Como lavar corretamente o bordado com cruz na tela para que não desbote

O bordado é considerado um dos passatempos femininos mais populares. Esta é uma atividade emocionante, porque você pode criar uma imagem de qualquer complexidade com suas próprias mãos usando fios de algodão, miçangas, fitas de cetim. Bordar uma peça é um longo processo, que consiste em centenas, milhares de cruzes com fios de diferentes espessuras e tamanhos. Depois de criar uma obra-prima, as artesãs se perguntam: como apagar o bordado em ponto de cruz na tela? Este tópico requer uma consideração cuidadosa, pois impressões de mãos, manchas de natureza diferente geralmente permanecem na imagem e a tela branca fica amarela com o tempo.

Regras básicas

Antes de lavar o bordado com fios de fio dental, o produto é virado do avesso, inspecionado quanto a "frouxidão" e saliência do fio. Se houver, são removidos com pinça, fita adesiva, rolo adesivo. Também vale a pena prestar atenção à poluição, parâmetros geométricos. Ao usar um bastidor, a tela tende a deformar. Em tal situação, o material é umedecido com água e puxado.

As pontas dos fios devem ser fixadas, caso contrário as cruzes florescerão e a imagem ficará arruinada. Para processar as bordas da tela, pode-se usar verniz transparente, cola, fita adesiva.

O frescor exigirá uma lavagem leve com um detergente líquido suave para tecidos coloridos.

Os especialistas não recomendam o uso de misturas em pó devido à sua dissolução incompleta. Por conveniência, o bordado em ponto de cruz é colocado em uma bacia com água morna diluída em sabão em pó. O material é suavemente limpo entre as palmas das mãos, enxaguado. É estritamente proibido torcer, torcer o produto, deve-se pendurar, deixar a água escorrer.

Ao empurrar para cima, a imagem fica distorcida, dobrada. Após o escoamento da água, o bordado é transferido para um pano seco, coberto com uma toalha, na qual será absorvido o excesso de umidade. O produto é transferido para uma tábua de passar roupa, passada de dentro para fora. Uma toalha felpuda é adequada para passar a ferro - isso ajudará a manter o relevo e a convexidade do padrão.

Como evitar a perda de cor

Use alvejante para evitar a perda de brilho e remover manchas. Não contém cloro, não causa perda de materiais. Não é recomendado embeber um produto com padrão em alvejante, basta uma leve lavagem seguida de enxágue.

Para manter o brilho do padrão por muito tempo, o uso de fio dental de alta qualidade ajudará. Eles podem suportar a lavagem, não desbotam. Sua única desvantagem é o alto custo, que não é muito adequado para artesãos amadores. Se o bordado estiver desbotado, significa que foram usados ​​fios econômicos no trabalho. Isto é especialmente verdadeiro para as cores preto, marrom, vermelho e azul. Durante a muda, os produtos são enxaguados até que a água fique transparente.

Use alvejante para evitar a perda de brilho e remover manchas.

A preservação do brilho e saturação do padrão ocorre com a ajuda do detergente certo e do modo de lavagem certo.

Para a limpeza segura da obra, algumas regras devem ser seguidas:

  • Evite desbotar e empenar puxando o tecido sobre um bastidor ou bastidor de madeira.Após esticar a tela em uma tigela, dilua a solução com sabão em pó e água, aplique a espuma com uma esponja. Esfregando levemente, espalhe o detergente por todo o tecido e depois enxágue com água.
  • Em caso de sujeira pesada, a placa é embebida em uma tigela com água e sabão por 10 minutos, enxaguada.
  • Você pode restaurar a saturação, remover a tonalidade cinza com vinagre (1 colher de sopa. L.) E água (1 l.). Os fios são enxugados com algodão embebido em solução, lavados.

Freqüentemente, nos livros soviéticos de economia doméstica, você pode encontrar dicas para clarear manchas em bordados. Especialmente populares são as recomendações para branquear um produto com padrão impresso usando gasolina, acetona, permanganato de potássio, glicerina e amônia. Para preservar a qualidade da tela, deve-se dar preferência a meios mais macios.

Como lavar à mão

A temperatura da água é muito importante para a lavagem das mãos de alta qualidade. Deve ser quente, 30-40 ohC. Se a temperatura estiver muito alta, os fios cairão. Caso tenha sido utilizado marcador no trabalho, o produto é enxaguado com água bem fria. A água quente vai fixar o pigmento na estrutura do tecido, impossibilitando sua remoção.

A pelve deve ser escolhida grande, a imagem não deve enrugar. O espalhamento livre do pano melhora a absorção da solução de sabão.É indesejável o uso de escovas e esponjas duras e abrasivas - isso danifica as fibras dos fios.

A temperatura da água é muito importante para a lavagem das mãos de alta qualidade.

Como escolher um detergente

O detergente deve ser líquido - o pó ficará preso no tecido, não sairá bem e resultará em manchas. Além disso, não use removedores de manchas para roupas brancas, especialmente produtos que contenham cloro. Os fios Mouline são finos e quebradiços, perdendo o brilho devido aos efeitos agressivos da temperatura e compostos químicos. O detergente deve estar livre de cloro, hidroperita e outros elementos de branqueamento.

O que pode ser usado para lavar a tela:

  • sabonete líquido incolor, xampu;
  • sabão em pó;
  • água com sabão e sabão em pó;
  • gel de lavar louça.

O gel para lavar louça não é recomendado, pois visa retirar acúmulos de gordura, pode ressecar as fibras dos fios, danificando-os. Uma solução de lavanderia será um remédio orçamentário e eficaz. É esmagado com um ralador, despejado em uma panela e despejado com água. A mistura é levada à fervura, agitada periodicamente. Após o resfriamento, o líquido está pronto para uso.

Absorver

Adicione 1 colher de sopa a uma tigela de água. EU. sal, caso contrário, as coisas podem ser cobertas com uma camada de água dura, impedirá a excreção. A água deve estar morna, pois o bordado é mais frequentemente contaminado com secreções de suor, que são retiradas a uma temperatura de 40 ohC. Após a imersão, comece a lavar.

Lavando

O produto é lavado com muito cuidado para evitar que os fios enruguem e quebrem. A imagem é movida suavemente entre as palmas das mãos, esfregando suavemente entre os fios. Para manchas velhas, esfregue o lado costurado com uma esponja ou escova macia. Existem várias maneiras de lavar o material.

O produto é lavado com muito cuidado para evitar que os fios enruguem e quebrem.

Como lavar normalmente

O bordado desbota com movimentos de compressão, movendo-o ao longo da pélvis.Você precisará enxaguar várias vezes. Primeiro você precisa enxaguar com água morna e depois com água fria. Para preservar o brilho dos fios, o vinagre é misturado com água (2 colheres de chá para 3 litros de água). Não dá para torcer a tela, colocam em uma toalha felpuda, passam a ferro.

Alongamento

Outro método de lavagem é esticar com um bastidor de madeira ou plástico sobre o qual o bordado é esticado. O pano é enxugado com água e detergente, enxaguado e pendurado para escoar a água.

Tela simples em camadas

Ao usar lona comum, segue-se o procedimento padrão de lavagem, o tecido deve ser umedecido para amenizar a rigidez dos fios. Você pode mergulhar pulverizando ou mergulhando o produto em uma solução com sabão.

lona solúvel em água

A lona à prova d'água é dissolvida por imersão em água quente por 10 a 15 minutos. Para este tipo de tela, são necessários fios de alta qualidade e cores firmes. Por segurança, os especialistas recomendam fazer um teste de controle em uma pequena área, mergulhando-a em água quente. Quando o resultado é satisfatório, eles começam a absorver todo o produto. O sal é adicionado a uma tigela de água, o material é imerso por 30 minutos. Se a tela não se separou, pode ser lavada em água quente.

A lona à prova d'água é dissolvida por imersão em água quente por 10 a 15 minutos.

Métodos de remoção de manchas

O bordado tende a ficar sujo. Como remover diferentes tipos de manchas:

  • Os vestígios de tinta são removidos com Antipyatin, uma solução de espuma com sabão ou uma solução aquosa de glicerina.
  • Manchas de sangue, secreções gordurosas são removidas com peróxido de hidrogênio, amônia.
  • Os restos de um lápis de ardósia são removidos com água e sabão, amônia.
  • As manchas de chá ou café são removidas com ácido cítrico e água oxigenada, após o que o bordado é enxaguado em água fria.
  • Traços de marcador ou marcador podem ser removidos com acetona, removedor de esmalte, ácido clorídrico.
  • Remova o molde com bicarbonato de sódio.
  • A ferrugem é removida com ácido acético.
  • Os cosméticos são lavados com álcool.

Os componentes acima são aplicados no local para evitar a contaminação de toda a teia. Nesse caso, não é recomendado molhar o bordado, é preciso começar a lavar imediatamente.

Posso lavar na máquina

Os especialistas não aconselham a lavagem na máquina de lavar, pois esse método é muito agressivo para os fios, mesmo no modo delicado. Os pigmentos podem desbotar ou se misturar e o fio pode desfiar. A perda de forma ou apodrecimento do bordado pode ser consequência da lavagem na máquina.

Recomendações para a escolha de detergentes

O detergente deve ser líquido. Antes de iniciar o trabalho, é estudada a composição do detergente, deve estar isento de hidroperita, cloro e seus derivados. Você pode escolher o produto certo para limpar o produto de acordo com as seguintes regras:

  • O sabão em pó fica preso entre os fios, dá mechas brancas após a secagem.
  • Usando um líquido transparente ou sabão em pó comum, você pode evitar danificar os pigmentos do bordado, enquanto limpa a coisa completamente.
  • Lavar com xampu de bebê é uma ótima ideia para bordar com fios de lã.
  • Com a ajuda de géis concentrados para roupas multicoloridas, você pode limpar o material com eficácia.
  • O detergente líquido não deve conter elementos agressivos, incluindo cloro.

Ao escolher um detergente, é importante estudar os ingredientes.

Ao escolher um detergente, é importante estudar os ingredientes. Deve estar livre de compostos químicos agressivos.

Clareamento com métodos populares

O processo de branqueamento de uma tela amarelada ou desbotada começa com a definição de seu material. Tecidos de algodão e linho podem ser tratados mesmo com alvejantes fortes à base de cloro. Tecidos delicados devem ser tratados com um removedor de manchas suave. Além dos produtos domésticos, você pode aplicar métodos populares. Para clareamento, você pode usar:

  • Ácido Cítrico;
  • peróxido de hidrogênio;
  • amônia;
  • bicarbonato de sódio;
  • vinagre de mesa.

Os ingredientes acima agem como produtos industriais. A forma como são usados ​​é semelhante aos alvejantes químicos: são aplicados com cuidado no local do divórcio, ficando amarelos. Para fios fechados, use uma bola de algodão ou cotonete.

Após o branqueamento, o bordado é lavado em água fria, lavado em água salgada e enxaguado novamente.

Como secar e passar

Depois de remover a sujeira, o trabalho deve ser seco. Sem essa etapa, o bordado fica distorcido, esticado, o que prejudica o desenho. É estritamente proibido girar o produto. Ele é substituído das seguintes maneiras:

  • disponha o bordado na vertical, deixe a água escorrer;
  • coloque o produto sobre uma toalha felpuda uniformemente, sem dobras e irregularidades;
  • enrole a imagem com um rolo, pressione suavemente para remover a água;
  • Então você pode secar o material com um secador de cabelo.

Em nenhum caso o bordado é seco em uma corda em estado de lançamento - por causa disso, formam-se dobras que não podem ser removidas. Não deve haver sol aberto ou fontes de calor diretas perto do local de secagem - isso leva à descoloração dos fios e à deformação do material.

Você deve passar o produto com cuidado, pois o ferro quente pode causar deformação no padrão ou nas linhas.

Passar o bordado recém-lavado é uma etapa muito importante.Você deve passar o produto com cuidado, pois o ferro quente pode causar deformação no padrão ou nas linhas. Como roupas, a tela é passada de dentro para fora, jogando um pedaço de gaze sobre ela. Depois de colocar o bordado molhado sobre uma toalha, vire-o, cubra com gaze, passe moderadamente com ferro quente com movimentos suaves.

dicas e truques

Às vezes, após a conclusão do processo de limpeza, os fios podem esticar e ceder. Eles são costurados novamente em cruz ou puxados do lado costurado, prendendo os pontos. Fios metálicos não podem ser lavados ou passados ​​a ferro.

Nesse caso, a tela é lavada, seca e depois revestida com fios. Esta regra também se aplica a fitas de cetim e pérolas.

O bordado enviesado pode ser corrigido com um gerador de vapor. Antes de iniciar o trabalho, o desenho é fixado em molduras rígidas de superfície plana, fixas e vaporizadas. O produto deve permanecer nesta forma por 2-3 dias.Para que os fios não se soltem, são tratados com cola, verniz, fita adesiva e costurados na máquina de costura.

Regras de cuidado

Um ponto importante é expor o bordado à luz direta do sol - isso ajudará a evitar o desbotamento, a descoloração das linhas e do tecido. Alguns artesãos decoram suas obras-primas sob vidro para proteção solar. A oficina de baguetes fabrica esses produtos por encomenda. Esse bordado vai durar muito tempo, pois o vidro é coberto com uma camada protetora. Ele bloqueia os raios UV, protegendo seu trabalho do desbotamento e da sujeira. A única desvantagem é o alto custo de solicitar o serviço.

Você mesmo pode colocar a pintura sob um vidro comum. Isso é ideal para bordados volumétricos - com a ajuda de uma esteira dupla, o trabalho é afastado do vidro.Esta opção parece digna e harmoniosa, protege o trabalho de influências externas.

A contaminação pode ser evitada por meio de procedimentos de limpeza, como limpar o bordado semanalmente com uma escova de pó, rolo de cola ou fita adesiva. Esses dispositivos simples removerão todos os fiapos e partículas de poeira. Ao usá-los, você precisa ter cuidado - fios soltos podem grudar na fita e estourar.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha