Nomes de adesivos para estofamento automotivo e regras de uso
Independentemente de como o motorista cuide do carro, o acabamento interno se desgastará com o tempo. Nesse caso, será necessário religar os materiais com os quais a porta, o teto e outras placas da sala são revestidas. Este procedimento é realizado usando formulações especializadas. A escolha do adesivo para apertar o interior do carro depende muito do tipo de material de estofamento.
Requisitos principais
Ao escolher um adesivo usado para decoração de interiores, deve-se ter em mente que tais composições devem atender aos seguintes requisitos:
- não tóxico;
- fornecer adesão confiável à superfície;
- distribuído uniformemente sobre o material de acabamento;
- não deixa manchas.
Uma condição importante é a escolha da cola, levando em consideração o tipo de material de acabamento. Em particular, o composto branco não é recomendado para a fixação de revestimentos pretos.
Os seguintes materiais são usados no interior dos carros:
- Tapete. O material de acabamento mais acessível que se desgasta rapidamente.
- Alcântara. Um material sintético caro com maior durabilidade.
- Couro. Material de acabamento ecológico com vida útil de 10 a 12 anos.
- Couro ecológico (couro artificial).Com os devidos cuidados, a vida útil não ultrapassa sete anos.
- Rebanho. Material relativamente barato e difícil de trabalhar.
- Veludo. Material de fácil manutenção com vida útil inferior a quatro anos.
Ao escolher uma composição adesiva, além dos fatores acima, deve-se ter em mente que o produto deve suportar mudanças regulares de temperatura.
Qual cola é a certa
Alguns materiais (especialmente carpetes) são feitos com um verso autoadesivo. Nesse caso, você não precisa comprar compostos adicionais para fixar a nova pele. Se não houver tal base, você terá que escolher a cola apropriada, levando em consideração as características técnicas de um determinado produto. As propriedades da composição são determinadas dependendo dos componentes contidos.
Com base em policloropreno
Este produto é baseado em várias resinas e óxidos metálicos, graças aos quais o adesivo à base de policloropreno proporciona uma fixação forte e durável. Esta composição é aplicada em ambas as superfícies (no material e na superfície na qual é colada).
Os adesivos à base de policloropreno incluem:
- "Argila-88";
- "Mah";
- "GTA Botterm".
Ao escolher uma cola à base de policloropreno, deve-se levar em consideração que este produto não tolera aumento de temperatura de até 60 graus. Com esse efeito, o composto começa a derreter, o que diminui o grau de fixação, e as substâncias cancerígenas entram na sala.

Apesar da desvantagem acima, esta composição é muito popular entre os motoristas. Isso se explica pelo fato de que após a colagem da caixa, a máquina pode ser utilizada após meia hora.
Poliuretano
Os compostos de poliuretano são considerados os mais ideais para a constrição de interiores de carros. Os produtos desse tipo pertencem ao grupo universal, ou seja, a cola de poliuretano pode ser utilizada para fixar diversos tipos de materiais. Esta composição endurece por muito tempo, o que permite, se necessário, eliminar os inconvenientes de fixar a pele.
Os adesivos de poliuretano incluem:
- “Demoskol”;
- "Momento";
- "Titânio";
- Kaiflex K414.
Os funcionários dos centros de serviço recomendam aos motoristas, que nunca se envolveram com design de interiores, que usem apenas adesivos à base de poliuretano.
Outras Alternativas
Além dos produtos acima, existem outras variantes de adesivos para interiores automotivos no mercado. Para facilitar trabalhos futuros, recomenda-se adquirir formulações com as seguintes características:
- fácil de usar;
- não estrague o material de acabamento e não escorra;
- distribuído em uma fina camada na superfície;
- não forme grumos;
- alisar o revestimento;
- secar rapidamente;
- não penetra profundamente no tecido, sendo estampado no verso.
Os adesivos em spray são considerados a melhor escolha para estofamento. Esses produtos correspondem exatamente às especificações acima.

Regras de execução
Além do novo material, para firmar a pele, você vai precisar de:
- composição adesiva;
- desengordurante (álcool, acetona, gasolina);
- Chave de fenda;
- lixa de grão fino;
- esponja dura;
- rolo para nivelar a superfície;
- fita adesiva.
Também é recomendável adquirir um secador de cabelo de construção, que agilizará a secagem da cola e dos plugues. Este último, quando disparado, quebra e não pode ser restaurado.
A substituição do revestimento é realizada em várias etapas.Se o teto for arrastado, eles serão removidos primeiro:
- canetas;
- viseiras;
- tectos e outros elementos decorativos.
Em seguida, o revestimento antigo e a espuma de borracha são desmontados. A superfície é então tratada com água e sabão e uma esponja dura. Além disso, o teto deve ser desengordurado com meios adequados. Isso deve ser feito, pois vestígios de cola antiga permanecem na superfície, pelo que a nova tela não ficará bem fixada. Por fim, lixe o teto.
Após a preparação, uma fina camada de cola de 10 centímetros de comprimento deve ser aplicada na superfície no centro (se necessário, o invólucro também é tratado com a composição). Em seguida, o material selecionado é colado no teto. A seguir, com um passo de 10 centímetros, outra camada de adesivo é aplicada e o revestimento é fixado.
Seguindo o procedimento descrito, você precisa lidar com nichos e curvas com cuidado. Nestes locais, o material de acabamento costuma ceder, razão pela qual no futuro será necessário realizar constrições repetidas. Ao colar, o revestimento deve ser imediatamente nivelado com rolo ou à mão. Para evitar flacidez, o material deve ser esticado.
No final do trabalho, o excesso de revestimento é cortado. Além disso, no material de acabamento é necessário fazer furos para fixar os elementos decorativos previamente desmontados.
Se a flacidez for revelada após a conclusão do trabalho, essa área deve ser reaquecida com um secador de cabelo no local de trabalho. Caso contrário, uma nova constrição será necessária. Também vale a pena ter em mente que vazamentos no teto são possíveis em carros mais antigos. Portanto, antes de iniciar o trabalho, é necessário verificar o aperto do corpo e eliminar os defeitos identificados.

Revisão de marcas populares
O mercado oferece uma ampla gama de produtos utilizados para estofamento de interiores de automóveis. Algumas dessas formulações são muito populares.
"Momento"
Moment é um adesivo universal usado para fixar vários materiais. No entanto, este produto é tóxico e se espalha na superfície. Nesse sentido, o "Momento" geralmente não é usado para manter o acabamento na cabine.
"Kaiflex K414"
Outro produto à base de poliuretano."Kaiflex K414" difere de outros adesivos por proporcionar forte fixação do acabamento na superfície e reagir bem às mudanças de temperatura, mantendo suas propriedades originais quando o interior superaquece.
"Titânio"
"Titanium" raramente é usado para acolchoamento da cintura. Este produto seca por muito tempo e não tolera temperaturas extremas.
"Demoskol"
Recomenda-se o uso de "Demoskol" para estofamento do interior de carros antigos. Esta composição é caracterizada pelo aumento da resistência à umidade. Além disso, "Demoskol" não é afetado por temperaturas extremas.
"Cola-88"
Uma ferramenta universal para restaurar estofos interiores. A cola 88 é utilizada para fixar diversos materiais, inclusive Alcântara e couro natural. Este produto é altamente resistente a umidade e temperaturas extremas. As desvantagens do produto incluem o fato de que "Glue-88" não fornece forte fixação do revestimento à superfície e possui um odor desagradável pronunciado.
"GTA Boterm"
O GTA Boterm se distingue por sua capacidade de resistir à exposição a altas temperaturas e umidade. No entanto, trabalhar com esta gama é mais difícil do que com as anteriores. Para ganhar força, a cola requer exposição à temperatura (tratamento com secador de cabelo de construção).
"Mah"
"Mah" é considerada a composição adesiva ideal para apertar o estofamento do interior do carro. Este produto atende exatamente a todos os requisitos para tais produtos.
dicas adicionais
Recomenda-se deslizar o interior do carro em duas pessoas: uma pessoa cola o material, a segunda puxa e alisa o acabamento. Ao trabalhar com couro e outros acabamentos, deve-se ter em mente que as bolhas aparecem devido a erros no procedimento. Devido a essa flacidez, você terá que remanipular, puxando uma nova pele.


