem regras comuns para medidas preventivas que prolongam a vida útil de qualquer fogão (chaminé), incluindo:
- O fogão deve ser aquecido regularmente. Na estação quente, o consumo de combustível é reduzido ao mínimo, mas a lareira não para. Uma pequena quantidade de lascas de madeira ou papel é utilizada como matéria-prima.
- Proprietários experientes aconselham, para fins preventivos, a limpeza uma vez por ano. Esta medição é realizada mesmo que o nível de contaminação seja insignificante.
morango caseiro
Alguns artesãos preferem fazer uma ferramenta de limpeza com as próprias mãos. Esta não é uma opção ruim, pois um item caseiro atenderá absolutamente às necessidades individuais.
Para um morango caseiro, você precisará do seguinte:
- Parafuso grande.
- Arruelas.
- Cabo de aço.
- Alicate.
O fio de aço é cortado em partes iguais, cujo comprimento dependerá do tamanho da abertura da lareira. Os segmentos resultantes são aparafusados em um parafuso e presos com arruelas. O enrolamento deve ser feito quase em todo o comprimento do parafuso. O parafuso é preso ao cabo e a escova pode ser usada.


