Como limpar um aquecedor de água a gás de fuligem e incrustações em casa

Para que a casa ou apartamento tenha água quente, muitos decidem instalar um aquecedor de água a gás especial. É um aparelho compacto e fácil de usar. Com o uso prolongado do aparelho a gás, ele começa a ficar sujo. Portanto, é necessário descobrir como limpar o aquecedor de água a gás e o que precisa ser feito para isso.

Dispositivo

Antes de iniciar a limpeza, você precisa descobrir em quais elementos o aquecedor de água consiste.

Trocador de calor

A parte principal de qualquer coluna de gás é um trocador de calor, que muitos chamam de radiador.Externamente, parece uma caixa de ferro comum. Durante o funcionamento do aparelho, o ar quente gerado na câmara de combustão entra na caixa.

Vários tubos são instalados ao redor do trocador de calor por onde passa a água. É durante a circulação do líquido pela caixa que ele esquenta.

Ignitor

O ignitor é responsável pelo funcionamento do sistema de gás e, portanto, deve queimar continuamente. A principal função deste componente da coluna é acender o queimador principal. Se o ignitor não queimar, o queimador não acenderá e a água não começará a esquentar.

Existem várias razões pelas quais o ignitor pode não queimar:

  • ruptura dos sensores responsáveis ​​pela tração;
  • filtro de gás entupido;
  • má tiragem na chaminé.

queimador principal

O queimador principal é responsável por aquecer a água fria do sistema, que é acionada por meio de um dispositivo de ignição quente. Se o queimador falhar e parar de funcionar, a coluna não aquecerá a água.

quando limpar

Vários sinais indicam a necessidade de limpar a coluna de gás.

ignição do queimador

Dificuldade com incêndio criminoso

O principal sinal de que o aparelho precisa de limpeza é uma ignição difícil do ignitor. Ele para de acender devido a um bloqueio severo que prejudica o fluxo de gás. Portanto, antes de acender o dispositivo, você deve inspecionar cuidadosamente o ignitor e verificar se está entupido com fuligem ou outros detritos.

O aquecimento começa brevemente, o queimador principal apaga-se rapidamente

Alguns proprietários de aquecedores a gás enfrentam o desligamento prematuro do queimador principal. Este problema leva a um aquecimento insuficiente da água. Na maioria das vezes, para de queimar e aquecer o líquido devido ao acúmulo de detritos dentro do queimador.

A fuligem cai do fundo da caixa

Se você não limpar a coluna por um longo período de tempo, a fuligem começará a fluir por baixo do invólucro. Portanto, se houver vestígios de fuligem perto do dispositivo, você mesmo deverá remover a tampa protetora e limpar todas as partes contaminadas.

A água aquece fracamente na potência máxima

Algumas pessoas se deparam com o fato de que o gêiser não aquece bem a água. Para que aqueça melhor o líquido, é preciso definir a potência máxima, mas às vezes nem isso ajuda a resolver o problema. O fraco aquecimento da água está associado a forte incrustação do queimador e, portanto, para normalizar o funcionamento do aparelho, será necessário limpá-lo.

Algodão na câmara de combustão

Às vezes, ao operar a coluna na câmara de combustão, você pode ouvir um forte estrondo. Quando esse ruído estranho aparece, muitas pessoas pensam que o dispositivo está com defeito, mas não é. O algodão pode aparecer devido a um ignitor entupido que demora muito para acender.

chama amarela

Cada modelo moderno de aquecedores de água a gás é equipado com um jato especial. Este é um pequeno orifício responsável por ajustar o fornecimento de gás antes de acender o ignitor com o queimador. Após uso prolongado, o orifício fica obstruído com fuligem e outros detritos, resultando em uma chama amarela do pavio.

aquecedor de água a gás

Acionamento de sensores de superaquecimento e tiragem

Vários sensores são instalados em aquecedores de água a gás que controlam a tiragem e a temperatura de aquecimento. Quando o aparelho superaquece e a tiragem se deteriora, eles funcionam e desligam. Na maioria das vezes, o superaquecimento ocorre devido ao acúmulo de fuligem dentro do trocador de calor.O acúmulo de detritos leva a um estreitamento da seção gás-ar e a um aumento da temperatura.

Pó de construção após a reforma

Durante o trabalho de reparo em um apartamento ou casa, muito pó de construção é gerado. Pode ser instalado não apenas em móveis, mas também em aparelhos instalados na sala. Se o reparo for feito em uma sala com aquecedor de água a gás, pode entrar muita poeira, o que afetará negativamente o funcionamento do aparelho. Portanto, após a conclusão do trabalho de reparo, é necessário limpar a coluna dos detritos acumulados.

Causas e consequências da formação de tártaro

Com o uso prolongado de colunas "Neva" e dispositivos de outros fabricantes, a escala aparece. A principal razão para a formação de vestígios de calcário é o uso de água não tratada e não filtrada. Se você não se livrar do calcário a tempo, as seguintes consequências podem aparecer:

  • transferência de calor reduzida;
  • superaquecimento do trocador de calor;
  • aumento da pressão do fluido nas tubulações;
  • deterioração do fluxo de água aquecida pela torneira.

Como remover fuligem de um trocador de calor em casa

Antes de remover a fuligem acumulada dentro do trocador de calor, você deve se familiarizar com a maneira correta de fazê-lo.

Como desmontar e montar com as próprias mãos

A desmontagem e a limpeza do dispositivo são realizadas em várias etapas sequenciais.

analisar uma coluna

Corte água e gás

Antes de remover o trocador de calor, é necessário desligar o fornecimento de gás e água. Para isso, basta fechar as torneiras responsáveis ​​pelo abastecimento de gás e água à coluna. Somente depois de fechar as torneiras você pode começar a desmontar e limpar o aparelho.

Drenando conteúdo

Às vezes, um pouco de água permanece na coluna desconectada, que deve ser removida com antecedência. O fluido é drenado da seguinte forma:

  • sobreposição de todas as torneiras;
  • abrir uma torneira para água quente;
  • remova o bujão de um orifício especial para drenar o líquido;
  • sistema de drenagem de água;
  • instalação da tomada.

Recursos de desmontagem

É fácil remover o trocador de calor por conta própria e, portanto, todos podem lidar com esse trabalho. Primeiro, os tubos são removidos para entrada e descarga de água. Para fazer isso, você precisará afrouxar as porcas responsáveis ​​​​pela fixação dos tubos. Eles devem ser tratados com detergente VD-40 para remover o calcário. Quando os tubos são desparafusados, o trocador de calor é removido.

Lavando

Para limpar a peça, um líquido composto de água quente e ácido cítrico é derramado em seu interior. Isso ajudará a eliminar a fuligem e outros contaminantes. Você também pode tratar a superfície com uma solução acética com ácido clorídrico.

Secagem

O dispositivo lavado deve ser seco antes de reinstalá-lo. Antes de secar, é cuidadosamente enxugado com uma toalha seca para coletar a umidade da superfície. Em seguida, o trocador de calor é levado para a varanda se a limpeza for realizada no verão. No inverno, pode ser seco perto de uma bateria ou outros dispositivos de aquecimento.

calcário na coluna

Remontagem

É muito fácil substituir o trocador de calor lavado. Para fazer isso, ele é cuidadosamente instalado na coluna de gás, após o que os tubos são aparafusados ​​\u200b\u200bcom porcas.

Substituição de O-rings

Para evitar que a água entre nos tubos, você precisará substituir os anéis de vedação. Antes de instalar o trocador de calor, você precisará remover a junta de borracha instalada na junção do tubo e substituí-la por uma nova.

Teste de vazamento

A estrutura montada deve ser verificada quanto a vazamentos. Para isso, um pouco de água deve ser injetado nos canos. Se não vazar, os anéis de vedação estão instalados corretamente e a conexão está completamente vedada.

Verificação em andamento

Depois de verificar se a conexão está firme, o dispositivo é verificado durante a operação. A coluna de gás é ligada para aquecer a água. Se não houver problemas durante o processo de aquecimento, o dispositivo foi montado e limpo corretamente.

como descalcificar

Com o uso prolongado das colunas, não só se forma fuligem, mas também incrustações, que devem ser removidas.

Composição pronta para uso da loja

As pessoas que preferem o método químico de descalcificação costumam usar produtos de lojas especializadas. Eles se distinguem pela alta eficiência, o que permite que você se livre até da sujeira antiga.

ácido de limão

Formulações de loja eficazes incluem:

  • Caldeira;
  • Limpeza ;
  • Detex.

Com ácido

Alguns não querem usar produtos químicos e, em vez disso, usam ácido.

Sal

Para limpar a superfície contaminada e protegê-la da deterioração, você pode enxaguá-la com ácido clorídrico. Para remover a incrustação, o ácido clorídrico é derramado no trocador de calor e deixado por 15 a 20 minutos. Em seguida, uma solução alcalina é despejada nele, após o que a mistura do trocador de calor é despejada no esgoto.

Ortofosfato

Lavar a coluna com ácido ortofosfato é considerado eficaz contra incrustações. Ao mesmo tempo, os especialistas recomendam o uso de uma solução fracamente concentrada. Para prepará-lo, você precisará misturar ácido com água na proporção de um para cinco.

Aminossulfônico

O ácido aminossulfônico pode ser usado para remover incrustações de superfícies metálicas. Deve ser usado com muito cuidado, pois reage com o metal e começa a corroê-lo. Para evitar que isso aconteça, o ácido é misturado com inibidores e água.

limão ou vinagre

Ácido cítrico e ácido acético também podem ser usados ​​para descalcificação. Porém, tais composições são menos eficazes e, portanto, para limpar o metal, ele deverá ser embebido em líquido por pelo menos quatro horas.

filtros de coluna

Como remover a fuligem de um radiador

Para limpar o radiador da fuligem acumulada, são utilizados dois agentes principais.

solução de sabão

Muitas pessoas usam formulações de sabão convencionais para remover a fuligem. Antes de usá-los, você deve aspirar o radiador para limpá-lo de detritos e partículas de carbono. Em seguida, é lavado em água com sabão e seco.

gancho especial

Um pequeno gancho ajudará a limpar o radiador de uma grande quantidade de fuligem. Após o uso, é necessário enxaguar a peça para retirar a fuligem restante.

Como se proteger do calcário

Existem três tipos de filtros para ajudar a evitar o acúmulo de calcário.

Filtro da tela principal

Essas redes de filtro são instaladas em colunas de gás para evitar que detritos entrem no sistema. As peculiaridades desses filtros incluem o fato de terem uma função de autolimpeza.

Filtro amaciador de água

É um pequeno tubo de plástico com um pequeno tubo com cristais de sal dentro. Quando o líquido passa por esse tubo, sua composição muda. Graças a isso, a quantidade de escala nas superfícies é reduzida em 2-3 vezes.

filtro magnético

Os modelos magnéticos possuem dois pequenos ímãs que formam um campo. A água que passa por essas estruturas de filtragem é purificada e suavizada.

Limpeza da unidade de entrada de água

Para limpar a entrada de água, você precisará desconectá-la da coluna e desmontá-la. Dentro há um pequeno filtro que é lavado com água e seco. Além disso, existe uma membrana na unidade de entrada de água, que também precisa ser lavada.

Remoção de depósitos de carbono do dispositivo de ignição e do queimador

O queimador é desconectado e removido da coluna antes da limpeza. Em seguida, é limpo com uma escova de metal e lavado da sujeira restante. Uma solução de ácido acético e sabão pode ser usada para remover depósitos teimosos.

Como limpar um trocador de calor sem instalação

Se o permutador de calor não estiver muito sujo, pode ser limpo sem desmontar. Para isso, basta enxaguar sua superfície com agentes anticarbônicos ou limpá-la com uma escova.

Conclusão

As pessoas que usam aquecedores de água a gás devem limpá-los de fuligem e incrustações. Antes disso, você precisa se familiarizar com os principais métodos e meios de limpeza.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha