Que cor é melhor para o quarto, combinações de cores e regras de design de interiores
Muitas vezes as pessoas se perguntam qual é a melhor cor para um quarto. Ao decorar o interior, recomenda-se levar em consideração o tamanho da sala, sua iluminação, as peculiaridades de seu caráter. As últimas tendências de design também são importantes. Para se sentir confortável em sua sala favorita, é recomendável monitorar a compatibilidade de cores e tonalidades.
Regras gerais para escolher cores para o interior do quarto
Para entender quais tons são adequados para paredes, muitos fatores devem ser levados em consideração:
- Percepção psicológica. O quarto oferece relaxamento máximo. Portanto, as cores não devem apenas agradar, mas também contribuir para o relaxamento.
- As dimensões da sala. Tons escuros e claros reduzem visualmente a área, enquanto tons claros, ao contrário, aumentam.
- Iluminação. Em salas escuras, é melhor fazer paredes claras. Hoje você encontra à venda muitos materiais de acabamento que ajudam a obter um belo jogo de luz.
- Tendências de design. Hoje, diferentes opções são populares - o uso da cor dominante na sala, uma combinação de 2 tons. A sala ficará elegante em uma cor de tons diferentes.
O que dizem os psicólogos
Ao escolher uma paleta de quarto, é recomendável seguir os conselhos dos psicólogos.
vermelho
É uma tonalidade agressiva que tem um efeito excitante no sistema nervoso. É usado apenas como uma tonalidade adicional. É difícil se recuperar na sala vermelha depois de um dia duro de trabalho.

Laranja
Essa cor também é brilhante e saturada. Os psicólogos aconselham a escolha de opções de pêssego ou damasco para o quarto.

AMARELO
Esta sombra é adequada para pessoas enérgicas e criativas. Ajuda a harmonizar o funcionamento do sistema nervoso. Essa cor é frequentemente usada como cor principal na decoração de um quarto.

Verde
É um dos tons mais harmoniosos para ajudá-lo a relaxar. É permitido usá-la como cor primária ou secundária.

Azul
É uma cor delicada que combina facilmente com outras tonalidades. Pode ser combinado com segurança com marrom ou cinza.

Azul
Esta sombra ajuda a acalmar e relaxar. Ajuda a desacelerar os processos do corpo e pode ser usado como um acento.

Roxo
Essa sombra parece muito contraditória e às vezes sombria. Portanto, deve ser combinado com uma paleta neutra - por exemplo, com tons de bege. Para o quarto, é melhor usar variações de cores suaves - lavanda ou lilás.

marrom
Tons escuros nem sempre são adequados para o quarto. Ao escolher essa escada, muitos recursos devem ser levados em consideração - área, iluminação, estilo. Tons escuros costumam deprimir o psiquismo, portanto, devem ser combinados com branco ou cores quentes.

Preto
Normalmente, essa sombra deprime as pessoas. Portanto, no banheiro é usado principalmente como abajur.

Cinza
Essa cor parece lacônica e contida. É permitido usá-lo como principal e complementá-lo com diferentes acentos.

branco
É uma sombra monocromática que é considerada um símbolo de pureza e liberdade. Além disso, possui muitos tons, o que ajuda a escolher a opção certa. Acentos brilhantes na sala também são importantes.

Para a melancolia
Uma combinação de bege e marrom é perfeita para essas pessoas. Grandes espelhos e detalhes perolados podem ser adicionados ao interior.
Fleumático
Nesse caso, as paredes podem ter tons de cinza, azul, marrom e bege. O estilo eco ou etno é perfeito.

sanguínea
Para essas pessoas, tons saturados de laranja ou roxo são adequados. Um tom amarelo brilhante ou turquesa seria uma boa solução.
Colérico
Nesse caso, painéis de madeira nas paredes serão apropriados. Essa solução natural equilibrará o caráter da pessoa raivosa.
O que o Feng Shui aconselha
Ao escolher a cor das paredes, você pode usar as recomendações do Feng Shui:
- Uma sala no sudeste deve ser decorada em tons suaves de verde.
- Se a sala estiver localizada no lado sudoeste ou nordeste, vale a pena manter os tons de marrom ou ocre.
- Para um quarto ao sul, um acabamento vermelho seria a melhor opção.
- A sala do lado norte requer uma paleta azul.
- Se a sala estiver localizada no oeste ou noroeste, você deve escolher tons de cinza, prata ou branco.

Que fatores devem influenciar a escolha
Para se sentir o mais confortável possível na sala, há muitos recursos que devem ser levados em consideração ao escolher um esquema de cores.
lado do mundo
A percepção das sombras depende diretamente da luz solar. Recomenda-se decorar salas mal iluminadas com um esquema de cores quentes.
Cores frias são aceitáveis em ambientes ensolarados.

Iluminação
Recomenda-se refazer uma sala mal iluminada, inundá-la de luz. Caso contrário, o espaço ficará muito pesado.
Quadratura
Para salas pequenas, vale a pena usar cores claras - elas ajudarão a iluminar o espaço. Em salas espaçosas, experimentos ousados com tons ricos e escuros são permitidos.

Número, tamanho e disposição das janelas
Grandes janelas permitem que você use uma variedade de tons para decorar a sala. Com luz suficiente, é permitido o uso de tons escuros - marrom ou cinza. Em alguns casos, é permitido escolher até preto.
Mobília
A versão clássica da combinação de móveis e tons de parede é o uso de contrastes. Ele permite que você destaque certos elementos. Paredes claras funcionam bem com móveis escuros. Um jogo de luz em uma paleta pastel vai bem com cores ricas.

Estilo selecionado
Para escolher uma boa paleta para uma sala, você precisa levar em consideração a direção estilística do interior:
- O estilo clássico sugere uma paleta quente. Para esse quarto, combinações de vermelho e marrom são adequadas. Você pode usar leite ou bege como fundo. O papel dos acentos é desempenhado por tons dourados e bordô.
- O estilo Art Nouveau permite o uso de marrom, âmbar, cinza.Tons de verde, vermelho escuro ou azul são adequados como acentos.
- O estilo mediterrâneo implica uma combinação de branco, azul, azul. Para criar detalhes interessantes, é permitido usar tons de laranja ou terracota.
- O estilo provençal pode ser decorado com tons de lavanda e verde. O tom de marfim parece ótimo. Os acentos devem ser feitos com azul, carmim.

Combinações populares
Hoje, os designers usam muitas combinações interessantes... Antes de decorar um quarto, você precisa se familiarizar com as combinações básicas.
branco
Este é um tom universal que pode ser combinado com qualquer paleta de cores. Rosa ou azul são ótimas opções. O branco não fica menos bonito com preto, cinza, lilás.

Bege
É um tom calmo e neutro. É permitido combiná-lo com preto ou marrom. A combinação com uma paleta verde e branca fica bem.

Cinza
Os esquemas de cores cinza estão em harmonia com diferentes tonalidades. A combinação com tons de azul, roxo e verde parece mais vantajosa.

Roxo
Esta cor pode ser combinada com areia branca. Uma combinação interessante resultará em um tom de azeitona.

Aplicando impressões
Os fãs de estilo moderno no interior costumam escolher soluções monocromáticas. No entanto, é bem possível escolher papel de parede estampado. O uso de estampas no interior complica a tarefa de decoração de interiores, pois neste caso vale a pena pensar no cômodo nos mínimos detalhes. As estampas geométricas são muito populares nos quartos modernos. O papel de parede pode ser decorado com células, listras ou círculos. Esses designs não saem de moda há muitos anos.
Desenhos abstratos não são menos relevantes. Padrões intrincados ou cachos sutis são ótimas opções.Eles trazem sabor e personalidade para o ambiente.
Muitas pessoas escolhem papel de parede com estampas florais. Podem ser flores, folhas ou galhos de plantas. Os detalhes têxteis ajudarão a sustentar esse padrão. Os amantes de itens estampados devem usar móveis lisos em cores neutras. Graças a isso, a sala não ficará colorida ou desordenada.

Recursos de seleção
Ao escolher o esquema de cores de uma sala, seu tamanho e finalidade devem ser levados em consideração.
Pequeno
Para uma sala pequena, vale a pena escolher tons de branco que ajudem a ampliar visualmente o espaço. Nesse caso, não é necessário dar preferência aos tons de bege ou marfim. Qualquer cor pastel ajudará a expandir visualmente a sala. Se você deseja usar tons escuros no interior, essa técnica deve ser usada apenas em uma parede ou em seu fragmento. Isso ajudará a evitar sobrecarregar o interior e reduzir visualmente a sala.

Ao decorar uma sala pequena, você deve usar uma combinação de cores branca e azul. Esta combinação complementará o interior de um quarto de qualquer tamanho.Se você deseja tornar a sala mais interessante, deve usar detalhes ricos. Pode ser uma colcha multicolorida ou cortinas em cores vivas. Para quartos pequenos, uma combinação de branco e detalhes ricos é perfeita. Pode ser tapete amarelo ou têxteis esmeralda.
Crianças
Ao decorar um quarto infantil, deve-se levar em consideração as peculiaridades do desenvolvimento do sistema nervoso da criança. Os tons mais adequados para uma criança são:
- Verde - proporciona conforto e refresca o ambiente.Essa tonalidade ainda contribui para o desenvolvimento da inteligência do bebê e melhora sua memória.
- O amarelo é considerado uma cor positiva que pode facilmente melhorar o seu humor. Este tom é adequado para crianças tímidas ou ansiosas. Se o bebê estiver ativo, é permitido pintar apenas 1-2 paredes de amarelo ou usar cortinas de luz.
- Azul e azul - esses tons têm um efeito calmante. Eles devem ser escolhidos para crianças excitáveis que costumam ter medos ou tendem a ter acessos de raiva.

Exemplos de soluções de design prontas para uso
Para obter um interior bonito e harmonioso, você pode usar soluções de design prontas:
- Os tons de cinza e branco ficam ótimos no interior. Para preservar o charme de tal sala, não use elementos saturados. Impressões abstratas ajudarão a apimentar o espaço. Quanto menor a sala, mais é recomendado o uso de branco. Nesse caso, o cinza deve estar bem saturado.
- A combinação de cinza e amarelo é impressionante. Ao mesmo tempo, poucos detalhes de luz devem ser usados. Isso inclui elementos têxteis - cortinas, colchas, travesseiros. A solução original seria usar padrões amarelo-acinzentados na sala.
- Os fãs de um esquema de cores nobres devem dar preferência a uma combinação de bege e chocolate. Esse interior parecerá elegante e moderno. Ao mesmo tempo, proporcionará calor e conforto. Esta combinação funciona bem em espaços bem iluminados. Os destaques podem ser definidos usando detalhes em branco, verde e dourado. Se você precisa expandir visualmente a sala, precisa fazer com que o tom bege domine.
- Se você deseja um interior natural que tenha um efeito calmante, escolha um tom verde como base. Pode ser complementado com detalhes em amarelo e móveis brancos. Cortinas e almofadas são frequentemente decoradas com motivos florais.Imagens de folhas ou grama também são adequadas. Uma das paredes pode ser decorada com papéis de parede fotográficos com padrões naturais.
Escolher um esquema de cores para um quarto é uma tarefa difícil e responsável. A qualidade do descanso e o humor de uma pessoa dependem da tonalidade escolhida. Para obter um resultado impecável, você deve levar em consideração a iluminação do interior, o tamanho da sala e as particularidades do seu personagem.


